Amor em Minúscula

Resenhas - Amor em Minúscula

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cams 27/12/2013

Meu livro favorito!
Namorei esse livro por muito tempo antes de comprá-lo, culpa da capa. Julgava o preço um tanto quanto salgado, e por fim resolvi adquiri-lo. A escrita é impecável e a história, surpreendente, apesar de simples. A partir de um acontecimento tão banal - a entrada de Mishima, o gato laranja, na vida de Samuel -, tudo começa a mudar e Samuel começa a aprender das valor às "minuscularidades" da vida.
É um prato de mão cheia pra quem é curioso e gosta de conhecer palavras novas e singulares. Por sinal, muito me admira que este livro seja um tanto quanto desconhecido, porque ele é simplesmente fantástico.

Paula 18/11/2009

Pequenas epifanias
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas. Queria algo leve para me ajudar a descansar depois de um dia intenso de trabalho. E foi então que me surpreendi. A história é meiga e leve, realmente um bom divertimento. Conseguiu me deixar curiosa para saber o que ia acontecer depois. Os capítulos são curtos e a leitura acaba sendo muito gostosa.
O livro conta a história de Samuel, um professor solteirão que vê sua vida mudar por conta do aparecimento de um gato em seu apartamento. Depois disso, ele faz novos amigos, reencontra um grande amor da infância e percebe que sua vida nunca mais voltará a ser a mesma.
Mas de repente o livro acaba. Da forma que você não imaginava que ia acabar, de tão clichê. Cheguei até a conferir se não estava faltando nenhuma página no meu livro (mas não estava). Então preciso dizer que, pelo que estava lendo, esperava mais do final. E é por conta do final que ele só ganha duas estrelas. Mas valeu a leitura. Não é a mais alta literatura (se é isso que você quer ler, tente outro), mas é esperançoso e meigo e faz você pensar na vida e nas coisas minúsculas, porém importantes.

Preciso fazer uma observação em relação à edição do livro: fico sempre decepcionada quando pego um livro para ler e ele está cheio de pequenos errinhos bobos, mas que incomodam, e que poderiam ser evitados com uma leitura final mais cuidadosa. Não sei se isso se deve ao meu olhar de revisora apenas ou se o qualquer leitor mais atento os perceberia também (eu acredito que sim), mas acho que uma editora como a Record poderia ter mais cuidado nesse aspecto.
Lia 14/06/2010minha estante
é isso mesmo: esperançoso e meigo. e gosto da idéia do amor em minúscula. foi um bom passatempo de domingo. eu também percebi uns errinhos no livro, e meu olhar não é de revisora e é de curiosa ;)

Rosa Santana 05/02/2013minha estante
Paula, estou lendo o livro, achando agradável, mas confesso que quando li sobre o encontro de Samuel com Gabriela, me deu um medo do final...
Vamos ver se minhas 'previsões' se confirmam...

Fátima Lopes 09/04/2019

Gato por lebre (ou vice-versa)
Como adoradora de gatos convicta eu me encantei pela capa, mas no decorrer da leitura percebi que o pequeno felino foi um pretexto para o autor. Não haveria problema com a ausência de "Mishima" na maior parte da narrativa se o personagem principal tivesse um pouco mais de encanto e a história não fosse tão arrastada.

Dri Ornellas 25/06/2009

Muito gostoso!
Primeira pergunta ao ler a sinopse desse livro: como um homem reconhece, como adulta, uma criança que só viu uma vez na vida há trinta anos atrás? Sim, ele passa por acaso por essa criança, agora adulta, na rua, a reconhece e, como nunca a esqueceu, reafirma sua paixão. Tudo é possível nesse livro: as pequenas ações, as pequenas boas ações, chamadas de amor em minúscula, tecem o destino de Samuel por um caminho que ele não esperaria. É como a teoria do caos: cada ação gera outra que gera outra que gera outra... o começo de tudo é o encontro com Mishima, um gatinho misterioso que surge no apartamento de Samuel. Aliás, nesse livro muita coisa é misteriosa e não há explicação, mesmo assim, o livro não fica menso coerente. Livro para ler devagar, ser aproveitado...

Gabs 24/07/2009

Lindoo
Este livro , é como se fosse um livrinhu de recordações . se pudesse estaria com uma caneta hidrografica ao lado marcando todas as frases maravilhosas que encontrei durante a minha viagem a Barcelona e seus pequenos cafés e bares , e ao infinito mundo da literatura de Samuel . que aliás é um homem magnifico , que andava nessa história com Michima (* mara) Titus e Valdemar !Meu comentario sobre esse livro é que ele é super agradavél , não te prende mais também não te perde a vontade de não ler um magnifica historia de vida , sintonizada em começo na vida de um gato que abre as portas de um novo mundo a Samuel que relembra o grande significado da vida , sem perguntas , apenas pequenos detalhes que despertam um grande Paixão

Ameii

Um grande Beijinhu de boboleta a todos !

Carolina2647 16/12/2010

Não sei se gostei ou odiei esse livro. Achei a linguagem fácil, rápida porém dessinteressante. Não sei se foi porque o livro é meio filosófico e eu estava em um momento nada parecido, ou porque tinha saido de uma leitura ótima e romântica (Desculpa se te chamo de amor) e quando começei a ler esse livro, meio parado, cheio de mensagens para nos fazer pensar e refletir sobre a vida.
Começa com o Samuel no ano-novo pensando que mais um ano solitário ele irá passar, quando na manhã seguinte ele encontra um gato. E por esse gato, Samuel, muda sua rotina, conhece pessoas novas, reencontra o amor de sua vida e consequentemente sua vida vira de cabeça para baixo. "Como um simples gato pode mudar sua vida?" é o que se pergunta Samuel, que a partir do gato é levado ao andar de cima e conhece Titus, e posteriormente conhece Valdemar e depois reencontra Gabriela... Tudo isso além das amizades que faz.
É um daqueles livros para se ler em momentos de reflexão da vida. Não é um livro que eu recomende mas também não é uns dos piores.

zschornack 26/08/2009

Legalzinho ^^
Obs: o gatinho da capa é o mesmo do meu perfil...

Márcia 11/10/2009minha estante

cristianepf 17/08/2009

É um livro leve, que faz refletir. Me diverti muito com ele e me envolvi bastante com a história simples. Mesmo depois de terminar de ler ela ainda martelou na minha cabeça por alguns dias. Achei o fim bem singelo, como o resto do livro.

Porém parece que algumas pontas ficaram soltas no final. Por exemplo, soubemos pouco sobre a Gabriela e também sobre o Valdemar. E em alguns capítulos, quando se falava nas aulas, nos autores e em músicas que a personagem gostava, parecia que isso não fazia muito parte da história e eu não entendi muito bem porque daquelas explicações todas estarem ali.

Mas em geral, eu adorei o livro e recomendo para aqueles que estiverem nessa mesma sintonia meio mágica que esse livro tem.

DIRCE 16/08/2009

Nova Chance
Penso que terei que dar uma nova chance a esse livro.
Provalvelmente, por ocasião da minha leitura,eu estivesse sob o impacto de algum outro livro e, por isso, talvez, não tenha dado o devido valor a ele.
Um livro que fala de Amor e de solidão, com certeza, deve ter muito a me ensinar.
Não é a primeira vez que isso me acontece, já que, com O Fantasma da Ópera, aconteceu algo semelhante: fui " abduzida" pela magia do Musical, que o livro acabou me decepcionando, entretanto, numa releitura mudei, totalmente, de opinião.
Espero que isso se repita quando eu reler Amor em Minúscula, mas tenho tanto livro a minha espera...

Ericona 01/02/2011

Pequeno grande amor
"Amor em minúscula" é um livro encantador. Me faz muito bem lê-lo durante o primeiro mês do ano, disso eu tenho certeza. Por que esperar que grandes coisas aconteçam, se com apenas pequenos gestos, pequenas mudanças podemos encontrar aquilo que tanto esperávamos, e até mesmo coisas que jamais desconfiávamos que encontraríamos?
O ponto é: precisamos nos permitir. Quando a gente se permite, vive sem reservas e temores, a gente pode se deparar, sim, com a felicidade. É essencial que a gente saia da própria casca e decida encarar o mundo seja lá o que esse mundo tenha a nos oferecer. Não temos nada a perder; muito pelo contrário, se ficarmos presos à nossa solidão, estagnados, com medo do que está por vir, é que estamos perdendo o que poderíamos ganhar se não fôssemos tão covardes e acomodados.

Vivamos! Vivamos o "Amor em minúscula"!

RayssaiGuedes 02/11/2016

Dicas de leituras clássicas internacionais
A história tinha tudo pra ser sucesso mas não foi.. ?
Achei o final meio bobo.
Valeu a pena pela menção a vários clássicos da literatura internacional (muitos deles foram inclusos na minha biblioteca Skoob) já que o personagem principal é professor.

Tati 30/11/2012

Confesso: Comprei o livro pela capa (ninguém em sã consciência consegue resistir a gatos), e pelo preço (9,90 em uma promoção, verdadeira pechincha). Não tinha grandes expectativas e levei quase um ano pra tirá-lo da estante, até que um dia, sem nada pra ler, lembrei do bichinho e... Foi amor ao primeiro parágrafo. Sinceramente, não esperava uma história tão sensível e cheia de mensagens nas entrelinhas.

Samuel é um professor universitário solitário e metódico, até que um gato aparece em seu apartamento. Contrariado ele resolve colocar leite para o bichano e, depois disso, sua vida dá uma virada. Diferente do que possa parecer, o livro não foca em Mishima (o gato), e sim no emaranhado de situações e relações que Samuel passa a ter após dar abrigo para o inesperado visitante.

O autor mostra que tudo e todos estão entrelaçados, e que coisas tão banais, como alimentar um gato, podem trazer consequências inesperadas. É um verdadeiro brinde à vida em sua forma mais pura. As frases inspiradoras de autores como Hermann Hesse e Kafka, e as referências à música clássica, dão um toque a mais na obra.

A revisão na edição em português poderia ter sido feita com mais carinho. Alguns erros banais saltam aos olhos até mesmo dos leitores mais distraídos. Também esperava um desfecho mais elaborado, o que não aconteceu. O fim era realmente previsível, mas não tirou o brilho da história.

Simples, meigo e apaixonante. Um livro que merece ser lido e relido muitas vezes. Aposto que cada vez que fizer isso, ficará com o coração mais leve.

Resenha: http://caldeiraodecaraminholas.blogspot.com.br/2012/11/dica-de-leitura-amor-em-minuscula.html

Mihh :) 01/08/2012

Li "Amor em minúscula" pela primeira vez há uns dois anos atrás e desde então eu quero reler. Acabei de reler e novamente tenho a sensação de que vou querer ler de novo e de novo.
É como se o livro fosse o Mishima pra mim, talvez algo grandioso esteja por vir, apenas por lê-lo. Esse é o amor em minúscula!

Um livro simples, cheio de quotes lindos e encantador.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6