O Noviço

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Navi.Azuos 01/03/2020

Fora do Meio
É tão bom quando lemos um autor que não segue o modelo tradicional da época, mesmo "pertencendo" uma determinada classe de escola literária, neste caso o Romantismo. Pois é, assim fez Martins Pena. O Noviço é uma peça linda, gostosa e super divertida (não tem chance alguma de não dar risadas), Carlos é a personagem responsável por toda a parte cômica na trama. No mais... Só lendo a peça para saber.

Gabriel1994 06/06/2023

O Noviço e Outras Peças de Martins Pena.
Martins Pena não viveu muito tempo, mas viveu o suficiente para marcar o teatro nacional.

Na empolgação de leituras marcantes de peças Shakespearianas, busquei e arrisquei outros livros do gênero e caí nesse livro da Ediouro que reúne O Noviço e outras peças de Martins Pena.

O Noviço é uma excelente peça! De cara gostei muito, achei os personagens interessantes e a trama muito bem bolada. Achei cômico e muito bem arrojado o desenvolvimento das cenas nessa peça. É uma peça muito aclamada do autor e a comédia harmônica e inocente presente nessa obra justifica a bajulação e fama sobre a peça teatral.

A qualidade decai muito nas duas peças que seguem O Noviço. O Juiz de Paz da Roça e O Judas em Sábado de Aleluia são histórias muito chatas. Personagens bem mesquinhos e com narrativas burguesas e flageladas que amargam os olhos e fazem o cérebro inchar de tão cansativa que se torna a leitura.

Por conta da escassez mental que essas peças geraram em mim, cheguei na última peça um tanto quanto fadigado. Não aproveitei como deveria Os Irmãos das Almas, porém foi uma peça melhor e até boa em comparação com essas do meio do livro.

O Noviço vale muito a pena e recomendo muito!! Essa última também vale a pena degustar, é legal.

Foi uma leitura boa. Mais pela primeira e última peça, as outras duas, realmente, foram como joio no trigo.

Marcelina 15/09/2022

Briga de família, fofoca e humor.
Leitura rápida e divertida que você se empolga com história e nem vê o livro acabar.

Leandro 13/01/2022

O livro reúne três peças de Martins Pena: "O Noviço", "O juiz de paz da roça" e "quem casa quer casa".
As peças satirizam bem as relações familiares da época.

Thayssa 18/11/2022

O Noviço - Martins Pena
Gostei muito das críticas sociais que o Martins faz no decorrer do livro e a forma irônica com que ele as aborda. Um livro muito importante para trabalhar em sala de aula.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

anajuh64 01/08/2022

Divertido e criativo
muito divertido, leve e fácil de ler. A história é muito criativa, os personagens são interessantes e possui também algumas críticas boas, mesmo sendo bem antigo possui uma linguagem super simples e fácil de entender.

Darlene_Poetisa 14/01/2022

Comédias da sociedade
Os textos falam de forma crítica e ao mesmo tempo muito engraçada sobre a sociedade da época, sobre escolhas e sobre o autoritarismo patriarcal que predominava.
Num momento histórico em que Estado e Igreja ainda misturavam seus poderes, o autor demonstrou imensa coragem ao se expressar em crítica ferrenha a ambos. Infelizmente Martins Pena faleceu aos 33 anos, mas foram 33 anos bem vividos, literariamente falando.

Lívia 14/08/2021

primeira peça teatral que eu li e o audiolivro ajudou bastante

para um livro escrito no século XIX traz perspectivas e atitudes, que eu diria, bem inesperada para a época

gostei bastante apesar de, em alguns momentos, a leitura ter ficado arrastada

Lorrayne104 31/10/2021

O Noviço é uma comédia romântica da literatura dramática brasileira. A peça explora a ideia de liberdade de escolha dos jovens através de uma visão maniqueísta (bem x mal), utilizando do humor e da sátira para fazer denúncias sociais. Jamais leria essa peça se não fosse obrigada (leitura obrigatória no vestibular), afinal a sua abordagem é bem distante da que eu gosto. Indico para quem quer aumentar o seu repertório sociocultural.

Geovana584 04/08/2021

Leitura Ótima
Leitura leve e divertida , recomendo a todos.
Carlos é uma força da natureza ao não aceitar que os outros escolham seu destino

Hannah Andressa Delgado 14/06/2020

A edição que eu li, apesar de se chamar "O Noviço" conta também com outras duas peças de Martins Pena ("O juiz de paz da roça" e "Quem casa quer casa")
Achei interessante como o autor foge das expectativas do Romantismo com suas comédias que me remetem muito à Molière

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6