O Noviço

O Noviço Martins Pena

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Hannah Andressa Delgado 14/06/2020

A edição que eu li, apesar de se chamar "O Noviço" conta também com outras duas peças de Martins Pena ("O juiz de paz da roça" e "Quem casa quer casa")
Achei interessante como o autor foge das expectativas do Romantismo com suas comédias que me remetem muito à Molière

Mateus 10/11/2010

Martins Pena foi um dos maiores escritores de peças de teatro no Brasil, além de ser considerado o criador da comédia teatral brasileira. Tal talento pode ser claramente visto em O Noviço, livro no qual reúne quatro de suas melhores histórias.

O Noviço, história que dá nome ao livro, narra sobre um homem que, de olho no dinheiro de sua mulher, a convence a colocar todos os seus filhos na Igreja. O Juiz de Paz da Roça conta a história de um juiz que tem grande domínio na roça e abusa um pouco de seu poder. O Judas em Sábado de Aleluia fala sobre duas irmãs, uma na qual é bastante namoradeira. E por último, Os Irmãos das Almas narra uma peça sobre um homem farto de sua mulher e sua sogra

Todas as histórias possuem características em comum. Na maioria delas há pessoas que ficam escondidos, que se fantasiam, que fogem da polícia, que possuem namoros secretos, dentre outras coisas. Todas possuem personagens amáveis que garante nossa admiração, como Carlos em O Noviço, e outros personagens bastante detestáveis, como Mariana e Eufrásia em Os Irmãos das Almas. E o final é sempre feliz, não importa o que aconteça.

Como podem ver, Martins Pena abusa do clichê e cria uma atmosfera de comédia um tanto que forçada. Mas quem lê não deixa de dar algumas risadas, sem falar que é um ótimo livro para se conhecer um pouco do Brasil do século XIX. De certo ponto de vista, é uma boa obra.

Maria Brenda 05/08/2021

Leitura para UFU 2021.2
Gostei bastante do personagem Carlos, afim eles é a luz do livro, mas o livro traz um proposta diferente q estufa o leitor a querer ver a peça teatral (pena q não é tão acessível em termos de valores no Brasil)

Carlinha 19/08/2021

Rum pam pam pam mate um homem
Essa peça transmite *totalmente* a vibe da música da Rihanna (e com razão). Fora isso, segue o padrão Martins Pena de efetuar críticas à sociedade, aos costumes e às instituições, mas de maneira cômica. Em síntese, é uma leitura fluída, por isso, caso tenha um tempinho livre e busque uma leitura leve e rápida, mas, ao mesmo tempo, a qual seja um clássico, essa é uma excelente opção!
Jessica1248 19/08/2021minha estante
Julinho corre aqui ????

Cristiane 22/12/2022

Gostei, porém esperava mais.
O livro todo é uma peça teatral brasileira dividida em três atos, sendo a primeira, a história do Noviço Carlos que queria fugir a todo custo do convento em que estava instalado.
Dos três atos, para mim os dois primeiros são os melhores. O terceiro deixou um pouco a desejar.
Os personagens, principalmente os do primeiro ato, são bastante marcantes por suas características e ações, e você se envolve realmente na história que a peça retrata.
Gostei do livro, mas esperava um pouquinho mais. Porém, para mim conta muito o fato de o mesmo ser escrito como um roteiro, é um tipo de leitura que não costumo fazer e por isso foi uma boa experiência.

giulia29 10/04/2022

o retrato cômico do Brasil
Tendo que ler livro clássico pra vestibular, e apesar de gostar muito de história do Brasil, saber que os clássicos daqui retratam toda a sociedade, eu simplesmente não consigo gostar. Acho os clássicos um saco, leio porque sou obrigada, mas ainda achei essa releitura melhor do que quando li pela primeira vez. Definitivamente literatura brasileira não é meu tipo de livro.

Jacque Spotto 05/02/2021

Nesta edição, além da peça "O noviço", há também as peças "O juiz de paz da roça" e "Quem casa, quer casa".

Em todas as três peças, o escritor critica a hipocrisia da sociedade, da Igreja, casamentos arranjados, instituições e trabalhos burocráticos, mas com humor, e assim revelando todos os costumes da sociedade de uma época.

Podemos notar ainda hoje a influência de suas peças no gênero cômico brasileiro. Suas peças faz lembrar também a peça "O Avarento" de Molière, a mesma estrutura que ronda a peça através dos personagens cômicos mas que abordam temas críticos, que nesse caso é a avareza do pai de família.

Pena, além de Comédias, escreveu peças históricas, entretanto, o gênero que lhe trouxe maior visibilidade foi mesmo a comédia, escrevendo mais de 17 peças cômicas. A mais famosa, "O noviço", lhe trouxe maior visibilidade e ainda hoje é representada em teatros, até mesmo já virou novela exibida pela rede Globo em 1975.
Se gosta de peças cômicas, essa será uma ótima experiência para sua leitura e ainda assim descobrir um pouco dos costumes do meados do século XIX na sociedade brasileira.

Elora4 23/04/2024

A primeira peça com certeza foi a mais legal, foi mais longa e a principal do livro. A segunda foi mais ou menos, e a terceira também foi engraçadinha. Gostei do formato de roteiro, eu peguei esse livro justamente pra testar esse formato, as histórias são bem legaiszinhas e é um livro bem curto pra passar o tempo.

Cury 10/05/2022

Só li esse livro por conta do vestibular.
A linguagem não me agrada muito mas não tinha muito o que fazer.
Gostei bastante da parte do Noviço, mesmo sendo bem previsível. Já o Juiz de Paz na Roça eu não gostei nem um pouco.

Lury0 27/08/2021

Confesso que tive um pouco de resistência em ler um livro desse gênero, pois as experiências passadas não foram tão estimulantes. Porém, confesso que essa história, simples e rápida, me cativou! Adorei o empoderamento feminino retratado e achei diferente das obras clássicas no geral. Ah, e o desfecho valeu a pena!

Uyara Maria 28/10/2022

precisava de um livro tão descontraído como esse, esse formato de peça teatral me prende muitoo e eu com certeza amei demais

Natalia 16/06/2022

Uma comédia gostosinha
Uma obra curta de ler em uma única sentada, adorei a obra, acredito que seja um teatro. Uma comédia muito gostosinha de ler e divertida, dei boas risadas, personagens cativantes, principalmente o Calos, na minha opinião, valeu a pena a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6