O Noviço

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Editora QQ 02/07/2021

O Noviço - 2021
Gosto ler essas obrar que dê certo modo são antigas e de outro estilo de vida. O interessante é que mesmo nunca tendo lido o livro ou ouvido falar sobre ele, sem saber você acaba vendo ele ser refeito/homenageado em outros lugares, as vezes, de formas um pouco diferente. O ponto é que obrar assim acabam virando base de várias coisas que você conhece.

livrosdajess 01/06/2022

Engraçado
Ótima leitura, engraçada e rápida. Dá pra ler numa sentada só.
Achei particularmente muito interessante.

Lipe 08/08/2019

Com Martins Pena a Crítica e a Risada Andam Juntas no Teatro Popular
Considerado o pai da comédia de costumes brasileiros, Martins Pena, é conectado à tradição popular social, portanto imorredouro, trazendo em seus textos mecanismos de comicidade e crítica social. Com peças muito bem arquitetadas, esse autor é um "homem de teatro" por seu enorme conhecimento e experiência no teatro brasileiro, tornando-se pioneiro no teatro romântico brasileiro.

Joao 08/05/2022

Confesso que somente li essa obra por conta do vestibular, porém tbm confesso que estaria mentindo se falasse que não achei interessante a representação e a crítica feita aos costumes da época. Além disso, embora a obra retrate o período do segundo reinado, é possível perceber algumas semelhanças com a cultura atual, por exemplo, a imposição da vontade dos pais aos filhos. Mas no geral, recomendo a leitura para aqueles que apreciam obras teatrais de comédia de costumes.

sete 28/03/2022

ah, a doce militância rebuscada do século XIX.
vou fazer ao contrário dessa vez porque não tenho grandes coisas pra comentar, então só vou colocar uns trechos f0das e é isso ;)

?Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa.
As leis criminais fizeram-se para os pobres.?

?Este nasceu para poeta ou escritor, com uma imaginação fogosa e independente, capaz de grandes cousas, mas não pode seguir a sua inclinação, porque poetas e escritores morrem de miséria, no Brasil... E assim o obriga a necessidade a ser o mais somenos amanuense em uma repartição pública e a copiar cinco horas por dia os mais soníferos papéis. O que acontece? Em breve matam-lhe a inteligência e fazem do homem pensante máquina estúpida, e assim se gasta uma vida??

?Que não se constranja ninguém, que se estudem os homens e que haja uma bem entendida e esclarecida proteção, e que, sobretudo, se despreze o patronato, que assenta o jumento nas bancas das academias e amarra o homem de talento à manjedoura.?

Clara Elis 20/01/2022

1845, porém tão atual
Carlos (malandro "do bem") é mandado à Ordem de São Bento para se tornar noviço, entretanto não possui aptidão para isso e tenta a todo custo livrar-se dessa situação e casar-se com sua prima Emília. No entanto, o vilão Ambrosio, novo marido da viúva e tia de Carlos, Florência, tenta manter o menino na Ordem, além de pretender enviar também Emília e seu irmão mais novo, Juca, a fim de dar um golpe na esposa.
A trama é rodeada de sátiras sobre os costumes da época, principalmente a defesa de que as pessoas assumem as profissões as quais não têm inclinação por influências alheias (tema ainda pertinente na atualidade). Além disso, possui inúmeros quiproquós que deixam a obra cômica e fluída.
Gabriel Meneses 22/01/2022minha estante
Resenha muito bem escrita. Parabéns.

Ângelo Von Clemente 12/06/2020

O tipo de livro que faz você pensar: "Céus, como é possível eu tê-lo conhecido somente agora?" Martins Pena é dono de um estilo de escrita agradável, e singular; daqueles que nos fazem olhar para a literatura nacional de um jeito especial!

Infelizmente nossos clássicos não recebem o merecido reconhecimento, e quase sempre quando abordados compulsoriamente nas redes de ensino, o são de forma superficial, e sem nenhum proveito aos alunos, em geral.

Falando por mim, senti até um pouco de frustração ao término do livro... Se pudesse, teria enrolado um pouco mais, e postergado a conclusão dele. Leituras assim tem me feito bastante falta, eu diria.

Obs:

Edição composta por:
"O Noviço"
"O Juíz de Paz da Roça" e
"Quem Casa quer Casa."

Lu 05/11/2021

Uma boa surpresa.
Achei que fosse ler um texto meloso do romantismo, mas me deparei com um texto que já estava no realismo.

Rafa 03/11/2021

Uma peça engraçada e que levanta questionamentos importantes e válidos até hoje. A leitura é fácil e leve.

Rafa Gonçalves 12/08/2020

O Noviço - Martins Pena
4,5/5

Não achava que eu conseguiria me divertir tanto com um livro, ainda mais uma transcrição de roteiro teatral. Martins Pena consegui transformar a banalidade e frivolidade do Rio de Janeiro imperial e divertir o leitor ao menos tempo que critica a sociedade da época.
O texto não é extremamente elaborado, o que torna a leitura fluída e leve. Este é definitivamente um dos melhores livros da Literatura Brasileira para mim.

Farei uma resenha mais detalhada na minha página do Instagram, @livrosefolhetos, em breve.

Rafa Gonçalves

in.juria 20/10/2020

Xou
Uma peça divertida, que prende a leitura. Bom livro, de rápida leitura

Bibi 08/04/2019

O Noviço, de Martins Pena
Uma leitura rápida e divertida, puro entretenimento que retrata a época e costumes do séc XIX fazendo críticas à hipocrisia e a vida de aparências, também da postura da igreja.
Pra ver a resenha completa acesse o blog floreioselivros.com
Instagram @floreioselivros

Gigi 18/04/2022

Foi uma história totalmente fora da minha zona de conforto, principalmente, por se passar em forma de teatro...foi bom sair um pouco dos meus padrões de leitura. É uma história que te prende do início ao fim e bem rápido de ler. Mas aindo tenho minhas ressalvas em relação a forma como retratou uns personagens e sobre o final.

notindy 19/07/2022

O Noviço
Nunca tinha lido peça teatral e confesso que gostei bastante! Os personagens são bem desenvolvidos mesmo em poucas páginas e o plot foi bem divertido. Queria ver a peça em si.

ajlopes 21/07/2022

Comédia de costume
A historia do O Noviço é uma comédias de costumes, em 3 atos, que apresenta a história de Carlos, que é enviado a um convento por decisão de sua tia ( sendo seu marido o mantande por tras da escolha) . Carlos não tem vocação para a vida religiosa e ele e sua prima são apaixonados. No entanto ele acaba fugindo do convento e se dedica a desmascarar o ambicioso Ambrósio Nunes, segundo marido de sua tia, que queria roubar toda a fortuna dela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6