O Quebra-Nozes

E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Luisa1033 07/12/2020

O Quebra Nozes
Terminei. É uma farofa de conto de fadas, o que não chega ser um demérito. O ponto alto é o surgimento do Quebra Nozes. O que me chamou atenção foi pq o conto original do Hoffmann vinha depois da versão do Alexandre Dumas e ao terminar eu entendi. Apesar de 90% da história ser idêntica é perceptível que está sendo contado por duas pessoas diferentes e o Alexandre Dumas é um contista melhor. O livro trazer as duas versões é bom mas cansativo. Li o 2 um pouco arrastada. O final é difícil de engolir mesmo que para uma trama do século XIX. O ponto negativo não é culpa do livro mas como minha memória de infância cruzou Quebra Nozes com Soldadinho de Chumbo então minhas expectativas estavam em algumas lembranças diferentes.

Ramon 24/12/2021

A Magia do Natal
O Quebra-Nozes, em suas duas versões sendo a original escrita pelo autor alemão E.T.A. Hoffmann e a versão mundialmente conhecida através da escrita de Alexandre Dumas. Neste clássico das histórias de fantasia natalina acompanhamos a pequena Marie e seu irmão Fritz que aguardam ansiosamente pelos presentes que receberão de seus pais e seu padrinho Drosselmeier na véspera de Natal. Marie logo se encanta por um pequeno quebra-nozes em formato de um boneco com proporções muito peculiares. À meia-noite, permanecendo sozinha na sala ao lado do armário de vidro onde estavam guardados os presentes, inclusive o boneco quebra-nozes, Marie se acidenta, quebrando um dos vidros e ferindo seu braço. Nesse momento ela vê acocorada sobre o relógio uma coruja com as feições de seu padrinho Drosselmeier impedindo as batidas do mesmo e, em seguida, a invasão de um exército de camundongos comandados por um rei de sete cabeças. Nesse momento, comandados pelo Quebra-Nozes, os bonecos do armário formam tropas e avançam em direção à batalha. É assim que Marie começa sua aventura entre o sonho e a realidade.

karlastela.bento 09/09/2020

Tudo por causa do toucinho!
Se você assim como eu espera nessa história algo romântico e fofo como o que é mostrado no filme da Barbie, não gaste seu tempo.

Não me entenda mal, o livro em si, o objeto, é perfeito como todos os da Zahar: capa dura, ilustrado, tamanho ótimo, diagramação ótima que não cansa, capa maravilhosa... mas a história em si é bem meh.
Primeiro, todo o livro pode ser resumido assim: um rei gordo e mimado queria toucinho, muito toucinho e uma rata comeu o toucinho outrora dele. Com raiva ele matou toda a cria dela e teve a própria filha amaldiçoada como vingança da roedora.
Segundo: a história é sobre Marie, uma garota de 6 ou 7 anos que no final se casa com o Quebra-Nozes, um rapaz de 18 ou 19 anos (achei um tanto perturbador).
Terceiro: achei a história muito arrastada. E olha que eu AMO contos de fada! Mas essa eu não via a hora acabar.
Pontos positivos: a história da origem do Quebra-nozes, contada mais para o fim do livro é bem mais interessante.
Teoria: Drosselmeier, o dúbio e excêntrico inventor responsável pelo Quebra-Nozes e sua origem, e o astrônomo da corte, de nome nunca revelado, claramente eram um casal. O único que fazia sentido nessa história.
Jaqueline.Melego 09/09/2020minha estante
Vc percebeu a mesma coisa que eu. Eu tb comprei pela capa e pela história q era um clássico dos contos de fadas, mas fiquei muito decepcionada.

Quase abandonei, mas resolvi dar uma chance e terminei de ler me arrastando.

Tb achei perturbador a menina de 7 anos ter ficado noiva do quebra-nosez, mesmo q eles tenham falado no livro q eles se casaram alguns anos depois.

Eu li a versão do Pé da Letra. A capa é linda, mas não mostra nada do que o livro é em si.

Não gostei da história.

Foxy 25/11/2020minha estante
Tive a mesma impressão de você. Como a luta entre o Quebra-Nozes e o Rei Rato não é, ao menos, contemplada? Como assim ela tem certeza que o ama, assim, do nada? Curti não.

Ester 14/12/2023

Gostei do conto original, foi divertido. Mas a versão de Alexandre Dumas só Jesus na causa viu, quase desisti de tão ruim

Nadja Maria 23/12/2022

O quebra nozes!
Gostei dessa edição porque tem a versão original de ETA Hoffman, e não vi muita diferença da versão adaptada de Dumas! Mas gostei muito de saber a real história!

Leya 30/12/2022

Não funcionou comigo
Eu esperava algo leve e natalino e recebi uma carga dark muito intensa. Fora o final que não concordei kkk. Talvez a versão original seja mais leve por ser menos detalhada. Mas a versão de Dumas me deu pesadelo.

leiturasdaursula 14/12/2022

Peculiar e com metáforas
Este é um conto de Natal que me surpreendeu pois é sombrio, lúdico e bem diferente do que eu imaginava. Eu sinto que autor faz uma metáfora entre bem e mal, Deus X Di@bo... Há uma alusão à Bíblia... O livro te faz pensar pensamentos rsrs

A edição da Darkside Books conta com ilustrações da renomada Sanna Annukka, tradução de Débora Isidoro e está linda! Além disso, comprei pelo site da editora então vieram 2 marcadores belíssimos de brinde. Sei que há outra versão desta história, escrita por Dumas que quero ler também. É uma obra rica que viajou pelo mundo e já foi adaptada para o balé, teatro, cinema, desenho e quadrinhos! Vale à pena conhecer, principalmente se você é como eu e gosta de uma pitada sombria em contos de fadas!

Rafael.Tadeu 26/12/2021

Eu nunca leio um conto de fadas,ou fábula, esperando muita coisa,pois sempre levo em consideração a época que foi escrito e o público que quer atingir.

Eu só conhecia de nome,mas não conhecia nada desse conto,e fui positivamente surpreendido,pois consegui me manter interessado o conto todo e é um conto que gostaria de ler para minha sobrinha quando for mais velha.

Mas como o livro é composto por dois,li apenas o de Dumas,o original deixarei para o Natal do ano que vem

Gabrielli 13/12/2023

Valeu a experiência
Preferia que só tivesse a versão do Hoffmann, pois a do Dumas é mais cansativa. Valeu para conhecer a história, embora seja um pouco esquisita
Dan 17/12/2023minha estante
Não gosto do jeito que o Dumas escreve. Hoffmann é um escritor superior.

Karina 20/01/2023

Minhas impressões
A edição que li tinha tanto o texto original do E.T.A Hoffmann quanto a versão do Alexandre Dumas. Li a de Hoffmann, mas comparei com o de Dumas e não vi quase nenhuma diferença. Não foi uma leitura que me prendeu, ainda prefiro o ballet. Mas é um conto elegante e juvenil, bem agradável pra ler no período de natal.

Jacky 19/05/2021

O livro é muito bom, gostei mais da versão do Alexandre Dumas.
Super recomendo a leitura para quem gosta de classicos voltados para o publico infanto juvenil.

Ana Luiza 07/07/2020

Um clássico de Natal e do Ballet
Conhecer essa história centenária foi uma agradável viagem no tempo e aconselho a fazerem isso com as crianças de hoje em dia. Conhecer um Natal mágico, onde os brinquedos ganham vida, a inocência é a heroína e tudo é possível se você permanecer fiel à seus sonhos é algo que aqueceu meu coração e me lembrou de acreditar novamente na magia que existe no mundo.