O Quebra-Nozes

E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Bárbara Blanc 25/12/2018

Uma gracinha de livro
Esse livro foi o lançamento de setembro da coleção de clássicos da editora Zahar, eu comecei a lê-lo no dia 23 de dezembro e quando eu percebi já tinha lido metade do livro de uma vez só, foi difícil mas eu fiz esforço para parar um pouquinho e terminá-lo somente na véspera de natal, parei no final da versão feita pelo Alexandre Dumas, ainda faltava ler a versão original da história, escrita pelo E.T.A Hoffmann, mas nesse ponto da leitura eu já estava impressionada, que livro lindo, que edição maravilhosa, observando o livro, a arte da capa, a folha de guarda, o modo como as ilustrações foram dispostas no livro, tudo isso já é um presente ao leitor, ao começar eu me deparei com uma tradução tão encantadora, tão linda, tão digna das histórias que estavam sendo contadas, que me fez amar mais ainda essa obra.
Esse livro deixou o meu natal mais especial, é um conto de fadas delicado e singelo, bem do jeito que nós, vivendo no mundo em que vivemos, precisamos ler de vez em quando.
O final dos contos me causou um pouco de estranheza por ter um acontecimento completamente errado nos dias de hoje, mas por mais que a gente não queira, coisas que hoje são chocantes e moralmente erradas, antigamente, na época em que o conto foi escrito, eram consideradas normais.
Jorge 23/07/2020minha estante
Li apenas a versão do Hoffmann. Sou apaixonado.

Haime 30/12/2020

Fofíssimo e assustador
Edição possui duas versão uma original e adaptação por Dumas pai.
Dumas deixa estoria um tanto mais leve e ccom ritimo mais lento. Já versão original a leitira é bem fluída e tem cenas mais fortes que para criança pode assustar kkkk .
Recomendo as duas versões.

Maria Claudia 15/12/2023

Gostei mais da leitura da versão original do "O Quebra Nozes" do E.T.A. Hoffmann. A versão posterior do Alexandre Dumas deixa várias pontas soltas sobre a história.

Daniely.Chernioglo 12/01/2022

Marie e Fritz estão ansiosos para abrir os presentes de natal e mais ansiosos ainda para ver o presente que o padrinho sr. Drosselmeier fez para eles, já que ele é extremamente habilidoso construindo e criando coisas.

Após terem permissão dos pais para abrir os presentes, Marie e Fritz ficam encantados com tantos lindos presentes.
Marie fica especialmente encantada com um lindo bonequinho e seu pai lhe diz que o boneco é um quebra-nozes.

Marie o guarda no armário envidraçado onde ficam todos os brinquedos.
O que ela não espera é presenciar uma grande batalha entre o Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos.

Amei muito esse livro.
Além da história ser linda, tem ilustrações maravilhosas.

May 06/09/2022

O livro contém duas versões, eu li apenas a original e mais curta. Sempre amei Natal e qualquer coisa que envolva essa data, incluindo livros "natalinos". Resolvi me presentear com esse livro já que eu sempre gostei das adaptações dele (principalmente o da Barbie, não vou mentir). Foi uma leitura fácil e interessante, gostei muito do livro e ainda pretendo ler a segunda versão contida no volume que comprei.

Babi 29/12/2022

A pureza da imaginação nos leva a lugares incríveis ??
Que livro lindo! E que edição maravilhosa.
Ler ele aqueceu o serzinho dentro de mim e me fez relembrar da minha infância, em que ficava assistindo Barbie e o Quebra Nozes e que era um dos meus preferidos hahaha.

Fer Paimel 21/02/2022

Diferente do esperado
Outro clássico infantojuvenil que eu já tinha ouvido falar muito, mas que ainda tinha tido oportunidade de ler.
Quem nunca ouviu falar do Quebra-nozes? Ainda que seja uma figura de filmes estrangeiros, já que no Brasil não temos o mesmo hábito, em geral, de consumir tantas nozes e avelãs, na minha infância sempre vi filmes e desenhos do Quebra-nozes, por isso quis saber a origem pelo livro.
Por n fatores, muito além de ser ou não uma boa história, não me cativei muito com a leitura. Achei razoável e não entendi toda a repercussão dada. Talvez se lido em outro momento, a experiência seria melhor.
É um livro leve, tem no kindle unlimited (eu li lá) e é um bom estímulo imaginativo para quem está (re)começando a ler?

Emi - Espider-Gil ;) 19/12/2021

? A lenda da noz de casca dura
Que dureza! Essa referência é para poucos KAKAKAKAKAKAKAKAKA

Que história encantadora! Nesse natal de 2021 estou lendo muitos livros natalinos incríveis!

Estou surpreendida com o universo apresentado em "O Quebra-Nozes"! Me envolvi bastantee com a história, porém acho que por ter tido duas versões nessa edição, teve um momento que eu fiquei fatigada em ler a segunda versão, por mais que apresentasse algumas coisas diferentes...

?? SPOILER ??

Talvez eu tenha compreendido errado, mas é muito fofo e tals a Marie ficar noiva do Quebra-Nozes e se casar com ele, porém é estranho levarmos isso em conta quando vemos a idade dela, já que no início da trama ela está com 7 anos. Acredito que provavelmente não tenha se passado muito tempo até o desfecho?

???
meduardannunes 20/12/2021minha estante
estranhei isso também??..

Emi - Espider-Gil ;) 20/12/2021minha estante
Que bom que não foi uma coisa só da minha cabeça ?

Jorgea 25/12/2021minha estante
naaaão, dá p ver q o tempo passa! e na época do contos adolescente brincava de boneca. o quebra noz chega adolescente

Emi - Espider-Gil ;) 26/12/2021minha estante
Ahhh! É verdade, faz sentido!

Emi - Espider-Gil ;) 26/12/2021minha estante
Obrigadaaa por esclarecer ?

Jorgea 26/12/2021minha estante
magina!!! muita gente não prestou atenção nesse detalhe, fiquei chateada

Lanny 12/12/2023

Li metade
Como o livro tem a mesma história em duas versões, li apenas uma e se der vontade ano que vem leio a outra.

Jessika.Frizzero 18/06/2021

Apaixonada
Conheço a história do quebra-nozes desde criança por causa do ballet e do filme da Barbie, mas nunca tinha lido. Mas adoraria ter lido antes, é leve, rápido de ler e de uma doçura sem igual. Se eu já amava a história antes, agora eu nem sei.
Um dos melhores contos de fadas que já li.
Vale muito a pena ler, independente da sua idade!

Ana Luiza 07/07/2020

Um clássico de Natal e do Ballet
Conhecer essa história centenária foi uma agradável viagem no tempo e aconselho a fazerem isso com as crianças de hoje em dia. Conhecer um Natal mágico, onde os brinquedos ganham vida, a inocência é a heroína e tudo é possível se você permanecer fiel à seus sonhos é algo que aqueceu meu coração e me lembrou de acreditar novamente na magia que existe no mundo.

Juliane.Cristina 08/02/2022

Não é para crianças
Foi mto bom conhecer essa história apesar de não ter superado minhas expectativas. Sempre penso que um clássico é um clássico e vale a pena ler para tirar as próprias conclusões.
O livro trás dois contos, o original do Hoffman e o adaptado por Alexandre Dumas que vem primeiro.
Li apenas do Dumas completo, o original abandonei pq estava mto parecido com o outro e passava impressão de estar repetindo a leitura.
Com relação a história como um todo, acho válido ressaltar que não se trata de um livro para crianças como imaginamos e não dá pra ler achando q vai encontrar a história tão conhecida do desenho da Barbie que encantou nossas infâncias. É um livro interessante sim mas com contexto um pouco sombrio e há uma parte no final que definitivamente demonstra que não é voltado ao público infantil.