O Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes Alexandre Dumas
E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

iamluanamello 08/02/2024

Que história lindinha. A escrita é fluída, o conto é bem curtinho, li em uma hora e a edição está perfeita, com ilustrações lindíssimas. A Marie é uma fofa que dá um show de imaginação e empatia, impossível não se apaixonar por ela. Simplesmente amei!

Yasmim Braga 16/07/2020

Muito gostoso de ler
Confesso que tinha altas expectativas quando peguei pra ler. Primeiro: por conta da pec?a de Tchaikovsky (mu?sicas beli?ssimas baseadas nesse livro); segundo: amo o Ballet (confira no YouTube digitando em portugue?s ou Nutcracker em ingle?s). Assim que fechei a u?ltima pa?gina do livro, posso dizer que na?o me arrependo. Sa?o ma?gicos e encantadores os cena?rios em que se passa a histo?ria. Fiquei imersa na leitura, sentindo aquela nostalgia, querendo voltar a ser crianc?a e ter aquela imaginac?a?o fe?rtil e empolgante de quando eu tinha 10 anos. Ainda tenho muita imaginac?a?o, amo livros nesse estilo e, por isso, foi fa?cil mergulhar nas aventuras de Marie. Vamos conhecendo histo?rias dentro de histo?rias e acompanhando nosso querido Quebra Nozes, conhecemos sua esse?ncia e e? muito sensi?vel. Foi possi?vel identificar as caracteri?sticas peculiares de escrita tanto do Hoffman quanto do Dumas. O Quebra Nozes e? uma histo?ria curta, que toca o corac?a?o e ainda tem um clima natalino muito gostoso! Recomendo para todos os gostos e idades, especialmente se voce? se conecta com algum dos elementos que citei. ????
Obs: Indico que leia ouvindo a pec?a de Tchaikovsky. ?
Sthefany 16/07/2020minha estante
Gente como assim isso nao é um filme da barbie?

Ana Claudia 23/12/2021

Marie e seu irmão Fritz estão esperando ganhar presentes seu padrinho Drosselmeier que virá este natal. Entre os brinquedos que ganhou, Marie se encanta por um quebra nozes. Durante a madrugada, Marie percebe que o boneco é mais que um brinquedo quando a sala é invadida por um exército de camundongos e o Quebra Nozes passa a lutar contra o Rei Rato de sete cabeças.

Marie assiste a essa batalha épica e acaba se ferindo para proteger o Quebra Nozes. No dia seguinte ela conta o que aconteceu para a a família, mas ninguém acredita nela. A partir daí , Marie passa a você na expectativa de ter sua casa ameaçada por um exército de ratos.

Nessa edição da Zahar, há dois contos que narram duas versões de O Quebra Nozes: a primeira versão por E.T.A Hoffmann, famoso contista de sua época. A segunda versão é a de Alexandre Dumas, autor de O Conde de Monte Cristo.

As duas versões são bem parecidas, com algumas modificações, mas mas sem alterar o contexto da história. Gostei mais da versão de E.T.A Hoffmann.

Essa edição está lindíssima cheia de ilustrações e com uma diagramação perfeita.

Jessica 03/01/2023

Esta edição contém duas versões. A primeira é a clássica, recontada por Dumas. São poucas alterações entre as versões, porém a de Dumas é mais descritiva e maçante.
Para quem quer conhecer a história, recomendo a versão original por ser menos descritiva e fluida.

Matheus 14/12/2023

O Quebra-Nozes
O Quebra-Nozes, escrito por E.T.A. Hoffmann (que possui a melhor versão da história) e posteriormente adaptado por Alexandre Dumas, é uma encantadora história de Natal que mistura fantasia e magia. A trama segue a jornada de Marie e seu Quebra-Nozes em um mundo mágico, repleto de aventuras e personagens fascinantes. A narrativa, embora originalmente um conto, tornou-se mais conhecida através do balé de Tchaikovsky. A riqueza das descrições, aliada à imaginação desse conto clássico, proporciona uma experiência envolvente e atemporal.
Flávia Menezes 14/12/2023minha estante
Esse livro é uma preciosidade

Matheus 14/12/2023minha estante
Concordo plenamente

Naraline Cesconetto 20/01/2021

Divertido e estranho! @narainwonderland
Na véspera de Natal, Marie e seu irmão esperam ansiosos que o Cristo Santo e o padrinho Drosselmeyer venham entregar seus presentes. Marie encanta-se por um bonequinho esquecido e feio passando então a zelar por ele. Certa noite ao acomodá-lo no armário começa a escutar ruídos e presencia seu padrinho acocorado sobre o relógio e um enorme exército de ratos, comandado por um rei de sete cabeças, invadindo a sala e entrando em guerra com o feio boneco e todos os outros brinquedos. A partir disso, Marie viverá as mais esquisitas e maravilhosas histórias.

Achei a versão do Dumas, versão clássica, muito floreada e arrastada. Já a versão original, do Hoffmann, é bem divertida de ler. Gostei bastante dessa história.
Ainda não assisti o balé e nenhuma adaptação (nem a da Barbie!), mas pretendo assistir as que conseguir encontrar.

Patricia Milani 29/12/2020

Recomendo que seja feita outras leituras entre ás duas versões para não se tornar cansativo. Gostei mais da versão original da história, embora a versão clássica seja muito boa também. Porém ás duas versões tem lá suas estranhezas não deixando claro muitas coisas que acontecem, e ao final me senti um pouco perdida sobre vários fatos narrados.

stcarvalho0102 21/04/2024

Sou suspeito para falar de uma obra que têm a assinatura de Alexandre Dumas. Tudo que li dele é esplêndido. Esse livro é para aqueles casos onde o leitor está de ressaca literária ou acabou de sair de uma leitura mais robusta e quer descansar.

Gi 24/12/2023

Um conto encantador
Uma história de aventura encantada.
Sempre com magia, por mais que tudo que a aconteceu possa ter sido somente um sonho da pequena Marie.
Li para o clube de leitura somente o original, deixarei o clássico de Alexandre Dumas para o ano que vem.
Aí sim, poderei comprar.
Por enquanto é muito encantador.

fernanddiad 28/12/2021

Apesar de ser um clássico, não se tornou um favorito.

É uma leitura que me deixou confusa e, em muitos pontos rindo, esperava ficar aterrorizada, pelo período histórico em que os contos de fadas eram feitos para assustar crianças.

Foquei mais na escrita de Dumas, que particularmente foi mais leve e agradável, mas ainda tem sim terá algumas partes dignas de problematização, para um leitor bem atento.

Não é uma leitura que considero fluída, nem recomendável para crianças, mas para adultos, é "agradável".

Felipe Augusto 18/12/2022

Que história fantástica, li primeiro a Versão adaptada de Dumas e depois a versão original do Hoffmann e não vi tantas mudanças na versão de Dumas em relação a do Hoffmann, Dumas manteve a essência da obra e detalhou um pouco mais a narrativa dos personagens. É uma história bem legal para se ler no final de ano mas é um pouco pesada para o público infantil sendo mais adequado para o público adulto.
Andressa1296 18/12/2022minha estante
Tô com esse livro aqui .. vou colocar na lista pro ano q vem...

Felipe Augusto 19/12/2022minha estante
Leia sim Dessa, é uma grande história de Natal

Fernando Jr 21/12/2022minha estante
É um bom lindo de natal pra ler e presentear alguém. Tanto faz Dumas ou Hoffmann, ambos contaram maravilhosamente essa história.

re 09/02/2022

Chegando a conclusão de que clássicos não são para mim?
O livro começa muito devagar e se prolonga demais para explicar a origem da história e como ela ficou tão conhecida.
Quando eu estava em uns 60% (no Kindle) a história tinha acabado, fiquei sem entender nada então o livro prosseguiu com a mesma história só que em outra versão!?!?
A parte da princesa, onde os títulos são um super spoiler do que vai acontecer, também ajudaram a me desanimar, é bem maçante.

Mireille 15/12/2022

Leitura dessa obra clássica que inspirou música clássica e ballet adaptado! Historia que mescla imaginação infantil e período de Natal uma ótima opção para período de final de ano!

Luisa1033 07/12/2020

O Quebra Nozes
Terminei. É uma farofa de conto de fadas, o que não chega ser um demérito. O ponto alto é o surgimento do Quebra Nozes. O que me chamou atenção foi pq o conto original do Hoffmann vinha depois da versão do Alexandre Dumas e ao terminar eu entendi. Apesar de 90% da história ser idêntica é perceptível que está sendo contado por duas pessoas diferentes e o Alexandre Dumas é um contista melhor. O livro trazer as duas versões é bom mas cansativo. Li o 2 um pouco arrastada. O final é difícil de engolir mesmo que para uma trama do século XIX. O ponto negativo não é culpa do livro mas como minha memória de infância cruzou Quebra Nozes com Soldadinho de Chumbo então minhas expectativas estavam em algumas lembranças diferentes.