História de Um Quebra-Nozes

História de Um Quebra-Nozes Alexandre Dumas
E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Carvalho 15/12/2023

"Como Marie, você pode encontrar lá todo tipo de coisas maravilhosas, se tiver imaginação para vê-las."

Maria Claudia 15/12/2023

Gostei mais da leitura da versão original do "O Quebra Nozes" do E.T.A. Hoffmann. A versão posterior do Alexandre Dumas deixa várias pontas soltas sobre a história.

Camirota 14/12/2023

Aconchegante
É uma história infantil, que enche os corações dos adultos e traz o aconchego do natal.
Gostei de ler o livro com a história original, só conhecia o balé de Tchaikovsky, que também é lindo!!
É curta mas com bastante magia.

Matheus 14/12/2023

O Quebra-Nozes
O Quebra-Nozes, escrito por E.T.A. Hoffmann (que possui a melhor versão da história) e posteriormente adaptado por Alexandre Dumas, é uma encantadora história de Natal que mistura fantasia e magia. A trama segue a jornada de Marie e seu Quebra-Nozes em um mundo mágico, repleto de aventuras e personagens fascinantes. A narrativa, embora originalmente um conto, tornou-se mais conhecida através do balé de Tchaikovsky. A riqueza das descrições, aliada à imaginação desse conto clássico, proporciona uma experiência envolvente e atemporal.
Flávia Menezes 14/12/2023minha estante
Esse livro é uma preciosidade

Matheus 14/12/2023minha estante
Concordo plenamente

Ester 14/12/2023

Gostei do conto original, foi divertido. Mas a versão de Alexandre Dumas só Jesus na causa viu, quase desisti de tão ruim

Gabrielli 13/12/2023

Valeu a experiência
Preferia que só tivesse a versão do Hoffmann, pois a do Dumas é mais cansativa. Valeu para conhecer a história, embora seja um pouco esquisita
Dan 17/12/2023minha estante
Não gosto do jeito que o Dumas escreve. Hoffmann é um escritor superior.

Lanny 12/12/2023

Li metade
Como o livro tem a mesma história em duas versões, li apenas uma e se der vontade ano que vem leio a outra.

Alan.Gondim 11/12/2023

A querida gosta de sonhar viu, mas do que o normal.
Para aquecer o coração, na época de natal.
Sinceramente o livro tem potencial para ser bom, principalmente, por ele ser um clássico que encanta e encantou várias gerações, mas a leitura em si foi bem lenta e tediosa. Achei a história genuína e com um propósito de enriquecer a imaginação de um público alvo, público alvo que não me encaixei. Não que me imaginação não seja fértil, pois ela é. Desde já ressalto que ler clássicos é essencial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano, mas esse não me pegou como eu queria. Sinto em salientar que a construção e o enredo da história e bem interessante, principalmente nessa época tão gostosa que é o natal.

Cardoso 08/12/2023

É uma leitura leve e gostosa, sobre o universo imaginário de uma criança.
Uma belíssima edição que consta com as duas versões da história

Nicole.Cenci 03/12/2023

Li a versão do Alexandre Dumas apenas, pode ser que a outra seja diferente. Mas amei a história - li em voz alta para o meu filho de 4 anos. Nos amamos a narrativa, a história prende bastante, tem emoção, coisas fantásticas, é cheia de imaginação. Porém tem uma linguagem super rebuscada, eu mesma tive dificuldade em certos trechos. Como li para meu filho bem pequeno, acabei adaptando bastante a linguagem, pulando alguns parágrafos de descrição e substituindo palavras. Mas isso por conta de ele ser muito pequeno, com crianças mais velhas acho que isso é bem positivo para aumentar o vocabulário.

Laís Maria 02/12/2023

Aaaah... O Quebra-nozes!
O Quebra-Nozes que é inspiração para o balé russo de Tchaikovsky, e também para as animações cinematográficas, nos é apresentado nesta edição que nos permite ler duas versões, a primeira é uma recriação, com acréscimos, feita pelo escritor francês Alexandre Dumas; já na segunda parte do livro, conhecemos a versão original escrita por E.T.A. Hoffmann. Esta história nos permite conhecer o gentil jovem Drosselmeier, vulgo, Quebra-nozes, a egoísta princesa Pirlipat e a doce menina Marie.

Tradicionalmente, na Alemanha, no período natalino, as crianças são presenteadas com quebra-nozes, pois estes são considerados protetores da família e portadores de boa sorte para as casas, e foi isso que aconteceu com Marie e seu irmão Fritz, foram presenteados com um quebra-nozes para os dois. Porém, a menina após insistir para que o quebra-nozes fosse só seu e também cuidá-lo com muito zelo algumas aventuras fantásticas surgem e mesmo que Marie conte a seus pais e alguns parentes que se encontravam em sua casa, ninguém acredita que tenha sido real, chegando a apelidarem a jovem de sonhadora. Porém, o seu padrinho Drosselmeier esconde algo, é enigmático e a menina por vezes o confronta para que admita que sabe que ela não está contando sonhos.

E aí? Curiosos para saberem o desenrolar de tudo isso?

Pamela 27/11/2023

Ai, amo esse filme da Barbie tá
Em clima de Natal mesmo kkkkkk.
As unicas referências que tinha desse livro eram o filme da Barbie e o espetáculo de Balet.
E eu sabia que ia gostar, tinha a certeza mesmo, e aí meu Deus do céu.
Eu quero ter uma casa de brinquedos feita por um relojoeiro mágico, quero comer pão de gengibre também, e quero voltar a ter a inocência de uma criança no Natal.
Alucinei gostoso.
Obs: fiquei meio passada com alguns acontecimentos levando em consideração que Marie é uma criança, mas eu posso ter me perdido na linha temporal, acontece com frequência.

Anne Balbueno 17/11/2023

Um clássico
Amei essa edição por conter as duas histórias desse clássico. Com um prefácio muito legal, uns dos meus balés preferidos ganhou meu coração.

É um conto de fadas antigo e me deu a sensação de ser criança assistindo ao Barbie Quebra-Nozes de novo.

Amei muito e as ilustrações são lindas!

Fabby 16/11/2023

Gostei mas não amei. Confesso que as adaptações me agradaram mais do que a história original, tanto que terminei a versão do Alexandre Dumas mas desisti de ler a de ETA Hoffmann. Quem sabe um dia...