A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

DAbora322 19/07/2022

Estou muito feliz esse ano pelos livros que li, estou lendo livros de filmes que sempre amei.

Li Stardust que foi muito legal e agora a princesa prometida.

Achei maravilhosa a história, realmente é uma aventura maravilhosa, principalmente a descrição de como Inigo e Fezzik resgatam o homem de preto do zoológico da morte, foi minha parte preferida.

Porém como li a edição de 30 anos comemorativa, achei meio arrastado na parte do narrador Billy, muito legal as curiosidades e tals, porém metade do livro ou mais é sobre essas curiosidades e sobrou muito pouco da história em si.

Mas valeu a pena se aprofundar nela e fiquei muito curiosa pra ler a história original de Morgenstern de Florin.

Angra - @angra_pio 09/07/2022

Chato! Chato! Muito chato! E confuso!
Sendo bem sincera! Eu tentei e muito, mas desisti na reta final na página 354! E sim estou fazendo resenha, para deixar registrado minha frustração por esse livro!

A história em si é contada até a página 302 o resto na minha opinião, é só ladainha do autor. Muitos chamam de clássico e adoram esse livro e eu respeito! Porque faz parte da vida de muitos, por causa do filme que passava na sessão da tarde. Um filme que pra ser sincera eu não lembro, e olha que eu era fã da sessão da tarde, vários filmes marcaram minha infância, mas esse não rolou...

A história em si é legalzinha, mas o resto nossa! O autor conseguiu fazer o livro se torna confuso, sempre se metendo no meio, e o final muito nada a ver. Tem uma passagem sobre o Stephen King que não sei se é real ou não, mas o próprio King crítica o livro e eu super concordo com ele.

Mr Barros 27/06/2022

Achei chatinho!
De início estava achando o livro bastante divertido,mas depois achei muito enrolado e sem graça. O impressionante é que esta edição é uma adaptação da original, pois o autor desta, revelou que o primeiro e muito cansativo.

Natie 26/06/2022

Amodeio/ odeioamo?
A quem ame e quem odeie, eu não tenho opinião formada, talvez um pouco dos dois?
Amei o começo e odiei o final? Talvez as reviravoltas eram tão surpreendentes que meu cérebro ainda não conseguiu assimilar tudo e julgar?

Gosto como a história se iniciou, adorei o fato do autor se colocar no meio da narrativa para explicar as situações e gostei mais ainda da aventura do homem de preto indo salvar a Buttercup, derrotando cada inimigo na sua habilidade (esgrima, força e inteligência).

Mas é o seguinte, essa protagonista é irritante pra caral**, além de ser absurdamente burr*. No começo ainda pensei que fosse gostar dela, pelo fato de ela não estar nem aí para as aparências ou garotos. Mas do nada ela decide que ama o Westley e do nada ela decide abandonar ele depois que eles se reencontram, sem falar que ela é extremamente ingênua por acreditar naquele princípe idiota enquanto o outro está sendo torturado até a morte.

As reviravoltas fugiram completamente do que eu esperava (SPOILER: o cara realmente morreu, aí depois estava vivo por tempo determinado, depois estava morto dnv???), é tipo UAU.

O final foi bastante corrido e não teve um desfecho cuidadosamente elaborado, muitas pontas ficaram soltas e por aí vai. Pelo fato da escrita ser corrente, terminei o livro em uma tarde sem conseguir soltar ele em nenhum momento.

Não sei se esse é o tipo de livro onde pode-se recomendar para as outras pessoas, como eu disse: Algumas pessoas amam, outras simplesmente odeiam, e eu não sei se amo mais que odeio ou se odeio mais do que amo.

Ps.: Olá, meu nome é Inigo Motoya e você matou o meu pai, prepare-se para morrer. (Essa cena ???).

Ps2.: Fezzik você merece o mundo!

Ps3.: Westley larga a Buttercup e vem andar de mãos dadas comigo.

André Hausmann 13/06/2022

Romance, vingança, piratas e aventuras
Aqui temos a história que presta uma homenagem, e ao mesmo tempo sátira, aos romances clássicos e épicos, onde encontramos a donzela em perigo, o grande amor, heróis dos feitos impossíveis, piratas, bruxarias, grandes duelos e o vilão terrível.
Numa história que fica muito difícil resumir sem apresentar spoilers, temos a história da bela jovem Buttercup que desconhece sua beleza e os eventos que ele desencadeia. Tudo isso é relato por William Goldman, um escritor que reencontrou o livro que adorava na infância quando seu pai lia para ele, lógico que a obra em questão é “A Princesa Prometida” e por motivos que o leitor vai descobrir ao acompanhar a narrativa, Goldman resolve recontar a história da sua forma.
E ele não esconde nada, faz comentários, interrompem a história para explicações, até mesmo faz spoilers de certos eventos; mas de tal forma que o leitor quer chegar naquele ponto da narração para saber o que acontece. Todo seu relato destaca o aspecto satírico do livro, mas brinca com seus clichês e a familiaridade que o leitor já tem com eles para empolgar e fazer com que mesmo sabendo dos resultados das ações e dos destinos previstos, desejemos chegar até o final da aventura.
Assim, através de um plot clássico para esse tipo de livro, numa história nem tão original, acabamos por ler uma aventura divertida e encantadora. Pode ser que algumas pessoas demorem para entrar no ritmo da narrativa, mas eu aconselho que não desistam de imediato para não perder uma boa leitura.
E para quem interessar, existe um filme desse livro lançado em 1987.

Jamilly210 06/06/2022

O livro até começa bem e animada, mas depois fica entediante e muito chato. Eu não recomendaria esse livro para ninguém lê

Giulia29 02/06/2022

A princesa prometida
"Não me lembro de um único momento, em anos, que sua presença não fizesse meu coração disparar"

Sabrina 02/06/2022

A história de outra história que foi baseada em uma história que supostamente existiu na história.
Provavelmente o livro mais diferente que li.
De uma forma simples e divertida, o romance de William Goldman não é um livro para se levar totalmente a sério, não se espantem com as inúmeras situações inverossímeis que ele apresenta.
O Conto é uma grande homenagem aos clássicos épicos, reunindo tudo aquilo que essas histórias típicas sempre prometem e subvertendo esses elementos para tirar sarro deles,
pontuada de um humor sarcástico a narrativa se torna um tanto duvidosa, falhei ao tentar distinguir até que ponto aquilo que estava diante de mim era verdade, ou se o autor estava tirando uma com a minha cara (desconfio que foi muito mais a segunda opção).
O pior de tudo é que isso também foi muito hilário, e o meu consolo é saber que não fui a única a ser enganada.

É um conto de fadas com todos os seus clichês, mas com um tom de deboche muito bem pontuado e uma história de amor para roubar seu coração.

- MoonyBlack 25/05/2022

Decepcionante
Pra mim foi uma tortura terminar de ler esse livro. Achei um tédio, uma história muitas vezes confusa.
Detestei a protagonista e Westley falha como um herói romântico.
Infelizmente me decepcionei bastante com essa leitura.
Fica facilmente no meu top 3 piores livros que li nesse ano (até agora).

Marialba 19/05/2022

Surpreendente
O título tinha me desanimava, nas é super surpreendente! Acontece de tudo! Relamnete de tudo! Tem princesa, pobre, pirata, gigante e ressurreição! Recomendo!

Fabi 28/04/2022

3 livros em 1
Num formato diferentão, você vai perceber que temos 3 histórias em 1.
E realmente, como prometido pelo pai do Goldberg, temos de tudo: aventura, humor, amor, fantasia.
Essa adaptação torna Morgenstein acessível e conhecido. Dá vontade de programar as próximas férias para Florin.

Patrícia 27/03/2022

Nesse livro conhecemos Buttercup que é considerada uma menina muito bonita, mesmo ela não sendo tão vaidosa, e na fazenda onde ela mora também vive Westley que trabalha e faz tudo que Buttercup manda, até o dia que ela percebe que gosta dele e resolve se declarar mas o inesperado acontece e Westley bate a porta na sua cara, que decide voltar pra casa, onde algum tempo depois Westley vai atrás pra se despedir dela e falar que está indo pra América pra conseguir dinheiro para que eles possam se casar.
Nem tudo dá certo e uma aventura se inicia com lutadores super habilidosos, feiticeiros, caçadores, gigantes e também um príncipe.

duda 21/03/2022

um dos melhores livros que já li
esse é com certeza um dos meus livros favoritos.

comprei pq achei a capa bonita e jurava que seria só mais um livro de romance, mas é muito mais que isso.

tem romance obviamente, mas também tem aventura, fantasia, magia, maldade, bondade, uma história de origem incrível para todos os personagens. é simplesmente perfeito.

além de ter reviravoltas que te deixam louco.

tenho certeza de que nunca vou me esquecer de como esse livro é maravilhoso.

Guilherme Dehon 20/03/2022

Irreverente...
Comprei o livro para minha filha a pouco mais de um ano pois achei o mote da estória muito interessante (não me lembrava do filme acho que também não o assisti).

Ela pediu que eu o lesse para podermos comentar sobre a obra.

Realmente é bem diferente do que eu imaginei (se é que realmente imaginei ou pensei que houvesse imaginado).

A estória é muito boa e possui uma narrativa também muito boa... Adorei os (parênteses) que o autor inclui em várias passagens da obra , uma sacada sensacional.

As passagens explicativas que o William Goldman incluiu ao longo dos capítulos, dão uma melhor compreensão e entendimento da estória.

Buttercup, Westley, Inigo e Fezzik, os quatro personagens principais, são um show a parte.

Um livro divertido, confuso, emocionante, água- com-açúcar, tenso, surreal, quimerico; uma sátira aos contos de "fadas/princesas"...

Valeu a leitura!

Recomendo!