A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Gih 30/12/2022

Não gostei da história, acho que não sou o público alvo.

Não consegui me interessar pelos personagens e o que acontecia com eles.

Carlos.Eduardo 29/12/2022

Quando a Nostalgia é afagada
Quando eu era criança, “A Princesa Prometida” era um dos meus filmes favoritos. Como não seria? Lutas, perseguições, a maior luta de espada de todos os tempos, vilões emblemáticos e, claro, amor verdadeiro. Eu não me importava, quando criança, com a parte do amor verdadeiro, mas já que ele estava lá, porque não aproveitar?

Anos mais tarde o filme foi parar em um serviço de streaming. Eu, claro, assisti várias vezes e convenci uma namorada da época a assistir também. Foi somente nessa época que descobri que o filme era baseado num livro. Essa ex-companheira me presenteou com uma linda edição comemorativa, no meu aniversário. Talvez um dos projetos gráficos mais lindos que já vi. Mas por conta das várias demandas da faculdade, o livro ficou encalhado na minha estante até esse ano.

Que erro dantesco!

“A Princesa Prometida” é, seguramente, uma das histórias mais divertidas que já li. Talvez uma das mais inteligentes também.

Para começar, a sagacidade do autor, William Goldman, em inventar um alter-ego como se este fosse o autor do livro. OK, não é incomum um autor escrever sob a alcunha de outrem. Porém, Goldman escreve “A Princesa Prometida” sob o pseudônimo de S. Morgenstern, supostamente um famoso escritor do fictício país de Florin (país esse que é onde a história se passa), e, ao mesmo tempo, comenta a história como William Goldman. E Goldman é um narrador muito presente, o que, de forma alguma, atrapalha a experiência da leitura, muito pelo contrário. As inserções do autor (ou do comentador, se preferir), enriquecem muito mais a experiência.

Não somente, o autor cria um modo muito sagaz de promover a identificação do leitor com a obra. William Goldman relata que, quando criança o pai lera para ele “A Princesa Prometida” enquanto o jovem William se recuperava de uma pneumonia. Ele conta como, anos mais tarde, tentou fazer o filho gostar do livro também. Posteriormente sobre a ligação que teria estabelecido com o neto por causa de “A Princesa Prometida”. Tudo mentira. Goldman não criou apenas uma Florin fictícia, mas também uma autobiografia fictícia. E funciona!

A história em si não decepciona. É tudo o que é o filme e muito mais. As descrições detalhadas dos lugares, a construção dos personagens, as reviravoltas… Tudo faz você torcer pelo final feliz, não importa a idade que você tenha.

Eu poderia falar muito mais sobre o livro, mas resumo com o seguinte: Leiam!

Ademais, agradeço Rob Reiner por ter filmado “A Princesa Prometida”, em 1987; Agradeço a William Goldman por ter escrito o livro e o roteiro; e agradeço a Aléxia por, entre outras coisas, ter me presenteado com esse livro.

Larissa.Ohana 25/11/2022

Comprei o livro pela capa e me apaixonei pelo conteúdo.
Tudo começou quando Willian Goldman ainda criança contraiu pneumonia e ficou acamado por meses, seu pai tocado pela situação do filho decide ler para o menino distrair um pouco, o livro lido foi a Princesa Prometida.
Buttercup era filha de um fazendeiro, uma garota cortejada por conta de uma beleza surpreendente, porém seu coração pertence a Westley, o garoto órfão que trabalha na fazenda do pai, ele promete a Buttercup partir em busca de trabalho e um dia voltar em condições para casar com a amada, mas o destino não saiu como planejado pois Buttercup descobriu que Westley morreu no meio do percurso e desolada aceita o pedido de casamento do Príncipe de Florin, Humperdinck.
Sabe aquela leitura que se saboreia? Foi minha experiência com esse livro, aventuras, amores e um humor extremamente besta que me pegava várias vezes rindo, personagens engraçados, cativantes e especiais muito bom, comprei o livro pela capa e me apaixonei pelo conteúdo.

Wallace 04/11/2022

Primeiro livro que li pro meu filho
Bem do jeito que eu gosto: aventura, romance e até um pouco de fantasia. História bem simples, mas contada com tanta poesia que emociona e inspira.

Flora 22/10/2022

Acabou por me surpreender
Eu fiz isso, eu comprei o livro pela capa, ela é tão bonita. E não me arrependo nem um pouco.
A princesa prometida foi um livro que me prendeu do começo ao fim, com tiradas rápidas, e uma narrativa constantemente divertida, eu não queria parar a leitura. O livro me fez mudar um pouco meu jeito de enxergar as coisas, porque o amor romântico não precisa só ser clichê, ele pode ter todos os clichês possíveis e ser engraçado e diferente do que eu imaginava, ter piratas, gigantes, príncipes, princesas e ainda assim ser muito melhor do que eu imaginava.
Eu com certeza vou reler esse livro novamente, acho que só uma vez não é suficiente.
É uma das melhores sensações do mundo é assistir alguma coisa, ler alguma coisa e pensar ?OPA! Isso é uma referência de A princesa prometida!? E eu recomendo para todos os meus amigos, uma das melhores leituras que já fiz.

Myllena.P 11/10/2022

Simplesmente lindo!
Amei o livro, por ser um romance de época imaginava que pudesse ser uma leitura monótona, arrastada, um pouco sem graça como alguns que já li, mas pelo contrário o livro te prende do início ao fim e tem uma leitura cheia de aventura, romance e curiosidade pelo que vai acontecer a frente.
Um livro que irei ler para meus filhos.

Isa_Andradre 06/10/2022

A história é legal, sério, meio fraquinha mas empolgante e engraçada, os personagens são cativantes, a Buttercup, o Westley, o Inigo e o (meu favorito) Fezzik, são todos bem legais.
Ah!! mas se é tão bom pq eu você deu duas estrelas e meia? Pq o autor é INSUPORTÁVEL sério perdi toda a graça do livro por causa das anotações, talvez o livro até mereça uma nota melhor mas eu tô com um ódio tão grande desse cara. Ele não deixava a história correr, toda hora uma anotação, isso quando ele não contava o que ia acontecer. Tipo cara faz um twitter vai desabafar lá, me deixa ler a história em paz.
Não vou nem comentar sobre os comentários de mal gosto dele principalmente sobre a família pq eu não quero me estressar com isso.... Mas eu peguei uma raiva tão grande desse livro que nem me deu vontade de terminar, sinceramente decepcionante.

Lucas 06/09/2022

O enredo é maravilhoso, o problema é o "autor"
Ok, vamos lá, "a princesa prometida" é uma história da fantasia muito interessante, com grandes lutas (o duelo de espadas entre o homem mascarado e Inigo é fantastico), os personagens são cativantes e eu dei muitas risadas durante o livro. Como uma ficção, temos nossa dose de exagero, como a força descomunal de Fezzik, mas isso só torna a história mais emocionante. Pela obra em si, eu daria 5 estrelas, eis porque dei 3....

O problema é o "autor" William Goldman (jája explico as aspas). Logo no inicio do livro, Goldman explica que seu pai lia para ele A princesa primetida quando pequeno, o que lhe despertou o gosto pela leitura. O livro havia sido escrito por Morgenstern, o verdadeiro autor da obra.

Com isso, Goldman explica seu carinho por essa história e que, quando grande, resolveu públicar uma versão editada da mesma, pois seu pai pulava varias partes do livro quando lia para ele, focando-se apenas na ação e aventura. Então, Goldman publica sua versão editada, que faz inúmeras alterações na obra, e deixa estampado que é uma versão editada "só com as partes boas", o que acho algo horrivel de se dizer, pois é um desrespeito a autor original da obra.

Enfim, o livro vai seguindo e, o tempo todo, Goldman aparece e interrompe a narrativa, dizendo coisas do tipo "aqui tem uma sequência que acontecia isso, uma descrição exaustiva de 70 paginas sobre arrumação de malas! Só um masoquista leria isso, por isso cortei" faz varias afirmações desse tipo, o que em minha opinião é um desrespeito ainda maior ao autor original. Chatas ou não, ele é o autor da obra e as colocou com um proposito...

Agora, vem o "plotwist" (reviravolta), que eu nem sei se é verdade, só li sobre. Lendo uma resenha na internet soube que não existe nenhum Morgenstern, a obra foi toda escrita por Goldman e, consequentemente, não exisitia nenhuma versão "completa" da obra a qual foi editada. Goldman criou essa trama toda para... sei la... se meter na narrativa? Contar uma história legal sobre ele mesmo?? Não sei, não sei se existiu ou não um Morgenstern, mas se isso for verdade, desgosto mais ainda do Morgenstern, pois me senti enganado por ele. Presumo que o que o autor diz sobre a vida dele é real e não uma invenção. O que mais é uma invenção então? O filho dele Jason existe ou Goldman também o inventou? E a esposa, Helen? E o Stephen King que aparece... ok, esse eu sei que é real, escreveu um monte de livros kkkk (ou talvez não seja, e Stephen King seja um Pseudonimo de Goldman kkkkkkkkkkkkk).

Enfim, verdade ou não,, as intervenções do Goldman fazem parte da obra, me irritam, e me fazem desgostar dele. Então, não me sinto mal em tirar 2 estrelas do livro por causa disso.

Concluindo, adorei a aventura (merecia 5 estrelas), odiei o autor se metendo, falando coisas que eu achava desrespeitosas. Sério, tem uma hora que ele reclama que o Morgenstern cortou uma cena importante e diz que, indignado com isso, ele mesmo fez a cena, pedindo para os leitores mandarem cartas para a editora pedindo a tal cena (por problemas de direitos autorais creio, não colocou no livro, ou era só invenção mesmo, já que a obra era dele e os direitos autorais também). O ponto é que ele fala que as pessoas nem precisavam ler a cena,só pedir, pois assim ia fazer o povo da editora ter prejuizo enviando as cenas pelos correios para os leitores. Acho uma atitude muito desrespeitosa com a editora que é uma parceira literária dele. E, sim, eu sei, pode ser tudo invenção isso que ele falou, mas foi uma invenção com o intuito de mostrar algo, e esse algo foi uma pessoa que eu não gostei, então pra mim da no mesmo.

Desculpem o desabafo, mas me estressei muito com o Goldman, a enredo do livro, porém, é lindo e vale a pena!

Também sou escritor, leiam meus livros de fantasia e terror no link abaixo!

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1
gabriella904 19/09/2022minha estante
é tudo inventado mesmo kkkkkk

Emily 17/03/2023minha estante
Eu to achando um sarro isso, vi altas resenhas do povo acreditando que a historia do autor e do livro editado é real mas é tudo inventado kk

Lucas 18/03/2023minha estante
Pois é, como ele não explica a coisa toda eu acreditei nele kkk. Falta de comunicação ai rsrs

Emily 19/03/2023minha estante
Acho que valia um prefácio explicando, mas enfim é engraçado de ver. Eu inclusive acreditei, mas logo na "introdução" achei que seria interessante ler a versão integral do livro, não a editada, e ai pesquisando no google vejo que é tudo parte da história kkkk muito bom

Micaela 08/08/2022

Gostei muito! Me surpreendeu pois achei que não faria meu estilo de leitura, porém a história é super leve e fácil de absorver. Entretanto deve-se atentar a um detalhe importantíssimo: temos juntamente à história, a narrativa opinitativa de William Goldman, que é chato demais.
A vibe é de um conto de fábulas infantis, com alguns detalhes mais sórdidos, claro.
Aviso: contém violência, portanto, mesmo parecendo bem infantil, não recomendo menores de 14.

Zé Guilherme 03/08/2022

Qual a sua história favorita?
Que livro divertido!! Sério, poucas vezes peguei um livro que inspirou filme-filme que inspirou livro tão bom. Nos anos 90 eu cresci vendo A Princesa Prometida e adorava brincar de Inigo com os amigos da minha rua. Se o texto de Goodman já era bom no filme, aqui ele vai além.

Existe todo um exercício de metalinguagem que cai como uma luva!!! Então prepare-se por se apaixonar pela história de amor de Buttercup e Westler, torcer por Inigo e Fezzik e temer os planos da dupla Conde Rugen e príncipe Humperdinck! Um deleite para quem ama histórias e a paixão que é passá-las para as pessoas que a gente ama.

iris 27/07/2022

?Temos mais que esperança. Temos amor verdadeiro.?
Que livro sensacional e que leitura maravilhosa. A princesa prometida foi um dos livros mais diferentes e originais que eu já li.
Sua sinopse dá a entender que esse será mais algum clichê épico bastante saturado e que no fim o mocinho vence e fica com sua donzela. Porém o livro contraria tudo o que se espera de um livro desse gênero, com um humor bastante ácido e um tom sarcástico, a narrativa debocha dos estereótipos bobos de aventura e entrega uma história divertida, inteligente e muito emocionante sobre: ?Esgrima. Luta. Tortura. Veneno. Amor verdadeiro. Ódio. Vingança. Gigantes. Caçadores. Homens maus. Homens bons. As moças mais bonitas. Cobras. Aranhas. Criaturas de todos os tipos e formas. Sofrimento. Morte. Homens corajosos. Homens covardes. Os homens mais fortes. Perseguições. Fugas. Mentiras. Verdades. Paixões. Milagres.?

Isabella 24/07/2022

Não vou nem fazer a minha resenha pra não me dar spoiller no futuro!

Cara, o livro é fantástico!

Só digo, é meu livro favorito!

yasmine 21/07/2022

Surpreendentemente bom. Esperava um romance medieval, e recebi comédia, drama e aventura. Livro excelente, fluído e único, já que tem várias "pausas" na história por parte do autor, mas ao contrário do que se possa imaginar, isso não quebra o ritmo de leitura, e sim instiga mais a continuar. Há muitas cenas icônicas e divertidas que me fizeram rir muito.