Contos

Contos Anton Tchekhov

Resenhas -

AnaClaraGurgel 31/01/2024

Lendo estes contos, é nítida a impressão de que não era uma questão de a revolução vir ou não à Rússia, mas de quando viria, já que Tchekov satiriza a degradação moral e espiritual de todas as camadas da sociedade com fatos que, se não seriam verdadeiros, poderiam sê-lo. É uma coletânea triste, mas interessante para conhecer o realismo russo. Como não gosto de sátiras, os desfechos não me agradaram, mas não nego que cumprem bem seu papel, vale a leitura.

Bárbara 15/10/2023

Uma reunião de contos russos.
Confesso que alguns testaram meu intelecto e não entendi muita coisa, outros eu gostei bastante.

Nati Sampaio 25/07/2023

Amei a maioria dos contos. Confesso que teve um ou outro que achei meio insosso. Como se acabasse no meio de uma história que ainda não foi finalizada? Mas a maioria dos contos eu adorei. Tchekhov tem um humor ácido e crítica muitos pontos da sociedade russa através dos contos. Vale muito a pena a leitura.

an.crys 03/05/2023

Os russos amam escrever sobre traição e infidelidade né ? boa parte dos contos falavam sobre isso kkkkkkk

teve contos MUITO bons até a metade do livro, e depois disso ficou meio maçante com histórias monótonas e não tão interessantes

meus preferidos: o vingador, a mulher do farmacêutico e inimigos

JanaAna90 03/03/2023

Contos Bem Humorados
Foi meu primeiro contato com o autor e, começar pelos contos, foi me surpreender o com a escrita simples, direta e bem humorada. Alguns contos são tão curtos que nem percebe que acabou, de tanto que nos prende a atenção.
Confesso, não esperava me divertir tanto com as histórias, o que pude perceber que Tchekov tem um senso de humor enorme. Suas histórias envolve o cotidiano de uma forma tão simples e clara que não tem como não amar seus contos. Quando vi já tinha terminado o livro.
Podemos também refletir sobre questões sociais, morais de maneira divertida, objetiva e simples.

Gilian 25/01/2023

Comecei a ler Anton Tchekhov depois de ouvir sobre o conto “A Aposta” a leitura inicialmente é envolvente o que faz com você queira saber o final, mas infelizmente ao chegar no final de muitos contos uma decepção me envolveu, pois, cada final sem graça e que deixa a gente perdido. Li e não pretendo reler Anton Tchekhov

Eduardo Mendes 31/12/2022

Um dos criadores do conto curto
Depois de ler a ótima novela “O Duelo” do escritor russo Anton Tchekhov, descobri que ele é considerado um dos criadores do conto curto, por isso escolhi esta coletânea com trinta e sete contos de Tchekhov para mergulhar de vez nas histórias do autor.

Me diverti bastante durante a leitura, Tchekhov é bem humorado, tem uma prosa simples, direta e faz diversas críticas aos hábitos e costumes da sociedade russa de sua época com muito sarcasmo e ironia.

O diferencial aqui é a habilidade do autor em guiar a atenção do leitor ao longo do texto com histórias singelas e desprovidas de lição moral. O russo apresenta personagens complexos, cheios de vida, sonhos, desejos e sentimentos nem sempre muito nobres. Tchekhov tem absoluto domínio de suas narrativas, conseguindo em poucos parágrafos criar um universo rico para em seguida mudar toda a perspectiva do leitor sobre alguma cena ou personagem.

Ele narra a beleza do cotidiano nos mais variados contextos, enquanto escancara a profundidade da alma e dos sentimentos de seus personagens, que transitam entre o belo e desprezível.

Tchekhov frequentemente escreve sobre miséria, adultério, amizade, caráter, tristeza e sonhos. Alguns contos têm finais conclusivos e outros terminam de forma aberta, como se fosse apresentando ali um pequeno recorte de um universo, abrindo espaço para que o leitor tire as próprias conclusões sobre o que acabou de ler.

Entre os destaques estão os contos: “Angústia”, que fala sobre solidão e conta a história de um homem em luto pelo filho; “A aposta”, que narra a história bizarra de uma aposta entre um milionário e um advogado que decide passar 15 anos na preso pra provar que a prisão perpétua é menos árdua que a pena de morte; Mas os meus preferido foram “O Bilhete de Loteria” e “A Morte do Funcionário”, ambos são surpreendentes!

Se você gosta de contos e histórias curtas cheias de profundidade, não deixe de conferir pequenas pérolas de Anton Tchekhov.

Rebeca 20/09/2022

A vida cotidiana russa
Os contos de Anton Tcheckov presentes nesta obra são simples, bem escritos, alguns com reflexões profundas, outros banais, mas todos tem algo em comum: o cotidiano. Não tem fantasia, realismo mágico, todos seguem a linha da realidade da Rússia da época de Tcheckov.
Os contos que mais me chamaram a atenção foram: O mendigo, A duquesa, A aposta, Veraneio, O vingador.

- Citações favoritas:

"A felicidade costuma trazer veneno em si mesma, ou é envenenada por algo externo."

" - E de quem é a culpa, monsieur? Do governo!"

"Os infelizes são egoistas, maus injustis, cruéis e, mais do que os tolos, incapazes de compreender uns aos outros. A desgraça não une, mas separa os homens, e mesmo lá, onde aparentemente a gente deveria estar ligado pelo sofrimento comum, praticam-se muito mais injustiças e crueldades do que num meio relativamente satisfeito."

"É bom ficar sentada e escutar o silêncio: ora é o vento que sopra e agita os cumes dos vidoeiros, ora é uma rã que se mexe entre a folhagem seca, ora é o relógio da torre, detrás só muro, que bate um quarto de hora... Sentar-se imóvel, escutar, pensar, pensar, pensar..."

"Mas o principal... o principal, o que me deixa mais indignado, é alguém possuir uma fortuna de mais de um milhão e não fazer nada pelos outros, nada!"

Marcelo 20/07/2022

Muito Bom
Adorei a maiorias dos contos, são muito bem escritos e em vários deles não pude deixar de rir com a ironia e o sarcasmo. A crítica a sociedade russa da época, seus hábitos e costumes se faz presente e nos dá uma sensação de que algumas coisas nunca mudam independentemente da época ou do país, pois são inerentes ao ser humano.

Carol 23/04/2022

Excelentes para iniciantes como eu na literatura Russa. Contos leves, divertidos, intrigantes, mas quase sempre possibilitando reflexões sobre o homem, seus valores e suas escolhas.

mononoke 18/04/2022

Contos simples e perfeitos demais
Já tinha lido há muito tempo alguns contos de tchekhov sem dar muito crédito a eles, reler agora abriu meus olhos a beleza da simplicidade de sua escrita. Não espere nada muito mirabolante de seus textos, mas um conforto de algo muito bem escrito e envolvente.

Maria11360 12/04/2022

Amei
Uma excelente coletânea de contos dos mais variados, simples, tristes e até engraçados temas. Percebi que o autor nos quer apenas contar a história sem querer "dar lição de moral" , ele nos conta o conto, o restante é por nossa conta. Gostei demais, obviamente de uns mais que outros, mas foi uma ótima leitura.

Alex.Santos 05/04/2022

O livro reúne alguns contos do tchekov , alguns bons e outros nem tanto mas por se tratar do meu primeiro contato com o autor foi uma leitura agradável .

Alberto 22/03/2022

Primorosa seleta de ótimos contos de um dos maiores contistas que existiu.
Tchekhov é tudo e havido como um dos maiores contistas, e esse livro justifica essa fama. São histórias curtas, saborosas, fáceis de ler e aparentemente singelas, mas guardam um tesouro de significados, subtextos e ressonâncias. Cativa a habilidade do autor de desenhar personagens ricos, complexos, críveis com apenas umas poucas pinceladas. Retratista perito, criativo no desenhar os enredos, surpreendente nos cortes, cheio de recursos para envolver o leitor, Tchekhov não decepciona. E o mais interessante é a incrível variedade de estilos e vozes que ele incorpora: há histórias tristíssimas, outras engraçadíssimas, algumas anedotas saborosas e ligeiras que entretém e divertem, lições de vida profundas, ironia e compaixão, um painel largo das grandezas e baixezas do homem. Muito rico este livro, recomendado para todos.

soviet_zait 02/03/2022

Fantástico é pouco.
Aqui, neste compilado de contos, o desafio é achar um ruim. Em cada história, um universo ... um retrato extremamente fiel da sociedade russa da época, do ser humano e suas condições.

Recomendo demais !!