A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Gab 29/05/2024

?Desde que foi inventado, o cinema queria falar?
Quando te conhecem tão bem a ponto de te darem esse livro de aniversário! Não poderia estar mais lisonjeada de ganhá-lo aos 17 anos, onde as incertezas da vida acadêmica me rodeiam mas no fundo sei que presentes como este são um recado de amor de que as respostas estão dentro de mim - e principalmente, nas telas que tanto admirei desde pequena. Sinto que sempre haverá muito da sétima arte que ainda não sei; de lá pra cá aprendi muito, mas ainda há um muito que desconheço e mesmo conhecendo, partes dele ainda sim serão estranhas para mim. Enfim, a ambiguidade que também mora aqui.

O cinema me ensinou a liberdade e o mundo que hoje vivencio, mas antes assisti dentro de quatro paredes. Assim, da mesma forma que a nouvelle-vague (minha tão amada onda cinematográfica) prega, que tenhamos ?la politique des auteurs? - o ato de expressão autoral, refletindo o pensamento pessoal e individual, não só através da câmera, mas na nossa própria vida.

barbara.luna.56 26/05/2022

Livro rapidinho, mas que abre um mundo de possibilidades para quem quer se aprofundar na história do cinema. Serve demais como guia e como uma primeira inserção no tema.

Rosa254 04/04/2024

História, História e mais História...
Livro breve, como prometido.

Terminei me sentindo um pouco mais esperta na história do cinema, então acho que a proposta do autor funciona.

Não é utilizado linguagem técnica, o que torna o livro muito bem-vindo para qualquer um.

Há muita referência ao longo do livro, então recomendo que façam listas.

Gostei especialmente do capítulo final, que apresenta a expressão do cinema em outros países, saindo do foco Hollywoodiano. Temos Índia, Itália, Irã, Coreia do Sul, China, Japão, Brasil...

No fundo, sinto que uma pessoa média consegue citar a rede de informações e história que foi apresentada... É de conhecimento geral. Talvez faltou trazer informações pouco conhecidas.

Camila Schiavo 19/05/2020

Interessante!
O livro é bem direto e faz um resumo interessante sobre a história do cinema. Acho uma boa leitura para quem quer saber um pouco por cima sobre a sétima arte.

Kimlandel 11/04/2021

Nem precisa ter pressa!
Como o próprio nome sugere, o livro é uma ótima introdução à história do cinema. Em apenas 200 páginas ele mapeia os principais acontecimentos, movimentos e personagens dessa belíssima sétima arte. Desde os pioneiros do cinema, passando pela criação de Hollywood, atravessa as Grandes Guerras, nos apresenta aos inúmeros "-ismos" (expressionismo, impressionismo, realismo, neo-realismo), até a chegada da TV e a revolução dos blockbusters. Pode até não ser um estudo muito aprofundado, mas é um livro que os amantes do cinema vão adorar. E acredite, você irá lê-lo sem nenhuma pressa.

Revolux 13/05/2020

Não se deixe levar pelo título...
Se você assim como tem aversão a títulos forçados do tipo "para quem tem pressa", eu garanto: você vai se surpreender. O autor te guia de uma forma muito bem pensada sobre cada seção histórica da sétima arte. Casa capítulo te nutre bem. Você se sente saciado ao final desse livro. Destaque para o autor que, além de conhecer muito bem sua área, consegue lincar muito bem a história do cinema com outros eventos históricos marcantes, como as guerras mundiais e as mudanças de governos. Isso gera a sensação no leitor de que está em mãos de um profundo conhecedor do tema.

Menina Ciria 08/01/2024

Um livro muito completo. Cheio de informações e curiosidades sobre a história do cinema. Iniciada com a confusão sobre seus criadores, se foi Thomas Edson nos EUA ou os irmãos Lumière na França. Passando pela criação dos studios Fox, Paramount, Disney e etc... Como todo empreendimento demandou muita coragem e trabalho. Primeiro era preto e branco, mudo. Depois vieram as cores e o som. A cada inovação alguns grupos ficavam pra trás e outros seguiam em frente. O grande Charles Chaplin não acreditava no cinema com som. Ele defendia que a 7° arte deveria sempre explorar a metonimia. Para ele o som estragava tudo! No Brasil as iniciativas começaram em 1949, pareciam grandes, mas sempre teve que contar com o apoio do exterior. Para mais, Leia o livro.

Bruna.Schmidt 29/09/2020

Muito bom! Interessante pra quem curte cinema, mas conhece pouco dos movimentos cinetograficos ao longo do século. Escrito de forma organizada e de fácil compreensão.

Helder 17/07/2021

Excelente! Uniu e intensificou duas paixões que tenho: história e cinema.

A ideia era apresentar o tema de forma rápida e condensada, mas a pesquisa realizada e os fatos por si só são tão significativos que volta e meia parava a leitura para pesquisar mais na internet. Nesse quesito achei que o livro atingiu seu objetivo, por ser instigante.

No entanto, se tivesse trazido imagens de alguns dos apetrechos citados, teria sido mais fácil a compreensão que tentar explicar apenas por palavras.

Para quem é curioso sobre cinema como eu, tenho uma má notícia. Minha lista de filmes para ver aumentou umas 7x pelo menos?. Tenho certeza que a sua também. Haja tempo de vida para conseguir ver tudo? kkk

Recomendadíssimo, principalmente para os amantes da sétima arte.

Sâmara 12/06/2020

Esse livro incrível trata-se da história do cinema, desde o seu surgimento até os dias atuais. Acompanhamos sua evolução através das décadas, e como passou de um mero instrumento científico para o poder do entretenimento.
? A história do cinema tem diversas faces, em que muitos atribuem aos irmãos Lumiére a grande descoberta. Mas descobrimos que diferente pessoas, em diferentes lugares do mundo, inventaram um ponto de partida para o que viria a ser o cinema.
? O livro abrange outros assuntos, e um deles é a respeito da ascensão das grandes produtoras que conhecemos tão bem: Warner Bros, Fox, MGM, Paramount, entre outras. Mas nem só de coisas boas viveu o mundo cinematográfico. Com a Grande Depressão de 1929 houve uma grande mudança na forma de se fazer filme, e o livro nos mostra isso de forma bastante objetiva.
? Foi um livro que me surpreendeu do início ao fim, contendo uma escrita bem sintetizada nos foi apresentada uma história completa e, que pôde ser sintetizada de forma especular. A obra não deixa espaço para dúvida, nos fazendo aprender e conhecer melhor sobre a história do cinema de forma rápida e descontraída.
? Encontramos também como os grandes acontecimentos influenciaram diretamente na produção dos filmes: como a Primeira Guerra Mundial, que na Alemanha provocou o surgimento do terror como gênero cinematográfico. Também foi apresentado as Nickelodeons, que eram as casas de exibição, também conhecidos como poeiras.
? Eu amo o cinema e tem uma enorme admiração pelos filmes clássicos, que criaram personagens e artistas tão icônicos, e fiquei muito feliz em ver a trajetória e o sucesso que eles tiveram, como próprio Charles Chaplin. Ademais, o lado geek que mora em mim deu saltos de alegria quando viu referências a Star Wars, De volta para o futuro, entre outros.

Pedrohenriqp 28/04/2021

Legal.
É claro que tanto tempo não poderia ter sido descrito de maneira tão rápida e acaba faltando alguma coisa. Mas, no geral, achei que cumpriu o papel, deu para absorver bastante coisa e tem uma linguagem acessível. Super recomendo!

Amanda.Santos 01/06/2022

Uma leitura leve e rápida para quem quer saber um pouco mais sobre a extensa história do cinema. Tem muito mais informação do que a gente imagina pelo tamanho do livro rsrs

Gabi Mauruto 11/05/2023

Rapidinho e ótimo!
Livro super gostoso de ler! Conta, como o próprio título traz, a história do cinema de forma breve e linear. Gostei muito de entender mais sobre as diferentes nuances do cinema ao longo dos anos, nas diferentes partes do mundo.
O livro traz muitos nomes de filmes, o que me deixou curiosa para assisti-los e relaciona-los com suas diferentes epocas políticas e culturais. Isso é um ponto chave do livro, que apresenta de forma elucidativa as mudanças na arte cinematográfica junto as mudanças políticas e sociais de cada época.

Gostei demais e já em busca de livros para aprofundar!

Giulia143 03/07/2020

Como o nome diz, é uma breve história do cinema. Desde a invenção das primeiras câmeras até os dias de hoje. É ótimo pra quem não conhece nada da história do cinema. Já pra quem conhece, talvez não vá encontrar tantas novidades, talvez uma curiosidade ou outra que ainda não conheça mas em geral... é a história do cinema pra iniciantes.

Cássiooo 11/07/2023

História do Cinema
Um ótimo livro para aprender e entender de forma fácil o passado da incrível sétima arte. Você que é fã, se empolga com os filmes citados. ??