A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Jota 19/08/2021

Razoável
Gostei muito do livro, porém fiquei com uma sensação ao final da leitura de que podia ter ido mais longe, entrar em assuntos que foram ignorados.

Óbvio que não se pode cobrar que um livro de 200 páginas aborde toda a história do cinema de forma completa, porém queria muito ter lido sobre o cinema mudo e Chaplin

Tiago.Cecconello 01/09/2022

O livro cumpre seu objetivo

O autor consegui sintetizar muito bem a história do cinema. O livro fornece um panorama geral e informações relevantes sobre as principais escolas do cinema.
Pode ser um ponto de partida interessante para quem quer conhecer mais sobre a Sétima Área.

Helder 17/07/2021

Excelente! Uniu e intensificou duas paixões que tenho: história e cinema.

A ideia era apresentar o tema de forma rápida e condensada, mas a pesquisa realizada e os fatos por si só são tão significativos que volta e meia parava a leitura para pesquisar mais na internet. Nesse quesito achei que o livro atingiu seu objetivo, por ser instigante.

No entanto, se tivesse trazido imagens de alguns dos apetrechos citados, teria sido mais fácil a compreensão que tentar explicar apenas por palavras.

Para quem é curioso sobre cinema como eu, tenho uma má notícia. Minha lista de filmes para ver aumentou umas 7x pelo menos?. Tenho certeza que a sua também. Haja tempo de vida para conseguir ver tudo? kkk

Recomendadíssimo, principalmente para os amantes da sétima arte.

Sâmara 12/06/2020

Esse livro incrível trata-se da história do cinema, desde o seu surgimento até os dias atuais. Acompanhamos sua evolução através das décadas, e como passou de um mero instrumento científico para o poder do entretenimento.
? A história do cinema tem diversas faces, em que muitos atribuem aos irmãos Lumiére a grande descoberta. Mas descobrimos que diferente pessoas, em diferentes lugares do mundo, inventaram um ponto de partida para o que viria a ser o cinema.
? O livro abrange outros assuntos, e um deles é a respeito da ascensão das grandes produtoras que conhecemos tão bem: Warner Bros, Fox, MGM, Paramount, entre outras. Mas nem só de coisas boas viveu o mundo cinematográfico. Com a Grande Depressão de 1929 houve uma grande mudança na forma de se fazer filme, e o livro nos mostra isso de forma bastante objetiva.
? Foi um livro que me surpreendeu do início ao fim, contendo uma escrita bem sintetizada nos foi apresentada uma história completa e, que pôde ser sintetizada de forma especular. A obra não deixa espaço para dúvida, nos fazendo aprender e conhecer melhor sobre a história do cinema de forma rápida e descontraída.
? Encontramos também como os grandes acontecimentos influenciaram diretamente na produção dos filmes: como a Primeira Guerra Mundial, que na Alemanha provocou o surgimento do terror como gênero cinematográfico. Também foi apresentado as Nickelodeons, que eram as casas de exibição, também conhecidos como poeiras.
? Eu amo o cinema e tem uma enorme admiração pelos filmes clássicos, que criaram personagens e artistas tão icônicos, e fiquei muito feliz em ver a trajetória e o sucesso que eles tiveram, como próprio Charles Chaplin. Ademais, o lado geek que mora em mim deu saltos de alegria quando viu referências a Star Wars, De volta para o futuro, entre outros.

barbara.luna.56 26/05/2022

Livro rapidinho, mas que abre um mundo de possibilidades para quem quer se aprofundar na história do cinema. Serve demais como guia e como uma primeira inserção no tema.

Edson Camara 13/01/2023

A história do cinema com a duração de um bom filme
É fascinante a história dos pioneiros do cinema e como se tornou uma poderosa indústria vital para a economia e seu domínio universal com a criação de Hollywood.
É uma leitura rápida, mas com profundidade, o autor aborda a vastíssima história do cinema desde os primórdios até os dias atuais, muitos dados, fatos e curiosidades são abordados tornando a leitura tão prazerosa com o assistir a um bom filme.
Há uma infinidade de curiosidades que aumentam nossa cultura geral sobre o assunto e que pode ser usada em conversas sobre o tema sem medo de ser feliz, como por exemplo:
"Na década de 1920, Rin Tin Tin, um pastor-alemão que protagonizou 23 filmes de sucesso (só no cinema mudo), chegou a ganhar mil dólares por semana (o ator principal dos mesmos filmes ganhava módicos 150) e contou com a ajuda de 18 dublês para as cenas mais perigosas."
E ainda:
"Embora as produções cinematográficas norte-americanas dominem mercadologicamente as bilheterias do mundo, o maior produtor cinematográfico do planeta é a Índia. De acordo com a Film Federation of India, foram produzidos 1.986 longas-metragens no período de 12 meses entre abril de 2016 e março de 2017."
E dezenas de outras curiosidades como estas
O autor fecha o livro com um passeio entre os mais importantes países com produção cinematográfica relevante, infelizmente por ser limitado em número de páginas, muitos ficaram de fora como as pornochanchadas brasileiras da década de 70 que eram importantes na crítica social no período de chumbo da censura no Brasil."
Definitivamente uma excelente leitura

Camila Schiavo 19/05/2020

Interessante!
O livro é bem direto e faz um resumo interessante sobre a história do cinema. Acho uma boa leitura para quem quer saber um pouco por cima sobre a sétima arte.

Marcos 23/10/2021

Um livro conciso, mas faz o que se dispõe a fazer
Esse livro faz o que ele se propõe a fazer, que é ser um livro conciso, e ao mesmo tempo ele não deixa de fora pontos principais da história do cinema. Portanto, não deixarei de recomendar esse livro aqui para as pessoas que tiverem curiosidade em saber como surgiu e se desenvolveu essa arte dos tempos modernos

Reb 04/01/2022

Foi daora
Foi bem legalzinho de ler até, mesmo não sendo meu estilo de livro. As três estrelas e meia é pq não gostei muito de como foi abordado, acho que em vez de tópico "história" deveria ser passada como uma linha do tempo. Diversas vezes fiquei confusa pq em um tópico estava em 1920 e em outro abordou 1892, me agoniou um pouco. Mas indico para quem gosta de ter uma noção básica para poder falar sobre.

Obs: se for ler, não cometa o mesmo erro que eu de ler tudo de uma só vez. Esse tipo de livro não é assim, pelo menos para quem não está acostumado com esse gênero.

Procyon 10/04/2022

A história do cinema para quem tem pressa ? comentário
O livro se propõe a contar a história da sétima arte em aproximadamente 200 páginas. Evidentemente, nem tudo foi possível abordar com profundidade. Todavia o autor, Celso Sabadin ? mestre em comunicação, graduado jornalismo e sócio fundador da ABRACCINE ? traça um recorte, um panorama histórico do cinema (ou como o próprio, que traça uma analogia: ?uma abordagem histórica, rápida e objetiva sobre o tema; [?] uma visão panorâmica, um travelling, do que um estudo em close?).

Ele contextualiza de forma clara e objetiva, sem muitos rodeios, cada momento histórico do cinema. A linguagem cinematográfica que se desenvolveu há mais de um século e que ainda revoluciona nosso modo de vida. Aborda-se os movimentos ? os ?ismos? ?, algumas tendências, alguns processos históricos. O surgimento de Hollywood; a invenção do cinema de terror pelos alemães; os detetives do cinema que usavam capa e chapéu, resultado de duas guerras que abalaram a economia, a sociedade e a cultura de toda a humanidade e que ainda permeia a contemporaneidade ? para tanto se diz que a Segunda Guerra ainda não terminou.

Ele resume em algumas páginas a história da arte mais representativa do século 20 com um exercício de síntese primoroso. Aborda-se os processos históricos, sob a perspectiva de causas e efeitos; uma visão ampla e séria dos caminhos tomados pelos filmes e pelos talentos que os realizaram; e tem como objetivo criar no leitor o estímulo para leituras mais aprofundadas e mais ramificadas (e creio que isso ele cumpre bem), além de multiplicar o interesse para outros livros sobre o tema tão infinito do cinema (isto nem se discute).

?Todos esses assuntos, e muitos outros, não cabem em um único livro. Talvez nem mesmo caibam em uma enciclopédia. Mas são fascinantes para o conhecimento do Homem e do seu Tempo.?

Kimlandel 11/04/2021

Nem precisa ter pressa!
Como o próprio nome sugere, o livro é uma ótima introdução à história do cinema. Em apenas 200 páginas ele mapeia os principais acontecimentos, movimentos e personagens dessa belíssima sétima arte. Desde os pioneiros do cinema, passando pela criação de Hollywood, atravessa as Grandes Guerras, nos apresenta aos inúmeros "-ismos" (expressionismo, impressionismo, realismo, neo-realismo), até a chegada da TV e a revolução dos blockbusters. Pode até não ser um estudo muito aprofundado, mas é um livro que os amantes do cinema vão adorar. E acredite, você irá lê-lo sem nenhuma pressa.

Luisa.Duarte 31/01/2021

Interessante
Claramente não é um livro que busca esgotar o assunto. Nem seria possível em 200 páginas (que na verdade são 182, se descartar bibliografia, páginas iniciais e sumário).

Mas acho válido para os curiosos, como eu, interessados em ter uma visão geral do cinema e aqueles que buscam um panorama geral antes de iniciar uma leitura mais aprofundada.

O livro fica mais focado no mercado europeu e estadunidense, mas dedica um último capítulo a outros países que não foi possível mencionar devido ao reduzido número de páginas.

Germano Dutra Jr 07/07/2022

É muito difícil de resumir a indústria cinematográfica com mais de 120 anos em menos de 200 páginas. Como sou formado em cinema e já li muitos livros sobre essa área, já sabia muitas informações nesse livro, mas foi bom para refrescar a memória. Conta bastante coisa, não apenas de EUA, sim de diversos países, como França, Brasil, Japão, Alemanha, Rússia e etc. Também mostra os gêneros de cinema e movimentos cinematográficos. É um bom livro na estante para quem gosta muito de filmes.

Nicole Gonsales 22/02/2020

Para quem ama cinema!
É um livro rápido e de fácil leitura, para quem ama cinema é uma ótima introdução para ler mais livros sobre o assunto.

Gabriela3844 10/07/2022

Cumpre o que promete
Os primeiros capítulos foram os mais difíceis pra mim pois era um tema que eu não me interessava tanto sobre o cinema (que era sobre os fundadores dos estúdios, a treta sobre o truste etc) mas a partir do momento que começaram a falar sobre os movimentos, realismo, expressionismo, neorealismo, contracultura e outros, devorei o livro. Apresenta de forma rápida e dinâmica tudo que se compromete a explicar. De fato é um bom livro para começar a entender o tema.