Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Grace1998 01/06/2024

Todos deveriam ler!!!
Liberdade em forma de poesia, Graciliano Ramos entrelaça, natureza, sociedade, trabalho, humanidade. Internaliza os pontos de vitas de cada personagens. A cada página a cada palavra descrita ( vale lembrar a fala "matuta" simples da família) vidas secas vai além, uma cultura brasileira de um lugar sofrido O Sertão, onde as formas de expressões são tão simples. Mas um simples cheio signifacos.

Me faltam palavras para descrever sobre a escrita desse Cabra macho, arretado que achou na arte de escrever uma maneira de libertar seus pensamentos em relação ao mundo.

Para Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e a cachora Baleia, foi bom ler vocês, relembrar palavras que só os nordertinos até hoje compreende: mangar, pretume, mormaço, quentura, molambos...?

MarTrindade016 31/05/2024

Vou ler novamente no futuro
Tinha a meta de ler em 2 dias, porém acabou se estendendo um pouco mais, a leitura não me foi tão fluida, com certeza por um problema meu já que não estou muito acostumado com o tipo de leitura, li pois fui obrigado pela escola, o que não é um bom incentivo para se ler, tenho ciência do grande valor que esse livro tem para a literatura nacional mas não me pegou muito, o capítulo 9 é realmente bem angustiante, já que a Baleia era a melhor de todos que ali estavam.

Talvez numa leitura futura eu possa aproveitar mais essa história, como falei, tive que ler esse livro pois agora somos obrigados a ler um livro por bimestre pelo Leia SP, se não lermos não teremos nota na matéria de literatura, e por isso foi uma leitura apressada e sem muito afinco pelo livro, mal sabia de sua existência antes, pretendo reler no futuro, talvez quando eu estiver mais maduro, porém no momento essa é minha nota para o livro.

Thaisinha 31/05/2024

Único livro que li do divo e já afirmo com tranquilidade que é um dos autores brasileiros mais prestigiados com razão. INCRÍVEL o que ele fez aqui. O capítulo de Baleia é uma das melhores coisas que já li na minha vida.

Meu manifesto comunista ?

Lilian Andrade 31/05/2024

Vidas cheias
O contraste do sertão pobre com a riqueza dos sentimentos desta família foi o que mais me chamou atenção. A ambição por uma mínima qualidade de vida e o amor depositado à Baleia me deixaram apaixonada pela história.
ELOISA 31/05/2024minha estante
Livro muito bom. Pretendo reler esse ano.

Naty 30/05/2024

Livro lindo, emocionante e muito triste. Não é a toa que é um clássico da nossa literatura.

Vidas Secas conta a história de uma família de retirantes do sertão nordestino. Acompanhamos a vida de Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e sua cachorra Baleia diante de todas as dificuldades que os acometem. A seca é um fenômeno natural do sertão, mas suas consequências são intensificadas pela pobreza e pela desigualdade social. Fabiano e sua família tentam, com muito custo, sobreviver às intempéries e ir atrás de melhores condições de vida. A família é muito única, cheia de defeitos, mas com muito amor e cuidado para com os seus. Apesar de tudo, eles conseguem se manter unidos e firmes.

A narrativa traça uma história ora de desesperança e sofrimento, ora de alegrias e fé em dias melhores. A escrita do livro não é muito simples. Vamos nos deparar com muitas palavras desconhecidos, muitas típicas do vocabulário do sertanejo, mas isso não diminui o prazer da leitura. Pelo contrário, esse vocabulário nos permite uma imersão dentro do cenário do livro. A comunicação entre a família é escassa e demonstra o quanto aquelas pessoas são carentes de educação ou de qualquer vivência que extrapole os limites da SOBREVIVÊNCIA.

Vidas Secas é sobre sobrevivência. Sobre esperança. Mas também sobre sofrimento, dor, injustiça e desigualdade. Sobre nos sentirmos impotentes e fracos diante de tudo aquilo que não podemos mudar.

gabilopeswb 30/05/2024

Tem um jeito diferente de terminar esse livro que não seja com lágrimas nos olhos e muitos pensamentos na cabeça?

Confesso que no início, eu achei a leitura um pouco difícil por ter muitas expressões regionais as quais eu não conhecia.
Mas, tirando isso, esse livro foi muito forte.

A estória de Vidas secas, retrata a vida desses ?viventes?, essa família sofrida, retirante sertaneja. Mostra a secura, não somente de água, mas de suas vidas de forma geral, a secura de recursos, de vocabulário, de oportunidades, de alimentos, de quase tudo?
Quase porque mesmo em meio a tanta desgraça, não os escapa a humanidade. (Mesmo que Fabiano não se considere um homem, e sim um cabra).

A parte que mais me tocou, foi ver o apego de sinhá Vitória ao sonho da tão desejada cama de couro, e ao ver ela entusiasmar Fabiano com expectativas e sonhos, de coisas que são tão comuns a nós.

Enfim, super recomendo a leitura, porque ela nos leva a uma realidade muito diferente do que a maioria está acostumado, e Graciliano tem uma escrita bem seca, sem pena do leitor, que faz até a pessoa mais fria se sensibilizar e refletir muito sobre a vida.

rubenrneto 30/05/2024

Animalidade Humana
Fernando é bicho. Fala pouco. Pensa pouco. Grunhe. Se submete. Tem músculos, não tem coragem. Graciliano é um revolucionário.

Eduardo1550 29/05/2024

Um bom clássico
Um livro muito bom, repleto de lições importantes, e que retrata uma grande realidade vivida por diversas pessoas. Pra alguns pode ser uma leitura meio arrastada, sem grandes acontecimentos, mas acredito que seja um livro pra ser lido com calma, refletindo cada sobre cada capítulo.

IanG. 29/05/2024

Bem seco mesmo
No começo do livro, eu lia bravo: não entendia nada! Mas Baleia me ajudou, os trechos dela eram bem engraçados (a melhor personagem).
Achei bem feito e diferente daqueles livros que falam "Uau! que livrão!", mas não faz sentido algum. Vidas Secas tem relativa profundidade. Maneiro.

Livrolivro 29/05/2024

Classico top e dolorido
Curto e pesado, tudo que Fabiano e Sinha Vitória passam ainda é visto nos dias de hoje.
Contos desgarrados e curtos, com toda certeza vale ler.
-Audiobook-

Mari 28/05/2024

Um clássico impecável
Simplesmente maravilhoso,uma escrita incrível,rápida e que me fez refletir muito.
Um clássico atemporal que deve ser passado de geração em geração e nunca esquecido.
Apenas leiam

Carlos531 28/05/2024

Melhor livro do Ano
Quando se tira de alguém a dignidade e sua subsistência, a vida se torna seca. Sempre tive a vontade de ler esse livro e que bom que
na fase adulta e madura da vida.

livia1236 28/05/2024

Gostei muito do livro, tem MUITO repertório pra redação e é uma leitura q acrescentou algo na minha cabeça!!! recomendo muitooo