Além do Olhar

Além do Olhar Nana Pauvolih

Resenhas - Além do olhar

Thamires20 16/04/2020

Perfeito
Estou impressionada com essa obra da autora. Ela conseguiu desenvolver a história muito bem, mostrando entender do assunto e tornando-a inesquecível...
Me surpreendi do começo ao fim deste linda história..
Super recomendo!!
Marcilene.Alves 22/04/2020minha estante
Lindo

Jaque 16/03/2021minha estante
Amei ?

Carla1153 21/07/2021minha estante
Adorei a história. Muito consistente e bem elaborados os personagens. A história é muito linda. Recomendo

Arleth.Sousa 06/02/2023minha estante
Maravilhoso ? apaixonante

Isabelle.Dias 03/03/2023

Abandonei
E livro é bom no começo, cheguei em 47% super arrastada. Sem vontade de terminar, o casal ficou junto muito rápido e fica no lenga lenga. O livro é muito informativo, mas cansativo. Pensei que ia amar esse livro, mas é uma das piores notas e pior livro de 2023
Viviane168 03/03/2023minha estante
Eu terminei ele mais por curiosidade sobre o tema.Mas li outros da autora e achei todos igual maçantes depois de certo ponto.

Isabelle.Dias 04/03/2023minha estante
Eu comecei a passar as páginas para ver se melhora, mas é horrível kkkk

Mari 17/10/2020

Informativo
Esse livro para além da história que é linda é muito informativo. Tá mas não Aprendi várias coisas sobre a paraplegia que eu não tinha ideia. Me fez refletir muito sobre a questão da acessibilidade e como nós somos negligentes com isso. Fiquei pensando na minha cidade e em várias outras que eu já passei e vendo como tem zero acessibilidade para os cadeirantes. Fiquei chocada bem revoltada e sensibilizada por várias situações quero protagonista passa, além da dificuldade pela situação, ainda tem o preconceito das pessoas. É muito legal você acompanhar a superação do Ramon!
Outro assunto importante abordado nesse livro é a violência contra mulher, o abandono afetivo da família e o alcoolismo .. foi bem legal ver a força da protagonista.

Martinha.Souza 25/06/2023

Um novo olhar para a vida
Ramon estava no auge da sua carreira como violoncelista, porém uma bala interrompeu seus sonhos; agora numa cadeira de rodas, não vê a vida com a mesma cor.
Marcella uma atriz talentosa e de bem com a vida, terá aulas para sua próxima personagem e terá como professor o mal humorado Ramon.
A conexão foi instantânea, mas o medo durante um tempo foi o impedimento, mas quando a paixão entre eles explodiu, as cores da vida tiveram novos tons, longe de preconceitos e o amor como personagem principal.
Ramon experimentou novas oportunidades e Marcella viveu o amor na sua plenitude.

Priscila 24/02/2022

Marcella e Ramon
Além do romance; foram abordados no livro o machismo; a repercussão que as mídias geram, positivo ou negativamente; os comentários ofensivos e que abala o emocional de qualquer um e o preconceito.
O romance surgiu um pouco rápido, mas não me incomodou.
Ramon Martinez não conseguia mais relaxar, muito menos voltar a ser como era antes de virar cadeirante.
"Era como se o Ramon feliz e cheio de vida tivesse morrido. Aquele homem que adorava rir, ter prazeres, que achava que o mundo estava ali para usufruir, não existia mais. Eu era outro. Muito mais duro e orgulhoso, um ainda desconhecido. De quem eu não gostava muito, mas com quem era obrigado a conviver."
Já a Marcella Galvão sempre foi intensa, se jogava de cabeça nos sentimentos e emoções, no que a vida a oferecia. Sem medo nem reservas. Mas teve que buscar ser paciente até que o Ramon estive pronto para se entregar ao que sentiam.
Ramon precisou se readaptar, sofrer muitas dores, chorar, se revoltar e por fim aceitar a sua nova realidade, sempre buscando novas alternativas de tratamento para ter uma melhor qualidade de vida. E ele conseguiu tantas conquistas! Foi emocionante e envolvente as lutas e conquistas dos personagens.

"Precisei me recriar, sofrer, chorar, me revoltar e por fim aceitar. Mas nunca parar de lutar. No fundo, não desistir."

"Pequenas coisas tornavam a vida melhor. Grandes sentimentos faziam a vida ser completa."

Bruna 24/04/2021

Lindo e emocionante!
Essa é a terceira vez que leio este livro e a primeira que escrevo sobre ele. Sempre leio todos os romances da autora e esse sem dúvida é um dos meus preferidos dela. E a cada vez que eu leio me sinto tocada profundamente.
O livro conta a história do Ramon que é um talentoso violoncelista, no auge da vida e da carreira, quando em uma tentativa de assalto acaba sendo baleado e recebe o diagnóstico de que estava paraplégico.
Durante três anos ele vive recluso, com baixa estima e sem aceitar seu diagnóstico, até conhecer a Marcella, uma mulher linda, forte, determinada e guerreira.
A partir do momento que os dois começam a se envolver a vida do Ramon muda completamente, ele vai se abrindo para o mundo de uma forma linda de ver. A autora consegue abordar de uma forma profunda e intensa os sentimentos dos personagens, seus medos, conflitos e lutas diárias. O livro mostra de uma forma bem realista os obstáculos diários enfrentados sobre os aspectos da vida de um cadeirante.
É uma história forte, de descobertas, superações e conquistas. É lindo do início ao fim!

Berenice.Thais 02/08/2023

Que casal
Senti um livro estudado e mostra a realidade dos portadores de deficiência nesse país.não focado na grande parte da população que não pode pagar um carro adaptado e depende do transporte público coletivo...

anabessas 07/08/2021

Além do olhar
Nana Pauvolih é uma das minhas autoras nacionais favoritas. Nesse livro, de forma direta, ela nos faz refletir sobre a realidade de um cadeirante, e ao mesmo tempo nos traz um romance muito lindo, cheio de temas atuais. Amei a história!

Maria 03/09/2020

Um livro muito bom, achei uma verdade bem escancarada sobre as dificuldades de acesso pra um cadeirante e felizmente todos os cenários são brasileiros, outra coisa positiva é que: a mulher já é independente, financeiramente bem estruturada nossa foi tudo pra carreira.
O único ponto negativo é que na primeira discussão já azedou o capim do bucho e já foi cada um pro seu canto ? o que custa sentar e conversar pelo amor da glória???

Tati Dalben 11/06/2021

Putona
Melhor personagem com certeza é Dna Lola! Ramon filho da Dna Lola, foi baleado numa tentativa de assalto e ficou paraplégico, depois de um ano do acidente sua o noiva o deixou... Ele sofreu, ficou desgostoso da vida, mas um dia tudo muda e ele conhece Marcela Galvão, atriz de sucesso, com seus problemas familiares, mas que se apaixona logo de cara por Ramon. E já cai em cima o homem. É uma estória muito bonita, com aprendizados e muita superação.

crislane.cavalcante 06/01/2022

Iniciei a leitura por causa da sinopse, queria algo diferente e nada de soluções "mágicas". Gostei do romance, mas acho, na minha humilde opinião, que poderia ter cortado uma centena de páginas ali, pois vemos claramente que o restante da história foi sobre o cotidiano da relação da Marcela e do Ramon, o que foi legal no início, mas depois foi ficando cansativo. Adorei a família do Ramon principalmente quando tinha a reunião em família rs

LT 25/05/2020

Olá pessoal!

Tenho lido muitos livros da Nana Pauvolih, mas esse é muito especial.

Vamos conhecer um violoncelista chamado Ramon Martinez que é aplaudido de pé e aclamado pelo público como o melhor da sua geração... Ele estava no auge da carreira, quando brutalmente sofre um acidente.

E também Marcela Galvão, uma atriz de sucesso, dona de uma beleza e uma inteligência... que tem uma luz interior que irradia a todos ao seu redor.

Ramon é famoso e talentoso, leva uma vida perfeita de sucesso e sua carreira está deslanchando. Em uma noite saindo de um concerto onde era a principal atração, acontece um assalto, Ramon leva um tiro. Era nessa mesma noite que ele iria fazer o grande pedido de casamento a Daniele, sua noiva, mas tudo desmorona a partir desse momento.

Três anos se passam, a vida de Ramon mudou completamente, preso em uma cadeira de rodas, levou vários anos para se curar e ainda se sentia doente psicologicamente, pois as feridas, tanto físicas como emocionais estavam presentes e de mãos dadas o lembrando sempre do que era e do perdeu. Os movimentos das pernas e, principalmente, a mulher que lhe jurava amor.

Marcela é uma atriz no auge de sua carreira, sempre alegre e além de sua beleza, o mais contagiante nela é seu carisma e sua inteligência. Conquistou seu lugar, só nunca foi feliz nas conquistas pessoais de amor, em arranjar um namorado, pois todos queriam tirar proveito de sua fama.

Marcela tem que aprender a segurar um violoncelo direito para interpretar uma musicista famosa, Ramon é contratado para ensina-la a tocar algumas notas e segurar corretamente o instrumento.

No começo dessa relação professor e aluna, Ramon, com seu mal humor sempre sério, não queria muita conversa, até que Marcela conseguiu conquistá-lo com sua bondade, uma pessoa simples que luta dia a dia com sua vida.

Foi contagiante ler os diálogos, Marcela o tratava como um homem, não como um necessitado. Claro, Ramon tinha suas limitações, mas ela não tinha preconceito, só uma aceitação, totalmente diferente dele que no começo não queria reconhecer sua condição.

Marcela sentia uma conexão com Ramon e isso lhe fazia feliz, era uma atriz que tinha tudo o que queria, mas lhe faltava o essencial, o companheirismo e o amor. Ao decorrer da trama os dois foram se conquistando dia a dia, tudo estava indo bem, até que começam a aparecer os problemas.

[Quote] Quando tinha quase que decorado tudo sobre Ramon ali e tirado minhas próprias conclusões, encostei-me nos travesseiros e fiquei pensativa. Seu olhar forte estava gravado na minha mente, perturbando-me, enchendo-me de dúvidas. Não lembrava quando um homem tinha mexido tanto comigo... [...]

A estrutura familiar de Ramon o ajudou nas dificuldades e posso falar que a mãe dele, D. Lola, é uma espanhola de sangue quente, que defende sua cria com unhas e dentes. Mas o maior desafio estava por vir, como se isso não bastasse, Daniele, sua ex resolve voltar e o querer de volta, mas deve ter alguma coisa por trás disso, vocês também não acham?

Diferente de Ramon, Marcela tem em sua vida seu pai e sua irmã que são dois sanguessugas, que vivem as suas custas, mas eles sabem como a afetar, sempre a base de ameaças contra suas sobrinhas e isso está longe de se resolver.

Fiquei revoltada as vezes, apesar de ser um livro risos, a cara de pau de algumas pessoas aproveitarem das outras para subir na vida ou mesmo ter uma vantagem de ter uma vida boa, vi isso tanto do lado de Ramon quanto de Marcela, intrigas, brigas e discórdias, temos demais nesse enredo e tudo isso cria um cenário maravilhoso com os personagens.

O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando os pontos de vista entre Marcela e Ramon, a capa demonstra muito do que é abordado na trama, principalmente das dificuldades que um cadeirante enfrenta dia a dia, além de ser discriminado por algumas pessoas também.

O livro é contagiante, não parei de refletir sobre o que iria acontecer com os personagens até chegar ao final. O enredo me emocionou e ao mesmo tempo me passou algumas reflexões: “Apesar dos tombos que levamos e as injustiças da vida podemos ser felizes ainda, mesmo com nossas dificuldades, vivendo um dia de cada vez.”

Se você gosta de uma trama onde temos vários sentimentos envolvidos, com personagens marcantes, esse é seu livro, não perca tempo. Leia!!!

Resenhista: Cris Santana.

site: https://livrosetalgroup.blogspot.com/

Lais Serra 13/03/2021

Todos deveriam ler esse livro só para vencer o preconceito e os julgamentos perante um cadeirante. E foi ainda melhor já que veio em forma de romance! Amei a história! Reviravoltas e apreensão, sem julgamentos, por favor.
Iza 13/03/2021minha estante
Nana Pauvolih arrasa nos temas abordados. Sabia que o avatar do Ramon é um médico argentino? Ele é cadeirante.

Lais Serra 17/03/2021minha estante
Não sabia! ?

Brenda1391 05/03/2021

Bom, no início a história me prendeu muito, mas no meio achei muito lento e arrastado, achei o livro muito longo sem necessidade.