Além do Olhar

Além do Olhar Nana Pauvolih

Resenhas - Além do olhar

wanessacristal 28/07/2020

Amei esse livro, é o primeiro livro da Nana Pauvoli que leio, gostei dos personagens, principalmente da Marcela, uma mulher linda, rica, famosa, forte, decidida que não fica se vitimizando por ser mulher, adorei aquele discurso antifeminista que ela fez!
Dona Lola, melhor pessoa desse livro! Amei essa espanhola arretada!
Muito importante abordar o tema da acessibilidade e de como é a vida das pessoas com deficiência, Nana tá de parabéns!
Gaby Medeiros 31/08/2020minha estante
Desculpa me intrometer, mas se você amou o livro por que deu uma nota tão baixa? :/

Leituras.Nanda 26/10/2020minha estante
Fiquei meio bugada com a resenha e sua nota kkkkk

Alininha 01/03/2021minha estante
Ainda não entendi pq amou o livros e deu uma estrela. Acredito ter sido um erro, então sinalizo aqui para consertar. Isso afeta avaliação final da autora...

wanessacristal 19/09/2021minha estante
Gente, desculpem, a nota foi errada porque eu sou cega e esse site não é totalmente acessível, meu leitor de tela não reconhece as notas, onde estão escritas as notas ele só lê que tem links.

Alininha 19/09/2021minha estante
Acontece!! Imaginei que foi sem querer

Leituras.Nanda 19/09/2021minha estante
Sinto muito, que pena que o site não é tão acessível para deficientes visuais. Desculpe ter comentado

lorennamoura 02/07/2020

Demorei mas terminei, Além do olhar é um livro contemporâneo com uma carga emocional gigantesca.. Ri, chorei, tentei desistir da leitura algumas vezes, pq eu sabia que ficaria com uma ressaca daquelas.. Porém já próximo ao final ficou tudo mais leve.. Gostei de verdade, só não estava numa vibe boa pra sentir tantas emoções..
Aline Machado 12/07/2020minha estante
Ja vou te invejar e ler kkk

lorennamoura 12/07/2020minha estante

lorennamoura 12/07/2020minha estante
???? Vai da certo

Thamires20 16/04/2020

Perfeito
Estou impressionada com essa obra da autora. Ela conseguiu desenvolver a história muito bem, mostrando entender do assunto e tornando-a inesquecível...
Me surpreendi do começo ao fim deste linda história..
Super recomendo!!
Marcilene.Alves 22/04/2020minha estante
Lindo

Jaque 16/03/2021minha estante
Amei ?

Carla1153 21/07/2021minha estante
Adorei a história. Muito consistente e bem elaborados os personagens. A história é muito linda. Recomendo

Arleth.Sousa 06/02/2023minha estante
Maravilhoso ? apaixonante

Caro 17/05/2018

Confesso que é minha primeira leitura completa de um livro da Nana e foi uma grata surpresa. Lembro que vi uma live no facebook da autora e fiquei bem interessada na história por se tratar de um assunto tão delicado e que é tão real no nosso dia-a-dia, mesmo que você não tenha convivência com algum cadeirante, vemos aos montes as lutas que travam para sobreviverem com dignidade.

Em geral, adorei os personagens. Ramon é um homão da P*** e apesar de toda a dor e sofrimento decidiu fazer da sua vida algo mais do que isso. Ele é um renomado violoncelista e depois de algum tempo em depressão e recuperação decide que está na hora de voltar aos palcos. Seu acidente deixou sequelas graves. Mesmo com a paraplegia está evoluindo no tratamento. Quando vem uma oportunidade de fazer parte do corpo técnico de um filme, aceita. Aí que conhecemos Marcella Galvão. Uma atriz famosa e que tem uma carreira de sucesso e estabilizada. Desde o primeiro encontro com Ramon fica curiosa e interessada no homem por trás da cadeira de rodas.

Os encontros são marcados pela atração inegável que um sente pelo outro, e Ramon fica muito inseguro do porquê uma das mulheres mais bonitas do Brasil estaria interessado nele. Isso é bem retratado pela autora e dá para perceber que a autora pesquisou sobre o assunto, o que deixa bem mais interessante a leitura do que um simples romance erótico.

Gostei da escrita da Nana e achei bem envolvente. Sem contar que as cenas sensuais eram isso: sensuais e bonitas. Temos aqui um romance erótico que vai além do relacionamento do casal. Mostra cada indivíduo e suas batalhas. Como lidam com suas inseguranças, suas neuras. Achei demais!

A única ressalva que tenho é a quantidade de repetições de um mesmo assunto. Não sei se é porque a autora postou o livro no wattpad por capítulos, mas para uma pessoa que lê de uma vez só, isso pode deixar a leitura mais enfadonha.

Que bom que me rendi a curiosidade. Caso contrário, perderia um talento da literatura nacional!
Lyne 18/05/2018minha estante
Quero muito ler esse livro!

Lyne 18/05/2018minha estante
Quero muito ler esse livro

Vivi @mil_motivos_para_ler 19/05/2018minha estante
É mais uma obra da Nana que amei ler!!!

Caro 19/05/2018minha estante
Gostei bastante! Não sei se estou pronta para os outros ainda!

Ane 01/07/2022

Depois de ler 'perfeito pra mim'' da kel costa, eu procurei outros livros que tivessem essa mesma temática de personagem cadeirante, gostei muito.

Esse livro trouxe muitas sensações durante a história. Uma cena que eu achei pouco crível foi quando o Ramon foi até um mercado para comprar algumas coisas para receber a Marcella e as sobrinhas em casa, eu nunca vi nada daquele jeito acontecendo, uma cena completamente aleatória, uma pessoa te xingar por causa de uma vaga para deficientes... E o que foi a história do pai e da irmã dela, que loucura...

Eu acho que esse livro deveria ter umas 500 páginas, várias vezes eu acabei pulando alguns parágrafos, quando achava que se estendia demais nas explicações. Sobre o que aconteceu com o ator.. achei um pouco demais o que aconteceu com ele e com o rosto, sl, por mais que ele seja um babaca e o que ele tenha feito é crime, eu ainda sim ficaria me sentindo culpada pelo que aconteceu.
Micarla5 01/07/2022minha estante
Já quero ler

Ane 01/07/2022minha estante
Esse livro é bom, mas se quer uma indicação de livro com cadeirante, o ''perfeito pra mim'' da kel costa é melhor

Micarla5 01/07/2022minha estante
Muito obrigada pela indicação ?

Vitória 10/03/2022

Uma sessão de coach motivacional
Esse foi meu primeiro contato com a Nana Pauvolih. Confesso que comecei o livro com muitas expectativas, já que ela é uma autora muito elogiada quando o assunto é romance hot. No início, cheguei a pensar que minhas expectativas seriam atendidas. A escrita dela é excelente, o que faz com que a gente se apegue aos personagens muito rápido, mas a partir daí foi só ladeira abaixo.
O livro poderia, facilmente, ter 300 páginas a menos. A autora repete as opiniões e visões dos protagonistas trocentas mil vezes, fazendo com que, depois de um tempo, a leitura se torne cansativa.
Algumas coisas aqui se mostraram problemáticas, pelo menos ao meu ver. Vou destacar dois casos em que isso aconteceu. O primeiro foi em uma cena onde a ex do Ramon aparece no apartamento dele do nada, e a Marcella, no meio de uma discussão com a menina, simplesmente quebra o celular dela na parede. Tudo bem ter bate boca, acho que isso é até necessário, mas aí a mulher passou dos limites, e o detalhe é que todo mundo em volta dela fica dizendo que ela fez o certo. O segundo foi em uma conversa, depois do Ramon ter sido machista (pra vocês verem que nem vou tocar nesse assunto aqui, só tô destacando os piores mesmo, mas saibam que tem mais), onde a Marcella emenda numas reflexões sobre machismo e feminismo, e fecha dizendo que o feminismo é intolerante. Tudo bom contigo, querida? E pra completar o boy concorda com ela.
Por último, o livro parece uma sessão de quase 800 páginas de coach motivacional. Aqui eu tenho que dizer que não estou no meu local de fala, afinal não sou uma pessoa com deficiência. Meu local aqui é de uma pessoa com doença crônica grave sem cura. Explicado isso, os personagens, tentando tirar motivação do lugar errado, ficam repetindo que tem a obrigação de estarem felizes simplesmente pelo fato de existirem pessoas por aí no mundo em situações piores do que as deles. Vocês não tem noção de como isso me irritou. Quando tive minha doença diagnosticada, eu aceitava qualquer que fosse o discurso pra me tirar da fossa, menos esse. Ok que tem gente em situação pior, eu tenho consciência disso, mas a única vida que eu consigo viver é a minha, agora é proibido reclamar? Talvez isso tenha me irritado mais por esse aspecto pessoal que me afetou do que pelo livro em si, mas, mesmo assim, prejudicou a minha experiência, e eu tô aqui exatamente pra falar da minha experiência, né?
Enfim, acho que a única coisa que tenho pra falar de bom sobre esse livro é em relação à escrita da autora mesmo. Sinceramente, só concluí a leitura porque tenho muita dificuldade em abandonar livros. Se não fosse por isso, esse aqui teria sido largado lindamente. Mais um pros piores do ano.
Luana Muniz 08/04/2022minha estante
Exatamente o que achei!

Isabelle.Dias 03/03/2023minha estante
Foi o meu pior do ano, concordo com voce

ana's readings 27/11/2022

não me agrada muito
sendo direta e reta, a história não tinha conteúdo o suficiente pra um livro de +700 páginas, lá pelo meio já estava cansativo e tive que insistir pra conseguir terminar; eles ficam juntos logo no começo e daí em diante é basicamente o ex de cada um deles perturbando; acho que a autora, na tentativa de mostrar que realmente se deu o trabalho de pesquisar sobre cadeirantes/pcd/paraplégicos, se perdeu um pouco e exagerou deixando muito descritivo e com termos técnicos o que dificultou a fluidez da leitura; outro ponto é que alguns personagens tiveram uns papos tortos que me faziam querer gritar BOLSONARA!!
as três estrelas são pelo casal fofinho ?
Rose 27/11/2022minha estante
Você pelo menos terminou, eu não consegui. Abandonei.

ana's readings 27/11/2022minha estante
eu vi tantos comentários bons sobre esse livro que decidi que ia terminar de qualquer jeito mas confesso que foi difícil

Isabelle.Dias 03/03/2023

Abandonei
E livro é bom no começo, cheguei em 47% super arrastada. Sem vontade de terminar, o casal ficou junto muito rápido e fica no lenga lenga. O livro é muito informativo, mas cansativo. Pensei que ia amar esse livro, mas é uma das piores notas e pior livro de 2023
Viviane168 03/03/2023minha estante
Eu terminei ele mais por curiosidade sobre o tema.Mas li outros da autora e achei todos igual maçantes depois de certo ponto.

Isabelle.Dias 04/03/2023minha estante
Eu comecei a passar as páginas para ver se melhora, mas é horrível kkkk

Raquel Cristina Homem 04/07/2022

Imaginei o drama que estava por vir e precisei abandonar...
O livro é muito bem avaliado e figura com mais um dos grandes sucessos da autora. Resolvi ler porque acreditei que todo o drama estaria concentrado no passado do protagonista e que apesar de não aceitar sua atual situação seria mais um "bola pra frente" mas do que já li até aqui a história tende a piorar no futuro então...
Abandonei a história com 40% do livro lido. O casal já esta junto, já estão apaixonados, a mãe dele é insuportável (ignorância e drama disfarçados de mãe zelosa), o ex dela é um nojo, a ex dele é daquelas entojadas disfarçadas de sonsa, a família dela são dois lixos de ser humano, enfim... provavelmente eles vão sofrer muito até que ele aceite sua condição e ela tenha a guarda das sobrinhas, então estou abandonado porque não curto drama nessa profundidade.
Abandonei também

Abandonei também

Lais Serra 13/03/2021

Todos deveriam ler esse livro só para vencer o preconceito e os julgamentos perante um cadeirante. E foi ainda melhor já que veio em forma de romance! Amei a história! Reviravoltas e apreensão, sem julgamentos, por favor.
Iza 13/03/2021minha estante
Nana Pauvolih arrasa nos temas abordados. Sabia que o avatar do Ramon é um médico argentino? Ele é cadeirante.

Lais Serra 17/03/2021minha estante
Não sabia! ?

Vanessinha 04/04/2018

Representatividade
Algo inovador, um romance hot com um protagonista cadeirante!
A autora vai muito além, as dificuldades de acessibilidade, o olhar curioso das pessoas, a ressocialização e tantas outras questões importantes são tratadas de forma clara e envolvente.
Em relação ao romance a autora não deixa a desejar. O Ramon é um protagonista cativante que nos faz apaixonar por ele logo no início do livro e torcemos para que ele encontre alguém especial em sua vida. Marcella aparece como um furacão, uma mulher linda, bem resolvida, com coração enorme e chega dizendo que sabe quem é e o que quer. O relacionamento deles tem muita química e as cenas nos trazem um sorrissinho bobo de alegria.
Mas não existe história sem conflitos que são gerados por personagens secundários muito bons, como em todos os trabalhos da autora. Vamos sentir ódio, amor, raiva e triste e por não dizer que poderemos chorar algumas vezes.
Além dos personagens principais meu destaque ficou para dona Lolla mãe do Ramon, seu Cícero um brasileiro sofredor que é o pai. As irmãs queridas. As sobrinhas fofas da Marcella e a cuidadora das meninas. O Alfredinho amigo de luta do Ramon. O lindo do trabalho da Nana é que ela coloca o Brasil em cena, com seus defeitos, suas pessoas verdadeiras, e cenários que temos vontade de conhecer. É impossível não se identicar em alguma cena ou cenário. Super recomendo!
Cris 01/06/2018minha estante
Perfeita a narração deste romance. O olhar da autora foi realmente muito além das expectativas...Ramon e Marcela são personagens fortes e por outro lado assumem suas fraquezas os que os fazem seres especiais. Realmente Apaixonante como a Marcela se envolve. Uma trama linda e emocionante. Me mostrou como é difícil a vida de pessoas candeirantes. Hoje vejo com outros olhos essas dificuldades do dia a dia e a fragilidade deles que tentam ser fortes para sobreviver.

Thais Mira 16/02/2019

A história é boa, mas...
O enredo é interessante, a construção da história é boa, mas, particularmente, não gosto e livros com detalhes excessivos. No caso de "Além do olhar" há muitos diálogos desnecessários e o livro foi estendido de uma maneira cansativa. Gostei da história, porém da metade pro fim comecei a ler com o pensamento de "eu só quero acabar logo".
Janaina Andreeta 07/03/2019minha estante
Thais, comigo foi assim também. Um super enredo, mas as narrativas longas demais me fizeram perder o interesse diversas vezes.

Jessica 25/04/2018

Inquietante
Tenho percebido nos últimos livros da Nana Pauvolih que ela não quer só escrever histórias com cunho eróticos. E, assim como aconteceu em Sob o sol do sertão, neste livro ela trata de um assunto sério sem tornar a leitura massante.
É um livro erótico, mas fala sobre acessibilidade. Ponto.
É um modo de se divertir e aprender ao mesmo tempo. Sim, fica ai o recado pra quem acha que livro bom de verdade são aqueles clássico que não chamam a atenção da massa. Eu aprendi lendo esse livro. Aprendi sobre a vida dos lesionados, que é bem diferente do que eu imaginava. Hoje sei me portar diante de uma pessoa que é assim, acho que sou melhor depois desse livro.
E sobre a parte da diversão, nem preciso falar. Personagens fortes e bem construídos.
Gostei muito, acho que é um dos melhores livros da Nana.
Lorrayne Almeida 02/05/2018minha estante
undefined

Débora 24/08/2018

Menos é mais! Acredite!!!
Feliz em terminar a leitura sentindo um certo amor por esses personagens, Ramon e Marcella! É um livro meio novela mexicana sabe, o começo foi tão arrastado e forçado que chegou a ser dolorido! Mas eu não queria desistir! Sobre tudo relacionado a vida, tratamento e recuperação de um cadeirante eu deixo a minha gratidão e um desejo que o nosso país possa dar mais acesso e vida de qualidade para esses guerreiros, milagres vivos exemplificamos em Ramon! Um pouco (bem) depois da metade do livro senti uma melhora significativa no texto, uma maturidade que foi me prendendo, me satisfazendo e me deixando feliz! E esse sentimento expandiu com o final, casal que juntos e através do amor lutaram e venceram.
Margot 14/10/2018minha estante
undefined

rklendo 20/07/2021

Não gostei muito
Já foi bastante enrolado, com uns traumas psicológicos mal explicados, achei legal o fato da autora ter estudado para explicar a realidade de uma pessoa pcd no Brasil, a precariedade e ausência de políticas públicas, o romance foi bem repentino, mas sobre isso, não devo reclamar, eles são fofos. Aliás, embora a autora tenha pesquisado sobre a realidade, não usou novos termos da comunidade e acho que o livro deveria passar por uma revisão. A pior parte pra mim, de fato, foi a maneira da violência ser retratada, muito muito MUITO gráfica e isso é completamente desnecessário, principalmente se você não tem o cuidado de colocar no início ou na capa que há alguns gatilhos no livro, mas enfim. É isso
rklendo 20/07/2021minha estante
Fora que o livro tem discursos problemáticos até demais. O feminismo demonizar homens brancos heterossexuais e os generalizar, primeiro, pra estudar um fenômeno, é preciso generaliza-lo primeiro. Segundo, é questão de estatística, não de apoiar ou não o feminismo, inclusive não sou feminista, mas só senti nojo de algo representado dessa forma.