Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles




Resenhas - Édipo Rei


136 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


pslover_ 19/05/2024

O sófocles acordou um dia e resolveu fazer um grande casos de família e saiu édipo rei, mt boom.
Minha cena fav é quando o Édipo enche o saco e insulta o Tirésias pra ele falar o que sabe, daí ele solta toda a bomba e desgraça em forma de previsões, e fala puto da vida, * tu não é o bonzao dos enigmas? decifra aí. Quem e o cego agora ?* e sai de cena.??
comentários(0)comente



Mariana113 06/05/2024

"... até o dia fatal de cerrarmos os olhos não devemos dizer que um mortal foi feliz de verdade antes de ele cruzar as fronteiras da vida inconstante sem jamais ter provado o sabor de qualquer sofrimento."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana Rodrigues 25/04/2024

Édipo Rei
Insultado por um homem embriagado que o chamou de filho adotivo, Édipo, herdeiro do trono de Corinto, se dirige a Delfos em busca de respostas sobre sua origem. Ao consultar o oráculo de Apolo, Édipo não tem uma resposta para sua pergunta. Mas o deus lhe faz uma revelação: um dia ele mataria o pai e se casaria com a própria mãe, tendo com ela filhos.
comentários(0)comente



Ricardo 02/04/2024

Trágico e brilhante
Foi uma experiência muito massa ler essa obra tão lendária.
Faz jus à toda fama que tem.
Peça de imensa qualidade, fiquei com muita vontade de assistir uma encenação num teatro!
Fiquei com vontade também de ler o resto da trilogia tebana.
Recomendo muito!
comentários(0)comente



ana so 01/04/2024

Experiência interessante
Essa tragédia grega é completamente apelativa ao nome. Sempre muitas emoções, muitos lamentos, punições e glória. Confesso que no começo essas características me incomodaram, mas, ao correr da história, fui entendendo o que "Édipo Rei" representa e o contexto de criação.

A partir disso, a leitura foi muito mais interessante. Por vezes, era uma escrita difícil, com frases indiretas e extensas, mas consegui acompanhar.

Com personagens simples e uma tragédia bem concentrada, a história se desenvolveu fácil. Os plot twists foram bons e certeiros. No final, tudo se resolveu de forma bem dramática, como era de se esperar devido ao gênero tragédia.

Esse livro foi uma tarefa passada pelo meu professor de português/literatura, e, no começo, acabei lendo mais por obrigação, mas a partir metade passei a me interessar pela história. Gostei de me aventurar nesse roteiro e, ainda por cima, nessa tragédia kkkkkkk
comentários(0)comente



aarmondc 28/03/2024

"Conhece-te a ti mesmo."
Tragédia interessante que recomendo para quem quer se aprofundar nos estudos clássicos gregos e conhecer a história que deu origem ao "complexo de Édipo", da psicanálise. A história faz jus ao gênero literário, sendo realmente trágica e excessivamente dramática, rs.
comentários(0)comente



deborattins 05/03/2024

Genial
A história é incrível e muito mais complexa que o complexo de Édipo, vai muito além, com moral sobre destino, livre arbítrio e relações
comentários(0)comente



Greice Kelly 29/02/2024

?Édipo Rei - (Clássicos Zahar)?
?? Sófocles ?
? Editora Zahar?
?
? Insultado por um homem embriagado que o chamou de filho adotivo, Édipo, herdeiro do trono de Corinto, se dirige a Delfos em busca de respostas sobre sua origem. Ao consultar o oráculo de Apolo, Édipo não tem uma resposta para sua pergunta. Mas o deus lhe faz uma revelação: um dia ele mataria o pai e se casaria com a própria mãe, tendo com ela filhos.?
?
? Édipo é um rei tebano, muito amado por seus súditos. Tentando descobrir a cura para as desgraças que assolam seu reino, ele pede ajuda ao oráculo e acaba, assim, descobrindo sua verdadeira origem ? e também o seu maior crime.?
?
? Édipo Rei, através de sua trágica ironia, consegue nos tocar e nos fazer refletir , pois fala de culpa, muitos erros, autopunição e também nos mostra que apesar da humanidade ter evoluído em tantos pontos significativos, em muitos outros não houve avanço, afinal, até os dias atuais , ainda alimentamos sentimentos como a inveja , o rancor , temos inúmeras disputas por poder, vingança, e continuamos a causar dor uns aos outros. ?
Outra das reflexões que a obra nos traz , é sobre "destino" , se realmemte é algo que já está traçado ou se podemos de alguma forma fugir dele. ?
?
? Talvez para alguns não seja uma leitura tão fácil, confesso que de início tive um pouco de dificuldade para me conectar com o livro , pois é escrito como um peça de teatro com os diálogos dos protagonistas e as cenas narradas da mesma forma, mas assim que me acostumei com esse formato de escrita me peguei completamente fisgada e encantada pela obra.?
Foi uma ótima experiência de leitura, sempre ouvi sobre a história de Édipo Rei, mas não a conhecia realmente e foi fascinante ter esse contato com a obra. ?
Sem contar que essa edição da @Zahar está maravilhosa e super completa! ?
?
comentários(0)comente



becaesousa 28/02/2024

Espetacular
Uma tragédia perfeita do início ao fim. Édipo Rei merece toda a fama que tem! Imensa obra! Bravo!
comentários(0)comente



Carolina 05/02/2024

Novo significado para Édipo
Sempre conheci o ditado do Édipo descrito pro Freud, mas nunca tinha lido a peça.
Agora entendi todo o sofrimento de Édipo e Jocasta de verdade. História rápida, mas bem tensa.
Agora vou procurar e ler a continuação, Édipo em Colono.
comentários(0)comente



mthsthn 02/02/2024

Édipo, o tirano!
Que obra... Espetacular como Sófocles em apenas algumas páginas consegue nos proporcionar uma obra tão densa e profunda, que livros tão grandes hoje em dia carecem. Édipo Rei - ou melhor, Édipo, o tirano - é uma das poucas obras que a gente lê já sabendo o final, mas mesmo assim se surpreende com a narrativa; porque não é sobre o final, é sobre a descoberta; tal qual Romeu e Julieta de Shakespeare. Com isso quatro pontos se destacaram para mim ao longo da peça:

I - Os personagens trágicos do teatro grego clássico nos mostram que o Destino é implacável, por mais que tentamos e gastemos forças para escapar de nossa "sorte", nossa "Fortuna", não há muita escapatória, sempre vamos de encontro a ele; além de que como nas tragédias gregas quanto mais você mexe mais a coisa piora, isto é, quanto mais você tenta correr contra o Destino mais você dar condições para que ele aconteça;

II - Viver na ignorância pode até ser uma dádiva, mas não te deixa saciado, muito menos "completo". Vai haver determinados momentos da vida em que a busca pela verdade pode ser dolorosa e causar danos (sejam eles quais forem, no caso de Édipo a própria cegueira), porém não há como continuar a vida com essa inquietação e basta uma ponta da linha ser puxada para o novelo todo ser descarrilhado e haver uma sequência atrás de consequências;

III - Nós sempre devemos ter cautela com a justiça desmedida, que no caso de Édipo foi sua demasiada Hýbris - arrogância do heroi em relação aos deuses - que fora punida com a sequência de consequências na vida do rei. E mesmo que ele seja um rei amado pelo povo bastou um acontecimento - a busca pelo fim da praga em Tebas - para que ele agisse sem a justa medida acusando um e outro de querer usurpar o trono, proferindo várias acusações e sentenças sem nem mesmo conhecer o acusado;

IV - Uma das grandes discussões é se Édipo, assim como nós, teve algum livre arbítrio ou ele foi totalmente sentenciado pelos deuses. Penso que Sófocles herdou muito da tradição homérica, em que os heróis eram apenas marionetes nas mãos dos deuses e assim não é que seu destino fora traçado desde a eternidade e tal, mas que as suas ações confirmam as sentenças dos deuses. Um jogo de causa e consequência.

Édipo Rei é, portanto, uma das obras mais essenciais que já fora criada e que mesmo tendo sida encenada há séculos atrás ainda tem muito a nos dizer atualmente.

site: https://www.youtube.com/watch?v=34eH8JDrM04
comentários(0)comente



JuKirchhof 24/01/2024

Freud matou Édipo
Por muitas vezes acompanhei a história como acompanhamos muitos clássicos: de ouvir falar, de ouvir dizer, de adaptações. Édipo foi assim. Encerro essa leitura com um novo olhar (ironia? Não) de quem foi esse tão sofrido rei. Edição perfeita como sempre da Zahar, excelente texto de apoio, mas, como de costume, leiam antes apenas se não forem spoiler fóbicos.
comentários(0)comente



duda 12/01/2024

Melhor que novela mexicana
Gostei muito de como a história se desenrolou e achei a linguagem até que bem acessível pra um livro tão antigo. Trama digna de novela das 21h com direito a exposed em praça pública e tudo. Amei
comentários(0)comente



136 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |