Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles

Resenhas - Édipo Rei

Gansh 21/02/2023

Destino trágico
Apolo causou a dor e o destino trágico de Édipo, se não fosse uma história horrível seria cômica, é um livro de reflexões, que traz preconceitos da época, não recomendo a leitura para quem não gosta muito de clássicos, a Linguagem não é difícil só é meio complicada no começo até se acostumar, o formato do texto está em formatação de peça teatral, a edição é linda, bem escrita, pequena e prática de levar aonde for.

Dani - Amando Leitura 14/02/2023

Édipo Rei
Um clássico que precisei estar cursando Letras para lê-lo. No início é tudo muito calmo e meio confuso, porém quase no final do livro que ficamos sabendo e entendendo a história toda. Gostei muito do livro. Agora vou começar a ler Antígona, espero gostar também.

rrodolfo.lima 12/02/2023

Clássico
Livro curto e clássico conta o drama de Édipo, com uma história boa. O livro tem mais de 2.500 anos que foi escrito, a linguagem é erudita, mas dá pra entender

Maria 01/02/2023

Fiquei positivamente surpresa com este livro, por se tratar de uma peça ( gênero do qual nunca li) achei que a história seria mais difícil e arrastada, porém assim que comecei não consegui parar. A escrita é super fluida e dinâmica, com um evento acontecendo após o outro, e apesar de já saber como seria a história a forma como ela é contada te prende do começo ao fim. Se está assustado com a escrita, não fique, apesar te ter uma linguagem mais arcaica, a leitura é sim de fácil compreensão. Recomendo bastante.

Tiago 29/01/2023

O início da tragédia de Édipo...
Foi uma leitura muito rápida pra mim, nós vemos um panaroma do governo de Édipo que vive assombrado por conspirações, oráculos e profecias. Quando o que mais temia acaba se revelando com fundamento as cortinas da tragédia se abrem e até o momento não temos redenção para o personagem...

Matheus.Viga 05/01/2023

"O homem mais sábio é aquele que sabe que não sabe."
Édipo Rei é excelente do começo ao fim. A obra traz consigo diálogos bem estruturados que estão sempre despertando emoções conflitantes. Acompanhar o dilema de Édipo no decorrer da obra é angustiante e tenso, pois cada revelação aponta um destino cada vez mais terrível.

A obra é um marco na literatura que até hoje é fonte de estudos para ilustrar diferentes ideias e teorias. Essa história influenciou autores renomados como Freud e Nietzsche. Freud utilizou essa história para elaborar o que seria sua teoria do complexo de édipo no qual ele afirma que os indivíduos no fundo do inconsciente tem o interesse de se relacionar com a mãe ou pai e eliminar o rival. Já Nietzsche fez alusão da história para ilustrar sua crítica à moral cristã e ao conceito de culpa. Além de outras teorias, como a teoria da identidade que faz analogia da história de Édipo com o processo pelo qual o indivíduo constrói sua própria identidade e se relaciona com a sociedade.

Já tinha lido Ájax e achado incrível, após a leitura dessa tragédia, esse autor só ganha ainda mais minha admiração e desperta minha vontade de ler o restante de suas peças. E de se imaginar que Sófocles escreveu pra mais de 120 peças no decorrer de sua vida, e que infelizmente, apenas 7 sobraram para nós. O restante se perdeu no incêndio da Biblioteca de Alexandria. Fico me perguntando, quantas outras peças incríveis ele tinha escrito, já que no pouco que chegou para nós foram peças maravilhosas, como Édipo Rei, Ájax, Antígona, As Furias, etc.

mpettrus 31/12/2022minha estante
Feliz 2023, Alexsander!! ???????

Alex 31/12/2022minha estante
Feliz ano novo, petrus, que seja um ano repleto!!!

Thalia 03/12/2022

O verdadeiro sentido da tragédia. Édipo passa a vida evitando uma profecia trágica que há muito já havia se cumprido. Ao saber da verdade o desespero toma conta de si e o leva a ruína.

Dd/Ju 15/11/2022

Uma tragédia clássica
Li esse livro que para mim até então era desconhecido, pela indicação do professor de Teoria e crítica literária da faculdade, livro do qual Freud se inspirou para formular a teoria da psicanálise. A história de Édipo Rei, a tragédia que irá da o nome ao Complexo de Édipo, essa dependência (e até mais) dos filhos com os pais, que também é retratado no livro e filme Precisamos falar sobre Keven.
Infelizmente já não teve o mesmo impacto porque a história já foi contada diversas vezes pelo professor em sala e o próprio prefácio do livro conta a história inteira, então não houve o choque que seria descobrir a realidade. Se possível compre esse livro sem saber nada sobre ele, só leia (pule o prefácio), talvez assim a história seja muito mais impactante do que é.
Mas apesar disso há frases marcantes e a história no geral é realmente um choque, coitado do Édipo.

PH 25/10/2022

Surpreendente
Fiquei muito satisfeito com a edição da Zahar! Há muito que gostaria de ler a versão original do conto de Édipo, mas sempre tive receio por conta da dificuldade.

Além da tradução ser de fácil entendimento (obviamente que algumas palavras fogem do cotidiano? mas ler no Kindle facilita nesses momentos), o texto introdutório é super didático e te prepara para a história que vem a seguir.

Falando sobre a história em si, mais uma ótima surpresa. O texto é muito bem estruturado, a história e os diálogos são bem envolventes e há partes que possibilitam reflexão.

Quem sou eu para ?validar? um dos autores preferidos de Aristoteles HAHA? mas a leitura é mega válida (além de super rápida)!

gabriel 19/10/2022

o livro, mesmo não tendo uma riqueza de detalhes ao longo da história, consegue prender o leitor facilmente somente com o enredo. a leitura nos faz emergir na narração contínua dos fatos onde em cada encenação a gente busca saber se haverá um desfecho ?justo?? o que instiga mais ainda o leitor buscar a sequência da trilogia tebana, sendo ela: édipo em colono e antígona.

Dani 04/10/2022

Uma boa tragédia da literatura grega
Confesso que foi um livro que a leitura flui muito bem, apesar da história ser triste, possui um amplo significado sobre destino e felicidade. Gostei bastante.
Victor415 15/07/2023minha estante
Me empresta amorrrrr

anna 15/09/2022

as vezes eu esqueço como os gregos eram meio malucos, mas ler esse livro foi um ótimo lembrete. a história é meio maluca, mas até que eu gostei?