De volta para casa

De volta para casa Seanan McGuire

Resenhas - De volta para casa

Silas Jr 29/04/2020

Resenha publicada no @silasresenha
Eu simplesmente nem sei como começar a resenha, mas, uma coisa é certa: esse livro não é bom!

Na história acompanhamos Nancy de volta a um lugar que funciona como um acampamento meio sangue. Depois de ter viajado para lugares sombrios a sua volta é marcada por vários acontecimentos. No entanto, não consegui enxergar esses eventos!

O primeiro ponto que destaco é a falta de envolvimento na escrita da autora. Ela optou por uma narrativa melodramática que não encanta e não aborda o leitor com suavidade. O segundo ponto são os diálogos confusos entre os personagens e passam pouco conteúdo sobre o drama da história.

Definitivamente, essa história se utilizou de elementos já existentes e tentou por meio lúdicos inserir um universo que não tem nada de original. Faltou a autora conscientizar com sua própria escrita e tentar buscar um lado chamado inovação.

De Volta Para Casa possui um certo brilho graças a edição da Morro Branco que é lindíssima. No entanto, não me convenceu a continuar a série que tem quatro ou cinco livros. Se quiser, leia!
Naka 26/06/2021minha estante
Eu só tenho o De volta para casa. Não sabia que tinha continuação, vc sabe onde comprar?

Silas Jr 27/06/2021minha estante
Oieee, é uma saga com cinco livros, vc pode comprar na Amazon ou Submarino

Naka 27/06/2021minha estante
Obrigada, irei procurar. Eu tinha lido faz um tempo e eu não entendi nada kkk tô relendo agora, continuo sem ebtender nada. MT confuso.

tábata 23/05/2018

Sinceramente não sei se gostei desse livro ou não. Achei a premissa super interessante e original, mas acho que a história se perdeu um pouco no caminho. Eu queria ter aprendido mais sobre esse mundo e sobre as personagens. Queria mais desse livro, muito mais. Creio que haverão mais livros, mas ainda não me decidi se vou continuar ou não. Acho que aguardarei pelas resenhas dos colegas. Enfim, o potencial desse livro era fenomenal mas deixou a desejar.
Pedrim (@ummeninoleitor) 27/05/2018minha estante
Acho que você não soube diferenciar a questão de que se trata de uma novel e não um romance. E terão mais quatro livros, logo há muito a ser explorado.

tábata 28/05/2018minha estante
Na verdade, sei bem a diferença entre novela e romance, e não acredito que isso influenciou em nada. O que me incomodou foi a trama, o enredo, o desenvolvimento da história. Mesmo que fosse um romance, de 700 páginas, com o mesmo enredo eu não iria gostar. Sinceramente, a premissa é maravilhosa mas foi perdida no caminho.

gabbsnunes 30/06/2018minha estante
Nossa, tive a mesma sensação! A premissa é maravilhosa, mas se perde no caminho...

isa 12/01/2022

de volta ao nosso lar
A forma como Seanan McGuire usa as palavras ao decorrer do livro me encanta, eu consigo me encontrar nelas. Assim como nas metáforas, o livro é cheio delas.
Eu adoro a forma como consigo me encontrar em muitos personagens.
Um fato curioso é como ao decorrer do livro nós não conhecemos a personagem principal de forma mais meticulosa como de costume, pois a própria personagem ainda não se conhece, tanto que seu objetivo ao longo da história é encontrar a sua certeza, que ela nem ao menos sabe do que se trata. Então conhecemos os outros personagens, suas vivências, pensamentos e mundos.
Em minha perspectiva, o suspense foi muito bem desenvolvido e o desfecho surpreendente (mesmo esta sendo a segunda vez que eu li), pude ficar "boquiabeta" novamente sem perder toda a euforia de descobrir a verdade por trás de todo o suspense.
De Volta Para Casa é aquele tipo de leitura leve que ainda assim consegue nos surpreender e nos impactar. Dois anos desde que li pela primeira vez e ainda assim venho me deparando com essa questão de, "onde é o meu verdadeiro lar?".
manu 12/01/2022minha estante
uou muito bonito muito bom parabéns isagenizele ??????

isa 12/01/2022minha estante
muito obrigada?????@manu

iara170 22/05/2021

Fiquei tão feliz lendo esse livro. O fato de finalmente ter uma protagonista que, assim como eu, é assexual e sua personalidade não é resumida só a isso ou tá presa a algum estereótipo estúpido me deixou muito emocionada.
A maneira como a autora também conseguiu deixar bem clara a diferença entre ser assexual e arromântico e que o Kade é um menino e ponto final. Fim da discussão, não tem como você negar ou distorcer nada.

Não imaginei que ia ser algo sombrio???? Achei que a história ia ser mais leve e feliz mas me enganei completamente kkk
Os personagens são muito cativantes e eu fiquei muito rendida pela Nancy, Jack e Kade, esses três são tudo pra mim.

O universo também é algo muito bem construído que ao mesmo tempo que te explica tudo ele também te revela muito pouco.

Recomendo muito ??????
Isadora 22/05/2021minha estante
nossa eu achei o universo muito mal construído.....

Basil24 22/05/2021minha estante
Omg vo por na lista

Jully @juliannevituri 15/03/2018

Já tô gritando "QUERO O PRÓXIMO"!
HISTÓRIA

Algumas crianças tem sorte de encontrar portais para universos fantásticos. Bem ao estilo de Nárnia e Alice no País das Maravilhas. Mas após um tempo, são expulsas.

Seus pais não conseguem aceitar o quanto seus filhos mudaram, muito menos as coisas absurdas que contam sobre os universos, então eles colocam os filhos num internato para crianças desajustadas. Nesse internato, todas as crianças passaram por isso, e estão tentando levar a vida em frente, ou encontrar novos portais.

Nancy é nossa protagonista, ela é uma adolescente que voltou do Mundo dos Mortos. Assim como os outros, ela vai parar nesse internato. Mas coisas sombrias começam a acontecer, e crianças aparecem mortas.

O QUE ACHEI

De Volta Para Casa é uma novella, ou seja, é um livro mais curto. As novellas ecomonizam em recursos narrativos, mas em comparação com os contos elas têm maior desenvolvimento no enredo e nos personagens. Esse era exatamente o tipo de livro que eu precisava para sair de uma ressaca literária, e deu certo!

Ele me prendeu desde a primeira página. A escrita da autora é muito fluida, e o enredo é cativante a ponto de não deixar você largar até terminar. Enquanto eu lia, me enchia de teorias e tentava desvendar quem estava matando o pessoal do internato.

Eu adorei os personagens, e o pouco que nos foi apresentado de alguns dos universos. Cada um tem uma personalidade diferente. E há bastante diversidade, incluindo assexuais e transexuais. É de aplaudir de pé!

Enfim, amei demais e já quero os próximos livros.

De Volta Para Casa era para ser uma trilogia, que inclusive já está concluída lá na gringa. Mas a autora se comprometeu a escrever outros cinco livros. E eu estou bem feliz, porque são livros rapidinhos de ler, e segundo a Morro Branco, podem ser lidos separadamente.
Para mais resenhas e conteúdos literários, me siga no instagram: @juliannevituri

site: https://www.instagram.com/juliannevituri/
Iran (Gêmeos) @iran.moura 16/03/2018minha estante
O que foi esse finzinho da história, me arrepiei, e fiquei muito curioso!

Dhiego Morais 09/04/2018

De volta para casa
Há algo de mágico em estar de volta a casa. E há algo de ainda mais especial em se encontrar em um novo lar. A qualquer momento uma brecha pode surgir, um pequeno rasgo no tecido da realidade, e então, dobrando-se entre os caminhos da Lógica e do Absurdo, um portal, uma pequena porta pode se abrir. Brotando de maneira completamente imprevisível, somente uma parcela muito pequena da população é capaz de encontrar essas pontas soltas, essas portas ocultas, e, depois de ir e vir, menos ainda são capazes de reencontrar o caminho. A porta que surge. Não, não estava lá. Uns passos incertos; coração que acelera. Atravesse, então, andarilho, e conversemos sobre a sua história.

Lançamento de 2018, a editora Morro Branco traz aos seus leitores mais uma obra bastante elogiada no mercado internacional: De Volta para Casa. Escrito pela californiana Seanan McGuire, primeira pessoa a ser indicada cinco vezes em uma mesma edição do Hugo Awards, o primeiro livro da série foi contemplado com três dos mais significativos prêmios da indústria de fantasia e ficção científica internacional: o Hugo Awards, o Locus Awards e o Nebula Awards.

“Agora eu sei que, se a gente abrir a porta certa no momento certo, pode finalmente encontrar um lugar onde se sinta em casa”.

Com De Volta para Casa, Seanan entrega aos seus leitores uma obra enxuta, mas que impressiona pela maneira como a narrativa é conduzida. Suas poucas páginas podem passar uma primeira impressão de que a história tenha sido trabalhada de maneira superficial, no entanto, o que ocorre de fato é uma condução da trama primorosa. Seanan a adorna com personagens encantadores, enquanto tinge silenciosamente as páginas com os ares de uma magia nostálgica, capazes de conectar cada leitor a sua época de infância, onde tudo era impressionante e fantástico.

Nesse primeiro volume da série Crianças Desajustadas, embarcamos em uma viagem com certa impressão de história batida e incansavelmente abordada anteriormente, porém, o que se encontra em vias, de fato, é a sequência da maioria das histórias que os leitores já cruzaram em algum momento de sua vida. Grandes obras contaram as viagens fabulosas de crianças e jovens que atravessaram seus portais mágicos e até então inexistentes para conhecer um mundo de aventuras recheadas de misticismo, ficção e magia. Mas, e se depois de atravessarem seus desafios, depois de cruzarem a fronteira até estar de volta à realidade, o que de fato ocorreria com a vida dessas crianças excepcionais? Qual é a história depois da própria história? De Volta para Casa é uma novella que esboça o cenário de crianças, de jovens que depois de desaparecerem por caminhos inusitados, de escorregarem por frestas ocultas ou serem aspiradas por buracos minúsculos, voltam a emergir ao seu lugar de origem, e, agora, deslocadas dessa realidade, sonham com o dia que conseguirão reencontrar o caminho de volta para... casa.

Embora tenha um começo que confunde o leitor, Seanan McGuire é habilidosa com a sua narrativa e conduz com tranquilidade a história, conseguindo introduzir reflexões extremamente contemporâneas acerca de nossa sociedade, além de produzir um livro dotado cargas emocionais equilibradas e de uma representatividade muito bem-vinda, com personagens assexuais e transexuais que encorpam positivamente a obra.

“O amor deles queria consertá-la, e se recusava a ver que ela não estava quebrada”.

Nancy é uma adolescente que retornou a nossa realidade. Incapaz de se readequar, pelo menos aos padrões de seus pais, a jovem é deixada em uma espécie de clínica de reabilitação especializada nesses tipos especiais de casos de identidade. Assim, então, conhecemos o Lar de Eleanor West para Crianças Desajustadas, que mais parece uma mansão com ares de terapia familiar.

O Lar de Ely-Eleanor West concentra várias garotas e alguns poucos rapazes que passaram pela mesma experiência de Nancy, ainda que em universos fantásticos diferentes. Cada um desses lugares mágicos e peculiares teve a capacidade de confortar as crianças, que depois de passarem certo tempo por lá, passaram a se sentir, finalmente, fazendo parte de algo. Inexistindo linearidade temporal entre as dimensões, anos podem se transformar em poucos dias de ausência.

Nancy é diferente fisicamente, tendo cachos de seu cabelo de outra cor, pois passou seu tempo em um Submundo, no Mundo dos Mortos. Outras crianças, como Christopher e as gêmeas Jack e Jill também visitaram universos rejeitados pelas demais crianças, por sua morbidez ou por serem sombrias e absurdas demais.

Falando em personagens, além das já citadas, temos Sumi, uma garota de personalidade forte, divertida e mente quase louca, mas que cativa absurdamente. Kade é outra figura especial e tem bastante destaque ao longo da história.

Em seu lar de reabilitação, Eleanor West, uma senhora de mais de sessenta anos reconforta os jovens e as jovens que ainda sonham em retornar para o que chamam de casa. Enquanto aguardam encontrar a porta certa, o lar atravessará uma mudança assustadora, que pode destruir as esperanças de todos os internados.

“Você não é o arco-íris de ninguém. Você não é a princesa de ninguém. Você não é o portal de ninguém além de si mesma, e a única pessoa que pode lhe dizer como sua história termina é você”.

Com um final duplo, sendo o primeiro previsível e o segundo constituindo uma metáfora linda, o livro se encerra perfeitamente, inclusive, funcionando como livro único, se assim o leitor desejar.

De Volta para Casa é uma experiência apaixonante, capaz de refrescar a fantasia contemporânea com suas personagens encantadoras em um cenário conhecido do público leitor. De maneira bastante natural, Seanan McGuire guia sua narrativa para uma fantasia embebida de uma realidade que surpreende, construindo, graciosamente, uma obra que facilmente pode se tornar um clássico de nossa época.

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/984-de-volta-para-casa
anadenigris 12/05/2020minha estante
Dhiego, meu amigo. Ia deixar a leitura, mas vou confiar em seu comentário e vou persistir! bjs!!!

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

DE VOLTA PARA CASA - Seanan McGuire
Eu estava aguardando esse livro já fazia um bom tempo. De Volta Para Casa é uma novela, e portanto uma história mais curta, porém não tão curta como um conto. Aqui vamos encontrar uma narrativa de realismo mágico e, se você conhece o gênero (ou não), deve ir sabendo que não teremos todas as explicações sobre como essas portas aparecem ou o que é esse lugar para onde as crianças vão. Recebemos, logicamente, algumas informações, mas o bêabá fica de fora e é preciso fazer a paz com isso para aproveitar a história.

Há toda a uma separação em categorias desses locais, já que cada jovem vai para um diferente. De acordo com as características que eles relatam, Eleanor categoriza e distribui, para que eles fiquem juntos de pessoas que dividem experiências parecidas. Esses locais parecem, de certa forma, serem reflexos de coisas que essas crianças precisam ou sentem, e que nem sabiam necessitar. Ao chegar lá, se tiverem uma experiência positiva, vão se completar, e a tarefa de “voltar para casa” vai ser na verdade o oposto disso, já que sentirão que estão deixando sua verdadeira casa para trás.

Eu gostei muito desse ponto interpretativo e consegui ver várias metáforas pra isso no nosso mundo real. O normal, o que temos como certo, nem sempre funciona ou deixa todo mundo confortável. Cada um, a sua maneira, precisa encontrar o seu local no mundo e a sua verdadeira “casa”. E, às vezes, são pequenas portas que se abrem pra gente, ao invés de apenas uma ao longo da vida. É um livro que lemos e que nos apresenta um novo mundo, é aquele seu hobby que te desconecta da realidade e faz você ter um momento completo de flow.

“A esperança machuca. É isso que você precisa aprender, e rápido, se não quiser que a esperança corte você de dentro para fora.”

E, apesar de estarmos lidando com “crianças”, os adolescentes tem uma linguagem que não incomoda ou infantiliza a narrativa. Nancy está muito segura de si e vivendo uma época em que é difícil conviver com os pais sem que nada fantástico tenha acontecido, com esse fator então, missão impossível. E cada um dos jovens possui uma personalidade bem diferente, dando mais vivacidade a eles. Meus favoritos são Sumi e sua irreverência e Kade com o ar misterioso.

A casa de Eleanor, porém, não é a única no mundo, e não é todo mundo que tem uma experiência bacana. Há quem volte completamente desestabilizado ou em pânico e há outros lugares escondidos pelo mundo para ajudar esses jovens.

O bacana de uma novela é que tudo precisa acontecer de forma dinâmica, já que são menos de 200 páginas de história. Assim, logo no começo já somos apresentados ao real problema, tornando a trama acelerada. Não vou mentir e dizer que o desfecho foi uma grande surpresa. Há pistas suficientes ao longo das páginas para que você descubra quem é o responsável pela situação muito antes de ser realmente revelado.

Entretanto, acredito que o diferencial da obra não está nesse desfecho e sim em instigar o leitor a tentar desvendar todos os mistérios desse universo e das possibilidades que se abrem sempre que uma nova porta surge. E, há uma surpresinha no final que fez com que a jornada valesse ainda mais a pena!

“A morte era preciosa. Isso não mudava o fato de que a vida era limitada.”

Vale a pena também mencionar que esse é um livro com bastante representatividade e trabalhada aqui de forma bem “leve”. A autora escolhe nos contar sobre certos personagens e suas identidades de gênero como parte da apresentação deles ao leitor. Conforme outros personagens confrontam eles, temos um leve desenvolvimento do assunto, mas nunca se torna o foco ou vemos aquilo ser forçado dentro da história.

De Volta Para Casa foi um livro que atendeu as minhas expectativas e me mostrou como uma história pode ter muitas histórias para contar. É um daqueles livros que faz a gente se perguntar qual é o nosso real papel nesse mundo sem precisar falar sobre isso de forma direta, e que usa a famigerada metáfora da “porta” para nos conectar com esses questionamentos que fazem parte da vida real (ou deveriam). E ai, você já encontrou a sua casa?

site: http://resenhandosonhos.com/de-volta-para-casa-seanan-mcguire/
Ana Paula 16/08/2018minha estante
undefined

Veneella 08/03/2018

Jogada no meio do furacão...e apaixonada
E se o País das Maravilhas de Alice fosse apenas um de milhares de mundos absurdos? E se algumas das histórias fantásticas que tanto amamos fossem, na verdade, relatos de alguém que atravessou um espelho... ou uma porta bem específica, em um momento bem específico.

Essa é a base de De Volta Para Casa, mas nem todos querem voltar de suas portas. Nem todos têm escolha.

Nancy não teve escolha, mas ela ainda espera encontrar um meio de voltar para aquele que se tornou o seu lar. O que ela não esperava era parar em um lugar onde todos queriam voltar para os lugares onde passaram a chamar de lar.

Com muitas referências a grandes títulos de literatura fantástica como Alice e Frankenstein, somos lançados nesse mundo caótico tão despreparados quanto a protagonista. Vamos aprendendo sobre os mundos e sobre pequenos pedaços das histórias, às vezes Absurdas, às vezes Sombrias, dos jovens do internato. No meio tempo, o que parecia uma adorável história fantástica se torna bastante sombria quando pessoas começam a morrer. De forma um tanto macabra.

Eu amei o livro, amei os detalhes dos mundos, mas eu preciso de mais! Queria ver mais do mundo de Nancy, de Jack e Jill e todos os outros. Queria mais desses personagens tão interessantes que Seanan apenas arranhou a superfície. Queria tão tão mais que fiquei muito feliz em saber que existem outros livros que se passam no mesmo universo contando justamente o que eu quero saber!

De volta para Casa passa a impressão de ter começado pelo segundo livro de uma série, o que foi um pouco incômodo, mas se tinha a intenção de me deixar sedenta por mais, funcionou perfeitamente.

Lucas931 17/05/2024

Bom livro.
Na história, acompanhamos a personagem Nancy, onde ela vai para uma escola onde tem jovens que passaram pela mesmas coisas que ela, ou seja, quase um acampamento meio sangue.
O "de volta para casa" é só um dos livros de uma saga chamada "crianças desajustadas", e eu não senti vontade de continuar a saga.
O livro não tem nada de tão especial e inovador, e mesmo sendo um livro recente, ele consegue te deixar perdido em algumas partes.
Concerteza não é a melhor leitura da minha vida, e ele não é um livro que eu recomendaria para todo mundo, mas não é tão ruim assim. Se tiver a oportunidade, leia.

@bibliotecadaana 19/03/2018

Adorei e recomendo
Varias crianças encontraram portais que as levaram para outros mundos, mundos onde elas se sentiam bem, podiam ser elas mesmas, e onde eram felizes de verdade. Todas encontraram suas portas em locais distintos e onde menos esperavam. Mas, todas as crianças desta história, foram mandadas de volta por algum motivo.
Nancy é uma dessas crianças, e após regressar seus pais não sabem como lidar com sua nova personalidade. Resolvem então, colocá-la numa escola especial. Nesta escola Nancy percebe que que todos querem a mesma coisa, voltar para casa. Mas a casa que cada um deles quer voltar assim como ela, é em outro mundo, através de uma porta, porta essa que foi fechada e ninguém sabe como encontrá-la.
Como se não bastasse tudo isso, coisas estranhas começam a acontecer na escola. E claro, a aluna nova é a maior suspeita .
_

? Eu devorei esse livro, não só por ele conter poucas páginas, mas por ser uma leitura fluida e super gostosa. Gostei bastante do mistério, e confesso que só suspeitei quando já estava quase revelado ?. A autora criou um universo diferente e muito interessante, estou ansiosa pelos outros livros.
Então, por tudo isso, está super recomendado.

day 20/03/2018

Bom!
"Ela era uma história ,não um epílogo .E se optasse por narrar sua própria vida uma palavra por vez,enquanto descia a escada para encontrar-se com a menina que acabara de chegar ,não estaria fazendo mal a ninguém.Afinal de contas,é difícil perder o hábito da narração ."

Nancy um dia viajou a mundo paralelo ,ela sumiu...ela tinha certeza dos lugares onde visitou,do senhor da morte e de tudo que viveu ali...

Mas Nancy voltou...E ao contar tudo isso aos seus pais ,ela simplesmente foi colocada em um internato.

E chegando la ,ela pode aprender muito mais sobre esses mundos paralelos.

Mas ,ela também chega em momento que as coisas não andam muito bem no internato ...

Coisas ruins estão acontecendo ,e tem algo muito misterioso e mal por perto.

Eu achei o livro muito legal!! Para mim lembrou bastante o orfanato da Sr Peregrine para crianças peculiares.

É um livro de fantasia,mas cheio de mistério e investigação.

Uma leitura ,fácil ,gostosa que flui rápido.

Eu gostei bastante,apesar de não ser fã de fantasia .

"você não é o arco-íris de ninguém.

você não é a princesa de ninguém.

você não é o portal de ninguém além de si mesma ,e a

única pessoa que pode lhe dizer como sua história termina é você"

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br

Priscila Matos (@resenhasdamoca) 28/03/2018

Queria minha porta...
Quando ouvi falar que era um dos livros tão aguardados por uma blogueira para 2018 fiquei curiosa e comprei. Quando chegou foi amor a primeira vista. A capa me conquistou. Ele é bem curto e li em poucas horas. Pois bem, parece super simples no começo do livro e ele também não "pegou", mas quando passa para a segunda parte ele vai te envolvendo e por mais que seja uma narrativa simples ela é bem elaborada. Eu esperava que falasse um pouco mais das experiências de cada criança em seu mundo, mas a autora optou por deixar todo o drama na escola. Confesso que resolvi o tal mistério com certa facilidade, mas a ânsia por saber mais do mundo de cada um dos personagens era o que mais me prendia na leitura. Com certeza indico. Se aprendi uma coisa é que deveria ter procurado a minha porta rsrsrsrs

site: https://www.instagram.com/resenhasdamoca/

Yuri Rebouças 04/04/2018

É um livro gostoso de ler...
A Editora Morro Branco nunca decepciona com o trabalho em seus livros e a diagramação e projeto gráfico de cada obra são sempre lindos. Eu já tinha lido sobre esse livro antes mesmo do lançamento (a escrita da autora é comparada à autores famosos e o romance foi super premiado lá fora), então quando ganhei um exemplar de cortesia da editora, furei a minha fila de leituras e coloquei DE VOLTA PARA CASA como prioridade. Eu devorei o livro, mas esperei uns três dias antes de fazer essa resenha porque precisava digerir a história. Foi uma leitura confusa e ao mesmo tempo agradável, e apesar de ter gostado bastante (eu realmente gostei), terminei o livro com uma gigantesca interrogação na cabeça.

Por ser um livro rápido com menos de duzentas páginas, a leitura é rápida e não existem momentos parados na história. Cada capítulo termina com um cliffhanger e nós já começamos o seguinte para saciar a curiosidade, mas a medida que as páginas foram passando, eu continuei com a mesma sensação de quero mais sem receber respostas para as dúvidas que a trama cria.

A história não começa exatamente no início, e isso é um tanto confuso. Acompanhamos a chegada de Nancy a uma escola de jovens desajustados e descobrimos também que antes de chegar ali, todos eles já tinham passado por outros mundos, e que as misteriosas portas podem surgir ou desaparecer a qualquer momento, e levar para, literalmente, qualquer lugar.

É impossível não lembrar do Harry Potter quando acompanhamos alguns jovens estudando em uma escola "diferente", e a autora não tem medo de fazer referências claras à essas outras histórias. Também temos referências à Nárnia e Alice no País das Maravilhas, o que me deixou intrigado porque o livro é bem parecido com esses dois. Ok, fazer comparações entre livros é um péssimo hábito, mas como eu disse antes, a autora parecia querer que nós tivéssemos essa impressão. Embora ao contrário desses outros livros infantis, DE VOLTA PARA CASA tem MUITAS cenas de sangue e morte. Ou seja: me conquistou!

A narrativa é fluída e gostosa, e quando um assassino misterioso e violento surge na história, tudo começa a correr ainda mais rápido. Os personagens são bem distintos e nós conseguimos diferenciá-los sem problemas, embora eu não tenha criado empatia com nenhum deles. Eu aguardei com ansiedade que a trama se aprofundasse ou mais detalhes fossem revelados, mas isso provavelmente virá no segundo volume da série. Eu queria muito conhecer o passado de Nancy ou a sua visita ao Submundo antes de chegar à escola, ou como era a sua vida antes de encontrar a porta, mas também não tive isso.

Vale destacar aqui que apesar da temática infantil, o livro é destinado a um público juvenil que está acostumado com histórias mais intensas e explícitas, e o que também me cativou logo no começo foi a presença de um personagem transexual.

É um livro bom e rápido com o impecável trabalho gráfico da Editora Morro Branco (parabéns mais uma vez), e que apesar dos pontos negativos, me deixou curioso para ler a continuação. Aguardemos então.

site: www.yurireboucas.com

Nath Correia @bibliotecadanath 09/04/2018

De volta para casa l @seananmcguire l @editoramorrobranco l 177 páginas l 4’
“Voltar... A dualidade da palavra era similar à das portas: elas mudavam vidas, e destruíam vidas, ambas com o mesmo convite simples: Entre e veja.”

Nancy viajou para um lugar mágico misterioso e exótico e agora está de volta, mas a garota que retornou não é mais a mesma que seus pais conheciam e eles não a entendem. Então, eles resolvem mandá-la para o Lar de Eleanor West para crianças desajustadas na esperança que sua filha melhore e volte a ser quem era antes. O que eles – nem Nancy – sabem é que nesse lar vivem outras crianças que passaram pela mesma experiência que Nancy e tudo que elas querem é sua porta para voltar para casa. Após a chegada de Nancy acontecimentos sombrios rondam o internato e eles precisam ser desvendados antes que seja tarde demais.

“De volta para casa” é o primeiro livro de uma série que fala sobre ser aceito como você realmente é (sem precisar mentir ou se esconder), sobre encontrar seu lugar no mundo (mesmo que só você conheça esse mundo) e sobre conviver com as diferenças por mais absurdas que elas sejam. Com uma narrativa inteligente e envolvente, a autora soube misturar em doses certas Fantasia – com uma nova bússola onde Absurdo, Lógica, Virtude e Malícia servem como pontos definidores das características dos mundos– e Suspense ao colocar diversos mistérios na história, o que faz com o leitor procure as pistas na trama e queira desvendá-los antes da última página.

Um ponto positivo na história foi a diversidade de personagens apresentados desde a comunicativa Sumi, a sombria Jack, a meiga Jill, o leitor assíduo Kade, o amigo de todos Christopher e a soturna Nancy. Um ponto que me incomodou foi o fato de a narrativa ter se mostrado um pouco confusa no início, onde foi complicado entender as reais intenções de Eleanor, como os mundos funcionavam e o porquê das crianças serem escolhidas. A mensagem que fica é que talvez todo mundo tenha o desejo de encontrar sua porta, de ser compreendido, de não ter vergonha de ser diferente e de ser aceito como é mas, antes disso, é preciso entender que ninguém pode ditar sua história, só você pode dizer como ela vai terminar.

Instagram: @bibliotecadanath