Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Thami 01/01/2022

Eeee Odisseu
Foi incrível acompanhar o retorno de Odisseu pra sua casa, tantas vezes ficar p* da vida com suas decisões e posturas e por várias vezes perceber nelas um espelho. Esse livro foi uma surpresa e reforça a ideia de que as histórias que ouvimos das pessoas nunca farão jus da história que encontramos ao sentar com o livro e ler por nós mesmos. Fechada a leitura incrível da dupla Ilíada e Odisseia que só foi possível com a ajuda do melhor guia @j.a.n.alves ! ?

D+ 03/11/2020

A fantástica aventura do leitor na companhia de Odisseu
"Homero verdadeiramente faz jus à alcunha de o maior dos poetas. O Nostos de Odisseu, termo grego que se refere à viagem pelo Mediterrâneo em busca do retorno à pátria, assemelha-se à estrada da vida de cada ser humano: é repleto de obstáculos, aventuras, sofrimentos, perdas e da esperança de uma tão aguardada redenção em seu desfecho." Trecho do meu escrito na plataforma do medium

site: https://dimasleocadio.medium.com/a-aventura-fant%C3%A1stica-de-odisseu-e-a-orienta%C3%A7%C3%A3o-do-leitor-no-mundo-atrav%C3%A9s-da-epopeia-hom%C3%A9rica-faa43120f5c2

ícaro 05/05/2024

Odisseia é história
Essa epopéia tem um curso narrativo bem melhor que seu antecessor Ilíada, já que não você não precisa saber nada da história para começar a lê-lo( nada é tão significativo a ponto de influenciar na narrativa). Não tem muitos personagens, outro ponto positivo, e os cantos são menores, ajudando quem não é muito chegado a ler clássicos.
Odisseia tem um final previsível, diferente de Ilíada, mas não deixa-o chato(pelo incrível que pareça). Outro ponto positivo é que Palas Atena, a maioria das suas aparições são metamarfoseado, ou seja, transformado em outros corpos, deixando um pouco mais verídico a história.
Super recomendo a leitura, mas tenham calma e foco que conseguirá chegar até o final.

Mari M. 03/09/2023

A expressão realmente faz sentido
Credo, que canseira a desse Ulisses. Misericórdia kkk Realmente deu um trabalhão pra voltar, minha nossa. Achei bem interessante essa jornada do herói, como tudo começou, as batalhas e a força de vontade para voltar para casa. Infelizmente me incomodou muito o jeito que as mulheres eram retradadas, mas né? Teatro só aceitou atrizes depois do século 16, é querer muito um retrato digno a.C. Tirando isso, amei a escrita, não achei difícil, pelo menos nessa tradução. Vale a pena conhecer.
AndrAa58 29/11/2023minha estante
Caramba, deve ter diferença na tradução. Estou lendo agora e está me parecendo que as mulheres sobressaem bastante. Sem Atena Ulisses estaria perdido, Penélope é inteligente e perspicaz, consegue enganar com astúcia os milhares de pretendentes, até Helena me pareceu dominante e respeitada...

Mari M. 16/12/2023minha estante
Por qual edição vc está lendo? Quero reler depois do seu comentário. Me intrigou...

AndrAa58 16/12/2023minha estante
Oi, Mari. Minha edição é da Cosac Naify; além da tradução ser ótima (mantém a sonoridade), ela apresenta para textos muito legais. Embora não esteja mais disponível, a edição da Ubu segue a mesma qualidade da tradução e conta com os mesmos paratextos. https://www.amazon.com.br/Odisseia-Homero-ebook/dp/B07KX7RD55/ref=sr_1_10?crid=2HFKEJIRKMUMR&keywords=odisseia+homero+cosac+naify&qid=1702736665&sprefix=cosac+naify+odissei%2Caps%2C275&sr=8-10

Lucas1406 04/09/2023

Odisseia
Não gostei do livro muito fiquei entediado eu li a primeira página e pensei vou demorar muito pra ler esse livro aí foi pro audiobook mesmo assim não gostei não recomendo
MArcio311 04/09/2023minha estante
É um leitura difícil!

Marcos606 22/03/2023

Odisseu, rei de Ítaca, vagueia por 10 anos (embora a ação do poema cubra apenas as últimas seis semanas) tentando voltar para casa após a Guerra de Troia.

O poema não segue uma cronologia linear, começa no meio da história, apresentando os eventos anteriores apenas por meio da releitura de Odisseu. Os primeiros quatro livros ambientam a cena em Ithaca. Penélope, a esposa de Odisseu, e seu filho, Telêmaco, são impotentes diante dos seus pretendentes arrogantes. Telêmaco está em busca de notícias de seu pai, que não vê desde que partiu para a guerra. Ele viaja secretamente para o Peloponeso e procura dois homens que lutaram com seu pai em Troia, Nestor e Menelau, e descobre que seu pai ainda está vivo.

Cheio de aventura, tentação, luta entre o bem e o mal e triunfo duramente conquistado. É um clássico duradouro porque seu herói, Odisseu, e sua história, embora com séculos de idade, são notavelmente humanos e continuam a dominar a imaginação contemporânea.

Ogihara 25/06/2023

Que viagem
E não é que o moço volta pra casa mesmo? apesar de entender a importância, acho que já deu, né? Kkkkk

Luanna.Noronha 03/06/2020

Uma preparação
Sim, estou lendo adaptações infantojuvenis das obras clássicas kkk A idea é visitar todos os livros não lidos aqui de casa. Esse livrinho em prosa, ao contrário da obra original, conta a história de odisseu em ordem cronológica e pode ser um forma de entender o contexto da história antes de ler o clássico de Homero. Tem ainda ilustrações legais e comentários para entender o enredo.

Leila 27/06/2021

Não sei dizer exatamente o que eu esperava desse livro, só sei que foi melhor do que imaginei que seria.
Fluído, de linguagem fácil e uma ótima escolha para quem se interessa por mitologia grega.

Benício 12/11/2020

Um clássico que todos deveriam ler... não tenho muito a dizer, a obra já fala por si, mas aconselho a lerem.

Fernanda.Lopes 01/07/2023

Ah, Odisseu...
Durante muito tempo, eu tinha uma preferência pela Ilíada em relação à Odisseia.

Essa releitura me fez colocar os dois livros em pé de igualdade, porque não sei dizer qual me envolveu mais.

Se, antes, tínhamos o cenário da guerra, agora temos o lar, devastado e reconquistado.

As cenas de reconhecimento são incríveis (Argos ??) e a astúcia de Odisseu lutando contra o destino são dois shows à parte nessa história épica.

Acabo agora, mas já tô ansiosa pela próxima releitura.
QUEIJO460 01/09/2023minha estante
Odisseu, grande sofredor!

gab 31/03/2022

não esperava dar tanta gargalhada com um clássico como eu fiz com odisseia. o Ulisses é comédia pura.

GabyyAlmeida 13/11/2020

Odisséia contada por Ruth Rocha
Ruth Rocha contando a Odisséia é muito bom. Ela faz a história ficar mais fácil de ler sem alterar nada dela! Vale a pena ler.
Francisco240 13/11/2020minha estante
Kkkkk eu não lembrava que eu já tinha lido esse livro...

GabyyAlmeida 13/11/2020minha estante
Kkkkk

GabyyAlmeida 13/11/2020minha estante
Bem antigo o bixinho kkk

Francisco240 14/11/2020minha estante
Vdd jkkkkkk

Wilson 18/08/2023

A epopéia fundadora da literatura ocidental.
Falar de Homero é chover no molhado. Odisseia trata-se de uma epopéia lendária do herói Ulisses em seu retorno para sua terra pátria, após 20 anos ausente, em virtude de sua ida à guerra de Tróia. Nesta jornada épica, o herói ultrapassa as mais diversas adversidades e adversários para lograr êxito em seu intento de retornar à sua pátria. Esta obra deve ser lida por todos aqueles que querem compreender e estudar a literatura ocidental.
AndrAa58 25/08/2023minha estante
Essa edição da Penguin é legal?