Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Gabrielli 08/03/2022

Maravilhoso!
História incrível, prende como se fosse um young adult ? a leitura é mais tranquila que Ilíada, mais próximo da prosa. É uma bela história de retorno à pátria e essencial para a literatura mundial.

Elaine.Matias 27/04/2022

Fabuloso
Que leitura!
Incrível!
Eu Simplesmente amo Mitologia Grega!
É Incrível como é linda a crença nos deuses. Como os deuses são vingativos e possessivos.
É uma viagem magnífica ao mundo dos monstros e deuses.
Deveria ser uma leitura necessária e indispensável na educação do ensino fundamental.

Larissa 19/06/2022

Onde começou
Lendo odisseia pude perceber o quanto do nosso imaginário, filmes, livros, novelas, enfim, tem características presentes na escrita de Homero, ou seja, a origem de várias histórias, ditados populares, vem tudo do Homero.

Alguns cantos eu lembrei de Percy Jackson, na parte do ciclope e do lotus que tem função alucinógena.

A noção do belo tratada como sendo algo dado pelos deuses, ou seja, a beleza é sinal de que a pessoa é bem cuidada pelos deuses e assim, importante aos olhos deles.

A história pode ser resumida basicamente assim: Odisseu foi para a guerra e quando estava voltando para casa, vários acontecimentos o fizeram ficar por 20 anos longe de casa, como o próprio nome diz, odisseia em várias línguas significa uma viagem cheia de aventuras e dificuldades, e é exatamente isso que o Odisseu, ou Ulisses, encontra. Ele é preso por uma deusa, quer dizer, alguns debatem sobre isso, será se ele ficou preso mesmo? Ou ele que mentiu dizendo isso para se passar como o bonzinho? Ele mente com muita facilidade, isso vocês vão vendo ao decorrer da narrativa, então não é uma teoria tão fora da realidade assim. Eu particularmente, prefiro acreditar que ele queria muito voltar para a família dele, sua esposa Penélope e seu filho Telemaco.

Enfim, como eu dizia, ele foi preso pela deusa, capturado por um ciclope, suportou o mar revolto causado pela ira de Poseidon, e por aí vai, ele passa por muitos perrengues, e tudo vale a pena no final, não preciso dizer que tem um final feliz né? Kkkkkk

Amei de coração essa leitura, estava com certo receio quando comecei, pois li ela na versão da Martin claret e minha nossa, que troço difícil de ler viu, não recomendo pra quem está fazendo a primeira leitura, depois eu fui para a edição da cosac e melhorou bastante, mas ainda senti que estava meio difícil, quando eu fui para a penguin foi só o mar de rosas, a leitura fluiu maravilhosamente bem.

Franciele143 20/03/2021

Dando continuidade a leitura Homérica, sigo com Odisseia, poema épico fundamental para tradição literária ocidental, Odisseia narra a trajetória do herói Odisseu ou Ulisses em latin voltando de Tróia para sua terra natal Ítica, no percurso ele enfrentará perseguição de Posêidon e vários personagens míticos, ao chegar em sua terra enfrentará homens inimigos cujo querem roubar sua riqueza, tomar o trono e seduzir sua mulher Penélope, ele famoso por ser estrategista consegue vencer e retomar seu trono.

Gabriel.Anjos 11/02/2020

Na minha opinião, deve ser lido em conjunto com Ilíada. Eles contam uma história em dois grandes arcos, simbolizando o monomito quando lidas em conjunto. São livros que podem ser lidos de maneira simbólica, o que torna a leitura mais interessante e justifica a influência desses livros na nossa cultura.

Julião 06/07/2022

Por que Ulisses não é o grande herói grego?
Infinitamente mais interessante que Iliada, a Odisseia me prendeu muito mais por muitos motivos. Mas a primeira pergunta que não se calou tão rápido, foi: por que Ulisses não é ovacionado mais que Aquiles ou Hercules?

Tão mais inteligente, honesto e sensato, sem sombra de dúvida, deveria ser dele as maiores lendas gregas?

Sam Regis 17/03/2020minha estante
UAL! Que orgulho de ti! Leu um livrão! Verdadeira obra prima da literatura!

Gabriel.Dias 17/03/2020minha estante
Oow minha ruivinha! Esse orgulho é mais que mútuo!

Bruno.Cajado 19/04/2020

As bases do Ocidente
Como um leitor "leigo", digo que não é de leitura fácil, diria até difícil, para alguém que não tá acostumado com poemas, épicos, e clássicos. A linguagem de 3000 anos atrás, todo o ambiente de deuses, de viagens, de sociedade trás um impacto incrível a obra, em que um spoiler em si não é tão importante assim (ademais, todos nós já sabemos um pouco dessa obra), obra essa que até hoje impacta a literatura.

Recomendo se você tiver tempo pra apreciar... A edição da CosacNaify é algo lindo demais, cheio de detalhes, da tradução à impressão, o que torna a obra mais especial ainda!

Perdida_nas_Estrelas 25/04/2020

Esta epopeia conta-nos algumas das passagens do herói grego Ulisses depois de ter se desvencilhado da Guerra de Troia por infortúnios do seu destino com a ajuda dos deuses do Olimpo. Ulisses vai para Troia com seus companheiros a fim de guerrear contra os Troianos, deixando em Ítaca sua esposa, Penélope, e um filho, Telêmaco, recém-nascido.
Ulisses ficou preso por muitos anos na casa da ninfa Calipso, mas antes da ninfa lhe querer como esposo ele e os companheiros de navegação e de guerra chegaram à ilha dos ciclopes e o próprio Ulisses narra como escapou ao ciclope furando-lhe o olho e fugindo de sua caverna sobre as ovelhas do monstro. Ao perder os companheiros restantes em uma outra ilha por causa da fúria de um deus, Ulisses é levado pelo mar à Calipso que o mantém com ela por anos até que por ordem de Zeus, Atena informa-a de que deve deixá-lo voltar para Ítaca após 20 anos longe de sua família.
No caminho de volta Ulisses enfrenta a fúria de Poseidon e outras provações, além de ter de lidar com os pretendentes de sua esposa ao chegar em sua cidade, pois estes estavam a se banquetear as custas dos bens de Ulisses todos os dias e planejavam a morte de seu filho.
Muitos versos se repetem e a narrativa ao mesmo tempo que é instigante também se torna maçante, além de toda a dúvida existente sobre todos os versos erem sido escritos por Homero e se Ilíada e Odisseia realmente foram ambas escritas pelo mesmo autor.
A jornada de Ulisses é muio longa e a deusa Atena o ajudou em todas as suas batalhas, até à baixada de Hades ele vai. É uma bela narrativa para se entender um pouquinho de como era a crença na Grécia Antiga

Maria Eduarda 07/08/2023

O conto de Odisseia, escrito por Homero, é basicamente uma sequência de contos que narram as batalhas de Ulisses e a sua volta, após a vitória na guerra de Tróia. A epopeia é sequencial e um pouco desorganizada, justificada pela antiguidade. O livro demonstra costumes antigos da cultura grega, é uma ótima tradução, entretanto gostaria de ler uma versão melhor. Pretendo ler Ilíada, de Homero, acredito que irei gostar mais que esse.

bobbie 04/07/2020

Depois de "passar" pela Ilíada...
Levei 15 anos para desenvolver maturidade para ler a Ilíada. No meio da empreitada, encomendei logo a Odisseia. Minha edição da primeira, em inglês, veio em prosa. Esta, como foi escrito, veio em versos. Este é menos um poema sobre bravura do que sobre construção de memória de um retorno à casa. Odisseu (ou Ulisses) está há 10 anos sem conseguir voltar para casa depois dos eventos da guerra de Troia, conforme mostrados n'A Ilíada. E ele vai levar mais 10 anos para conseguir regressar à casa, em Ítaca. Aqui temos mais um poema de aventuras: o herói usa menos a bravura do que as habilidades e inteligência para conseguir escapar da deusa Calipso, do ciclope Polifemo, que come metade de seus companheiros de aventura, das sereias, dos Lestrigões, dos comedores de flor de Lótus. Aqui, inclusive, os fãs de Percy Jackson vão encontrar a origem de muitas das referências feitas na série. Aos que gostam de sangue e tripas para todos os lados, só vão encontrar nos cantos finais de Odisseia, quando o herói finalmente retorna à casa e precisa se livrar dos aproveitadores e pretendentes a se casar com a sua esposa Penélope.

May 11/07/2020

Aprendizados que levamos para a vida.
Tive o prazer de ler no ensino fundamental, talvez um pouco confuso para tão pouca idade, mas em outro momento li novamente.
Para muitos trata-se de apenas mais um livro, para mim foi o ensinamento de viver exercendo a paciência e confiar desconfiando, a semelhança dos fatos descritos se comparados com as situações inesperadas da vida real chega a ser chocante. Ainda assim, reforça o quanto pensar antes de agir, é mais funcional que se deixar levar pela emoção. O quão a forma de lidar com as situações dependem do ângulo em que olhamos para elas.
Para mim, um clássico!

Gabriela1276 04/09/2023

Odisséia
Eu confesso que não gostei muito desse livro.
Não achei ele interessante nem muito bom! Para mim claro.
mas isso é porque também não gosto muito desse tema mas para quem gosta de saber sobre é bem legal.

Fernando Campos Kanigoski 19/09/2020

Uma história que por mais antiga que seja, a sua escrita e o seu conteúdo original e fascinante faz jus ao seu título de "clássico".