Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Felipe Philipp 08/08/2020

Aquela viagem que nunca fiz
Não tem muito o que dizer sobre a Odisseia que já não tenha sido dito, porém reafirmo, é um livro incrível. Somente de pensar que esse livro foi escrito em VIII aC, e antes disso era poema oral... É incrível, é uma das maiores obras literárias do mundo! Realmente, muita gente leu essa obra, e você ter a oportunidade de lê-la, é algo sem palavras. Aos amigos, espero que façam essa viagem de Odisseu (Ulisses) pela Ítaca.

Dani 25/07/2023

O maior dos clássicos
Uma história incrível com uma tradução impecável!!

Frederico Lourenço fez uma tradução incrível, ainda mais disputando com tantas ao longos dos séculos. Torna a experiência mais leve e aprazível para o leitor, aproximando de uma história que se distancia tanto dos tempos atuais.

É perfeito para se observar as tantas técnicas literárias que até hoje existem e são utilizadas, além da história ser extremamente interessante com diversas nuances que merecem ser estudadas.

Todos deveriam ler um dia!! (Apesar de tudo, para o meu gosto pessoal, amo mais ilíada!! Mas as pessoas costumam preferir odisseia)
Fábio Yeshua 25/07/2023minha estante
Tenho o mesmo sentimento que vc Dani. O professor Frederico é um excelente tradutor. Tenho preferência literária pela Ilíada, mas o desenvolvimento da odisseia não fica atrás.
Acredito que alguém que gosta de ler e não leu Homero está indo a uma casamento e ficando na rua esperando a festa acabar.

Dani 25/07/2023minha estante
Com toda certeza!! Ao ser lido, é capaz de se perceber porque sobreviveu tantos séculos!!

Fábio Yeshua 26/07/2023minha estante
Não há dúvida pq é um clássico dos clássicos da humanidade ??

Kenny 20/08/2020

Extraordinário
De fato uma história perfeita.

Personagens louváveis e uma escrita excelente. A tradução de Carlos Alberto Nunes é maravilhosa, as vezes difícil, mas ainda deixa a leitura fluida. Além disso, sua tradução consegue criar uma imersão que jamais vi em qualquer outro livro.

A história em si é bem diferente da iliada, sendo uma jornada de herói ao invés de uma investida militar (O que me agradou mais).

Leitura necessária para quem gosta de mitologia grega e uma ótima iniciação para quem gostou de Percy Jackson e o mar de monstros.

Marion 05/10/2020

Odisseia
O melhor dessa aventura é o canto da sereia que Ulisses toma coragem para ouvir

Karla.Kassiane 15/02/2024

Ó divinal Odisseu!
Este clássico ficou guardado na minha prateleira quase o mesmo tempo que Odisseu levou pra retornar pra sua querida Ìtaca, depois de doze belos anos fiz a leitura e voilar, que maravilha grega senhoras, senhores e deuses do Olimpo.
A Odisseia, do grande poeta grego Homero, conta a história do divinal Odisseu, que partiu de sua terra natal Ítaca onde era rei para lutar nas batalhas de Tróia, deixando para trás sua esposa Penélope, seu pequeno filho Telêmaco, seu pai Laertes, além de muitos súditos fiéis. Passado tempo com o fim da guerra e tendo passado 20 anos sem que Odisseu retornasse todos o tinham como morto, então os jovens ricos da cidade começaram a cobiçar Penélope, mas ela não cedia. Ao mesmo tempo Odisseu tentava retornar ao lar, enquanto Telêmaco saía em busca de notícias do pai há muito desaparecido. Tudo isso contando com a ajuda da ?protetora? de Odisseu, filha de Zeus, Atena.

Edoarda 20/12/2022

Enquanto a Ilíada é repetitiva em muitos momentos, a Odisseia é simplesmente deliciosa, por ter uma cadência de fatos decorridos com o ardiloso Ulisses (ou, originalmente, Odisseu). Certas desventuras são tão curtas na narrativa que dá dó - e a vontade que fosse um livro de prosa, não poesia.

Thiago Peixoto 04/05/2020

Ler a Odisseia
A leitura da Odisseia também é também uma odisseia. Somos confrontados com a jornada de um herói que sabe o que é ser humano, que quer ser humano. Seu grande desejo é simples, mas o desafio que precisará enfrentar para alcançar o almejado será doloroso. A Odisseia é um desses livros que o ser humano precisa reler em diferentes momentos da vida, porque, conforme passam os anos, mais coisas descobrimos que ela possui para nos ensinar.

Onassis Nóbrega 31/03/2024

Uma jornada inesquecível!
A Odisseia é o poema épico de Homero que narra o difícil retorno de Odisseu/Ulisses para casa após o final da guerra de Tróia. Semelhante à Ilíada, o outro poema Homérico que narra um evento da guerra, aqui temos os Deuses do Olimpo o tempo todo interferindo (na Ilíada, temos a impressão que tudo foi orquestrado por eles como um teatro). Aqui temos uma prevalência total de Atena, que protege Ulisses. A narrativa, aqui, é um pouco diferente. Na Ilíada, ela acontece linearmente e com foco nas batalhas e suas consequências, tendo vários personagens tão ou até mais importantes (Heitor?) que Aquiles. Aqui não. Ulisses é o protagonista, com seu filho e sua esposa como coadjuvantes de respeito. Neste poema, novamente, temos um reflexo da humanidade, com personagens imperfeitos, ora heróicos , ora com atitudes controversas. Um livro que serve tanto como aula de filosofia como com roteiro para um blockbuster cinematográfico (não sei como não teve um revival recente em filme ou série).
Novamente nesta leitura, usei duas traduções simultaneamente. Esta, do professor português Frederico Lourenço e a tradução clássica do brasileiro Carlos Alberto Nunes. E gosto de dizer o mesmo que digo na briga em Playstation e Xbox nos videogames: o cliente ficará satisfeito com qualquer das opções. O Frederico Lourenço é muito claro na sua tradução, sem perder a erudição. Carlos Alberto Nunes consegue manter uma leitura poética mais próxima, mas sem deixar de ser inteligível.
Quanto as edições, esta da Penguim (Frederico Lourenço) tem uma monstruosidade de textos de apoio. Mas desta vez preferi partir direto para o poema e estou lendo eles aos poucos. Capa mole (ruim, mas aceitável pelo preço), folhas de boa gramatura e amarelas. Não tem custo benefício maior.
Para a tradução de Carlos Alberto Nunes, usei duas versões: o box da Nova Fronteira, com os dois poemas Homéricos em capa dura e box rígido, que faz jus a uma obra desta decide magnitude e tb tem alguns textos de apoio. E uma versão do Kindle da Editora Sétimo Selo, com boa diagramação para o aparelho e tb textos de apoio e notas elucidativas na medida.
Não posso deixar de estimular a leitura deste clássico em quaisquer destas traduções acima.
Ellen Seokjin 01/04/2024minha estante
É muito bom quando a gente acerta na tradução, eu li numa da Cosac naify que encontrei. Vi que essa da penguin e companhia é bem elogiada. Não consegui avançar na edição da Nova fronteira, e também tentei em outra edição não lembro qual. Parei no canto 12, pretendo voltar quando estiver com paz de espírito pra continuar, ou seja, depois da minha prova. Se eu passar, lerei, se não, pena...?

Onassis Nóbrega 02/04/2024minha estante
Esta da Penguin é massa. Só não é melhor por não ser capa dura. Como um livro destes eu demoro e fico levando para vários cantos, acaba deteriorando aos poucos. Eu comprei a da Nova Fronteira na promo da Amazon bem barato. Queria ter o box e capa dura.

Cris 20/06/2021

Leitura Essencial
A incrível jornada de Ulisses, que através das dificuldades enfrentadas no (quase interminável) retorno para casa, amadurece a própria personalidade, tornando-se alguém ainda maior e melhor do que o guerreiro que conhecemos na Ilíada.
Penélope, sua esposa, claramente à altura do protagonista, é um grande exemplo de virtude e astúcia.

Bella 03/09/2022

A Mulher que Enganou o Herói Mais Astucioso da Grécia...
Depois de ler a Odisseia me dei conta disso: os seres mais inteligentes da Estória são, obviamente, Athena, Deusa da sabedoria_que sem os seus conselhos e intervenções Odissseu e os outros personagens masculinos não conseguiram fazer nada_ e também Penélope! Não por causa do artíficio de tecer e desmanchar que acabou sendo descoberto, mas porque, no final das contas, apenas ela conseguiu enganar o próprio Odisseu, dito como o ser mais engenhoso e sábio do mundo, o que então, a faz ser ela o ser mais sábio e astucioso e engenhoso do mundo!

Julião 06/07/2022

Por que Ulisses não é o grande herói grego?
Infinitamente mais interessante que Iliada, a Odisseia me prendeu muito mais por muitos motivos. Mas a primeira pergunta que não se calou tão rápido, foi: por que Ulisses não é ovacionado mais que Aquiles ou Hercules?

Tão mais inteligente, honesto e sensato, sem sombra de dúvida, deveria ser dele as maiores lendas gregas?

eve 05/09/2021

Narrativa épica incrível!
Primeiramente, eu não recomendo essa edição, pois as letras são muito pequenas e as palavras ocupam a folha inteira! fazendo você ficar um bom tempo em uma única página. Por isso essa edição tem somente 126 páginas.

Um ponto positivo: se você não conhece sobre mitologia grega, não se preocupe, Homero detalhou bem quem são os diversos personagens que aparecem na narrativa. E também sobre a Guerra de Tróia.

A história te surpreende, te faz admirar Odisseu pela persistência, inteligência e tanto mais; você sente raiva, aflição, tristeza(na parte do cachorro eu morri kk) e principalmente sentimento de injustiça.

Algo que achei meio chato é o fato de alguns personagens serem dramáticos demais; e também acho que houve um exagero quando Odisseu está disfarçado e por onde ele vai falam dele, como se o tempo todo em vinte anos o assunto diário fosse ele.

Marjorie_mr 15/08/2021

Perfeito!!!
Do início ao fim, melhor leitura!! Uma grande aventura, certamente entrou no meu top 5! Indico à todos.. não sei como demorei tanto pra ler!