H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Brenner.Resende 29/03/2022

Bom, porém enjoativo
Como não é meu primeiro contato com o autor, muito do encantamento e deslumbramento que a mitologia cósmica de Lovecraft nos instiga não é possível ser alcançada com a mesma potência. Na verdade, esse reencontro serve apenas para deixar seus pontos fracos como autor em evidência. O uso excessivo de uma adjetivação que não diz nada, na tentativa de criar uma atmosfera de medo supremo, serve apenas para deixar a leitura cansativa após nos habituarmos com esta. Claro que Lovecraft tem seus méritos por conseguir criar uma mitologia própria tão profunda e coesa, mas a maneira como essa mitologia é explorada é sempre a mesma, a estrutura de roteiro é a mesma, os personagens são os mesmos, até os adjetivos são sempre os mesmos, de modo que se torna até difícil entender a qual raça cósmica de seres ancestrais ele se refere. Em resumo, Lovecraft é um autor criativo mas de capacidade literária reduzida.

Inaldo 26/04/2020

Agonizante,
Histórias que irão te prender de forma agonizante, querendo saber o por que de tudo!
Confesso que em alguns contos sentir um frio intenso e nauseante na barriga!

Stanleyasr 25/05/2021

Lindo e assustador
Essa coletânea de contos do Lovecraft trazidos pela Darkside é simplesmente incrível. Além de ser um volume extremamente lindo, a Darkside (como sempre) capricha no conteúdo. Temos, além dos textos do H.P., páginas com materiais extra iradíssimos e excelentes para se aprofundar na vida e obra desse mestre do terror e as artes ABSURDAS do Walter Pax.
Mas vamos falar sobre os contos...

-Começamos com Dagon. Um conto muito bom para apresentar o estilo e universo do autor e suas referências mitológicas.

- A cidade sem nome é bem curto e curioso. Muito bom também.

-Herbert West:Reanimator. Meu segundo conto favorito. Achei a escrita excelente. Me prendeu extremamente. Embora seja o texto com o trecho de racismo mais explícito que chega a dar nojo. Me incomodou demais. Mas acho importante que a Darkside, diferente da Martin Claret, manteve tudo na íntegra.

- O depoimento de Rudolph Carter tbm é muito bom. Uma pegada investigativa que me fez imaginar como um filme Noir.

- O cão de caça foi o que mais me deu medo. Ñ sei se foi a situação no qual eu li. Nem achei dos melhores. Só me deu mais medo mesmo.

- O chamado de Cthullu. O maior e mais famoso conto do autor é excelente (embora ñ seja o meu favorito). Tem uma pegada muito investigativa com Sci-fi.

- Nas montanhas da loucura é simplesmente incrível. Porém é longo demaaais. Achei beem arrastado em umas partes. Mas ainda assim achei muuuito bom.

-Meu favorito foi A sombra vinda do tempo. Um excelente exemplo de mistura entre Terror e ficção científica. Me prendeu do começo ao fim.

Por fim concluo percebendo a importância e excelência da produção do Lovecraft, só achei, em alguns momentos, a escrita dele lenta demais. Amei essa edição da Darkside. Essa galera faz um produto realmente diferenciado.

Vanderkump 25/07/2021

O estopim de minha leitura
A edição produzida pela darkside books, dos contos de H.P Lovecraft foi um ótimo começo para mim como leitor, já que todo o universo de horror cósmico me encanta, além de ser uma leitura relativamente fácil para compreender.

Simon.Xavier 05/04/2021minha estante
Inspirador

Uhtred of Piracaia 25/08/2020

Finalizado com muita dedicação
Apesar da excelente edição da Darkside Books, e de respeitar o mundo lovecraftiano, o modo como o autor descreve da forma mais detalhada possível o ambiente, as ações e o personagem, fez com que a leitura se tornasse um fardo. Apenas não fez meu "estilo". Next...
Jana 26/08/2020minha estante
Estou lendo e me sentindo exatamente assim, que livro mais arrastaaaaado...

Uhtred of Piracaia 26/08/2020minha estante
Exatamente, Jana. A leitura é extremamente censativa devido ao exagero em detalhes. Quando você se empolga, o autor repete aquilo que você acabou de ler só que em outras palavras.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 28/01/2023

Pequena resenha de O Chamado de Cthullu
No conto "O Chamado de Cthullu", um jovem herdeiro investiga um secreto culto a uma besta demoníaca. As circunstâncias lhe causam incredulidade, impregnando de terror e loucura sua debil mente diante dos segredos guardados pelo culto à Cthullu, este, uma entidade cósmica morta a éons esperando ser revivida para reestabelecer seu reinado sobre a terra e cuja presença ainda é lembrada em susurros profanos e sonhos delirantes ignorados pela incauta civilização.

Dessa maneira, a narrativa de Lovecraft apresenta uma estupenda alusão ao medo humano do desconhecido. Os segredos das estrelas, do passado, e da morte incomodam os sentidos humanos e os rendem ao reconhecimento de sua própria pequenez diante do cosmos incognoscível.

SandyOlii 26/02/2023

Sem palavras!
H. P. Lovecraft, é, obviamente, um genio do terror. Me entristece saber que seus conto só ficaram conhecido como são hoje depois de sua morte.
Guilherme 26/02/2023minha estante
Lovecraft é um ótimo escritor (quando deixamos de lado as polêmicas), mas acho ele um pouco repetitivo.

Mawe 20/09/2022

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo."
Alguns dos contos de H. P. Lovecraft reunidos em diversos modos de nos mostrar o cósmico.

Eu senti dificuldade em ler, até porque foi escrito a um século atrás, com até menções racistas incluidas. Diferenciando a obra so autor, eu adorei alguns contos e me senti criativo após ler!
Indjeans 22/09/2022minha estante
Também tive que ignorar o contexto do autor pra ler a obra. Foi uma leitura densa até me acostumar com a escrita. Confesso que esperava algo diferente e um pouco mais de ação. Porém, gostei muito de alguns contos e os achei geniais de verdade.

Mawe 22/09/2022minha estante
Eu esperava a estranheza, e recebi de mãos abertas. KKKKKKKKK.

Tauana 21/02/2022

Finalmente acabou
Cometi o grande erro de começar a ler porque a capa era bonita.
A leitura não fluia por dois principais motivos. O primeiro é que estava completamente fora do meu nicho de leitura. Por segundo motivo temos vários momentos em que tem relatos de racismo claros por parte do autor.
Fiquei completamente contente que essa leitura de mais de 4 meses finalmente acabou.

Kowa 13/01/2022

O livro em si, é super bem acabado com diagramação excelente. Porém não é tipo de leitura que gosto.
Os contos terminam sem um fim satisfatório.

Fernanda G 08/03/2023

Não consigo nem escrever uma resenha decente. Minha nota é apenas pelos contos "Herbert West: Reanimator" e "A sombra vinda do tempo", que foram os únicos contos que não me deixaram em total desespero e horror por estar me maltratando a ponto de me fazer ler esse livro insuportável. Foram éons de coisas indescritíveis e inimagináveis seguidas de duzentos adjetivos inúteis que colaboraram para que eu terminasse a leitura em incríveis dois anos e meio.
Perdida_nas_Estrelas 20/03/2023minha estante
Descreveu tudo em poucas linhas haha ??

Ana Paula 20/09/2020

Lovecraft
Meu primeiro livro do autor. Demorei a me adaptar a sua maneira de escrita e excesso na sua linguagem.
Vou dar minhas notas para cada conto:
Dagon:3,0
A sombra vinda do tempo: 3,0
A história do Necronomicon: 3,0

Talvanes.Faustino 15/04/2021

Troque Love por Hate
Troque Love por Hate, ou ainda cambie amor pelo ódio e terá o nome real desse lixo humano, Hatecraft, o racista incorrigível, o fã de Adolf Hitler, rata imunda, cobra venenosa. Dele só sinto nojo, se ele não fosse branco com certeza, estaria ocupando o seu lugar no esquecimento.

Mas branco é tão privilegiado que pode ser nazista, que ainda passam pano e o idolatram. Um negro que diz "por qualquer meio necessário" é chamado de terrorista.

Esse ignóbil não merece mais que as chamas, que arda no inferno desgraçado.