Antes da Tempestade

Resenhas - Antes da Tempestade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

MariaMouraoMel 18/02/2021

Leitura fluida
É romance meio água com açúcar, as vezes até previsível, mas de uma leitura gostosa pra passar o tempo, devorei em menos de dez dias e olha que ultimamente não tenho lido como gostaria. Foi uma ótima pedida pra deixar o celular de lado um pouco.

Marlene C. 07/08/2018

Resenha – Antes da Tempestade
Antes da Tempestade é mais um livro arrebatador da autora Dinah Jefferies, que também escreveu o romance: O perfume da folha de chá, que foi sem dúvida, uma das minhas melhores leitura do ano passado.

Nesse livro, conheceremos a história Eliza, uma jovem viúva que recebeu um convite do governo para fotografar o Estado principesco de Juraipore, para o acervo da coroa britânica. Eliza é uma jovem que sofreu bastante com a perda do seu pai e o afastamento da sua mãe, que desde o ocorrido, não tem sido a mesma. Ela ver esse convite, como uma oportunidade de firmar a sua carreira como fotógrafa, no entanto, o que ela não esperava, era encontrar o amor.

Logo que chega ao castelo da família real local, Eliza conhece Jayant, o irmão mais novo do marajá, que passará a ser seu companheiro de viagem. As fotos de Eliza, são uma faca de dois gumes, de um lado temos riquezas e posses, do outro, temos um povo negligenciado, que sofre com o domínio britânico na Índia. Logo os sentimentos começam a surgir entre os personagens, mas esse romance não pode evoluir, afinal, Jayant tem as suas obrigações para com a coroa e deve se casar com uma nobre.

"Antes, ela nunca tinha pensado em alma. Para ela, os relacionamentos eram uma coisa complicada, que era melhor evitar e não aquele processo triunfal de revelar outro ser humano, ao mesmo tempo que era revelado."

Em meio a um cenário de miséria, Eliza e Jay descobriram o amor e mesmo que esse sentimento já esteja destinado ao fracasso, eles irão viver esses momentos roubados, o mais intensamente possível. Jayant está dividido entre o amor que ele sente por Eliza e o seu dever, para com a sua família e o seu povo.

Antes da Tempestade foi uma leitura incrível e muito impactante. A narrativa se passa no ano de 1930, em pleno domínio britânico sobre a Índia. Os cenários descritos pela autora, ainda estão vivos na minha cabeça, as diferenças culturais, as cores, o cenário politico e social, tudo foi dosado da maneira correta, de modo que, a leitura não se tornasse algo cansativo.

O romance foi arrebatador e muito proibido, não só pela origem de Eliza, mas também pelo fato de que na índia, as mulheres viúvas são consideradas desonradas e acabam sendo executadas. Eu torce muito pelo casal, apesar de não ver como isso tudo terminaria bem, pois, tudo estava contra eles.

" Para conhecer o amor verdadeiro, é preciso se deixar levar por ele."

Eu gostei bastante de Jay, ele é um homem que mostrou ter uma real preocupação pelo seu povo e o seu carinho e empatia pela Eliza foram um dos pontos que eu mais gostei na sua personalidade. Eliza é uma mulher forte, que teve a sua cota de perdas na vida, ela descobriu a sua paixão pela fotográfica e fez disso o seu projeto de vida, o que claro, a torna ainda mais especial.

A narrativa é feita em terceira pessoa, a escrita da autora é extremamente fluída e envolvente. E apesar de não ter sido o que eu esperava, o livro me conquistou. Os personagens ganharam o meu coração, o contexto histórico foi muito bem trabalhado, o que me deixou curiosa para conhecer mais da índia e a sua cultura hoje. A parte física do livro está bem simples, folhas amareladas e letras confortáveis, essa capa é linda e expressa bem o que vemos durante a leitura.

"Só conhecem o amor aqueles que o amor destrói." Rumi, Masnavi.

No contexto geral, Antes da Tempestade é um livro rico em detalhes históricos, que traz um cenário cultural e social muito bem trabalhados, sem deixar de lado o romance, é claro, que é de tirar o fôlego.

1 | 2 | 3 | 4 | 5