Olá, Adeus e Tudo Mais

Olá, Adeus e Tudo Mais Jennifer E. Smith

Resenhas - Olá, Adeus e Tudo Mais

Gabriela 14/02/2020

Jennifer não desaponta
Eu gosto muito dos livros da Jennifer E. Smith, já li a maioria. E apesar de ela ter outros melhores, esse livro não me decepcionou. Ele só não teve um grande impacto. Eu achei ele tranquilo e divertido, do tipo que você lê numa tarde livre. É difícil não se identificar com os personagens, com todos os questionamentos que temos naquela fase. O medo do futuro, aqueles amores tórridos que, muitas vezes, acabam no outro dia. Tudo que acontece na adolescência. Eu entendia os dilemas de todos. Foi isso que eu gostei do livro, ele é muito real nessas questões. Eu imaginei que o final seria aquele e gostei do jeito que ficou.

Micha 23/08/2019

Clare fez uma lista com todos os lugares que ela e Aidan, seu namorado há 2 anos, devem ir na última noite antes de irem para lado opostos do pais para cursarem suas faculdades e terminarem o relacionamento.

Cada um dos locais escolhidos têm um significado no relacionamento dos dois e estão relacionados à primeira vez que se viram, que se falaram, que se beijaram, e também aos locais que frequentavam sempre, juntos com Stella (melhor amiga de Clare desde a infância) e Scotty (melhor amigo de Aidan há anos). Passei o livro quase todo com raiva da teimosia e da praticidade dela em querer terminar, enumerando os motivos para tal, enquanto Aidan tentava a convencer do contrário e demonstrando muito mais sofrimento. No fundo, os quatro estavam sofrendo demais com a separação e os relacionamentos são colocados à prova.

O livro aborda o primeiro amor, a amizade, as dificuldades de escolha, mentiras, compreensão... tantos sentimentos. Adorei, apesar de ter sofrido junto com eles.

Gosto muito da escrita simples e gostosa de.ler da Jennifer E. Smith. Esse é o 4o. Livro dela que leio e adorei todos.

site: https://www.instagram.com/estantedamicha/

Suka 30/07/2019

Que livro fofo
Eu juro q tinha horas q eu queria falar pra Clare, deixa de ser boba, namoro distância não é nada mas tinha outras q eu concordava com tudo pq a faculdade e um marco e tem ser sozinho as coisas q vamos encarar. Tinhas horas tbm q eu queria bater na Clare principalmente na parte da amiga dela, ela tão concentrada no seu drama não deu atenção a Stella e eu adorei qndo a mesma fala poucas e boas pra ela.
A temática do livro foi diferente e isso q adorei, enquanto eles pensam se terminam ou não, visitando lugares importantes da vida deles a dois, nos proporciona nos apaixona pelo casal, pelo mesmo motivo q eles se apaixonaram.

Nanda 30/03/2019

Olá, adeus e tudo mais
Ahhh eu adorei o final.. eu adoro a escrita da Jennifer porque é fluida, leve e os persongens sempre carismáticos.

Luiza Bugelli Valença 17/01/2019

Resenha sem spoiler: Olá, adeus e tudo mais
Nota: 6,5/10
Jennifer E. Smith presenteia os românticos de plantão com a obra ?Olá, adeus e tudo mais?. O romance foi publicado no Brasil pela editora ?Galera? e apresenta a história de dois pombinhos em 267 páginas incrivelmente rápidas de serem lidas.
Clare e Aidan estão prestes a deixar a vida monótona do subúrbio de Chicago para se aventurarem na faculdade. Porém, Clare escolheu uma universidade da costa leste e Aidan na costa oeste. O casal tem uma noite. Uma noite para reviverem todos os seus melhores momentos juntos. Uma noite para decidirem se continuarão namorando apesar da distância. Uma noite para descobrirem se a história deles merece um adeus ou um até logo.
A obra é perfeita para aqueles que querem se distrair, pois o enredo não necessita de grandes reflexões para ser compreendido. Infelizmente os personagens deixam um pouco a desejar. O leitor não consegue se identificar com os protagonistas, o que acaba os tornando um pouco irritantes.
Recomenda-se apreciar o romance sem grandes expectativas.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 10/10/2018

Adeus ou até mais?
Olá, adeus e tudo mais - Jennifer E. Smith
272 páginas/Galera Record

" - Confie em mim - diz Aidan, pegando sua mão. - Muita coisa pode acontecer em doze horas."

A hora do adeus está se aproximando, é inevitável. Em menos de 24 horas, Clare e Aidan estarão indo para direções opostas.
Depois de 2 anos de namoro, 2 anos criando memórias e sendo cúmplices, eles vão se separar.
Clare é prática, enquanto Aidan é mais sossegado.
Ela está decidida a terminar - é melhor terminar mantendo uma amizade do que terminar com uma briga feia - mas ele discorda.
Na última noite de ambos na cidade, Clare cria uma lista - um roteiro - para relembrar momentos importantes; e também se despedir.
Mas Aidan irá aproveitar essa chance para provar que é possível manter um relacionamento à distância. Ele tem apenas 12 horas, será que vai conseguir?

Gente, preciso dizer que estou apaixonada por esta história!
Aqui temos algo diferente do habitual, o casal não está aproveitando cada capítulo para se conhecer, mas sim, para se despedir.
Achei muito romântico - apesar de Clare não fazer o tipo - a ideia de retornar em cada lugar que foi significativo para eles.
Eles terão que tomar uma decisão nessa última noite, mas talvez tenha alguns desastres pelo caminho.

Não é só de ficar ou não ficar juntos que resume a história.
Eles têm dilemas familiares, têm dilemas envolvendo as faculdades e o que eles querem ser.
Também tem os amigos, e como será difícil essa despedida. Stella e Scotty são incríveis!

A sensação que eu tive foi que as personagens estavam se equilibrando em uma corda bamba, e qualquer passo em falso seria fatal.
Tem uma certa fragilidade, porque querendo ou não, cada um vai seguir um caminho.
Impossível não torcer para que eles fiquem juntos, o amor que há entre eles é encantador, só que no decorrer da história fica difícil ter essa certeza.

Com uma escrita sensível, nostálgica e fluida - tanto que os capítulos longos não me incomodaram - Jennifer nos traz uma história sobre despedidas, e que nos faz suspirar.

" - Talvez esse seja apenas o começo para eles - sugere ela, e Aidan sorri.
- Como falei... O prólogo é a melhor parte."

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Juh 01/10/2018

Um livro leve, uma leitura bem fluída.
Clare e Aindan são namorados a 2 anos e estão em um impasse: terminar ou continuar o relacionamento , pois no dia seguinte cada um estará indo para faculdade em lados opostos do país.
Então eles usam este último dia , 24 horas para decidir o destino dos dois , através de uma lista de lugares para eles visitarem que teve uma importância para a relação dos dois.
Porém será uma noite de muitos imprevistos, que não sairá como planejado.

Este é um livro diferente do que já li antes , pois não vemos o desenvolvimento do relacionamento do casal , eles já estão em uma relação sólida , o que nos é apresentado sobre este namoro é através de lembranças que a Clare tem conforme vai passando por lugares significativos para os dois. E a história toda se passa em 24 horas, exceto as 3 últimas páginas.

Gostei muito desta forma de escrita , talvez seja por este motivo que a leitura foi tão fluída .
Os personagens secundários tiveram uma boa participação na história e não tive como não me simpatizar por eles .
Já a Clare foi ao contrário, não consegui me entrosar com ela. Teve atitudes dela que não concordava , em vários momentos do livro. Apenas disto não tenho como dizer que foi uma leitura ruim , valeu a pena e de certa forma foi um livro gostoso de ler por sua leveza.

Melissa 24/09/2018

Até logo
Claire e Aidan se apaixonaram um pelo outro de uma maneira que a gente só imagina que poderia ser roteiro de cinema, ao mesmo tempo nutrem um amor tão crível, puro e sólido, que abstrações parecem pouco para defini-los juntos. Clare é pragmática, metódica, determinada, inteligente, engraçada e sonhadora. Enquanto Aidan é espontâneo, leve, simples, dedicado, adorável e muito atencioso. Ambos se complementam em suas diferenças. E durante um tempo, tudo isso não pareceu um problema até que eles tiveram que tomar a decisão mais difícil do relacionamento.

Como vão para faculdades diferentes em completos opostos do país, Claire e Aidan sabem como manter um relacionamento é complicado. Claire já lamenta um futuro que ainda não aconteceu, ao mesmo tempo em que Aidan tem esperanças de que aquilo que parece inevitável não aconteça. Os dois parecem estar andando em uma corda bamba infinita, sem saber se a melhor opção seria pular para o desconhecido ou seguir em frente sem olhar para trás.

Tentando resolver essa questão, eles resolvem reviver todas as coisas mais importantes do namoro em apenas uma noite. 12 horas. Que bem... não saíram nada igual ao planejado. Uma noite de surpresas, descobertas, revelações, vitórias, perdas, alegria, nostalgia, raiva, tristeza e festa. No final de tudo, eles acabam descobrindo que uma noite também pode trazer uma alternativa.

Fofo, despretensioso, fluído e amável. Mais uma vez a autora soube trazer um romance com uma boa problemática que te deixa ansioso até o final, mesmo que o decorrer da narrativa já tivesse me ganhado por si só. Gostei de como tudo terminou para os dois. Gostei do fato de ser um relacionamento real, com pessoas reais, cometendo erros e tendo que fazer escolhas inevitáveis. Acho muito importante a mensagem que ela passa de que um relacionamento saudável é aquele em que os dois estão felizes um com outro e satisfeitos consigo mesmos, e que apesar das intempéries e obstáculos se mostram dispostos a permanecerem.

Eu amo essa autora e recomendo muito. Já é o meu 3º livro dela e ainda me surpreendo.

Até mais :*

Debyh 25/06/2018

sse livro é tão completamente despretensioso que me surpreendeu com o quanto eu fiquei apegada aos personagens e ao momento em que eles estavam vivendo tão rapidamente. Pra falar a verdade a Angel Sakura me mandou este livro dizendo que eu não poderia NÃO ler um livro desta autora, que eu deveria, algo como um dever de leitora (?). E bem, ela estava certa, eu total amei a escrita da Jennifer!
Clare e Aidan estão se despedindo já que irão para faculdades diferentes, e é isso. Algo que era pra ser simples, de repente se torna cheio de lembranças de praticamente toda a adolescência que está chegando no fim. E a dificuldade em terminar o que tinham se torna algo complicado para ambos.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/ola-adeus-e-tudo-mais-jennifer-smith/

La Oliphant 30/05/2018

Eu já contei para vocês que Jennifer E. Smith nunca decepciona os seus leitores? Porque ela nunca decepciona. Até mesmo Ser Feliz É Assim, que nem é um dos melhores livros que eu já li da autora tem os seus pontos fortes e, eu não consegui não me apaixonar ainda mais por ela quando li A Geografia de Nós Dois no ano passado. Smith tem um jeito único de criar personagens adolescentes realistas e ainda assim com aquele tom “apaixonado” que todo mundo adora encontrar em um YA, e com o enredo de Olá, Adeus e Tudo Mais, não foi nem um pouco diferente.

Olá, Adeus e Tudo Mais acabou de se tornar o meu livro favorito da Jennifer E. Smith. Primeiro de tudo, a narrativa do livro é em terceira pessoa e organizada em “paradas” que os personagens principais fazem ao longo da sua última noite juntos. Cada uma dessas paradas traz à tona um sentimento ou uma memória que os dois compartilharam juntos durante os dois anos de namoro que tiveram, o que os deixa ainda mais perdidos em relação ao que deve ser feito quando eles forem para a faculdade: terminar ou continuar o relacionamento a distância?

Smith construiu esses personagens com cuidado, dando total atenção aos detalhes que tornam cada uma das palavras ditas e decisões tomadas reais para quem está lendo. Eu gostei do fato de ela não precisar usar flashbacks para que eu pudesse conhecer o relacionamento dos personagens e porque aquela decisão era tão importante e tão difícil para eles. Clare e Aidan são personagens que, ao longo do período que estiveram juntos, construíram uma relação muito bonita, que não envolvia apenas o amor que sentiam um pelo outro, mas também a amizade e a confiança que cultivaram.

“– Só que… passar a noite inteira conversando com alguém é meio que importante. Ainda tínhamos tanto a aprender a respeito um do outro na época.”

O livro é basicamente uma roadtrip pelos lugares que marcaram o relacionamento dos dois de alguma forma. O local em que se falaram pela primeira vez, o local do primeiro beijo e também do primeiro “eu te amo”. Mas cada parada também trazia à tona algumas decisões tomadas até ali, coisas que ainda não haviam sido ditas em voz alta e sentimentos que eram mantidos em segredo até então. O grande apelo de Olá, Adeus e Tudo Mais, pelo menos para mim, foi conseguir entrar de cabeça na montanha russa emocional que ambos os personagens, Aidan e Clare estavam passando naquela noite e, honestamente? É de tirar o fôlego. Ao mesmo tempo que você torce para que eles decisão ficar juntos, você também torce para que eles escolham o que é melhor para eles.

Clare e Aidan são um casal com personalidades muito diferentes. Enquanto Aidan tem um jeito muito mais sonhador, Clare é a racionalidade em pessoa. Eu gostei muito de como eles se contrastam e se completam ao mesmo tempo. Enquanto um se jogaria de um abismo sem pensar duas vezes, o outro traçaria um plano seguro, pesando na balança os prós e os contras. Não me surpreende em nada que eles tenham demorado até a última noite para conseguir decidir o que fariam a respeito do relacionamento e, depois de todas as paradas, eu realmente tive a certeza de que eles tomaram a decisão correta.

“Acima deles, as estrelas brilham firmes no céu escuro,e os minutos continuam a passar enquanto os quatro ficam sentados ali, trocando lembranças e lutando contra o sono, esperando que possa ser o suficiente para evitar a chegada do amanhã.”

Olá, Adeus e Tudo Mais retrata muito bem um relacionamento adolescente e o peso da escolha de que profissão seguir e para qual faculdade ir. Não é difícil você se identificar com esses personagens porque todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já teve 17 anos e já precisou tomar uma decisão muito importante sobre o seu futuro. Meu encanto pela escrita de Smith neste livro foi perceber que ela se manteve fiel a realidade até o fim. Não é um livro que terá uma reviravolta emocionante no final, digno de filmes de cinema, mas que vai te mostrar que sempre existe uma outra alternativa para todas as questões que estão te tirando o sono.

Os personagens secundários do livro são outro ponto muito forte dessa leitura, principalmente se você é como eu e gosta de um enredo que não desenvolve apenas os personagens principais. Eu gostei de como os amigos de Aidan e Clare mostram muito de como é a personalidade do casal principal da trama. Eles entram na história como elementos de conflito que, exigem que os nossos protagonistas saiam da própria bolha e comecem a olhar a situação como um todo. Smith trabalha esses conflitos de uma forma tão maravilhosa que eu só senti vontade de abraça-la e dizer “Muito obrigada por esse livro maravilhoso”.

Olá, Adeus e Tudo Mais fez com que o meu inicio de leituras em 2018 fosse muito prazeroso. Eu realmente gostei de me envolver na trama de Clare e Aidan e já guardei um lugar muito especial na minha lista de favoritos para esses personagens tão emocionantes. Jennifer E. Smith tem um jeito único de criar suas histórias e eu fico muito feliz em ver que a editora está investindo cada vez mais nos livros da autora. Já contei que A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista vai virar filme?! Espero que não seja o único livro da autora que chame atenção da indústria do cinema.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-ola-adeus-tudo-mais-jennifer-smith

Dani 03/03/2018

Livros & Café
Este é o terceiro livro da Jennifer E. Smith que leio, e a cada novo livro dela, eu me apaixono cada vez mais. Ano passado tive a chance de ler “A geografia de nós dois”, que foi uma leitura fofa e muito divertida. O mesmo aconteceu com este livro. É sempre fácil se envolver com a narrativa da autora. Ela possui uma escrita leve e fluida e nunca decepciona. O leitor sempre encontrará em seus livros momentos fofos, personagens maravilhosos e um enredo apaixonante.

“Afinal, como se diz adeus a uma parte de você?”

Olá, Adeus e Tudo Mais se passa em um período de 24 horas. Passamos essas horas junto com Clare e Aidan. Ambos estão partindo para faculdades diferentes, em lados opostos do país. Eles, que são namorados há dois anos, se veem com a dúvida se devem ou não manter o relacionamento. Eles sabem que será difícil, que a maioria dos namoros à distância não dão certo, e que muitas coisas podem acontecer. Durante essas horas, eles visitam lugares que foram importantes para eles, e aproveitam para se despedir, tanto desses lugares, quanto de seus amigos. Eles se gostam, se amam, e não querem que o relacionamento acabe mal. E, em cada parada, a incerteza sobre o que fazer só faz crescer. Será que é certo terminar? Será que eles devem ficar juntos, mesmo a distância?

O livro é dividido pelas paradas, pelos lugares que o casal visita. São sempre lugares que foram importantes durante o namoro: o lugar onde se falaram pela primeira vez; onde se viram pela primeira vez; onde deram o primeiro beijo… E, ao passo que eles recordam esses momentos, também passamos a conhecer cada detalhes desse relacionamento. Não conhecemos as memórias através de flashbacks, o que não tornou a leitura menos interessante. É tão lindo ver o quanto Clare e Aidan são bons juntos, o quanto eles se completam. Não é somente pelo amor que ambos sentem, mas também, pela amizade que se formou, antes e durante o relacionamento. O que torna a última noite deles ainda pior. Não é fácil dizer adeus, acabar com algo que é importante para eles. Eles se questionam a todo momento sobre o que fazer. É ainda pior quando eles percebem que ainda existem muitas coisas a serem ditas, momentos que eles desejam compartilhar. Isso faz com o que leitor não pare de torcer por eles, mesmo sabendo que a situação é bastante complicada. Acredito que algumas pessoas já passaram por isso: precisar decidir se um relacionamento sobreviveria a uma certa distância; se conseguiriam ficar imaginando o que o outro estaria fazendo, se conseguiriam aguentar até o dia em que se veriam de novo. Todos esses detalhes pesam na hora de Clare e Aidam decidir o que seria melhor para eles, e para a amizade que ainda existe/existiria entre eles.

“Acima deles, as estrelas brilham firmes no céu escuro, e os minutos continuam a passar enquanto os quatro ficam sentados ali, trocando lembranças e lutando contra o sono, esperando que possa ser o suficiente para evitar a chegada do amanhã.”

Jennifer E. Smith retratou bem o que uma parte dos jovens precisam enfrentar quando chega a hora de decidir para qual faculdade ir, e escolher o futuro. O enredo do livro é real, não é nada fantasioso, digno de um filme da Disney. Decisões precisam ser tomadas e elas – nem sempre – serão alegres. Muitas vezes faremos escolhas que nos machucarão, e machucarão outras pessoas. Mas precisaremos escolher o que é melhor para nós, mesmo que isso nos machuque profundamente.

Olá, Adeus e Tudo Mais foi como “A probabilidade estatística do amor à primeira vista”, um livro cheio de momentos significativos, alegres e tristes; personagens bem desenvolvidos e um enredo maravilhoso. Jennifer E. Smith tem um jeito único de nos tocar com suas histórias, fazendo com que nos coloquemos no lugar dos personagens e sintamos todas as emoções que eles estão sentindo. Mais um livro da autora que eu recomendo!

site: www.livrosecafe.com

Anne - @literatura.estrangeira 01/03/2018

Olá, Adeus e Tudo Mais tem um tema um pouco diferente do que costumamos ver. Geralmente em livros jovem adulto como este, a história vai girar em torno do início do namoro do casal - eles se conhecendo, se apaixonando, ficando juntos, etc. Neste, essa fase já passou e o namoro de Clare e Aidan é estável, até certo ponto.

Depois de finalizarem o ensino médio, o próximo passo naturalmente é ir para uma faculdade. Mas o casal está em um impasse enorme, pois eles se inscreveram em faculdades que ficam um em cada ponta do país. Eles então têm uma difícil decisão a tomar: ficarem juntos e se verem uma ou duas vezes ao ano ou terminarem e viverem suas vidas separadamente.

A premissa é interessante, o problema aqui está nos personagens. Clare se mostrou totalmente contra a continuar o namoro à distância, já para Adam terminar está fora de questão. O livro todo vai decorrer durante um dia, o último dia que eles têm juntos e é o tempo que eles têm para decidir.

"Clare só consegue sentir que a distância entre os dois adensa, iminente, como se já tivessem se afastado."

Clare me pareceu uma pessoa muito mesquinha, o tempo todo mencionando que deveriam terminar porque a faculdade deve ser "vivida", ou seja, conhecer novas pessoas, namorar novas pessoas. Não acho que esse seja um comentário de uma pessoa que se diz tão apaixonada. Já Adam ficou como o submisso da história, esperando que uma decisão definitiva fosse tomada por ele. Em sua raiva frente a incerteza, ele acaba sendo muito injusto com o amigo, que para mim, acabou sendo o personagem mais interessante da história.

No geral, não curti a história e o casal principal. O desenrolar foi completamente monótono do início ao fim e a conclusão não veio com nenhuma mensagem legal e útil. Se eu recomendo? Sim, pois sei que a história vai agradar muitas pessoas e só deixo de recomendar um livro quando vejo algo muito absurdo, como um relacionamento abusivo e romantizado por exemplo. Isso não tem como recomendar.

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2018/02/resenha-ola-adeus-e-tudo-mais-por.html#more
Mithisilva 18/03/2019minha estante
me senti da msm forma que vc

De Olivato - @olivatobooks 26/02/2018

“Às vezes as coisas mais difíceis são as que mais valem a pena”
Este livro nos conta a história do casal formado por Clare e Aidan que são dois adolescentes que acabaram de se formar no ensino médio e eles estão partindo para a faculdade, o problema é que as faculdades ficam em dois lados extremos do país.

Eles precisam decidir entre continuar namorando a distância ou terminar de vez. Eu confesso que achei esse drama bem fraco, mas decidi dar uma chance para o livro porque já tinha me apaixonado por outro livro da escritora.

“Talvez não tenha problema ficar um pouco perdida”

Todos os acontecimentos são no decorrer da ultima noite em que o casal tem para ficar junto e tomar a tão temida decisão, Clare fez uma lista de lugares que marcou o namoro deles para que encontrem uma resposta no começo para o problema que pode ser o fim.

É uma leitura bem rápida, eu gostei do casal, não sei exatamente onde no livro eu comecei a torcer para que eles ficassem juntos de verdade, Jennifer me conquistou em mais um livro, eu chorei e ri com esse livro, mas ai vem o último capitulo e nesse ultimo capitulo, o livro sofre uma queda surpreendente e termina sendo apenas bom – não vou dizer o que aconteceu porque seria spoiler, mas não é a decisão do casal.

No Skoob, eu dei 3 estrelas, recomendo pra quem gostar de livros com romance mais leves.

site: https://www.instagram.com/p/BeiCrfmlWQF/?taken-by=olivatobooks

Giulian 13/02/2018

Um livro fofo e surpreendente
Olá, adeus e tudo mais foi publicado em 2017 pela Galera Record e foi o meu primeiro contato com a autora Jennifer E. Smith.
Ele conta a história de Clare e Aindan, que precisam tomar uma importante decisão antes de irem para suas respectivas faculdades: se vão continuar namorando mesmo que distantes ou se vão terminar.
O livro se passa em algumas horas e talvez esse seja o ponto de maior destaque, os capítulos contavam cada passo e cada hora que ia passando para chegar no momento da decisão e isso vai gerando uma certa expectativa, porque você quer saber o que os dois vão resolver...

site: http://blogeuamo.com/resenha-ola-adeus-tudo-mais-jennifer-smith/

Camila Lobo 21/01/2018

Resenha: Olá, Adeus e Tudo Mais (Por Livros Incríveis)
Outras resenhas da autora: A Geografia de Nós Dois. Leia no blog ou em meu perfil.

Clare e Aidan namoram há três anos. Entretanto, no dia seguinte ambos irão para a faculdade... E cada um ficará em um extremo do país. Por isso, pelas próximas doze horas, o casal irá refazer os caminhos e momentos importantes do relacionamento, revivendo memórias afim de decidir se o melhor para ambos é terminar ou permanecer junto.

Minha relação com a Jennifer E. Smith possui altos e baixos. Se por um lado eu amei A Geografia de Nós Dois, acho que Ser Feliz é Assim e A Probabilidade Estatística do Amor pecaram em algumas coisas. Ainda assim, eu estava com muitas expectativas para Olá, Adeus e Tudo Mais, sobretudo por causa da sinopse. E como eu imaginava, mais um livro da autora conquistou meu coração.

"É verdade que o mundo é cheio de sinais. Eles simplesmente significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Para Clare, isso parece a exceção. Para Aidan, parece a regra."

A história do novo livro da Jennifer E. Smith se passa em uma noite. Mais precisamente, em 12 horas. O livro poderia ser um tanto confuso, já que não é fácil criar uma trama envolvente em tão pouco tempo, mas a autora consegue. Sua escrita - em terceira pessoa e toda no presente - continua viciante e fácil de ser lida, apesar dos muitos clichês e dramas que rodeiam a história. Algo que muito me agradou é que eu não fiquei perdida com partes confusas na história. Na resenha de A Geografia de Nós Dois eu menciono que isso foi algo que me incomodou bastante, a escrita confusa da autora. Não vi problemas do tipo neste livro.

Acho que o que transforma e difere Olá, Adeus e Tudo Mais de outros livros semelhantes é justamente a química do casal. Clare e Aidan combinam perfeitamente e transbordam harmonia desde as primeiras páginas, o que deixa a leitura um tanto proveitosa. Já que é um romance sobre ambos, poderia dar muito errado caso Smith não conseguisse fazer um casal legal. Entretanto, a autora confere realidade aos dois jovens, com personalidades que se complementam, fazendo com que o leitor torça por eles durante o livro inteiro. Se por um lado, Clare é calculista e prática, Aidan é um tanto sentimental e age com muita emoção - e me identifiquei bastante com ele!
Além disso, os outros personagens são igualmente cativantes, tendo também bastante importância na história, como Scotty e Stella.

O que mais me chamou a atenção na obra é como a autora expõe a juventude de forma realística. O livro todo é permeado sobre dúvidas que afetam as pessoas nessa idade: sobre a faculdade, o amor, a amizade, brigas, família... São infinitas possibilidades e Smith consegue expôr tais sensações de forma um tanto sensata, fazendo com que o leitor se identifique com ao menos algum dos casos.
Outra coisa que chamou-me a atenção também foi a pequena quebra de esteriótipo de casais na literatura. Aidan é atleta; Clare é estudiosa. Porém, ambos estão em um mesmo grau de popularidade, trazendo igualdade. Aidan é o emocional; Clare, a racional, fazendo com que de certa forma, os papéis se invertam um pouco do que é comum ver nos livros atualmente.

Portanto, Olá, Adeus e Tudo Mais é uma deliciosa história sobre a juventude e o que ela traz, com seus amores e descobertas. Uma leitura mais do que recomendada, principalmente para os mais jovens, que possuirão as mesmas dúvidas e dilemas que o casal criado por Jennifer E. Smith.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2018/01/resenha-ola-adeus-e-tudo-mais-jennifer.html