O Muro

Resenhas - O Muro

1 | 2 | 3 | 4

mauriloamml 27/09/2023

Sensacional
O conto que dá nome ao livro é sensacional. Vale a leitura palavra por palavra. A infância de um chefe é simplesmente inesquecível, já li várias vezes.

Fernanda Sleiman 19/10/2020

Um livro curto mas carregado de um conteúdo que nos deixa a pensar semanas

Lys Coimbra 19/01/2021

Excelente obra para um primeiro contato com Sartre
Para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer a obra de Sartre, como era o meu caso, esta é excelente para a começar.
Um livro de contos que aborda de forma simples e genial diversos dilemas existenciais: morte, liberdade, sanidade mental, propósito e a própria essência do ser.
Achei fantástico e já anseio pelo meu próximo "encontro" com o autor.

Liar1 10/02/2024

O muro
Página 25
No estado em que me achava, se viessem me avisar que eu poderia voltar tranquilamente para casa, que a minha vida estava salva, eu ficaria indiferente; algumas horas ou alguns anos de espera dão na mesma, quando se perdeu a ilusão de ser eterno.

Página 28
Aproximei-me. Levantou-se e segurou-me pelo braço, olhando-me como se quisesse me enterrar. Ao mesmo tempo, apertava meu bíceps com toda a força. Não fazia aquilo por maldade, mas era um golpe; queria me dominar. Julgava necessário também lançar seu hálito azedo no meu rosto. Ficamos um momento assim, eu com vontade de rir. É preciso muito mais para intimidar um homem que vai morrer. Aquilo não bastava.

O quarto
Página 56
- Existe um muro entre nós. Eu consigo ver você, conversar com você, mas você continua do outro lado. O que é que nos impede de nos amarmos? Parece-me que antigamente era mais fácil.

Erostrato
Página 75
Sou livre para gostar ou não de lagosta à americana, mas, se não gosto dos homens, sou um miserável e não posso encontrar lugar ao sol. Monopolizaram o sentido da vida.

Intimidade
Página 97
"Eu não compreendo Lulu, tem um temperamento muito estranho; nunca consegui saber se ela amava os homens ou se eles lhe desagradavam."

Página 115
Meu Deus, dizer que a vida é isto, que é por isto que a gente se veste, se lava, se enfeita e que todos os romances são escritos por causa disto, e que sobre isto se pensa o tempo todo e finalmente eis a que se reduz: a gente vai para o quarto com um homem que quase sufoca a gente e que no fim nos deixa com a barriga molhada.

Página 119
Nunca, nunca fazemos o que desejamos, somos sempre induzidos.

A infância de um chefe
Página 132
Repetiu: "Eu gosto da mamãe!", mas sua voz pareceu-lhe estranha, sentiu um medo terrível e correu sem parar até o salão. Desde esse dia compreendeu que não gostava da mamãe. Embora sem se sentir culpado, redobrou de carinhos, porque pensava que a gente devia fingir toda a vida amar os pais, senão seria um menino ruim.

Página 151
Não era possível valer-se de um tratado de filosofia para persuadir as pessoas de que elas não existiam. O que era preciso era um ato, um ato verdadeiramente desesperado que dissipasse as aparências e mostrasse em plena luz o nada do mundo. Uma detonação, um corpo jovem sangrando sobre um tapete, algumas palavras rabiscadas num papel: "Eu me mato porque não existo. E vocês também, meus irmãos, vocês não são nada!" As pessoas leriam o jornal, pela manhã; veriam: "Um adolescente ousou!" E todos se sentiriam terrivelmente perturbados e se perguntariam: "E eu? Será que existo?"

Página 210
Sentia um orgulho amargo. "Eis o que é agarrar-se fortemente a opiniões: não se pode mais viver em sociedade."

Página 217
"Eu existo", pensou, "porque tenho o direito de existir".

arthur966 19/02/2020

null
lucien quero sair na porrada com voce. não é um debate. é soco, porradaria, quero quebrar uma garrafa na sua cabeça.

Andressa Oliveira 20/02/2021

Uma construção interessante!!
A obra chamou minha atenção pela narrativa curta e fluida. Ao descrever a realidade humana diante da morte, emoções como medo, raiva, indiferença estão presentes nessa ânsia que antecede o último momento de vida. A forte lucidez do personagem me chamou a atenção e o final foi instigante e surpreendente...

Camila 12/04/2021

O Muro - Jean-Paul Satre
O Muro é uma obra de Jean-Paul Satre, no qual ele escreveu na sua juventude. O livro é composto por cinco narrativas distintas, mas que todas permeiam pelo medo, por alguns valores da época e alguns preconceitos sociais, lembrando que a obra foi escrita em um período anterior à segunda guerra mundial.

A escrita de Satre, não é tão simples, porém sua narrativa é objetiva e clara fazendo-nos querer decifrar cada enredo engendrado na trama.

Satre conduz o seu livro de forma criteriosa, levando o seu leitor a não se contentar com tudo que a nossa realidade nos apresenta ou nos impõe.

Vee 27/01/2023

"O Muro" é uma obra-prima da literatura do século XX escrita por Jean-Paul Sartre. A história é contada através dos olhos de um homem preso em sua própria solidão e meditações filosóficas. O livro é uma reflexão profunda sobre a liberdade humana e a responsabilidade que cada indivíduo tem perante suas próprias escolhas. A escrita de Sartre é lúcida e precisa, e sua habilidade de capturar a essência da existência humana é notável. "O Muro" é uma leitura válida para aqueles interessados ​​em filosofia e literatura.

boemillys 17/11/2021

contos de sartre
Embora contos não sejam muito chamativos pra mim, vejo como necessário destacar a versatilidade dos contos de Sartre. O muro está presente em todos os contos de forma a deixar um reflexão sobre cada momento.
Também quero ressaltar o quão interessante achei a forma como foi abordada a masculinidade no último conto, tenha sido isso proposital ou não, sendo num jovem que se encontrava no período em que a segunda guerra estava prestes a começar.

Balbino.Farias 31/07/2023

Cinco contos, cinco histórias que tiram o leitor do chão e o fazem refletir sobre o real poder de nossas escolhas. Existimos, de fato? Forjamos a nossa existência? Construímos nossos caminhos? Difícil saber?

guidix3 10/02/2016

Acho que para primeiro contato com um livro de Sartre, fui bem. Mas tenho em mente que terei que ler em outra ocasião para compreender melhor ainda.

Isa 17/12/2022

Ainda não sei se não gostei ou se não entendi. O livro é dividido em 5 contos, que apesar de pequenos são leituras muito arrastadas, explorando o psicológico das personagens (algumas vezes assustador)... O primeiro conto de longe é o melhor e sozinho merece 5 estrelas, os demais ainda preciso refletir sobre a proposta.

Sarah 18/01/2023

A angústia de descobrir quem se é
Esse livro de Jean-Paul Sartre traz cinco contos: O muro, O quarto, Erostrato, Intimidade e a Infância de um chefe. Na literatura, Sartre busca construir personagens que deem voz ao exiatencialismo, uma corrente filosófica que defende que o homem não possui uma essência pré-definida, que somos totalmente livres para nos construir ao longo de nossa existência. A constatação desse fato, de que não há qualquer propósito na vida, leva os personagens a uma angústia existencial.
Os contos que mais gostei foram O muro, sobre prisioneiros políticos às vésperas de suas execuções, e Erostrato, baseado na figura grega que desejava se tornar célebre na história através de feitos trágicos.

1 | 2 | 3 | 4