O Arqueiro

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Arqueiro

Lorena 03/12/2022

Ganhei esse livro a uns anos, ficou de castigo em minha estante. Um livro muito bom, detalhes, enredo ?

Teresa 24/09/2022

Arqueiros...
Já vou avisar, esse livro NÃO é um livro com personagens virtuosos, pelo contrário, são personagens com amantes mortes terríveis e etc. Mas mesmo assim não sei o que tem nesse livro que fez com que eu gostasse tanto dele...

Fabiana 04/03/2023

Mais um ??
Bernard sempre entrega não adianta. Início de mais uma aventura como só o mestre sabe contar, agora na perspectiva dos arqueiros.

Humb 16/04/2013

História Medieval
Descobri esse livro visitando perfis aqui no Skoob. O título chamou minha atenção, e havia várias resenhas positivas. Quando vi o livro em um sebo, não pensei duas vezes: comprei na hora.

Comecei a ler com grades expectativas, e isso me causou um certo desapontamento. Não que o livro seja ruim, mas não achei essa maravilha toda que muitos leitores escreveram.

"O Arqueiro" se passa na Idade Média, pouco antes da Gerra dos Cem Anos. O protagonista é Thomas, filho de um padre, que mora no vilarejo de Hookton. Certo dia, o vilarejo é invadido, saqueado e destruído. Os invasores matam seus pais e levam um relíquia, a lança de São Jorge. Motivado pela vingança e, até certo ponto, pelo desejo do pai de recuperar a lança, Thomas ingressa em um grupo de arqueiros de guerra.

O prólogo termina aí, mas, para mim, terminou por volta da página 250. Até então, predomina a narração de combates, invasão e destruição de vilarejos, estupros, violência e os períodos de campanhas. Chato demais. Diversas vezes tive a sensação de estar lendo um livro de História do ensino médio, o que tornou a leitura maçante e cansativa.

Após o longo prólogo, alguns contratempos acontecem e o livro deixa de ter uma escrita "didática" e passa a ter um enredo. Thomas se vê impelido a cumprir a promessa feita a seu pai e vários eventos interessantes acontecem.

Ainda não decidi se lerei o próximo livro, embora o final tenha me deixado curioso.

Pontos positivos: leitura fácil, ótimas descrições de batalhas, personagens muito bem estruturados.

Pontos negativos: longo prólogo, trechos extremamente históricos.

Recomendado: apreciadores de histórias medievais.

Bruhhcardozo 09/06/2021

Não funcionou para mim
É muito ruim quando você se decepciona com um livro de um autor que você gosta tanto.
Pra mim não houve desenvolvimento satisfatório dos personagens e eles não me cativaram.

Sir Simon é detestável, Jeanette que parecia ser uma personagem feminina promissora, acabei desprezando ela.
O protagonista Thomas pra mim não tem carisma nenhum. Ele prefere seguir com a vida no exército do que ir cumprir a promessa de vingança que fez e descobrir a verdade sobre sua origem e a busca do Graal.

No final até as cenas de batalha que eu tanto gosto ficaram um pouco cansativas por eu não me importar com os personagens que lutavam aquela batalha.

Thomas.Lincon 29/12/2021

Boa leitura
Gostei muito da leitura, com vários pontos históricos e isto é muito interessante. Se preparando para a sequência.

_Wesley_ 24/10/2021

Bernard Cornwell sendo Bernard Cornwell
É incrível com Bernard Cornwell consegue escrever uma história com tamanha maestria, cheia de elementos históricos e detalhes sutis. Trazer eventos reais para fazer parte de uma ficção é algo que ele domina e empolga o leitor a cada livro. Para essa série não é diferente e O Arqueiro, primeiro desta, se situa em uma Europa no início da Guerra dos Cem Anos e a busca de um outrora garoto, que se tornou arqueiro, pelo passado misterioso de sua família.

Camila 12/10/2016

Não rolou
Mais no canal Mil e Um Capítulos e no blog mileumcapitulos.com.br

Eu não gostei do livro? Não é bem assim. Eu só não consegui de forma alguma ligar para o que acontecia com ninguém. Nem com o fim que a história tomaria, nem com nada. Apreciei os toques de humor, e me diverti nessas partes. Talvez se houvessem mais delas e menos descrições longuíssimas de batalhas sangrentas e idênticas talvez eu tivesse gostado mais. Mas não foi o caso, infelizmente. Ainda quero ler as outras obras do autor, mas essa realmente não rolou pra mim.

Carol 06/03/2022

Sobre os arqueiros ingleses
Eu já havia lido alguns livros do autor e gosto do fato dele pegar um contexto histórico e escrever uma ficção naquele período. A história dos arqueiros ingleses e como eram usados nas batalhas é interessante, é gostei bastante do livro mas provavelmente não vou terminar a trilogia.

Breno 16/06/2022

Bernard Cornwell mais uma vez mostrando que ele é o melhor escritor de romances históricos!
O livro é muito bem ambientado na Guerra dos 100 anos, com personagens secundários sensacionais, batalhas épicas e muita violência.
Thomas é um protagonista muito carismático e faz você querer descobrir mais da história dele junto com ele.

Leonel Cupertino 16/01/2023

Boas tramas paralelas
Impressionante a forma como o autor descreve o universo medieval com tamanho conhecimento. Melhor que isso são as tomadas que ocorrem em muitos dos capítulos, capazes de nos fazer passear por toda a ambientação e entrar na mente das personagens. Ao longo da trajetória de Thomas de Hookton, nosso pouco empolgante protagonista, nos deparamos por personagens envolventes e capazes de despertar o nosso interesse, como a Condessa de Armórica (a melhor coadjuvante da trama na minha opinião), o inescrupuloso Sir Simon Jerkyll, entre outros. A trama se desenrola em um ritmo acelerado para esse tipo de literatura. É perceptível que há uma trama maior por trás (a busca pela Lança de São Jorge) enquanto os acontecimentos cotidianos se desenrolam, mas é impressionante perceber que a busca pela lança é apenas uma ponta nesse novelo muito maior e que se desenrola aos poucos: a busca pelo Graal. É um livro introdutório nesse universo macro, com poucas pistas sobre o que pode nos esperar, mas eu gostei da forma como Bernard Cornwell o conduziu - só precisava fazer o Thomas um pouco mais simpático, para a gente poder torcer mais por ele.

Alexsander.Camargos 27/03/2022

Ótima escolha para quem quer conhecer a obra do Cornwell
Para quem gosta de temas ligados às guerras medievais, com descrições precisas de batalhas, desenrolar realista este é uma grande obra.

Vitor.Benvindo 20/10/2019

O Arqueiro
Foi uma experiência totalmente diferente, como foi o primeiro livro dele que li, me surpreendeu bastante.

É uma sensação de emersão na história, eu vibrei totalmente em várias cenas.
É um livro que já irei iniciar o segundo volume

Augusto 30/12/2019

Tendo aprendido pela experiência que se não escrever uma resenha assim que acabar o livro não escrevo nunca mais... ei-la então...

Thomas é um jovem como qualquer outro, que vive na pequeníssima e desinteressante Hookton. Uma vila cujo feito mais notório é ostentar, em sua capela, uma relíquia católica de procedência duvidosa que "juram de pés juntos" ser a lança usada por São Jorge para matar o dragão (Não me perguntem que dragão...).
O garoto sonha em ser arqueiro, mas enfrenta a oposição ferrenha do pai, padre, meio louco, mas piedoso e cujo passado ele mantém guardado à sete chaves, oculto até do próprio filho. Embora o evento que provoca a reviravolta na pacata vida do protagonista esteja no início do livro e seja previsível, prefiro deixar que vocês o descubram lendo a obra.

A história tem como pano de fundo histórico a Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França e... não... melhor deixar que o próprio autor fale:

"Quando comecei a ler e a pesquisar o livro, pensei que ficaria muito preocupado com cavalheirismo, cortesia e bravura dos cavaleiros. Essas coisas podem ter existido, mas não naqueles campos de batalha, que eram brutais, indesculpáveis e odiosos."

A Nota Histórica ao final do livro define bem a história narrada por Cornwell. Sim... como sempre o autor consegue nos fazer torcer e vibrar por alguns personagens e, consequentemente, por um dos lados da batalha, mas... a crueza da guerra tão bem descrita aqui me deixou com um sentimento agridoce ao final. Literalmente estava sorrindo ao terminar uma linha e no parágrafo seguinte engoli o sorriso, constrangido...
Houve tanto sangue derramado, tanta crueldade, tanto sofrimento em virtude de justificativas tão... frágeis... que é difícil não sentir algum mal estar durante a leitura.
Méritos novamente do tio Bernardo. Sim, creio que era exatamente essa a intenção dele.

Thomas é, até o momento, o personagem menos "mítico/heróico" do autor... e não pense que isso é uma crítica... longe disso.
O começo é lento e, talvez justamente pela personalidade, o protagonista demorou umas 70 páginas até me cativar.
Depois... é o Cornwell que os fãs conhecem.
As batalhas são, como de praxe em todos os livros do Bernard que me chegaram às mãos, absolutamente impressionantes.
Eu estava lá... em meio ao barulho ensurdecedor dos tambores, gritos de guerra e urros de dor. Escutei o choque do metal contra metal e senti o chão tremer sob as patas da assustadora cavalaria que crescia em minha direção.
Senti o pavor do homem ao meu lado nas fileiras e vi a loucura da batalha tomar conta de outros tantos.

Só não ganha as 5 estrelas porque demorou um pouco mais do que o habitual a me fisgar e não quero ser injusto com outras obras do autor.