O Arqueiro

Bernard Cornwell

Resenhas - O Arqueiro

Marina Avila 17/09/2009

Entrevista
Queridos amigos do Skoob.
Consegui uma entrevista exclusivíssima com Bernard Cornwell.
Ela pode ser vista neste link: http://forum.fantasya.com.br/viewtopic.php?f=14&t=8

Pretendo ler este livro em breve.
Obrigada!

Hérida Ruyz 24/07/2011

"O ARQUEIRO" (Bernard Cornwell)
Com uma narrativa bem descrita e detalhada, porém com uma linguagem objetiva e acessível (sem ser simplista), o livro é de fácil leitura e muito prazeroso. Thomas é diferente, não é descrito como um homem bonito, ele possui marcas da guerra e nariz torto devido à fraturas. Me pareceu um homem forte e exótico, diferente dos demais, possui os cabelos negros e bem longos, que são amarrados com cordas de arco...é delicioso imagina-lo! Às vezes é indeciso em relação as mulheres, ama e as esquece com facilidade. Mas sempre com grande fervor. É cristão, mas não extremista e convive de forma pacifica com "quase" todos. Defende aqueles que ama e luta com prazer, mesmo que o objetivo da batalha não corresponda ao seu ideal. Me apaixonei por ele!

As descrições das batalhas são de encher os olhos. É possível vivenciar a apreensão dos arqueiros, sentir a tenção da corda do arco e ouvir o zunir da flecha em pleno vôo. A loucura que atinge os soldados e a crueldade vista como "natural" durante a guerra, também é relatada de forma crua. Dá vontade de ler sem parar um minuto!

Sem querer tecer muitos elogios...o que é quase impossível para uma apaixonada por históricos, a trama é muito bem fundamentada, o que a torna mais verossímil. Os personagens são bem construídos, sem excessos de heroísmo, com interesses e ambições de pessoas comuns, capazes de atos nobres e também desprezíveis.O final do livro resolve muitas questões, mas há um gancho para a continuação, que deixa o leitor curioso e impaciente para acompanhar a aventura e a busca de Thomas de Hookton.
É um livro para ser devorado!

resenha completa:http://bit.ly/nEBYKx

Fê Coelho 04/03/2010

Excelente leitura. Thomas, o personagem principal, é um jovem com todos os defeitos e qualidades que uma pessoa real poderia ter. O personagem é totalmente factível. As descrições das batalhas são emocionantes e a trama é muito bem amarrada. A quantidade de personagens pode dificultar um pouco para acompanhar os fatos, mas ao longo do livro os principais se sobressaem. Recomendo!!

Tulliu Cardia 30/01/2009

Dos três, eu achei esse o pior. Não que seja ruim, mas achei um pouco parado. Mas Cornwell é Cornwell. E ele escreveu mais uma vez uma história fascinante.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Bala 15/02/2010

Vol. I - O Arqueiro - A Busca do Graal - Bernard Cornwell (By Dália)
Ambientado durante a Guerra dos Cem Anos, Cornwell narra a história do arqueiro Thomas de Hookton, filho bastardo de um padre que guardava a lança de São Jorge na pequena aldeia de Hookton.

Ao longo da sua jornada para reaver as relíquias roubadas de Hookton pelo misterioso Harlequim (título original da obra, por sinal), Thomas acaba por participar de algumas das batalhas mais emblemáticas do conflito entre Inglaterra e França ─ a tomada de La Roche-Derrien, o saque de Caern e o choque final das forças inglesas e francesas. E são nestas batalhas e escaramuças que Cornwell demonstra seu maior talento como escritor: a descrição de combates.

Poucos são capazes de descrever o encordoar de um arco, uma carga da cavalaria ou o caos do saque desenfreado tão bem quanto o britânico. No Brasil, um dos “discípulos” de Cornwell é Leonel Caldela, se você já leu a trilogia da Tormenta e gostou das muitas escaramuças presentes nos livros, vai se sentir em casa na trilogia do Graal. Muitas das técnicas narrativas do Brasileiro vieram diretamente do autor britânico.

Por outro lado, o trato dos personagens por vezes me deixa confusa, é como se o autor não conseguisse se decidir por uma personalidade para o protagonista. Talvez seja apenas implicância minha mas, na tentativa de tornar Thomas um personagem mais humano, com suas indecisões, Cornwell acaba por torná-lo mais duvidoso. A trama, no entanto, é sólida e racional, apesar de me confundir um pouco as alianças feitas ao longo da história. Talvez seja umas das qualidades do autor conseguir pensar como um homem do século XIII mas, parece que não funciona para mim, ainda estranho quando um antigo inimigo vira aliado ou quando um amor é simplesmente esquecido.

Fora estes pequenos deslizes, O arqueiro é um excelente livro e uma obra-prima da ficção histórica, praticamente todos os fatos históricos aconteceram exatamente como apresentados.

Renata Fialho 10/02/2011

Um livro que me prendeu do inicio ao fim. Tendo como pano de fundo a guerra dos cem anos (que na verdade só durou 60) entre França e Inglaterra, o arqueiro conta a historia de Tomas, filho bastardo de um padre que ve sua cidade ser destruida. Meio cliche, eu sei, mas esse é só o começo para um livro que descreve muitas batalhas, com um realismo que nos transporta para a epoca em questao.

Luma 03/11/2011minha estante
Uma correção: A Guerra dos Cem Anos durou 116 anos.

mara sop 08/08/2011

A Busca do Graal - O Arqueiro
1º volume da trilogia "A Busca do Graal"
Digno de Bernard Cornwell

Thomas de Hookton é um jovem, filho bastardo de um padre que sonha em ser arqueiro. E quando sua aldeia é atacada por Arlequim e Sir Guilhaume d'Eveque, seus pais são assassinados e aldeia inteiramente destruida, Thomas vê a chance de ser realizar seu sonho, e de vingar a morte do pai, mas não sem antes prometer a este em seu leito de morte que trará de volta à Hookton, a preciosa reliquia escondida pelo padre, a lança que São Jorge usou para matar o dragão. E a busca começa com Thomas sem saber para onde ir, sabendo apenas que o assassino de seu pai é seu primo, mas nem ao menos tem o sobrenome da familia para saber por onde começar.

Thomas se junta ao exercito inglês na França, no inicio da Guerra dos Cem Anos, no cerco de La Roche Derrien, bravamente defendido por seus habitantes, e um deles é a bela e misteriosa Blackbird. Durante as missões em que seu grupo de arqueiros participa, Thomas está sempre a procura de uma bandeira, um campo azul com leões dourados, pois é unica pista que tem de seu primo. O problema é que Thomas quer vingança, mas ao mesmo tempo não quer deixar o exercito para cumprir sua promessa, e eis seu maior dilema, lutar ou sair à caça de algo que ele sequer sabe se acredita ou não que é verdadeiro.

Araggorn 24/07/2012

O Arqueiro - Resenha em www.siriguelasaltitante.com.br
É sempre bom estar empolgado após ler um belo livro! Esse é o caso de O Arqueiro do autor britânico Bernard Cornwell. Vou falar pra vocês que já o havia lido em 2005, mas como era uma trilogia e estava sem grana, só pude comprar os outros dois volumes muito tempo depois e acabei não lendo. Sendo que minha lista de leituras era enorme...sabe como é. Vocês também tem uma lista assim e uma ansiedade crescente em devorar cada livro. Entretanto, os livros ficavam ali na estante como um lembrete. Neste ano resolvi retomar e como não lembrava muito dos detalhes resolvi reler o livro 1.
Essa é o tipo de história que nas mãos da pessoa certa consegue te agarrar até altas horas, no ônibus, no intervalo do almoço, etc. As mãos de Bernard Cornwell são experientes no assunto e ele é um mestre nas pesquisas de batalhas históricas.
É ótimo em um começo de livro você já sentir simpatia por algum personagem ou ser fisgado por algo específico. É um sentimento vívido de estar fazendo parte da história medieval e seguir com os olhos do personagem pela Bretanha e França.
No livro O Arqueiro, Tómas é o personagem que você gosta logo de cara. Um jovem que sonha em se tornar um exímio arqueiro. A invasão francesa a sua pequena aldeia é o estopim pra que isso aconteça e o leva a lugares inimagináveis, amores, aventuras explosivas e batalhas sangrentas. Bernard Cornwell situou a história na Guerra dos Cem Anos e nos leva a conhecer o poderio inglês através do arco longo em batalhas tão bem descritas que posso sentir o cheiro de sangue e suor mesmo depois de fechar o livro.

Simplesmente uma aventura histórica que não pode ser esquecida! Leia muito!

Cris 11/12/2009

Thomas de Hookton
A construção da personagem principal da trilogia - Thomas de Hookton - por si só já vale pela obra. Mas se não bastasse a construção de uma personalidade indiscutivelmente interessante que prende o leitor durante os três volume da obra ainda existe todo o cenário focado no período da Guerra dos Cem Anos onde em meio a intrigas político-religiosas, Thomas praticamente é buscado pelo Santo Graal, à medida que se envolve com a história de sua genealogia - entre outros romances.

Henrique 04/03/2010minha estante
Eu particularmente achei o Tom muito chatinho e simplório. Gostaria que o Cornwell desenvolvesse melhor Sir Simon, que tinha potencial para ser um personagem memorável.

Ymir 18/12/2009

O livro é ótimo, mas não me empolgou tanto quanto as Crônicas Saxônicas ou as Crônicas de Artur. Talvez por ser em terceira pessoa, não sei. Mas não me deu aquela vontade maluca de continuar a ler os outros da série como aconteceu com os outros livros de Cornwell. Parei nesse.

Marcão 23/01/2010

cansativo
Repetitivo,ah que coisa chata!
Imaginando que teria que ler os outros 2 volumes,desisti!

Dirtyusedcondom 08/06/2024

Eu não tô com cabeça pra fazer review, mas tbm não quero deixar o Eduardo do futuro de mãos vazias caso ele queira voltar pra ver nossa opinião daqui uns anos!

Eu curti tanto os personagens e a história em si que tô meio arrependido de não ter comprado a trilogia logo de cara, e ainda por cima NÃO TER PRESTADO ATENÇÃO NAS AULAS DA ESCOLA. Agora, não vejo a hora de chegar na matéria da faculdade que vai abordar a guerra dos cem anos pra poder ler de novo e enriquecer mais ainda minha experiência.

Alana ! 02/02/2009

Primeira coisa que notei desse livro foi que de três palavras, quatro são bastardo, heuheueh

Adorei o livro e a forma original que ele trabalhou um assunto tão batido quanto o Graal, está à altura do exelente escritor que é o Cornwell! :)

MCoelho 27/04/2009

O arqueiro
Sensacional trilogia, que se inicia muito bem com este volume. É uma história de vingança, que se passa durante a guerra dos cem anos, situando-se os personagens no meio de batalhas reais. Magistral história, quem gosta de romance histórico com ação e batalhas reais com a descrição da estratégia usada para serem vencidas não irá se arrepender.