Opúsculo

Opúsculo The Harvard Lampoon

Resenhas - Opúsculo

Agislânia 05/02/2013

A pior coisa que já li na vida!
E olha que já li muita coisa ruim. Comprei esse porque gosto de comédia e não sabia que paródias eram tão ruins assim, mas esse livro é qualquer coisa menos comédia. É tudo tão extremamente forçado na tentativa de ter graça que me fazia fechar o livro a cada parágrafo lido de tanta raiva que me dava. Só terminei de ler pra justificar os 9 reais que joguei fora comprando ele.

Ana Beatriz 04/12/2012

Decepção
Essa é a única palavra que consigo usar para definir Opúsculo.Começo dizendo que sou fã da saga Crepúsculo,mas sei que o texto não é dos mais primorosos,então comprei a paródia para me divertir com os(muitos)erros que a querida Tia Steph nos proporcionou durante 4 livros e meio.
Infelizmente,o livro que tinha tudo para ser ótimo tornou-se uma comédia beeeem mediana,estilo American Pie e Todo mundo em pânico.Eu fiquei com uma sensação de vergonha alheia o livro inteiro de tantas situações idiotas.
Essa foi a minha opinião.

JBC 19/11/2012

E que paródia...
Com certeza o pior livro que eu li na minha vida! Não pelo o simples fato de escrotizar a série que tanto gosto, e sim mostrando o lado piadista dos americanos. Ou seja; situações 'nada haver', com um bando de idiota fazendo idiotices. Sem um inicio, meio e fim que se desenrole. Alias, quando se leva o titulo de 'livro', mostre o minimo de talento pra tal...
Conclusão; não leia essa bosta, perda de tempo, total!

LCOliveira 16/11/2012

diferente que muita pessoas pensam
ele nao degrada a historia
chega ate a exalta como a saga se tornol famosa

Amanda Carneiro 06/11/2012

“Sobre três coisas eu estava absolutamente certa. Primeira, Edwart talvez fosse, muito provavelmente, minha alma gêmea. Segunda, existia uma parte do vampiro dentro dele – que eu presumia que estivesse completamente fora de seu controle – que queria me ver morta. E terceira, eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado.”

Opúsculo é uma paródia da saga Crepúsculo. Nessa obra temos Belle Goose, totalmente diferente da Bella do original. Aqui ela é uma menina metida e nem um pouco tímida. Sempre acha que os garotos estão aos seus pés e acredita ser a menina mais inteligente da escola. Edwart é um cara, literalmente, quente (tanto que ele a salva de uma bola de neve que derrete em sua mão) e morre de medo de garotas. Enfim, é com esses personagens distorcidos de Crepúsculo que a turma do The Harvard Lampoon desenvolve a paródia.
É uma grande crítica a Crepúsculo, cheio de sarcasmo... Mas não foi um livro que gostei. A narrativa apela para tirar alguma risada do leitor, de maneira bem forçada mesmo, e acaba não tendo graça. Foram poucas as vezes que eu ri e, se fosse para escolher, Crepúsculo é até mais engraçado que Opúsculo.

The Harvard Lampoon é uma revista de humor e sátira ligada à Universidade de Harvard. O primeiro volume da revista apareceu em fevereiro de 1876. Escrita por sete estudantes, a revista virou febre no campus de Harvard.
O presidente norte-americano da época, Ulysses S. Grant, foi aconselhado a não ler a revista porque não conseguiria parar de rir o suficiente para ter condições de governar.
Em 1969, The Harvard Lampoon publicou "Bored of the Rings" (algo como "Entediado do Anel") que brincava com a Trilogia do Anel, de J. R. R. Tolkien.

O grupo também lançou uma paródia de Jogos Vorazes recentemente. Ainda não temos a publicação brasileira.

C. Aguiar 03/11/2012

Esse livro eu li em Pdf nesse começo de ano. Ele me interessou logo de cara por ser uma paródia de um livro bem famoso, não tem como não dizer que não conhecemos a saga Crepúsculo não é?

Alguém aqui já leu alguma paródia?

O significado de paródia é o seguinte: é uma imitação cômica de uma composição literária (pode também ser de filmes, músicas e diversas coisas).

Quem nunca viu aqueles filmes de "besteirol americano"? Com várias sátiras engraçadas que te fazem rir de tão bobas que são.

Esse livro fez um "trabalho bem legal" com o primeiro livro da série de Crepúsculo.

É cheio de partes engraçadas (isso dependendo do tipo de humor da pessoa, porque conheço pessoas que odiaram esse livro) e com o lado extremista de cada personagem que chega a ser um pouco bobo demais as vezes. Mas da para ler tranquilamente.

Me deparo com uma Bella, ou melhor uma Belle louca por vampiros e totalmente bizarra.

Um Edward (no caso desse livro é Edwart) muito bizarro e meio estranho, mas engraçado, muito engraçado.

Em toda a leitura imaginei os atores interpretando as cenas que me eram apresentadas no livro.

Seria divertido (pelo menos para mim) ter assistido os atores fazendo esse livro "acontecer nas telinhas"!

Existem também filmes que fizeram paródia da saga crepúsculo, mas não conheço nenhum que tenha sido baseado nesse, (que seja mesmo fiel ao livro) e se por acaso alguém conhecer me avise que eu quero assistir.

Eu recomendo esse livro para quem quer ler uma leitura engraçada (na medida do possível) , tranquila e boba. Que não é uma fã ou um fã viciado em crepúsculo a ponto de se sentir insultado com o livro (porque sei que existem pessoas assim).

É uma leitura bem rápida e acho que vale a pena para passar o tempo e se divertir.

Mas confesso que uma hora me cansou um pouco, acho que o fato foi estar lendo no computador.

Não tenho muito o que dizer porque o livro não tem uma história profunda e incrivelmente bem construída para te envolver desesperadamente, para mim foi apenas algo para passar o tempo. E serviu muito bem.

Trecho:

"- Oi - disse ela. - Acho que estou em todas as suas classes. - Então é por isso que eu a conhecia. Ela me lembrava um esquilo com quem andava em Phoenix.
- Sou Belle.
- Eu sei. Já nos apresentamos. Umas quatro vezes.
- Oh, desculpe. Tenho dificuldade para me lembrar de coisas que não me serão úteis mais tarde".

esta resenha pertence ao site: www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

Camila(Aetria) 21/09/2012

Opúsculo
Essa resenha também aparece em: http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2012/09/21/opusculo-ogs-30/ com mais algumas coisas...

Opúsculo é um livro que te faz rir, mas que se fosse escrito por britânicos te faria chorar de rir.

Ganhei esse livro faz um tempo, e decidi relê-lo para poder fazer uma resenha atualizada sem precisar puxar da memória, rsrs.

É um livro que se lê super rapidamente, sem esforço e não enjoa fazê-lo. Mesmo assim tem alguns fatores que ajudam o leitor a aproveitar plenamente todas as piadinhas do livro:
Saber inglês, a piadas vão desde os nomes das coisas, a cidade, por exemplo, no livro original chama Forks (traduzido como garfos) e em Opúsculo vira Switchblade (algo como canivete), o que achei mais legal foi a editora ter mantido todos os termos em inglês, para que não perdessem seu senso de humor original, como o sobrenome da Bella, que era Swan (de cisne) e pulou para Goose (ganso).
O outro item é ter lido todos os livros da saga. Porque aparecem indiretas a cada página, referências de tudo que apareceu em cada um dos livros (uma das minhas preferidas é uma em que fica apenas uma palavra por página, da mesma forma que acontece no livro quando Edward vai embora e a Bella fica na fossa entra em depressão.

Aproveito o momento pra dizer que li todos os livros da saga, por isso admito que realmente gostei de Crepúsculo... mas não consegui gostar de nenhum dos outros livros. Achei fracas (simplesmente não descem e parecem me emburrecer toda vez que leio HAHA) todas as soluções e mistérios e bem... vou parar por aqui, já que a resenha é da paródia. haha

O livro é super bem escrito, a edição foi super bem feita, e até a fonte dos capítulos é semelhante, o que ajuda a dar o clima de paródia escrita. Todas as cenas que remetem ao livro anterior demonstram como a história ocorreria se a Bella fosse o tipo de pessoa que não tem muita sensibilidade para perceber o bullying que sofre e acha que todos gostam dela.

Só não daria 5 estrelas para ele porque por ser um livro curto algumas soluções são meio que jogadas, e algumas cenas ocorrem de forma super ilógica, estragando um pouco do clima e trazendo aquela sensação de "mas quando que a história chegou aqui???"
Mesmo com esses detalhes, vale muito a pena ler pra dar uma descontraída, já que é um livro que já diz na própria capa: "A paródia".
Como sou hiper fã do senso de humor também nonsense britânico, tenho certas preferências quanto à sátiras, mas Opúsculo não deixa a desejar.

Bells 19/09/2012

Engraçadinho
O livro lembra um filme hollywoodiano sem graça, com piadas bobas que arrancam risos de tão estúpidas e inusitadas; Uma paródia como qualquer outra encontrada nos filmes americanos, novamente a comparação Indiscutível.

lei 10/09/2012

Não é a oitava maravilha
Não direi logo que você precisará ler Crepúsculo antes de ler este. Se quiser até pode, mas não necessita.
Uma paródia que eu diria ser até engraçada, em algumas partes até demais, porém o final não foi aquela maravilha.
Diria que ficou até melhor que Crepúsculo.

Buzzio 29/08/2012

Para rir
Se você é fã mesmo de crepúsculo, e conhece os detalhes da história verdadeira, vai adorar e rir demais com esse livro!

Suellen 19/07/2012

Besteirol Americano
Eu ainda ri de algumas coisas porque eu sou suspeita. Rio de qualquer besteira.
Algumas vezes o texto parecia querer passar algumas piadinhas inteligentes sobre alguns pensadores e famosos, ou criticando certas atitudes dos personagens da Stephanie.
Outras vezes era puro besteirol americano mesmo.
Legalzinho e de leitura rápida.

/QMD/ 16/07/2012

shaushaushaushaushau...not
Quando comprei Opúsculo tinha em mente um livro engraçado que zoasse com Crepúsculo de um jeito, digamos, com classe. Curti o livro mas não achei tão genial assim.

O livro traz a história de Belle Goose (um trocadilho com o sobrenome Swan da original) que se acha a futura ganhadora de um Oscar e é obcecada por não-humanos. Do outro lado temos Edwart, dono de um nome muito mais legal que Edward e que despertará o amor de Belle simplesmente porque age como um não-humano.

As sacadas que o livro traz em relação ao livro original são legais no início. Mas com o passar do tempo e o desenrolar do livro, as piadas ficam forçadas demais...

Resenha completa: http://qmd-livros.tumblr.com/post/25292529551

Anna Gabby 11/07/2012

Extrapolou os limites do humor
Não acredito que humor tenha realmente limite, mas Opúsculo me decepcionou ao banalizar ao extremo. Fica até chato tudo que você vai lendo não faz sentido no contexto do próprio livro. Há outras releituras cômicas por aí espero que sejam melhores.

Foi por isso que o abandonei.

Renata 31/05/2012

Patetico
Sou apaixonada pela Saga Crespúsculo, mas não é por isso que detestei este livro.
As paródias são sem graça e cansativas!
Horroroso!!!