Opúsculo

Autor: The Harvard Lampoon

Editora: Novo Século

Lançamento: 2010

Número de páginas: 144

Crep...digo, Opúsculo é o livro que retrata o romance entre Edwart Mullen e Belle Goose, uma garota que acaba de ch...peraí, já vi isso em algum lugar...

Sim, baseado no romance de Stephenie Meyer, Opúsculo tenta divertir mostrando o lado cômico do primeiro livro da saga de vampiros. Mas só tenta.

De fato ele tem uma boa premissa: ironizar os trechos mais “marcantes” da história. Leva sua imaginação para um universo semelhante ao do título original, porém onde todos os acontecimentos carregam o que há de mais bizarro na imaginação fértil de uma criança de 10 anos. Não diria nem que foi um erro, mas esse exagero ao ironizar as cenas me levou a ficar com certa aversão ao livro logo no início.

É impossível (para quem assistiu) não se lembrar de “Os vampiros que se mordam”, filme lançado no mesmo modelo e com o mesmo intuito. O que acontece é que esse tipo de humor, ao meu ver, ficou melhor nas telas que nas páginas, não me empolgando quase que em nenhum momento.

Passagens como essa não faltam:

"Bem, pensei, sempre posso usar aqueles nunchakus que carrego comigo. Puxei-os de minhas meias e comecei a girá-los sobre a cabeça. Imaginei se poderia girá-los tão rápido a ponto de eu ser erguida do chão, como um helicóptero...”

Admito que alguns trechos me fizeram esboçar um sorriso, como sacadas do tipo:

“-Vamos lá, Edwart. Ele é um vampiro, você é um vampiro: ao trabalho! -Pare, Belle! Isso é sério, não é um bom momento para RPG."

Crédito também às citações ao Drácula, True Blood e até ao Facebook!

O livro chega a melhorar do meio para o final, trazendo inclusive uma pequena reviravolta na história. Nada de grandioso, mas posso dizer que a primeira metade li em um mês, a segunda em uma semana. Pra um livro de 140 páginas, isso significa muita coisa.

Não li o texto original, mas a tradução me pareceu razoável, trazendo boas adaptações e colocando até o Jô Soares na história.

Em síntese, é um Crepúsculo resumido de forma BEM trash, com menos personagens e todas aquelas cenas que você não cansa de ironizar e falar mal, quando entre amigos. Se, na saga original, a melhor forma de se manter fora de perigo é estar junto a 10 lobisomens seminus, neste livro a melhor dica é se trancar em casa...afinal, os vampiros aqui não usam maçanetas, já que não conseguem apertar e puxar simultaneamente.

Laís 12/08/2011

idiota com um toque bem pouco engraçado..
Não gostei muito.. viaja demaais na história.. e é um humor que eu não estou acostumada.. é muuito sarcástico.. Não gostei u.u

Lynnë 08/08/2011

Chato. Esperava mais. Quando li um trecho, em inglês, logo que foi lançado parecia muito melhor. Algumas partes realmente foram boas, mas outras bem sem graça. Uma pena.

Bianca S. Bonatto 27/07/2011

"...Nem sei quem eram aquelas pessoas! Algumas vezes me confunfo com o Endereço."
Resenha completa aqui: http://noiterubra.blogspot.com/2011/02/resenha-opusculo.html

"O Sol quente de Phoenix incidia em cheio sobre a janela do carro de onde meu braço nu e pálido pendia sem pudor. Minha Mãe e eu estávamos indo para o Aeroporto, mas somente eu tinha uma passagem à minha espera, e esta era só de ida."

É assim que começa a história de Belle, Belle Goose, nossa protagosnista que está indo morar com seu Pai em Switchblade.
Já de cara para agradá-la seu pai lhe dá de presente um Caminhão-Baú.
Na sua nova escola Belle conhece Lucy, á quem se apresenta quatro vezes e ainda fala que não lembra do nome dela, pois julga não ser importante no futuro...
As duas viram amigas e no horário do almoço é quando ela conhece o alvo de suas Absurdas Teorias, Edwart Mullen. Cabelos Ruivo-Castanhos-Alourados e incrivelmente Pálido, como Belle, que logo sentiu uma enorme Empatia por ele, além de achá-lo o garoto mais lindo da escola, mas também por que ele era um "Forasteiro" como ela, pois havia se mudado há dois anos do Alasca para Switchblade.

A partir daí os acontecimentos seguem a linha de CREPÚSCULO, porém com uma indiscutível pitada de Paródia. Temos as principais cenas remontadas com uma descrição de tirar o folego.
Belle acredita piamente que Edwart é um Vampiro e faz mil e uma coisas para provar que está certa, por que todas as "dicas" à levam a pensar assim.

Edwart tem a habilidade de "Ler" as Pessoas, suas expreções faciais, mas por algum motivo Belle é a única que ele não cnsegue identificar o que ela está pensando, sentindo, estc...
E em um campo afastado de Switchblade é onde Edwart guarda seu Segredo, o motivo pela sua "falta" de apitite e sua incrível habilidade de resistir à um saboroso prato de Batatas Assadas, enterrado tão bem.

Belle tem uma mente... única, formúla diversas teorias sobre tudo e se coloca à frente de qualquer acontecimento, não importando muito os outros. Tem uma obssessão por Vampiros e que Edwart seja um deles.

Porém com todo esse entusiasmo de que Edwart é um Vampiro, ela não percebe quem são os Vampiros Verdadeiros. E quando eles atacam, apenas Edwart, seu Robô Caçador de Vampiros e sua Camiseta do Team Jacob (arrrgggg... >.

Kah Venceslau 29/06/2011

hahahaa
eu sou extremamente apaixonada por crepúsculo, e não tinha como não morrer de rir com esse livro... Claro que é uma leitura para pessoas de bom humor e que levam a brincadeira numa boa, mas eu realmente dei muita risada, uma leitura rápida, e recomendado para quem realmente ja leu crepúsculo se não, não entenderá as tiradas geniais desse livro.

sentilivros 26/06/2011

resenha de Opusculo
Ai, posso falar?

Tô me sentindo uma idiota, sem senso de humor (já desconfiava). Não gostei do livro, demorei para terminar de lê-lo. Não sei nem o que falar...Paguei caro, pois estava louca pra ler e tinha acabado a promoção no Submarino em que ele estava por R$9,90, fui no site da Saraiva e encomendei por R$24,00. Se arrependimento matasse, já estava durinha.

Mas para quem tem senso de humor (que não é o meu caso), e para quem como eu, só fala bem ou mal de determinado livro depois de conhecê-lo...

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/09/opusculo-havard-lampoon.html
Mih 01/05/2018minha estante
Honestamente, eu esqueci de comprar o livro, que inclui no meu desafio anual literário e acabei baixando da Internet. Ainda bem que fiz isso. Ia morrer de ódio em gastar um centavo que fosse com esse livro.

Giulia 17/06/2011

P.S.: esse é aquele tipo de livros que você tem que ler com humor, senão não há nenhuma graça!

Lari 08/06/2011

Promoção Opúsculo
Quer ganhar um exemplar de Opúsculo? A hilariante paródia da saga Crepúsculo escrito pela revista de humor The Harvard Lampoon.
Siga a @lariemiss retweet ou tweet a frase: "Sigo a @lariemiss e quero ganhar Opúsculo" O sorteio acontecerá dia 17 de junho, as 19h. O participante que não seguir esse twitter será desclassificado e um novo sorteio será feito.

AmadosLivros 07/06/2011

Blog Amados Livros:

Isabella Pina 02/05/2011

(Resenha Antiga)
Minha amiga me emprestou esse livro um dia e eu simplesmente amei, em certos momentos curti mais do que Crepúsculo.
Ele conta a história de Belle Goose (goose, em inglês significa ganso), uma menina desajeitada e deslocada que se muda para junto de seu pai.
A história/paródia é, obviamente cômica, o que faz você dar risada, mesmo que você seja um fanática por Crepúsculo.
O final de Opúsculo, melhor dizendo, os últimos capítulos são, certamente, os melhores do livro inteiro. Talvez porque os autores fogem, então, um pouquinho do óbvio e é quando você mais dá risada. Há até alguns momentos de suspense quando Belle obriga Edward a lutar contra um vampiro (de verdade) e Edward diz que NÃO É um vampiro e que foi Belle que o obrigou a se comportar como um.
Acho que o que mais gostei em Opúsculo, além da criatividade dos autores, foi que Belle, ao contrário de Bella, é mais louca, mais extrovertida. Ela não "aquela garota do canto", e sim "a garota do canto mais popular e desajeitada" e, apesar em certos momentos extrapolar em bobagens e um pouco de metidez, é um personagem muito divertido.
P.S.: é impressão minha ou a capa brasileira a mão parece mais "ossuda"? o.O

Heitor 25/04/2011

Humor, Humor, Humor.
O objetivo desse livro é fazer chorar de rir? Conseguiu! Pelo menos comigo. Certamente, essa é uma das melhores paródias. Muito melhor do que filmes Hollywoodianos que tentam zoar filmes Hollywoodianos. Belle Goose é extremamente engraçada, inteligente e ao mesmo tempo infantil em suas reflexões. Edwart Mullen não é engraçado só no nome. Os conflitos tornaram-se bem cômicos e o final é de deixar qualquer romântico pensando "Meu Deus, que horror". Enfim, vale à pena se divertir fazendo a leitura, especialmente os que já leram Crepúsculo.

Tindomiel 22/04/2011

Ecaaaa....
Talvez seja o livro mais chato que já li. Sem graça, cansativo, uma decepção! Joguei meu dinheiro fora...

Jéssica 18/03/2011

Fiquei realmente triste quando cheguei a ultima página deste livro, não era o que eu esperava.Pela propaganda que fizeram esperava bem mais, eu sou fã de crepúculo e tudo relacionado a série(livros e filmes) achei que ler a parodia ia realmente valer a pena, mas não passou nem perto do que eu imaginei, claro que da pra rir em algumas partes, mas no geral...Mas tenho que fazer um elogio a capa é realmente criativa.
Enfim não foi uma das minhas melhores escolhas de compra do ano de 2010, mas como tenho o objetivo de ter uma blioteca no meu quarto ta valendo.

Thaísa 23/02/2011

Horrível!
Nunca li algo mais tosco e sem nexo.

Mi Cherubim 15/02/2011

Opúsculo
Posso começar falando que o livro é uma porcaria? Fui até a Saraiva para comprar um livro pra mim, pois depois que me apresentaram a literatura fantástica, eu me apaixonei perdidamente. Ler para mim era um tédio, era uma coisa que fazia só por obrigação. Isso até tomar gosto. Então, entramos na livraria, minha filha Joyce e eu. Ela não gosta muito de ler, mas fico no pé dela.

Assim que paramos numa banca ela PE perguntou se poderia escolher um pra ela. Fico intrigada e digo que sim. E ela escolheu Opúsculo – uma paródia de Crepúsculo. Ok assim que pagamos, ela foi lendo no trajeto para casa. Pensei “Agora vai”, mero engano...

Depois de 15 páginas ela me deu e falou “não gostei, não vou ler!”. Fui conferir por mim mesma.

É a história de Belle que deixa sua mãe e seu padrasto para viver com seu pai. Sim é uma sátira de Crepúsculo, até aí tudo bem. Mas o desenrolar da história foi me deixando irritada. Belle queria namorar um vampiro, conheceu Bill e achou que ele era um. O coitado era humano, mas Belle não acredita.

Porém Belle conhece vampiros de verdade e acaba quase sendo morta, mas Bill a salva (tudo bem que ele quase morreu para isso). No meio do conto me senti frustrada. Sim era assim que me sentia. Não recomendo esse livro.