Cabeça de Vento

Cabeça de Vento Meg Cabot

Resenhas - Cabeça de Vento

May 27/06/2010

Cabeça de Vento - Meg Cabot
Confesso que quando recebi o livro Cabeça de Vento fiquei um pouco ansiosa. Meg Cabot me foi recomendada diversas vezes por amigas, mas nunca tinha lido nada dela, até agora. Não sou fã do estilo menininha (e sempre lembrava do filme O Diário da Princesa), mas Cabeça de Vento mudou minha impressão de Meg Cabot - nunca mais vou lembrar dela apenas por um filme cor de rosa da Disney.

Cabeça de Vento (Airhead) é sobre uma menina, Em Watts, que não é nada popular. Ela não é bonita, nem quer ser. Ela não tenta se arrumar, evita todo tipo de atitude que possa deixá-la popular - ou morta viva, como ela classifica esse tipo de pessoa, que apenas vive conforme o sistema, ignorando qualquer outra forma de viver.

Até o momento em que sofre um acidente, que seria fatal, e seu cérebro vai para no corpo de uma super top model (Nikki Howard). Agora, por causa de um acordo - que salvou sua vida - ela tem de viver a vida de Nikki e se adaptar a muitas coisas que ela não quis, não procurou e nunca conseguiu entender. Como meninos que se apaixonam por ela - e muitos deles.

O primeiro ponto que me chamou a atenção: Nikki tem TODAS as atenções masculinas. Ela pode escolher qualquer menino à sua volta e todos são lindos, ricos (mas não muito inteligentes). Admito que não estou torcendo para quem Em/Nikki torce.

O segundo, eu me identifiquei MUITO com a Em. Por ser uma menina que prefere ler a ir em uma festa e que não liga muito para maquiagem ou produtos de beleza, realmente me lembrei de mim mesma em alguns trechos, como esse:

"Lulu olhou para mim, horrorizada.

- Sabonete? SABONETE? Você lava o rosto com SABONETE?

- Bem, o que mais devemos usar na pele? - perguntei"

Devorei o livro em 5 horas, ele é de leitura fácil e agradável, a história realmente te prende, você quer saber o resto (que, à propósito, só vai saber quando sair o resto da série) e, mais que tudo, quer ver a Em mostrando para o mundo que ser inteligente e bonita funciona sim, sempre com muito bom humor.
Felipe Saraiva 30/04/2011minha estante
Quer realmende mudar seu conceito "menininha de rosa" sobre a Meg?! LEIA A SÉRIE A MEDIADORA!!! ;)

Karol 03/05/2011minha estante
Adoro os livros da Meg para desestressar e posso te garantir que a Disney acabou com O Diário da Princesa sem dó nem piedade. A série é ótima! A Mediadora também.

d.c. 14/08/2011minha estante
Você precisa ler A Mediadora! Ai sim vai se apaixonar pela Meg *-*

Elis 03/10/2011minha estante
Tenho uma nova dica para quem ama a Meg. Leiam Insaciavel...amei, como todos os livros que eu li dessa autora, me surpreendi

Sili 04/01/2012minha estante
Eu lavo o meu rosto com sabonete ué, nunca tive uma espinha na vida. Genética ( e talvez um pouco de sabonete, haha).

Rhuan 02/11/2012minha estante
Sim! Leia A Mediadora e caia de amores pela Meg!!

Ana Claudia Car 05/11/2014minha estante
Divertido, improvável e surreal.

Ayhdjsçz 02/03/2013

Tudo que vc não epera
No começo é aquela coisa normal, e vc acha que sabe td que vai acontecer. Mas de repente td muda, é uma coisa inesperada.
O livro começa com o menina normal, que gosta do seu melhor amigo... Mas já no começo acontece uma coisa simplesmente inacreditável e a historia só vai melhorando.
Realmente é muito bom mesmo, é a minha coleção favorita. E foi com esse livro que comecei a me interessar a ler, coisa que agora eu amoo!!!
Edimara 03/03/2013minha estante
começou a gostar por culpa de quem ein? kkkkk u.u queria que a gnt tivesse lido o segundo juntas tb :/

Ayhdjsçz 03/03/2013minha estante
kk e quem le influenciou a compra o segundo. mas realmente, acho que se não fosse por vc ter lido comigo... u.u

Loanfi 01/07/2022

Comecei a ler sem saber o que esperar da história. Fui por indicação e realmente gostei bastante. Não imaginava que a forma que a Em iria viver a vida da Nikki seria essa. O livro é bem introdutório, então temos diversas pontas soltas que irão se resolver ao longo da trilogia. Foi uma leitura rápida, divertida e fácil. Só que os personagens são intragáveis. Acho que a melhor é a Frida haha. O livro apresenta dois extremos: meninas que amam moda e meninas que odeiam. Dessa forma, caímos MUITO no esteriótipo de "nossa aquela menina se veste bem e liga pra aparência! Deve ser burra." A Em e sua mãe são exageradas e perdi muito a paciência. De qualquer forma recomendo a leitura. Só não pode se prender nesses detalhes.
bruna 05/07/2022minha estante
Acho que devem batido na tecla da crítica dos estereótipos dos livros, porque a Meg também lançou aquela saga "Tamanho 43 não é gorda", algo assim.

Loanfi 05/07/2022minha estante
Também tô doida pra ler esse KKK mas acho que é isso mesmo né. Já é quase que o estilo da Meg esses esteriótipos.

Lekatopia 29/09/2015

Fraquinho
Como fã da Meg Cabot, falar mal de um livro dela publicamente faz eu me sentir mal. Ao mesmo tempo, existe algo chamado honestidade intelectual e eu não poderia ler um livro, detestá-lo e escrever uma resenha mentindo descaradamente sobre suas virtudes.

“Cabeça de Vento” é o primeiro livro de uma trilogia composta por “Being Nikki” e “Runaway” (“Sendo Nikki” e “Passarela”, numa tradução livre), publicada no Brasil pela Galera Record.

Falar de “Cabeça e Vento” sem dar spoilers fica um pouco difícil na hora de abordar os problemas com a narrativa, mas acredito que o que será dito a seguir já é de conhecimento geral: basicamente, a estória começa quando manifestantes causam um acidente na inauguração da Stark Megastore, o que acaba por ferir gravemente Emerson e causar um colapso em Nikki. Então temos o seguinte quadro: (i) Nikki teve morte cerebral, mas seu corpo está em perfeito estado; (ii) Emerson possui o cérebro intacto, mas seu corpo teve ferimentos fatais; e (iii) o grupo Stark, patrocinador de Nikki, não está disposto a perder o rosto que é associado com a cara e os valores de suas empresas.

A solução, é claro, consiste em realizar um “transplante de corpo inteiro” (duh)! Sim, o cérebro de Emerson é colocado no corpo de Nikki, o que significa que a partir de agora Emerson deverá viver, bem, como uma super modelo adolescente. Sério, é a versão Meg Cabot de Drop Dead Diva. Só que ao contrário.

Nikki Howard e Emerson Watts se elas tivessem mais de 30 anos.

Não tenho nenhum problema com essa lógica de ficção científica. Transferência de corpo inteiro? Parece genial, desde que seja bem executada. Mas em “Cabeça de Vento” a narrativa se desenvolve de tal modo que as coisas deixam de ser críveis. Diversas situações absurdas acontecem e tudo parece muito forçado. Emerson Watts, ao invés de entrar numa reflexão sobre perder sua antiga identidade e começar a viver como sendo outra pessoa (o que seria épico se escrito no inconfundível estilo de Cabot), começa a se preocupar com garotos e lição de casa. Oi? Como uma personagem descrita como sensata e inteligente perde a noção do que seria “estabelecer prioridades”?

Agora vem spoiler (pule para o próximo parágrafo se não quiser ler): Fiquei profundamente incomodada com o fato que de que Emerson não pode contar a ninguém sobre o transplante porque o advogado das empresas Stark fez seus pais assinarem um contrato de sigilo, cuja penalidade em caso de quebra está na casa dos milhões de dólares. Sério. Isso é absolutamente INCONSTITUCIONAL. Alguém, por favor, liga para um consultor jurídico? Liga para mim!

Quanto às personagens, acho que o desenvolvimento de Emerson foi mais um retrocesso. Já Nikki nunca é abordada o suficiente para termos uma idéia mais clara e menos estereotipada de quem ela era. E as personagens de apoio são basicamente fórmulas prontas: Frida, a irmã de Emerson, é uma garota fútil que quer ser líder de torcida (clichê); Brandon Stark, namorado de Nikki, é um playboy bonito, rico e burro (clichê); o cantor Gabriel Luna é o inglês com um sotaque adorável que sempre surge do nada onde Nikki está (clichê); Lulu Collins é a amiga rica e burrinha, mas com um coração de ouro (clichê); e Christopher Maloney é o melhor amigo de Emerson, que despreza a galera popular e é simplesmente muito cool (clichê).

E como comentei na resenha de “Dead to the World”, acredito que deixar finais abertos, mas não inconclusivos, é um dos maiores méritos de uma boa série. Infelizmente, “Cabeça de Vento” nos traz um dos finais mais insatisfatórios de que me recordo. Eu queria me matar! Não acontece nada, absolutamente NADA! É simplesmente esquisito e totalmente abrupto.

Há também, é claro, aspectos positivos em “Cabeça de Vento”: o livro é escrito naquele inconfundível estilo de Meg, leve e divertido, como se você estivesse conversando com sua melhor amiga. Além disso, as referências ao universo nerd estão lá e sempre estampavam um sorriso no meu rosto (a Emerson lia Electronic Gaming Monthly. Sério, essa parte me emocionou profundamente).

Em suma: “Cabeça de Vento” não me agradou e o julgo um trabalho fraco para os parâmetros de Meg, que já provou poder fazer muito melhor nas séries “O Diário da Princesa”, “A Mediadora”, “Garotos” e “Tamanho 42 Não é Gorda”, só para citar alguns exemplos.

site: www.lekatopia.com
Luana 11/12/2015minha estante
eu nem terminei a leitura de tao ruim q achei.

Camile 25/10/2016minha estante
Acabei de ler o livro agora e vim procurar uma resenha que expressasse o que achei dele e a sua faz isso bem. Sou muito fã da Meg, desde que consigo me lembrar, e esse livro foi o primeiro dela que me decepcionou. Quando terminei de ler, a impressão que tive é que ele acabou no meio. Mesmo tendo sequências, cada livro tem que ter sua história própria com começo, meio e fim. Foi gasto quase meio livro na exposição da premissa, que ja esta basicamente na sinopse, e quando chega no final, nada acontece. E a Meg sempre me fez gostar dos personagens dela, mas aqui eles me pareceram tão rasos :(
Não gostei do livro, mas nao odiei tbm, então talvez Sendo Nikki seja melhor. Sendo da Meg, pelo menos merece outra chance.

v. 13/07/2010

Cabeça de Vento
"Cabeça de Vento" é mais um livro de Meg Cabot, autora de vários sucessos, como a série "O Diário da Princesa". Confesso que dessa vez comprei o livro pela capa que achei bem simpática... Enfim, a história é de uma menina, Emerson Watts, que odeia o mundo das celebridades, até que um dia sua vida muda, e ela se vê como outra pessoa, literalmente.
Enfim, achei o livro bem leve, e não é um dos melhores da Meg, tem muita enrolação pra digamos, nada. E o fim ficou em 'aberto' pra quem estava com tantos problemas...
Eu indico o livro pra quem é fã, gosta de uma leitura rápida e até divertida em alguns momentos.
Carol 16/07/2010minha estante
O fim não ficou aberto, existe uma continuação.

v. 05/08/2010minha estante
explicado.

Rai Lira 25/07/2010

A Meg deve ter tomado algum alucinógeno quando escreveu este livro.... Que viagem!!!

Andrea 29/07/2010minha estante
Alguém que concorda comigo! \o/

Teri 25/03/2012minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk

Hygor 20/12/2011

Cabeça de Vento é uma incrivel e engraçada história que nos prende a cada página. Emerson Watts é obrigada pela mãe a levar sua irmã mais nova, Frida, para a inauguração da Satrk Megastore, que contará coma a presença do cantor Gabriel Luna e da supermodelo Nikkie Howard. No mesmo dia e quase na mesma hora Emerson e Nikki sofrem um acidente. Emerson é atinginda por um TV de plasma(que exibia imagens de Nikki) e Nikki desmaia deixando todos curiosos para saber o que aconteceu com ela. Um mês depois Emerson acorda no corpo de Nikki, e a "verdadeira" Nikki? bom essa deixou de existir.
Agora imagine a seguinte situação: Emerson uma garota nerd, que ama video games, ver programas cirurgicos, que gosta de ficar em casa e ainda por cima nutre uma paixão secreta pelo seu melhor amigo Christopher., derrepente acorda um dia no hospital sem saber direito por que está lá e ainda descobre que está no corpo de uma supermodelo teen.
Nikkie Howard é totalmente diferente de Emerson, e isso acaba dificultando muito para Em se acostumar com sua nova vida, refluxo gástrico e um paladar que Nikki possui faz com que Emerson perde o gosto por suas comidas preferidas, fãs elouquecidos, sessões de fotos, Escolas(sim, ela é obrigada pelos pais a frequentar a escola) e Lulu a melhor amiga de Nikki que acredita que a amiga sofreu um transfusão espiritual na hora do acidente(oi?). Junto nessa enorme(e engraçada) confusão Em tem que se precupar com um monte de caras que vivem se apaixonando por Nikki, incluindo Gabriel Lun um charmoso músico britânico, Brandon Stark herdeiro das empresas Stark e Justin Bay o namordado de sua melhor amiga ou devo dizer da melhor amiga de Nikki - Lulu, sem contar que Emerson não pode contar ao seu melhor amigo que ela continua viva e que é apaixonada por ele. Cabeça de vento é um otimo livro com um incrivel senso de humor, e no final o livro deixa um gostinho de quero mais.
Jaque 16/06/2020minha estante
Excelente resenha. Esse livro é maravilhoso. Me prendeu todinha. Acordava já querendo ler, parava de ler não querendo parar e ia dormir pensando no livro. Esse livro me prendeu todinha. Quem ler esse livro e não gostar, boa pessoa não é Haha.

Vick 31/01/2011

falta de continuação?
A trama é bem criativa e muito bem bolada, mas nao totalmente no melhor estilo Meg Cabot que conheço:começa como uma historia normal sobre uma garota que nao faz o esteriótipo de beleza atual, e chega-se a esperar por meio do desenrolar da história que o livro aborde a beleza de uma maneira diferente do que a mídia nos impõe, porém isso só acontece no final do livro e de uma maneira bem sutil, quase imperceptível. Sou fã de Meg Cabot, mas achei que o livro leva tempo demais descrevendo a ficção e a adaptação da personagem, deixando a desejar no que esta autora tem de melhor: o romance. O final é daqueles "continue na sua cabeça como bem entender", deixando muito a desejar. Recomendo para quem quiser se envolver em uma ficção realmente criativa, mas sem o estilo de Meg.
Dana 17/02/2011minha estante
Então, Vick, o livro tem este final "inacabado" pois trata-se somente do primeiro volume de uma série =)

Rafael 05/09/2010

Cativante!
A capa foi o que me induziu. Um tapete vermelho, flashs de câmeras, uma modelo e o título Cabeça de Vento? Pra mim é irresistível. Evito todo e qualquer Spoiler, então comecei a ler sem esperar nada.
Do que Meg Cabot poderia falar neste livro? Que as modelos são burras? [não me crussifiquem!] Foi o que me passou na cabeça a priori.

Errado.
(...)

Leia o resto da minha resenha:

:D
Rafael 09/05/2011minha estante
NÃO É PERMITIDA A CÓPIA DESTE CONTEÚDO INTEGRAL OU PARCIALMENTE.
-PLÁGIO É CRIME

Geovanna Ferreira 31/05/2013

Chick lit favorito
1º Fato sobre mim: Sou uma adolescente que não curte muito Meg Cabot, chick lits, muitas vezes os livros teen me parecem muito rasos. Me julguem.

2º fato: apesar disso eu AMO LOUCAMENTE essa série.

Já faz um tempinho que li Cabeça de vento e logo de cara o livro me conquistou. Era tão louco, improvável que não tive escolha senão ler, mesmo torcendo o nariz para o estilo. E TAPA NA MINHA CARA! A série é uma delícia. A história de Emerson ( sim, é uma menina ) é tão hilária quanto trágica. Já imaginou uma nerd no corpo de uma super mega gata e milionária top model? Louco não? Viajado SIM ou CLARO? Tia Meg realmente caprichou na criatiavidade e talvez seja por isso que essa trilogia é tão MASTER!

Não conseguia parar de ler, vive junto a Em os desafios daquela vida nova e glamourosa, de luxo e o pior, renúncia do seu próprio Eu. O livro é totalmente atual, os quadjuvantes como Lulu dão um colorido a mais a história, e o que falar dos mocinhos? HÁ UM FESTIVAL DELES. Christopher
Geovanna Ferreira 31/05/2013minha estante
minha resenha saiu pela metade :c

Sammy 14/01/2013minha estante
A Nikki\Em é R-I-D-I-C-U-L-A !!!!!! Se eu fosse ela, pegava TODOS. Seria super metida.

Roberta Nunes 17/08/2010

Uma história diferente e interessante.
Meg Cabot certamente inovou com este livro, pois ele tem um lado bastante diferente do estilo da escritora. Claro que ainda é cheio de partes cômicas e de dramas adolescentes, mas ainda assim, a trama é mais elaborada e salpicada com um pouco (ou muito?) de ficção científica.

O mais interessante deste livro foi perceber que a vida das celebridades não é sempre o mar-de-rosas que parece... Eu, por exemplo, não desejaria nunca estar no lugar da protagonista Em e, de repente, estar na pele de uma modelo famosa, tendo que posar para fotos fingindo sempre felicidade e fugir de milhares de paparazzi.

O final fica muito aberto, o que é natural, já que este é apenas o primeiro livro de uma série de 3. Acho que a história de Nikki tem tudo pra ficar mais envolvente e prentendo continuar acompanhando.

A conclusão é que Meg provou, mais uma vez, ser uma escritora talentosíssima, que sabe inovar e conduzir um bom enredo.

Indico a leitura.
;)
Tiago Henrique 10/09/2010minha estante
É total,a Meg e a melhor,e esse foi um dos
melhores livros dela para min *-*

Laís / @escritoralaisbarbosa 30/03/2024

Mistura de romance e ficção científica
Demorei de me prender a história, mas quando me envolvi UAU, não consegui parar de ler. Já tô indo pra o segundo livro e torcendo que ela e Christopher fiquem juntos

Cassi 27/06/2010

Incrível
A cada livro da Meg eu me surpreendo mais com ela.

Dessa vez, em "Cabeça de Vento", Meg conta a história de Em, ou melhor, Nikki.

Na minha opinião é difícil tentar explicar em uma resenha o que acontece com a Em sem revelar cenas importantes e não dar spoilers, mas posso dizer que a história é muito interessante, pois a Meg usa como plano de fundo a ficção cintífica, mesclando todo aquele estilo da Meg que estamos acostumados a acompanhar nos livros infantojuvenis que ela escreve.

Simpatizei-me muito com os personagens secudários, e achei o final do livro tão tristinho que meus olhos encheram d'água. Estou louca para acompanhar o segundo volume, e sinceramente não sei se vou conseguir esperar a Galera Record trazê-lo para nós; nesse caso, terei de recorrer ao e-book.

Também gostei muito dos meninos deste livro (os típicos homens da Meg que nos fazem suspirar) e quando achei que já tinha o meu casal definido, o final me surpreendeu deixando-me indecisa.

E não poderia deixar de comentar a capa do livro. É muito bonita, e tem tudo a ver com a história.

Dou 5 estrelas com certeza, pois Meg é Meg!