Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Carol 31/01/2009

Gosto demais!
Uma vez,li que Esáu e Jacó é o pior livro de Machado de Assis.Não consigo concordar,de maneira alguma!A disputa eterna entre os gêmeos é instigante,e as personalidades deles,mais ainda.Um não aceita que o outro tenha importância na vida de alguém.Um quer destruir o outro,quer ser a única pessoa no mundo com aquele rosto,aquela mãe.Ser gêmeo deve ser complicado...

Meu livro favorito dentre os poucos que li de Machado,sem dúvida!

Elaine P. 19/02/2009

O gênio de Machado de Assis
Um dia, resolvi arriscar de ler os primeiros capítulos de "Esaú e Jacó". Quem disse que eu consegui ficar nos primeiros capítulos? Li o dia inteiro, com areia nos olhos por causa da claridade da tela, a luz ambiente se enfraquecendo ao meu redor enquanto a noite avançava. Só consegui largar o livro quando ele acabou, e posso dizer: que livro bom!

O curioso é que o livro é ótimo, mas nem tanto pelo enredo, que é meio vazio em si: irmãos gêmeos que não concordam em nada. Na mão de qualquer outro escritor, mal daria história para um livro, mas estamos falando de Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho. E essa foi uma de suas bruxarias: transformar uma história insossa de desavença fraternal em um romance bem escrito, bem acabado e completamente viciante.

Machado de Assis leva a narrativa onisciente para o próximo nível: ele não só sabe de tudo o que se passa, como dialoga diretamente com o leitor. Não é apenas um simples narrador fiel (ou não) da história, mas o seu guardião, e deixa isso perfeitamente claro. Ele desenvolve uma relação variada com o leitor, ora paternalista, ora amigável, ora submissa. Simplesmente genial.

Jackie Morena 26/02/2009

A indecisão de Flora é algo impressionate!

A obra é cativante, personagens profundos e bem constituídos... apaixonante!!!

A observação da obra: acho que toda mulher deveria morrer como as personagens femininas de machado....em um suspiro...

Luhhh ^___^ 11/06/2009

História
Machado consegue demonstrar a queda da Monarquia e a chegada da Republicada através da vida dos dois gêmeos, de tal maneira fascinante que cada gêmeo expõe sua simpatia por um regime polítimo, e Machado ou Aires que escreveu a história :)
não seja manequeísta

Duda Girard 04/05/2009

Machado é Machado
Mais um livro estilo machadiano, com uma história mais realista e não somente finalzinho feliz.

d3legado 09/06/2009

muito bom (:
obra muito bem escrita, típica de Machado de Assis.

godoi 13/09/2009

Um ótimo livro, como todos os da fase madura, porém neste se sente o peso da idade do autor em toda a obra.

Conta a história de Pedro e Paulo, gemêos que já brigavam no ventre,a partir da visão do conselheiro Aires. O livro mostra a vida dos dois, sempre opostos, primeiro na política e depois no amor.

Eduardo 23/10/2010

Reler ou não reler. Eis a questão.
diz Dalton Trevisan, na página 46 do seu "Dinorá", sobre esta obra do machadinho:

"Livro pra ser lido uma vez, fechado, e esquecido. Que você acha, cara?"

Olha, acho o mesmo. Mas creio que ainda irei reler esse livro por certos motivos ...

daia ~ 25/10/2010minha estante
Quando eu terminei de ler tive vontade de começar de novo. Mas foi porque eu gostei demais, Machado de Assis é um gênio da literatura brasileira.

José Martino Escritor 14/11/2010

Esaú e Jacó
O romance não prende tanto a atenção pelo enredo; destaca-se mais pelo emprego de frases sempre graciosas e pelas observações profundas. Além disso, o livro interessa também pelo retrato dos costumes e da história política de uma época específica, que vai de 1869 a 1901. Carolina, que era a primeira leitora e crítica de Machado, não chegou a ler todo o livro. Abatida pela doença, que a cada dia lhe minava mais a saúde, ela confessou a uma amiga que somente conseguira ler alguns trechos do Esaú e Jacó. Joaquim Maria dera a José Veríssimo este exemplar que a esposa apenas correra os olhos, não tendo ânimo para completar a sua leitura. Após a morte de Carolina, sabendo do valor sentimental que aquele volume tinha para Machado de Assis, o crítico fez questão de devolvê-lo ao amigo, que ficou profundamente sensibilizado. Enquanto viveu, o escritor guardou-o como uma verdadeira relíquia.
Nenhum livro de Machado de Assis recebeu tantos elogios. As críticas que apareciam na imprensa eram fervorosas, cheias de entusiasmo, como se procurassem incentivar o velho escritor, que naquela ocasião passava pelo momento mais difícil de sua vida. (...)

***

Extraído do livro
MEMORIAL DO BRUXO - Conhecendo Machado de Assis
José Antonio Martino

val 08/05/2011

Machado de Assis, nessas 192 páginas consegue falar de um único dilema: trata-se da vida de dois irmãos gêmeos. (Só Machado para encontrar tantas palavras...)
A mãe movida pela curiosidade, consulta furtivamente uma espécie de vidente a fim de ouvir sobre o futuro dos meninos iguaizinhos:Pedro e Paulo.
A vidente lhe diz pouco, porém, promissoras palavras que ora confundia a mãe anciosa, que pensava na pergunta que vidente fizera.Perguntou se os meninos brigaram ainda no seu ventre.
Aí, leitor, segue o desenrolar da obra: A cada desavença entre os meninos, a mãe teme o presságio anunciado; assombrado pela palavra briga. Pavor que a persegue até a idade adulta dos gêmeos.

leandro_sa 15/04/2011

Metáfora das mais bem construídas da Literatura Brasileira
O combate ideológico dos gêmemos de "Esaú e Jacó" demosntra o quanto as noções de Monarquia e República são iguais.

Machado trabalha de maneira magistral um dos topos fundamentais da literatura, o conflito familiar, contextualizando-o com um dos eventos mais emblemáticos da História do Brasil, a Proclamação da República.

Gláucia 19/04/2011

Esaú e Jacó - Machado de Assis
Pedro e Paulo, gêmeos idênticos, personalidades opostas e uma única paixão: Flora. A moça não consegue se decidir entre os dois e é interessante observar a evolução da loucura dessa personagem, atormentada pela necessidade de escolher. Dos romances menos conhecidos do autor mas nem por isso inferior.