Tithe

Tithe Holly Black

Resenhas - Tithe

Maisa @porqueleio 25/06/2023

Resenha / Tithe /@porqueleio
Kaye é uma adolescente de 16 anos, que vive mudando de cidade em função da profissão da mãe, integrante de uma banda de rock. Talvez pelas mudanças, o fato é que ela nunca se sentiu pertencente a qualquer lugar. Após um tempo, elas retornam para a casa da avó de Kaye, onde passou grande parte da infância.

Além dos amigos, Kaye espera também reencontrar seus ‘amigos imaginários’, seres encantados que, por serem vistos apenas por ela, ninguém levava muito a sério. Depois de uma festa com os amigos, Kaye sente um chamado ao passar por um bosque, e acaba encontrando um homem ferido. Ela o salva, e isso a coloca no centro de uma disputa entre a corte unseelie e seelie.

Eu gosto muito das histórias da Holly e, como a maioria dos leitores, comecei por Príncipe Cruel. Não tem problema, mas eu já sabia que alguns personagens dessa primeira trilogia apareciam em Povo do Ar. Foi uma experiência interessante... primeiro, porque essa trilogia foi escrita em 2002, portanto, vamos ver adolescentes bem soltos, saindo pra festas, longe de celulares e mídias sociais. Além disso, do ponto de vista de 2023, parecem que eles são bem irresponsáveis. Sim, são adolescentes, mas fumam e bebem de uma forma que não vemos representados nos livros mais atuais.

Mas, a alma que criou Elfhame estava lá. As intrigas políticas, as reviravoltas, a dualidade imperfeita dos feéricos, foi muito bom de ler. Não entendo a nota baixa no Skoob, talvez leitores de Povo do Ar procurando reencontrar Cardan e Jude. Em Tithe, o que impera mesmo são as relações – traições, intrigas, e muitas surpresas. Também tem a questão de passar numa cidade, não num reino. E ainda por cima, a corte Unseelie!

Um outro fator que pode ter trazido estranheza é o tamanho do livro. Ela não é uma autora de calhamaços, mas aqui talvez pudesse ter aprofundado nas camadas dos personagens. Entretanto, nada disso atrapalhou minha experiência, e terminei ansiosa para ler a continuação. Se é fã das histórias da Holly Black, recomendo conhecer a trilogia. É mais cru e cruel, mas vale a pena.

site: https://www.instagram.com/p/CtwMKgaO4sM/

Mariana 21/06/2023

????????
Terminei essa história com um gostinho de quero mais, não porque senti que faltou algo, mas sim porque gostei muito dos principais.

De fato, a história é rápida, os acontecimentos vão de 0 a 100 com uma diferença de linhas, mas eu tento levar em consideração justamente o fato de ser um conto - como diz na própria capa, Contos de Fadas Modernos - que tem justamente como característica a brevidade e com isso os detalhes de forma mais explicadinho acabam ficando de fora.

A ausência de explicações detalhadas pode ser um problema, mas pra mim não foi. O que eu não entendi muito bem, ainda que de uma forma breve, acabou sendo explicado depois. Os porquês, realmente não sei - só suponho, mas COMO ocorreu foi explicitado.

No final, essa brevidade acaba batendo com a pessoalidade e preferência de cada leitor. Pra mim, foi uma leitura muito boa, prazerosa e cheia de emoções me dando fantasia, desavença e romance com direito a diálogos um tanto quanto clichês, simples? mas que me fizeram sorrir.

Fernandes83 20/06/2023

Bueno pero no mucho
Mais um livrinho básico da Dona e proprietária de todas as Cortes de Fadas desse mundão! Eu li poucos livros de Dona Holly Black mas geralmente são histórias que me atraem muito, porém nessa aqui, eu não fui pega de forma repentina e arrebatadora como geralmente acontece ( sim, minhas expectativas costumam ser altas e isso estraga minhas experiências com alguns livros). De certa maneira, achei algumas partes da história confusas e mesmo já estando acostumada com o Reino das Fadas de Holly, fiquei sem entender alguns termos, algumas questões e achei estranho algumas coisas funcionarem bem em um momento e em outro simplesmente não funcionarem sem nenhuma explicação (passarei esse pano porque sou emocionada)? Porém, ainda assim, gostei do livro e ainda fico de cara como mesmo em um Universo específico, a autora consegue criar tramas e personagens tão diferentes.

leiturasdojoão 19/06/2023

Esse livro me decepcionou
Me decepcionei tanto ! A historia desandou , acontecia coisas do nada sem explicação nenhum, os personagens não transmitem sentimentos e os acontecimentos são pouco explicados
Eu tento ser legal Holly mas você não ajuda!

louist911 15/06/2023

A história tem uma proposta interessante mas a autora não desenvolve a escrita de um jeito que te cative, esse é um dos primeiros livros da Holly acredito por isso acho que a forma como ela escreveu ainda é muito estranha, acredito que nos livros mais recentes ela tenha amadurecido mais a escrita e a forma como ela narra a história, no geral o livro é bom, apesar de ser meio maçante no começo e meio confuso a história é boa

Alessandra 14/06/2023

Muito bomm
Eu não esperava muito desse livro, mas amei! A escrita da Holly é maravilhosa, não tenho do que reclamar nessa questão.
Esse livro é bem simples, pelo que entendi tem mais um livro.
Eu achei o desfecho da história um pouco fraquinha, mas a leitura é tão gostosinha que a gente ignora.
Mas eu amei muito esse livro, eu amaria ler até a lista de compras da Holly, então eu panfleto os livros dela com gosto kkk

Pra quem está interessando em livro leve e de rápida leitura, eu super recomendo esse aqui! Leiammm
. J e n n i . 22/06/2023minha estante
Fala sobre o que?

Sabrina.Varges 14/06/2023

Encantada pelo Mundo das Fadas ?????
Olá, pessoal! ? Hoje estou aqui para compartilhar com vocês minha experiência de leitura do livro "Tithe", da incrível autora Holly Black. ??
Recentemente, participei de uma leitura conjunta com um grupo de amigos apaixonados por livros, e foi simplesmente mágico explorar um pouco mais desse mundo.

"Tithe" nos transporta para um mundo repleto de encantamento, onde os seres místicos habitam as sombras e a fantasia se mistura à realidade. Holly Black possui uma escrita envolvente que nos faz mergulhar de cabeça nessa trama repleta de aventuras, mistérios e segredos ocultos. ??

Ao longo das páginas, conheci Kaye, uma protagonista corajosa e determinada, que descobre ter uma conexão especial com o reino das fadas. Acompanhada de personagens fascinantes, ela se vê envolvida em uma trama cheia de reviravoltas e descobertas surpreendentes. ??

Ler "Tithe" foi uma jornada que me levou a lugares mágicos e me fez questionar a fronteira entre o real e o imaginário. A cada capítulo, eu me sentia mais imersa nesse universo repleto de encanto e perigo. ??
Além disso o livro cumpriu o desafio 7 do #deualoucanosencalhados4, o desafio de leitura conjunta. Nada melhor do que compartilhar essa experiência com outros apaixonados por literatura e mergulhar em discussões e reflexões enriquecedoras. ??

Recomendo "Tithe" a todos que amam histórias de fadas, com suas intrigas e segredos. ???

E vocês, já leram "Tithe" ou algum outro livro da Holly Black? Me contem nos comentários! Vamos trocar experiências e indicar novas leituras! ??

#Tithe #HollyBlack #LeituraConjunta #DeuALoucaNosEncalhados4 #Livros

Crisalmeida 14/06/2023

Ah Holly Black...
Essa autora é incrível. Tudo o que ela escreve me agrada. Amo magia e seus personagens. Nunca é fofo. Mas drama é só uma das pitadas desse livro. Vale a pena sempre ler mais um dessa autora. Obrigada e até a próxima ??

Gabi 10/06/2023

Fadas, tristeza, depressão, muita ilusão e desgraça
Mais um livro da Holly Black que acabou com a minha (já pouca) paz de espírito. Eu sabia que o livro era de fadas e problemas de uma adolescente de 16 anos que descobre que (pasmem) ela na verdade é uma fada, que pertence ao mundo das fadas e faz parte de um plano muito maior e importante pra trama toda. Belê. Mas o jeito como tudo se desenrolou e o papel de cada personagem pra história, nossa MUITO BOM. Inclusive a vibe romance adolescente meio fofinho, meio fantasioso e meio rebelde, foi muito boa, eu adorei a dinâmica Roiben e Kaye, tudo sobre eles me fazia das risadinhas de felicidade ou silêncios de tensão.
Só não curti uma das mortes, achei meio fora do contexto pra trama. Mas nada que realmente prejudicasse a leitura, só achei meio nada a ver.

Toulouser 10/06/2023

VIROU UM DOS FAVORITOSSS
Meu deus que coisa bela, um livro desses deveria receber um enorme reconhecimento, o desenvolvimento dos personagens impecável que chega a dar felicidade só de tocar nesse livro, cada frase muito bem pensada e cada parte e detalhes bem organizado. Eu estava muito triste quando comecei a ler mas logo lendo me tirou boas risadas e sorrisinhos bobos.
Se você procura um livro de romance sinto lhe informar que esse livro não tem esse foco tão marcante mas com certeza tem o romance que toda garota espera num livro. Os personagens se desenrolam mto bem e tem partes muito fofas.
Preciso de uma segunda parte! Continuação agora autora!

Juliana.Bragiato 10/06/2023

Adorei!
Apesar de ler na ordem "errada" eu achei ótimo ler esse depois de O Príncipe Cruel, pois já estou familiarizada com o Povo Feéricos e consegui aproveitar melhor a leitura.
Não entendo como a nota desse livro está baixa aqui no Skoob, pois é um livro delicioso e rápido de ler.

Tayssa 02/06/2023

Tithe
Eu gostei demais do livro, posso nem falar no meu surto quando eu li a palavra "povo do ar" nesse livro, só pude lembrar de O príncipe cruel ksksks
O livro me prendeu bastante e a cada momento eu queria ler mais, porém quando se tem pouco tempo pra ler a gente se vira com o q tem, lendo livros no ônibus lotado quando tá voltando do trabalho ksksks
Tithe foi um livro q eu gostei bastante, me surpreendi com umas partes e outras me deixaram bem confusa mas foram explicando as coisas. Eu super recomendo pq eu achei o livro muitooo bomm.

Cicera.ciceralendo 02/06/2023

Se eu fosse você ficaria longe do mundo das fadas [..]
Eu amo a sensação de começar uma leitura sem esperar nada dela e acabar me surpreendendo positivamente. Com tithe aconteceu isso, eu amo o universo do povo do ar e da terra que a autora apresenta. O livro é rápido de ler, prende bem a atenção e ainda tem um romance fofo

Rebecca62 02/06/2023

Genialidade Feérica
Instigante, fantasioso e dramático como de costume da Holly Black. Não há sequer um ponto de incoerência. A mitologia feérica é exaltada mais uma vez pela mente brilhante da autora.
Se procuras personagens profundos e redondos com um cenário bem desenvolvido e narrativa abrangente e imersiva, Tithe é a escolha perfeita.
De longe, um dos meus favoritos a partir de hoje.