A Ilusão do Tempo

A Ilusão do Tempo Andri Snaer Magnason

Resenhas - A Ilusão do Tempo

Lauren / Biblioteca de Lilith 10/01/2023

"O poder da imaginação vence o tempo"
Como bem estava escrito na orelha do livro, essa é uma história que consegue mesclar com muito êxito conto de fadas, ficção científica aventura e drama contemporâneo. Uma inteligente narrativa que trata de problemáticas atuais com uma abordagem lúdica.

Questões sobre tempo, ganância, individualidade e coletividade são trazidas pelo autor. A trama traz duas narrativas paralelas, uma que seriam os dias atuais e outra com o tal conto de fadas que acaba se conectando de forma instigante com a realidade em questão. O interessante é como no conto de fadas é possível perceber problemáticas relacionadas ao capitalismo e ao mundo contemporâneo. Vale a leitura.

"O poder da imaginação vence o tempo"

Maah.vic 06/03/2023

?Conta para mim, quais as notícias do tempo??
Um livro bem legalzinho, gostoso de ler e fácil também! Tem uma história bem doida, do jeitinho que a gente gosta e um romancezinho tão agradável e fofo!
É um livro que fala sobre a importância de viver os dias, dificeis e faceis, pq a vida é feita para ser vivida e o tempo não espera, ele acompanha!
Muito boa essa história, só não gosto de aranhas, por isso dei 0,5 a menos!

Mikaela9 20/05/2022

Deus que livro lindo!

Acho que nunca li uma história que misturou tão incrivelmente fábula com realidade e ficção científica. E o fato de existir uma história dentro da história que no final se prova muito mais que isso... É tipo UOU!

Apenas um dos livros mais maravilhosos que já li ?

Lari.Aldeia 01/04/2020

O livro A Ilusão do Tempo começa narrando a história de Vitória e seus pais que resolvem comprar uma caixa para cada um deles, que promete parar o tempo, para fugir da grande crise econômica que vivem e os jornais vivem anunciando. Ao acordar e sair da caixa, a menina se dá conta que o lugar que conhecia como lar está domado por galhos e plantas, com as janelas quebradas e poeira por todo lado. O problema é que só ela acordou e ela se desespera sem saber o que fazer. Começa a vagar, sem rumo, por prédios e ruas tomadas pela floresta e os animais selvagens, até um garoto chamado Marcos aparecer e levá-la a uma casa cheia de crianças, onde uma senhora, chamada Rosa, começa a conta uma história.

Essa história é de um reino bem distante, chamado Pangeia, onde o rei Dimon que era clamado por todos, perde seu grande amor e vai enlouquecendo aos poucos. A solução que lhe é dada é que, se se não pode ter o amor, pode ao menos se tornar mais poderoso e ir conquistar o mundo e aumentar o seu Reino. E é na guerra que ele ouve uma maldição. Uma velha de capa cor de gelo aparece e lhe alerta: ?ninguém conquista o mundo se não conquistar o tempo?. Essas palavras martelam tanto na mente do Rei, que ao voltar, anos depois, ele percebe que poder nenhum consegue frear o tempo perdido e vê que sua linda Obsidiana já cresceu e ele não viu cada momento único de sua vida. Decidido a proteger sua filha desse tempo que tanto lhe foi alertado, ele oferece metade do reino para quem conseguisse conservar a juventude de sua filha.

Os que tentaram enganá-lo foram jogados aos leões. Os que prometeram, mas não conseguiram cumprir, morreram da mesma forma. Até que, no meio do povo, anões, cansados de andar pela floresta, todos machucados e maltratados, ofereceram uma arca mágica. E morreram por se negarem a cedê-la ao rei, lembrando que seus familiares foram mortos pelo seu pai. Mas as palavras da velha chicoteavam a sua mente e ao matarem os anos no meio do povo, o chão se abre e separa o reino. Será que ele fora amaldiçoado?

É no meio dessa história, do que tinha acontecido ao reino e a Obsidiana, que Vitória e as crianças percebem, que o que aconteceu com todo mundo tem uma conexão com o que aconteceu em Pangéia e vão encontrar uma forma de resolver tudo isso antes que o tempo também acabe para eles.

Eu nunca vi a história de um livro casar tanto com a capa como em A Ilusão do Tempo e muito menos, conseguir fazer uma menção a vários contos de fadas, como a fábula criada pelo Andri. Quem já leu consegue ver referências a história da Branca de Neve, como os anões e a arca de vidro, assim como uma rainha e um serviçal da corte que querem, de algum modo, atingir o seu coração e conseguir que o tempo não a castigue e sua beleza seja eternizada como a da princesa eterna. O livro também remete a história de Momo e o Senhor do Tempo, obra do autor Michael Ende, onde as pessoas desperdiçam o seu tempo com coisas triviais e por isso não resta tempo para o que é realmente importante. Andri ainda conseguiu fazer ligações com a crise que o mundo já passou.

Definitivamente, essa fábula é uma história atemporal, onde a supervalorização de finanças, riquezas e poder valem mais que a própria vida, o tempo de cada uma delas e como conseguimos aproveitá-las.

Kahh 19/05/2020

Muito bom!!
O livro é tipo um conto de fadas, mas com uma forte mensagem sobre o tempo!!!
Muitas vezes pensamos como seria a vida eterna e os meios de alcança la, mas será que vale a pena, as vezes os meios não valem os fins. No livro nós ensina que o tempo pode ser ruim ou bom, mas depende da forma que você o encara, e só você pode decidir isso.

Tami 09/08/2021

Você dominaria o mundo apenas se dominasse o tempo
Adorei o livro. No início ele lembrou o conto da branca de neve, mas depois a história tomou seu próprio rumo. Achei que o sentido por trás da história muito inteligente e nos faz pensar o que fazemos com o nosso tempo: estamos aproveitando ou apenas desperdiçando-o? Se pudéssemos controlá-lo, faríamos as coisas diferentes?
Enfim, leitura fluida, rápida, bem desenvolvida e com aquele final que te deixa reflexivo.

Thamy 12/01/2023

Não amei
Não foi um livro para mim. Impossível eu falar que é ruim, de fato a história era boa e muito bem escrita, porém eu me peguei várias vezes impaciente para que acabasse logo.

Samuel Simões 05/01/2023

Uma fábula com ficção-científica da certo?
Esse livro foi uma grata surpresa que minha esposa me deu. Numa série de 12 livros onde eu preciso ler o do mês pra descobrir o próximo. (Sim, agonizante) kk

Mas indo pra leitura em si. Esse livro me surpreendeu muito positivamente, pela escrita do autor, direto ao ponto e diz exatamente o que precisa contar. A estrutura narrativa traz uma ficção científica misturada com uma fábula que homenageia e muito os contos clássicos. Uma narrativa gostosa de se ler e divertida também. Recomendo sim! Porém, o final foi bem corrido e beeeeeeemmm infantil, ao extremo na minha opinião o que estraga um pouco. Mas é um bom livro.

Carol 20/06/2021

Boa surpresa
Há muito tempo uma leitura não me prendia tanto! É um livro de fantasia que faz uma releitura de um conto famoso, mas que sobretudo nos leva a pensar no tempo como o que fazemos juízo dele, nem vilão, nem mocinho, só o tempo...

Monique @librioteca 06/01/2023

O livro intercala duas histórias, e particularmente achei que as duas partes não se encaixam muito bem. A parte do conto de fantasia é bem mais interessante que a parte dos capítulos situados do presente, fazendo com que o escopo principal do livro seja, de fato, diferente do que indicava a sinopse. Fiquei esperando sempre um algo a mais, um acontecimento na história presente que não surgiu. No entanto, gostei final, e no geral a leitura foi divertida. Para jovens que gostam de fantasia, acho que esse livro é uma boa indicação.

site: https://www.instagram.com/librioteca/

Artemis 31/05/2021

Tempo, tempo, tempo...
São duas histórias em uma, que se intercalam e se completam ao longo do livro.
Primeiro é uma fábula sobre uma princesa chamada Obisidiana e a obsessão de seu pai por protege-la enquanto quer governar o mundo. A segunda é mais atual, basicamente, o ser humano criou uma máquina chamada TIMAX onde é possível fugir do tempo e é aí que as duas histórias se enlaçam.
Nunca gostei muito de fábulas, mas essa me surpreendeu. É uma leitura muito fluída e nos faz refletir sobre como nossa obsessão com o tempo nos tira o que temos de mais precioso e nos afasta das outras pessoas e de nós mesmos. A Ilusão do Tempo é uma fábula de amor e amizade, também de muito egoísmo, tempo perdido e tempo guardado.

Hamilton* 02/05/2021

Um livro extremamente bonito, com belas palavras, com uma historia linda, personagens perfeitos, tudo nesse livro é bem planejado, e bem feito. EXCETO A CAPA.

Liliane186 21/04/2021

Perfeito
Se uma criança ler vai achar que é uma história divertida sobre um mundo impossível, já um adulto vai perceber a precariedade que habita no medo do futuro. O melhor livro pra esses dois anos, frases maravilhosas.

Ce 03/01/2023

Que livro incrível! Comecei a ler achando que seria apenas um livro de aventura, mais acabou sendo muito mais que isso. A mistura de conto de fadas, sobre a princesa Obsidiana, basicamente uma lenda, com a realidade distópica que era contada, foi uma junção muito interessante. A história ensina que, você tem que viver, e não adianta achar que evitar os problemas até um ?momento melhor? vai realmente ajudar. Tem que se agir antes que as coisas piorem. Pois ou se controla o tempo ou o mundo.

Acervo do Leitor 02/02/2018

A Ilusão do Tempo de Andri Snaer Magnason | Resenha
O que pesa em seu coração? O que mais você valoriza? Relacionamentos, estabilidade ou apenas tempo o bastante para adquiri-los. Não são poucos aqueles que correm tanto atrás de algo que acabam apenas se preocupando com as milhas percorridas, não os feitos realizados no percurso. É fácil se perder, mesmo sabendo onde se quer chegar. Se perder nos meandros, desejos vazios e armadilhas da vida. Na verdade tudo que importa deveria ser conquistado apenas com amor, pois aquilo que pode ser comprado não têm valor real. Esta fantástica fábula é sobre ilusões. Como corremos atrás a vida inteira do que é passageiro e vazio. É sobre uma princesa “dorminhoca”, um rei triste, um rapaz apaixonado, um mundo em colapso e sobre você.

“Ela queria ver os dias cinzentos para compreender os dias ensolarados.”

E se você pudesse pular o tempo? Se mediante uma crise financeira, um mal tempo, ou a ansiedade do por vir, você pudesse encurtar uma “espera” ou simplesmente saltar pelas dificuldades da vida? Agora é possível! Com a tecnologia das caixas fabricadas pela “Timax” você não precisa mais sofrer. O que era apenas um sonho tornou-se realidade. O sonho de um mundo onde não há mais necessidade de se viver o “agora” se este o angustia. A família de Vitória está desesperada. Uma grave crise financeira se aproxima, visando pular a mesma seus pais compram três caixas “Timax” para hibernarem até tudo melhorar. Apenas Vitória desperta. O futuro é desolador. Ruínas e o vazio. Selva e animais invadiram as cidades e apenas poucas crianças circulam por este horror. Somente as palavras de uma idosa chamada Rosa pode acalmar seus corações e trazer esperança. Suas histórias remetem a um tempo muito distante, a terra mágica de Pangeia e sua misteriosa princesa Obsidiana. Porem, na doçura de sua fábula encontra-se a chave para a sobrevivência da humanidade.

“É bom estar em silêncio com um amigo.”

No tempo antes do tempo como o conhecemos, três misteriosas irmãs confessam e ensinam um poderoso encantamento a um jovem que concede ao mesmo a capacidade de controlar os animais. Dotado deste dom este jovem domou camelos, cavalos, bois e aves que o auxiliaram na formação do Reino da Pangeia. Após gerações encontramos o apaixonado monarca Dímon no trono. Com seu animais sobre controle e seu reino em paz, ele só têm olhos para a linda “Luz da Primavera”. Disposto a largar todo seu reino por seu coração, ele acabou encontrando morte e vida no nascimento de sua filha Obsidiana. Uma linda e jovem princesa que carregava em seus frágeis ombros a responsabilidade pela felicidade do rei. Mas poucas coisas podem ser tão esmagadoras quanto expectativas irreais. Seduzido por promessas de um reino maior e poderoso ele parte rumo a uma jornada vazia por acúmulo de terras e riquezas utilizando seus animais domados. Conforme seu reino se expande seu coração se aperta. Ele precisa garantir e eternizar a felicidade de sua filha. Ele precisa ganhar tempo para todas as suas realizações, assim oferece metade de tudo que é seu para aquele que garantir imortalidade a sua princesa. Entre degolados e devorados, surgem alguns anões que cumprem a promessa: uma arca que pode eternizar Obsidiana. Mas o tempo, aquela “velha senhora” que não se dobra para ninguém, cobra seu preço com vidas e corações partidos. O passado da princesa Obsidiana e o presente da jovem Vitória vão se entrelaçar em um caleidoscópio de tristeza e aventuras angustiantes inimagináveis.

“O mundo inteiro a ama e continuará a amá-la pela eternidade, ao passo que a maioria das pessoas é amada somente por uns poucos e por um breve momento.”

Um livro curto em suas páginas mas gigante em sua relevância. Uma fábula contada com maestria regada a pequenas doses de ficção científica. Com escrita simples, mas elegante, Andri Snaer (autor) nos presenteia com uma profunda reflexão do que devemos realmente nos importar. Uma premiada obra que fala sobre os rumos tomados por nossa sociedade consumista que visa o amanhã sem se apegar ou viver o agora. Procrastinação, superficialidade, imediatismo e o vazio que ocupa o coração dessa geração. O livro constantemente nos lembra da necessidade de se remir e aproveitar ao máximo nosso tempo. Então irei parar por aqui e apenas dar um um pequeno conselho: não deixe para amanhã o que você pode, e deve, fazer agora. Simplesmente compre essa pequena obra magistral.

site: http://acervodoleitor.com.br/a-ilusao-do-tempo-resenha/