Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Jessica 04/07/2021

Leitura fácil e rápida
O autor tem o dom da escrita, a leitura é super leve. A história em si faz vc querer continuar a ler sem parar só para saber o que aconteceu com o A. Fiquei tentando descobrir o que estava acontecendo. Fiquei com raiva dele e torci ao mesmo tempo. Recomendo a leitura.

liceeexw 29/11/2021

MANO???
meu deus que livro bom/depressivo
não dá pra sair de um livro desse cara sem pensar na sua vida inteira e no jeito que vc tá vivendo, é uma reflexão tão grande que não consigo parar de chorar pela vida tão triste do aaron, simplesmente não tem como tudo dar tão errado.
agora só consigo pensar no quanto sou sortuda. impossível dar menos de 5 estrelas pra esse livro, ah NÃO LEIAM A SINOPSE ANTES , o plot fica mil vezes melhor!

Midi 06/04/2021

chorei que nem um bebê
Terminei o livro nessa madrugada. Eu queria muito comentar cada parte como eu estava fazendo assim que iniciei a leitura, mas a cada página eu me surpreendia e me envolvia mais e não consegui parar a leitura para entrar aqui no app. Foram muitas reviravoltas, de fato. Nossa, vocês não tem noção!!! Eu surtei tantoooooo, fiquei triste, surpresa, irritada, tive picos de felicidade, revolta e etc. Em resumo, foi uma montanha russa de sentimentos.

Apesar de ser uma leitura fluída, rápida e emocionante, não fez com que fosse mais fácil. Por muitas páginas você sente junto com os personagens, se envolve de uma maneira que tudo que acontece com eles ecoa em você. Muitas vezes, é angustiante porque trata de situações que conseguimos visualizar na vida real também, então a dor se torna bem maior. Sendo assim, quero avisar que o livro trata diretamente de assuntos delicados como suicídio, homofobia, violência física etc. Então, leia com atenção e cuidado.

Eu já tinha lido outro livro do Adam e que, inclusive, se tornou um dos meus favoritos e me emocionou demais. O Adam tem uma ótima escrita e te envolve de uma maneira surreal. Sendo assim, com "Lembra Aquela Vez" não foi diferente. Não irei dar cinco estrelas, mas quatro e meia, por conta de alguns detalhes que não me agradaram muito, mas não irei me estender aqui. Por fim, recomendo a leitura, o livro é bom.

(E sim, passei mais da metade do livro chorando. No final, principalmente e ainda chorei mais quando acabei e mais um pouquinho escrevendo isso. Eu ainda não acredito no que eu li e ainda estou totalmente sensibilizada por esse final)

Meu Querido Livro 17/10/2021

Morta por dentro
Falaram que eu ia chorar muito com "Os dois morrem no final". O olho nem encheu de água.

Decidi pegar esse aqui porque falaram que eu ia chorar muito. MUITO MESMO.

A conclusão que eu chego é que eu estou morta por dentro mesmo. É um bom livro, legal, bem escrito, bem desenvolvido, gostei dos personagens e tem uns plots legais. Mas, não achei nada muito incrivelmente triste que fosse me arrancar lágrimas e desespero.

Gosto da reflexão que o Adam me trouxe com a história, igual com "Os dois morrem no final", mas esse aqui foi mais forte e eu gostei muito. Os diálogos são bem engraçadinhos e disfarçam um pouco da depressão que é o tema principal do livro.

Fiquei um pouco triste sim, mas também ri e refleti e acho que isso é o que torna um livro marcante. Sempre que eu olhar para ele vou pensar "hum esse livro me fez pensar nisso e nisso" e eu saio dele um pouquinho diferente de quando comecei a ler. Gosto muito quando o livro causa esse tipo de sentimento.

junirou 05/06/2021

Lembra aquela vez?
Lembra aquela vez que eu chorei de soluçar após o final desse livro.
Lembra aquela vez que eu percebi que a escrita do autor é muito fluída.
Lembra aquela vez que os personagens são cativantes, e é impossível largar os livros.
Lembra aquela vez que a cada página você se apaixona ainda mais pelo livro.
Lembra aquela vez.

Se eu fosse pra terapia explicar o porque que eu tava chorando o psicólogo ia começar a chorar comigo

evemm 05/01/2024

Muito bom, pensei que ia ser uma leitura leve, mas não teve nada de leve, o autor faz com que a gente reflita sobre nossa vida, o prota é um garoto sensível na sua fase adolescente, possui gatilhos pesados. Não estava com muitas expectativas nesse livro, mas entregou bastante, como nos outros livros que eu li dele, recomendo.

Leo Oliveira 04/08/2017

"Lembra Aquela Vez" é o primeiro livro do Adam que leio e não poderia estar mais feliz por conhecer a história de Aaron. O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a sua narrativa crua e certeira. Adam sabe muito bem como cativar o seu leitor e mostrar os mais diferentes pontos de vista de uma situação. Confesso que me emocionei com o final e acredito que esta história ficará por um bom tempo na minha mente. Em alguns momentos me coloquei no lugar de Aaron, é aquela típica mania de leitor de tentar compreender os sentimentos do protagonista e, meus amigos, eu jamais deveria ter feito isso.

O início do livro demorou para me prender, a velocidade da narrativa não estava me agradando muito mas com o passar das páginas acabei me acostumando e estou ansioso para ler mais livros do Adam. Acredito que este é o tipo de livro que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida, afinal muitos de nós gostaríamos de esquecer algumas coisas (mesmo que elas englobem algo muito maior).

não se esqueça de mim.
raphaeltf 04/08/2017minha estante
Lendo a resenha eu fui lembrando de tudo o que senti ao ler esse livro. E agora, depois da frase final, posso dizer que novamente estou emocionado e totalmente arrepiado ao pensar naquele final da história. Toda vez que penso no Aaron eu fico triste ao imaginar como ele deve estar, se ele conseguiu se recuperar e se está bem.

Leo Oliveira 04/08/2017minha estante
Esse livro é lindo, @raphael. Faz algumas horas que terminei ele e ainda continuo pensando no Aaron. Espero que ele esteja bem!

Leo Oliveira 04/08/2017minha estante
Esse livro é lindo, Rapha. Faz algumas horas que terminei ele e ainda continuo pensando no Aaron. Espero que ele esteja bem!

Birdoliv 19/08/2021

A conclusão até hoje deixa um sabor amargo na minha boca, não gosto desse livro apesar de reconhecer a ótima escrita. Acho que cai em um lugar perigoso, mas acredito que muitos jovens lgbts vão se identificar. O personagem principal pra mim não foi adorável, mas tudo bem, ele humano e isso nessa história difícil já basta.

Gui 01/07/2021

Lembra aquela vez
eu gostei! tiveram coisas que me incomodaram, como a linha temporal do livro. fiquei muito perdido, acho que o livro engata bem do meio pro final. a história é triste mas faz você pensar que muitos passam por essa questão. enfim, more happy than not. :/

Dani @oslivrosdadani 13/05/2023

GOSTEI MUITO!
Aos 16 anos, Aaron Soto é jovem porto-riquenho que vive no Bronx em um futuro próximo, onde as pessoas podem ter memórias alteradas ao se submeterem a uma técnica ?revolucionária? no renomado Instituto Leteo. Aaron tem problemas: seu pai cometeu suicídi0 recentemente e ele tentou fazer o mesmo; sua família mora em um minúsculo apartamento de um quarto; e seu círculo de amigos no quarteirão nem sempre é muito agradável. Ainda assim, Aaron tem sua namorada Genevieve ao seu lado. Mas é seu novo melhor amigo, Thomas, que realmente faz Aaron se abrir sobre seu passado e confrontar seu futuro.
À medida que Thomas e Aaron se aproximam, Aaron descobre coisas sobre si mesmo que ameaçam destruir seu novo eu. Lutando contra sua atração por outros garotos, Aaron procura os cuidados do Instituto. Mas se ele pode apagar parte da sua história, ele se pergunta, também pode esquecer quem realmente é?

?Lembra aquela vez?, o romance de estreia de Adam Silvera, administra um delicado entrelaçamento da política de classe por meio de uma narrativa ambiciosa sobre raça, identidade e conexão s3xual. Logo de início fica notório a capacidade do autor de atrair o público com suas histórias pungentes e exploração intrincada de questões cotidianas.
Este livro é triste, na mesma medida que é autêntico em sua prosa. Adam consegue capturar e refletir o sofrimento complicado pelo qual muitos adolescentes passam no dia a dia por causa de fatores como sua s3xualidade.

Aaron é retratado de forma realista e o seu entorno é constituído por um feixe de contradições que trazem mais contexto a trama: sua mãe tem dois empregos, mas mal ganha um salário para sustentar a família; seus amigos incluem pequenos criminosos e aspirantes a artistas, desistentes e estudantes ambiciosos. E a tristeza decorrente do suicídi0 de seu pai e sua própria tentativa permeia tudo o que Aaron faz.

Com uma escrita que permeia entre o humor e a mágoa, a sensação de desesperança que abarcam jovens nas circunstâncias de Aaron, ?lembra Aquela Vez? explora de maneira honesta os relacionamentos homoafetivos e a dor, a verdade e a culpa que as pessoas suportam para viver com suas decisões.

Tráfic0 de dr0gas, suicíd0, homof0bia, vi0lência e Vi0lência doméstica.??

Talita.OBlathmhaic 21/11/2020

Bom, mas esperava muito mais.
O livro é dividido em três partes e eu acho que o autor podia ter mantido alguns pontos como um flashback na segunda parte e excluir o restante da primeira parte, achei desnecessário ter, já que a história basicamente só começa a partir da segunda.

Não gostei de nenhum personagem. O protagonista até que é okay até chegar a terceira parte, ele se torna só muito chato e cansativo, eu queria gritar com ele o tempo todo, fiquei com muita raiva.

A repetição do termo "sem viadagem" me incomodou muito, mas muito, mesmo. Não precisavam dizer isso o tempo inteiro, e eles faziam isso. Quase em todos os inícios e fins de diálogo, principalmente na parte 1 e 2.

Já li alguns livros desse autor e amei todos, adorei a escrita dele, também. Então, enquanto eu lia, eu não entendi o que aconteceu com esse livro, porque ele tinha uma boa sinopse e uma boa proposta.

Não é muito ruim, dá para ler, mas não é tão bom quanto poderia ter sido, esperava muito mais dele.

Antonio566 09/12/2023

Lendo a sinopse do livro, a gente entende boa parte das coisas que acontecem nos capítulos, mas confesso que gostei bastante do caminho pelo qual a narrativa foi tomando, levando o enredo e os personagens.
Gostei bastante de conhecer o Aaron. Confesso que ele acabou se tornando um dos meus personagens literários contemporâneos mais próximos desse ano. Foi bom poder acompanhar toda a sua jornada, toda a sua luta e seus questionamentos. Confesso que o final acabou sendo do jeito que eu estava torcendo depois de uma série de acontecimentos que haviam afetado o Aaron.
Algumas pessoas podem querer outro final, outro rumo que a história de Aaron poderia ter tomado, mas eu confesso que torci muito por esse final. Acho que Aaron precisava deste final mesmo por causa de tudo o que havia acontecido. Caso contrário, eu desejaria um outro final.

É um livro que trata de temas pesados como depressão, suicídio e muita violência e também apresenta muitos momentos reflexivos sobre as escolhas que tomamos na vida, as pessoas (boas e ruins) que nos afetam (positiva e negativamente) e através da escrita envolvida do Silveira, chegamos ao final do livro com a sensação de ter aprendido boas lições.

Jorge16 23/12/2023

Pague minha terapia, Adam Silvera!
No começo ano, meu marido preparou um calendário literário para que eu lesse um livro por mês de suas recomendações pessoais. E dos 12, 3 eram do Adam Silvera, ficando esse por último, agora pra Dezembro.

Lendo os dois outros anteriormente (?Os dois morrem no final? e ?o primeiro a morrer no final?), já esperava que seria algo triste. MAS EU NÃO ESPERAVA TODO ESSE SOFRIMENTO!
Você me paga, Adam Silvera! ?

O livro é muito bem escrito, o enredo é interessantíssimo, abordando sexualidade e seus preconceitos, com uma ficção de pano de fundo, visto o procedimento Leteo de deletar as memórias das pessoas.

Os capítulos curtos e a escrita de Adam torna a história super fluida. E ali na metade, após um acontecimento que nos mostra o primeiro plot twist do livro, a história voooooa! Eu engoli esse livro depois da metade.

Nos acontecimentos finais, eu tive que reler algumas coisas, porque eu simplesmente não queria acreditar que era aquilo que eu tinha lido. Que tristeza! Eu, como um homem gay, me coloquei no lugar de Aaron, e me senti muito, muito mal. Aquele final não era merecido? ?

E por esse e muuuuitos outros motivos (desenvolvimento de personagens, personagens críveis, diálogos reais, a ficção por detrás e as reviravoltas), sem dúvida alguma, aos 45 do segundo tempo, esse livro vai figurar nos meus favoritos de 2023.