Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Luiza Helena (@balaiodebabados) 18/05/2022

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Lembra Aquela Vez é o livro de estreia do Adam Silvera. Por já ter lido outro livro do autor, eu já sabia que viria muito sofrimento pela frente, então fui preparada mas ainda assim não foi o suficiente.

Aaron é um adolescente de 16 anos que vive no Bronx. Ele vive com a mãe e o irmão, tentando seguir em frente após o suicídio do pai e sua própria tentativa de tirar a vida. Quando conhece Thomas, a sua vida muda completamente a ponto dele querer recorrer ao Leteo, um programa científico de alteração de memória.

Primeiro devo destacar a parte científica que envolve Leteo e todo o processo de alteração de memória. Eu gosto muito quando autores tocam nesse assunto, já que muitas vezes queremos esquecer alguma lembrança ruim. O procedimento em si tem uma explicação bem lógica e super embasada, o que não me espantaria que no futuro tivéssemos algo assim. Entretanto, Silvera mostra que nem sempre esquecer vai ser a melhor saída.

É difícil comentar sobre Aaron sem dar spoiler da sua vida. Ele é um adolescente sensível, mas que esconde essa parte de suas amizades extremamente homofóbicas. Ele tem uma namorada incrível, mas sente uma certa culpa por começar a achar que não corresponde aos seus sentimentos. Ele começa uma amizade com Thomas, que o faz questionar sobre muitas coisas. Acompanhar Aaron navegando por seus questionamentos e vivência é um tanto dolorido por justamente ser só um espectador de sua dor.

O livro é dividido em quatro partes e após um acontecimento um pouco mais da metade, onde você entende realmente quem é o Aaron, eu pensei que estava preparada mas não. O verdadeiro sentido de rolar ladeira abaixo e continuar eternamente. E quando acha que vai melhorar, só piora. Ao final do livro, eu não sabia bem como me sentir, já que o final foi bem triste.

Por mais que eu tenha curtido a história, eu achei que faltou desenvolvimento em alguns assuntos. Não aconselho a leitura para quem esteja passando por um momento complicado, já que a história possui gatilhos pesados.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2022/05/resenha-795-lembra-aquela-vez-adam-silvera.html

vcmechamademar 26/09/2023

Começou de um jeito e me surpreendeu muito...
Esse livro começou se um jeito e foi tomando uma proporção tão diferente do que eu esperava e isso me surpreendeu de forma muito positiva, a verdade é que o Adam nunca decepciona em seus livros, todos eles são incríveis e não foi diferente com esse aqui... O plot da metade do livro me ganhou muito e toda a história é bem tocante e sensível. Acho que todo mundo que é lgbtqia+ já esteve no lugar do Aaron e quis mudar isso de alguma forma, me lembrei de muitos momentos da minha própria vida enquanto lia isso aqui e tive que me segurar pra não chorar... Enfim, que livro perfeito!

Juliana 19/08/2022

Lembra Aquela Vez
Lembra Aquela Vez, é sobre amor, identidade sexual, aceitação, tolerância, relacionamento, amizade e suicídio. Há uma reviravolta nesta emociante, mas agonizante história.

Porque minha vida não é final triste, mas uma série interminável de começos felizes.

Esperamos que a felicidade seja alcançada por Aaron, assim como por todos nós!

Gabriel.Sales 01/10/2023

Tenho dúvidas...
Já havia lido as histórias da Central da Morte que o Adam lançou depois e gostado bastante, então decidi por ler o seu livro de estreia, que tava no meu Kindle mofando há séculos. O problema é que o livro demorou MUITO pra engatar comigo, até chegar na metade eu tava seguindo só pra saber como seria desenvolvido os dramas do Aaron que tavam na sinopse e realmente, quando essa parte chegou, o livro cresceu bastante!

Mas ainda acho que só metade não vale uma nota além de bom, ainda dei mais meia estrela pela coragem do final, que também não digeri tão bem como me senti diante disso, só tenho a certeza de que eu ficaria muito deprimido se tivesse lido na adolescência, ainda bem que não rolou.
Ainda é um livro legal, mas tem uns probleminhas pra engatar sim, não achei que foi apenas escolha do autor focar tanto na relação do Aaron com todo mundo daquele jeito, sendo que dava pra ter enxugado bastante coisa, especialmente as descrições detalhadas de todos os jogos que eles faziam, que eu não me conectei nem pra imaginar como era, só me importava minimamente quando tinha algo acontecendo ao mesmo tempo, mas de resto... Não me importo!

A experiência com o autor continua positiva, então lerei os outros livros dele e os próximos que saírem, pois gosto da escrita.

Ingrid.Sombra 25/09/2022

Lembra aquela vez
Foi minha primeira experiência com a escrita de Adam Silvera, que é muito recomendado pelo Paulo Ratz do Livraria em Casa. Eu tinha lido há pouco tempo Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, e foi um pouco difícil não criar comparações das histórias. Contudo, são livros bem diferentes. A obra de Silvera é o que acredito poder nomear de ficção científica, embora esse título dê uma conotação diferente da que encontramos na narrativa.

O livro conta a história de Aaron, um adolescente latino vivendo nos Estados Unidos. O seu mundo é igual ao nosso, apenas por um detalhe: existe uma empresa chamada Leteo, que vende procedimentos para apagar memórias indesejadas. A narrativa é focada no cotidiano de Aaron, e nas questões pertinentes à sua vida: sobrevivência, luto, sexualidade, entre outras coisas. Gosto muito mais do título original "More happy than not" - algo como "mais feliz que não", pois o autor nos convida a pensar sobre as nossas memórias, e sobre como podemos ser felizes - ou não - com elas.

Eliomar0 12/08/2020

Plot Twist maravilhoso
Em vários momentos eu quis desistir desse livro pois a leitura não estava me prendendo o bastante, apesar de eu achar a ideia do livro bastante interessante, então fui procurar vídeos que falavam sobre o livro e fui persuadido por um youtuber a ler pelo ou menos até o ?capítulo zero? e se continuasse não gostando do livro, tudo bem, mas o livro realmente me impressionou e eu consegui terminar de ler. Ele só melhora!
Me fez ri e chorar em vários momentos e entender o protagonista e até me identificar com ele em diversas situações.
O livro não é um clichê, não espere um final fofinho, mas um final com muitos ensinamentos e extremamente ?real?.
Eu achei o livro muito pesado, mas extremamente realista, então não recomendo-o para alguém que tá passando por um momento difícil. O livro é maravilhoso mas muito pesado!

Dan 18/10/2022

O livro mais devastador que já li
"Aprendi que não podemos sempre escolher quem queremos ser."

Adam Silvera é viciado em escrever sofrimento e a única surpresa que tenho é como esse é pior do que os dois seguintes juntos, mesmo sendo a estreia dele.
Tenho um sentimento muito contraditório quando se trata dos livros dele: eu não recomendaria pra qualquer um e definitivamente não releria nenhum, mas qualquer um que esteja a fim de ler um livro que vai destruir suas emoções pode mergulhar neles sem medo. De preferência, não um atrás do outro, claro.
Dito isto, Lembra Aquela Vez é um livro repleto de gatilhos de todos os tipos e qualquer um que queira ler deve procurar saber quais antes. É pesado demais e me lembra casos reais de vidas destruídas para sempre pelo ódio.
No mais, um livro que me fez refletir sobre várias coisas. A única coisa que resta é a esperança de que, um dia, não precisaremos sofrer tanto por sermos quem somos.
Davi594 18/10/2022minha estante
tô impactado com a tua resenha e ainda mais com a sinopse do livro, q angustiante :(

Dan 18/10/2022minha estante
é um livro triste demais e a sinopse não chega nem a começar a descrever o que você encontra nele... muito profundo, mesmo

lorenamsad 17/09/2020

Só leia se estiver muito bem emocionalmente
Eu já sabia que esse seria um livro que abordaria questões difíceis e que o tom dele não seria exatamente feliz, mas não estava esperando algo que sugasse todos os meus sentimentos bons e me deixasse na fossa. Pra quem gosta de referências (como o próprio Adam Silvera), acabei de me dar conta aqui que esse livro é tipo um dementador. Sério, eu terminei desorientada e achei que nunca mais fosse ser feliz de novo. Me causou um sentimento muito, muito ruim.
Eu não acho que finais tristes sejam um problema por si só, mas o problema desse livro é que acontece uma coisa trágica, aí depois uma mais trágica, aí termina com uma mais trágica ainda e, ainda que o autor tenha tentado, não há lugar para sentir uma esperança, uma coisinha boa. Pode ser que outras pessoas discordem de mim, mas não achei que serviu nem como lição de moral. Pra mim é só um livro que te bota pra baixo e fiquei imaginando até que ponto todos os acontecimentos no terço final do livro foram necessários e até que ponto foram só vontade do autor de chocar.

Avaliei com 3 estrelas porque a escrita é gostosa, a leitura flui bem e prende, a premissa é interessante e eu gostei bastante de alguns personagens, principalmente do Thomas. Mas esse tom extremamente pessimista realmente me incomodou. Outro ponto negativo é que mais ou menos na metade as coisas vão ficando MUITO confusas (ok, depois isso até fica compreensível) e as coisas começam a acontecer rápido demais. Do nada surge um personagem "novo" e na mesma rapidez com que o passado dele é contado, ele passa a ser super importante no presente e logo logo trata de sumir. Não sei, talvez isso tudo seja explicado pela própria confusão do protagonista, mas achei um ritmo esquisito.

Não é nem que eu não recomende a leitura deste livro - a escrita é boa e, até certo ponto, a leitura é agradável. Mas reflita duas vezes sobre seu estado psicológico antes de começar a leitura, rs.

Mayara.Knoeller 28/08/2021

Que livro chato
Nem acredito que finalmente terminei essa bomba
Personagens nada cativantes e extremamente chatos, escrita arrastada, enredo sem pé nem cabeça
Não gostei da escrita do Adam, não conseguiu me prender em nenhuma parte do livro

Nina.Passarinho 06/06/2021

Esse livro me fez repensar como nós vivemos, e como temos a imagem que precisamos estar felizes para viver. A Adam é um autor incrível, só li dois livros deles mas ambos são lindos.

Jão 24/05/2023

Não posso dizer que amei esse livro?
Mas gostei da história até. Eu sai da leitura de História é tudo o que me deixou para essa, uma das primeiras escritas do Adam, e é notório a evolução na escrita e na construção da história. Teve alguns momentos que realmente fiquei meio perdido, principalmente no momento que ele sofre aquele atentado e relembra de tudo.
Não consegui me apegar a nenhum personagem, somente me compadeci de Aaron com os MUITOS sofrimentos dele. É engraçado que na resenha sobre HeTqMD eu falei que não tínhamos que nos preocupar com homofobia, nesse sofremos quase que o tempo todo com isso.
Adorei o plot twist, realmente não consegui perceber que aquilo ia acontecer. Não posso dizer que amei esse livro como todos os outros que li do Adam (principalmente O primeiro a morrer no final), mas gostei muito, salvo alguns pontos, a mensagem do livro também é linda: não podemos mudar quem somos, nascemos assim.

Bela 16/03/2021

Lembra aquela vez
?Se os cegos são capazes de encontrar alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o Sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes.?
Não sei como começar essa resenha simplesmente porque me encontro sem chão, chorando e refletindo seriamente o sentido de felicidade dentro da minha vida. Muito mais que um romance ou qualquer categoria que possa se encaixar, esse livro é sobre quem nós somos pelas as experiências que passamos e tentar esquecê-las, é apagar parte de nós junto. ?Mas a dor só pode nos ajudar a encontrar a felicidade se nos lembrarmos dela.? Eu imaginava uma coisa completamente diferente do que na real o livro é, e com certeza para melhor.

lukitozx 15/09/2023

Estranhamente bom
Eu simplesmente amei esse livro, não entendo direito o por quê, afinal nesse livro a vida do protagonista é simplesmente uma bosta e quando ele acha q vai melhorar só piora, a vida amorosa dele é horrível e ele é todo traumatizado, mas eu achei interessante, por ser um livro que foge bastante do padrão, afinal é o livro de Adam Silvera que é meu autor favorito e mesmo que eu seja suspeito pra falar , um dos melhores. A vida amorosa do protagonista é tão fudida que eu cheguei a me identificar, mas o livro é muito bom, cheio de temas importantes, histórias emocionantes, frases marcantes, personagens incríveis, e tudo de extraordinário que normalmente só se encontra nos livros de Adam Silvera, enfim livro perfeito, recomendo.