Kindred

Resenhas - Kindred - Laços de Sangue

1949 encontrados | exibindo 76 a 91

Layla.Ribeiro 11/08/2021

Desafio literário 2021- Indicado por um amigo
Ao ver a sinopse você já consegue imaginar o quão difícil vai ser para Dana ter que viver em um lugar como esse. O conteúdo do livro bastante pesado, me causou algumas aflições, porém a leitura flui tão bem que você vai devorando a cada viagem no tempo que a protagonista passa que quando ver já se passou 50 páginas. A história bem construída , assim como os personagens em que nos apegamos e sofremos juntos , o livro é ideal para quem gosta de ficção científica ou romance histórico. Precisamos atentar que apesar das situações parecidas com o nosso terrível passado brasileiro, há algumas diferenças culturais e nomenclaturas (não sei se nesse caso específico foi erro da tradutora ou ela tentou se ajustar a cultura estadunidense ) por falar do sentido técnico essa edição da morro branco é perfeita, questão de espaçamentos, fontes, qualidade do papel, livro bem flexível pra leitura, com textura gostosa e edição belíssima. Até o momento foi o melhor livro que li esse ano, me surpreendeu tão bem e agora já quero ler tudo da Octávia. Livro perfeito em todos os sentidos, apenas leiam!

Jhones 30/04/2020

Que livro!
Imagine se de repente se você, uma mulher negra, fosse transportada ao passado escravista se visse em uma situação aparentemente sem saída?

A história desse livro se passa na Maryland de 1976 e em períodos do século XIX na época pré guerra civil americana. Dana é uma jovem negra casada com Kevin, um homem branco. Eles acabaram de se mudar para sua casa nova. Quando está arrumando os livros na estante ela se sente zonza e se vê na beira de um rio. Há um menino na água se afogando. Após salvá-lo o pai do menino aponta uma arma para ela. Nesse momento ela retorna ao presente. Depois desse episódio, Dana chega à conclusão de que o garoto que ela salvou (Rufus), de alguma forma tem ligação com ela e isso faz com que ele em em momentos de perigo de morte a chame para o passado. O que a faz ser transportada de volta ao presente é justamente quando ela se encontra na mesma situação. Nos períodos em que se encontra nesse passado hostil para uma mulher na sua condição, vai precisar confiar no garoto, que é filho de um senhor de escravos. As viagens se tornam frequentes e e à medida que e o menino cresce e se transforma em homem, Dana passa a temer que o garoto se torne seu pai.
Aqui o conceito da viagem no tempo não é relevante para a história pois não é explorado pela autora. O que é importante são o que os acontecimentos refletem nos sentimentos dos três personagens principais: Dana, Kevin e Rufus.

O que dizer sobre esse livro? Uma história emocionante, totalmente envolvente e bem escrita que você não consegue largar. Fala sobre escravidão, racismo, preconceito Impossível não se emocionar com os sofrimentos vividos pelos personagens. Há cenas bem fortes no livro. Uma reflexão das relações humanas e como o passado influenciou e influencia o presente.
Octavia E. Butler revolucionou a literatura ao ser a primeira mulher negra a escrever ficção científica. A qualidade de suas obras a fez ser reconhecida mundialmente, o que a levou a ganhar vários prêmios literários. Esse livro é inesquecível e vai ficar por um bom tempo comigo. Assim como Dana e Kevin parece que vivi essa história junto com eles.
Um dos grandes questionamentos que o livro propõe é: O quanto que a época e o meio em que vivemos influencia no nosso caráter? Livro recomendadíssimo. Uma das melhores leituras do ano com certeza!

laxxal 29/04/2021

Foi o meu primeiro contato com a autora e achei sua escrita maravilhosa, mesmo não sendo o gênero que eu mais gosto de ler, me cativou e prendeu muito do começo ao fim, me fazendo querer ler cada vez mais e fazer muitas teorias.

É inacreditável como cada detalhe dessa nova realidade que Dana enfrenta, incomoda. Ela é uma pessoa muito boa e tenta sempre compreender e achar um sentido para o que acontece, impressiona como ela consegue lidar com a situação e agir racionalmente e com humanidade.

Em alguns momentos, até Dana pensa que Rufus e Tom podem ser diferentes dos outros, mas rapidamente você percebe que não tem como, aquele ambiente os corrompe muito cedo, é muito louco isso, parece que eles realmente andam com um cabresto e não conseguem ou não querem enxergar além disso. Por mais que seja difícil ser diferente disso naquela época, existiram pessoas que conseguiram e Rufus tinha Dana ao seu lado em diferentes cenários tentando mudar essa visão e mesmo assim acaba por acontecer o que aconteceu.

Mostra o amor, ódio, obsessão, resiliência e muita coragem na escravidão. Choca, mas é necessário, com certeza recomendo.

sem apelido 20/10/2023

Primeiro 5 estrelas
Esse livro é mto bom. Há muito tempo, desde que virei um bookstan, eu tô a procura de um 5 estrelas e eu me senti confortável com essa pontuação.

Ele fala sobre uma mulher preta estadunidense que por algum motivo (não espere respostas pra isso) vai parar à beira de um rio onde tem um mini querido se afogando, ela salva a peste e volta pra casa dela. O marido que presenciou td disse que ela desapareceu e voltou do outro lado da sala, em segundos. Porém pra ela se passaram alguns minutos. Até aí tudo "bem". Uma hora depois acontece dnv, e dps dnv, e a cada vez que ela volta ela fica mais tempo naquele lugar que depois ela descobre ser 1815, num período fodido de escravatura. E a partir disso eu recomendo a leitura.

Foi 5 estrelas porque eu simplesmente achei uma leitura muito fluida e bem de boa pra quem é leigo em ficção (engual* eu) e quer começar, e até pra quem não goossta tanto pode pegar pra dar uma chance pq ele vai além da viagem no tempo. Ele fala sobre recismo e nos faz ter uma ideia de como era sofrido viver naquela época sendo uma pessoa preta. De como era cruel e insalubre a vida dessas pessoas que eram tratadas como sub-humanos, e tipo, isso se passa lá no Norte das Américas porém quando você para pra pensar que isso aconteceu no Brasil e perdurou por mais tempo que em outros países da América do Sul... É chocante e brutal.
Basicamente é 5 estrelas porque me fez sentir.

É um livro que tem gatilhos, então estejam cientes quando começarem a ler.

André 07/02/2020

Um livro fácil de ler, porém...
Quando recebi a recomendação de leitura do livro Kindred, eu esperava um livro que focasse bastante no contexto histórico, apresentando um país ainda dominado pela escravidão, mas que essa visão fosse mais ampla, só que senti um pouco de falta de variedade quando a história ficou presa basicamente a um lugar só. No começo, a história até empolgou, só que, com tantas idas e vindas, a leitura tornou-se cansativa e um tanto enfadonha. A forma como o livro foi escrita é ótima, o livro tem um texto bem fluído, porém, a meu ver, faltou um pouco mais de variedade.

Carolina 20/11/2021

Uma leitura obrigatória
Meu deus!! Eu tô muito impactada com esse livro!!

Octávia conseguiu me prender com poucas páginas lidas. Eu não sei nem descrever o quão importante esse livro é. O quão brutal também, quantos socos eu levei lendo esse livro. O tanto que me fez repensar sobre assuntos meus e também e 'ver de perto' como era 1800, como era brutal e muito perigoso viver nessa época, principalmente se você é uma pessoa negra. Esse livro tinha que ser leitura obrigatória. E a personagem principal, a Dana, como eu me apeguei tanto, como sofri por ela, chorei, fiquei com medo, meu deus, o tanto que ela passou. Uma frase que vai ficar muito marcante (não que seja exatamente com essas palavras) "como era de fácil aceitação ver as pessoas virarem escravas".

Gigi 05/11/2023

História contada como nunca antes
Eu encontrei esse livro por acaso em uma promoção do kindle e baixei. Por ser um livro bem diferente da minha leitura habitual, estava muuuito animada!

Eu me surpreendi muito com ele. A mistura da fantasia com a história real da escravidão deixa a gente envolvido do início ao fim.

Eu, assim como a Dana, acreditei até o fim que o Rufus poderia melhorar. Talvez esse plot seja justamente o especial do livro: a dureza da vida sem romantismo!

E não houve romantismo mesmo! A Dana não foi poupada de nada do sofrimento que foi esse período e das marcas que eles deixam até hoje no presente.

O final não foi o que eu esperava, mas confesso que fiquei aliviada com a liberdade dela
Elisiane.Portela 05/11/2023minha estante
Um dos meus livros preferidos. Lembro de ter lido durante a pandemia. Foi responsável por me tirar de uma ressaca literária daquelas kkkk impossível não devorar ele do começo ao fim!

bubuletta 07/12/2023minha estante
Eu tive uma visão diferente dessa esperança com o Rufus. Chegou num dado momento do livro que as palavras do marido dela voltaram a mim, quando questiona ela se ela chama mesmo que pode educa-lo. Já que contra ela está toda uma sociedade muito bem estruturada para prevalecer de forma implacável a qualquer ensinamento que ela pudesse ofrecer a ele e até mesmo a oferenda de sua compaixão. Ela própria acaba se perdendo do seu próprio tempo tamanha é a força contra ela. No decorrer do livro vi que ele estaria certo no fim, fazendo até um paralelo com o nosso tempo quantas pessoas boas não são transformadas em cãos raivosos do patriarcado, racismo, lgbtfobia, xenofobia. Quantos de nos não expressão sem querer esses males? Quantos não escolhem a ignorância dos seus privilégios só por ser mais fácil? Eu o li durante a pandemia isso teve ter contrubuido para que fosse por esse caminho

aline.toledo 07/06/2021

Fim da ressaca literária com: Octavia Butler
Uma frase compartilhada por outra leitora:
"Comecei a escrever sobre poder, porque era algo que eu tinha muito pouco." - Octavia B.
Recomendada por uma pessoa que amo e que me incentivou a sair da minha ressaca literária pós graduação, Octavia Butler serviu tudo nesse livro incansável e certeiro. Com uma narrativa incrível e que te prende do começo ao fim, personagens marcantes, recursos imagéticos poderosos e eficazes, é impossível não se envolver com a história, que, com tanta precisão e dor, nos mostra a realidade da escravidão vivida por homens e mulheres que compartilham de uma mesma característica com a protagonista e voz narrativa. Durante a leitura, muitas reflexões e questões são trazidas, como, por exemplo, a teoria trabalhada por Angela Davis em Mulheres, raça e classe, que retrata a força opressiva do sistema escravista sob as mulheres, vítimas dos mais diversos abusos. Enfim, muito feliz por essa ser minha obra escolhida pra esse retorno às leituras. Octavia já entrou no meu Top 5, com certeza.

Amorim. 18/07/2021

Quando comecei fui surpreendida com uma história totalmente à frente do tempo.. amei todo o enredo! Só o final que achei vago..mas não tira a magia do livro e os ensinamentos

Geovana189 17/04/2021

Demorei cerca de 1 mês pra ler esse livro, e confesso que quando cheguei na metade dele estacionei, hoje entendo que foi por que eu estava esperando algo totalmente diferente da história. A autora fez algo muito criativo com esse livro, e me prendeu demais nas primeiras páginas, o fato de uma mulher negra de uma época de liberdade pós escravidão passar a viajar no tempo e vivenciar esse período,me deu um olhar completamente novo sobre a história negra, mas confesso que tiveram partes de extremo desconforto, como as de agressão, e esperava um final diferente. Ainda assim, recomendo demais a leitura, e com certeza quero ler mais livros da autora

Oziryon 14/01/2023

Um livro necessário
Antes de ler esse livro eu tinha uma ideia do que ele iria tratar, mas conforme a leitura foi passando percebi que ele se tratava de algo bem mais profundo e importante.
Com certeza esse o livro mais importante que li ate o momento, a abordagem racial que ele trás e completamente importante e que para mim todas as pessoas deveria ler e ver isso.
De longe a parte que mais me pegou nesse livro ( com eu sendo um homem branco) foi ver a visão, tanto de uma mulher negra quando de uma homem branco, ao tratar todos os temas de preconceito, racismo e ideia de mundo na visao e na vivencia de ambos, consegui ter uma ideia do que estava se passando na mente do casal principal, e meu deus, que bagulho absurdo.
A forma que a narrativa é feita, a visao de todos os personagens, suas importâncias na história, como eles se viam e viam um mundo cada um na sua própria época, foi algo que nunca tinha lido e que com certeza fez eu me interessar ainda mais por livros com temas importantíssimos como esse.
Por fim, completamente apaixodado pela escrita da Octavia e com toda certeza pretendo ler mais livros dela.

Bianca 10/10/2021

Incrível
É um livro difícil, doloroso, mas real e e que recomendo muito. Muitas discussões importantes e necessárias. Eu amei a escrita da autora, que antes achei que seria devagar, mas é muito imersiva. Já quero ler outros livros da autora.

@leiturasdabah 03/12/2020

AQUELA MELHOR LEITURA DO ANO
"Kindred - Laços de Sangue" é uma ficção científica que traz fatos históricos e nos conta a história de Dana, uma jovem escritora negra que em 1976, em seu aniversário de 26 anos, durante a mudança para seu novo lar com seu marido, enquanto organizava seus livros, sente uma tontura e desmaia.

Ela acorda em uma floresta, diante de um rio e vê um menino de pele clara se afogando. Mesmo desorientada, ela corre e o salva e em seguida se vê diante de um cano de uma antiga espingarda.

Em um piscar de olhos, ela está de volta em seu apartamento, é a experiência mais aterrorizante de sua vida... até que acontece de novo, de novo e de novo.

Este é um dos melhores livros que tive o prazer de ler e qualquer pessoa precisa lê-lo, não importa seu gênero literário favorito.

É impossível desviar o olhar depois que se inicia esta história, mesmo ela sendo difícil e brutal!

Com uma narrativa extremamente coerente, fluida e que transmite desespero, a autora consegue nos trazer um importantíssimo conhecimento cultural de maneira incomum.

Dana tem estas viagens no tempo para 1816, período da escravatura, uma época perigosa demais para uma mulher negra conseguir sobreviver e a autora transmite em cada palavra os relatos dolorosos do abuso físico, psicológico, sexual, moral e toda a dor que a falta de liberdade proporciona, através de uma mulher que não era daquela época e não está ali por vontade própria (assim como todos que foram escravizados).

Não é uma história bonita, não tem momentos de descontração.
É real, verídico e angustiante.
Os fatos narrados aqui ocorreram e por mais gatilhos que podem trazer, precisamos ler.

Me senti apática e pequena em meio a tanta dor, sofrimento e conhecimento histórico que esta ficção explana.

É um romance emocionante, profundo, reflexivo, necessário e que me fez sentir privilegiada e ainda mais revoltada contra o preconceito e o racismo.

Obrigada @editoramorrobranco por ter trazido essa preciosidade para o Brasil em 2017, depois de anos de seu lançamento, é um dos livros mais importantes e substanciais que já conheci.

site: https://www.instagram.com/p/CIUCJwDDU8O/

Bianca - @ZumbiLiterário 18/07/2020

Uma narrativa empolgante. Não vi as páginas passarem. Temas fortes e muita violência

1949 encontrados | exibindo 76 a 91