O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias Tim Burton

Resenhas - O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

Lovett (@bloglariteratura) 22/03/2018

Tragicamente fofo
Quem me conhece, sabe que sou fã do trabalho do diretor Tim Burton desde a adolescência. Sempre assisti a todos os filmes ou animações em que ele está no meio de alguma forma, e foi graças a esse amor todo que conheci esse livrinho aí da foto.

Com ilustrações feitas pelo próprio Burton, o livro é repleto de poemas simples e com linguagem característica do diretor. Apesar de você terminar a leitura em apenas alguns minutos, cada trechinho aquece o coração e o enche de ternura.

Claro que, sendo de quem é, não poderia falta um pouquinho de tragédia, né? Digamos que este é um livro tragicamente fofo! Hahaha. Recomendo demais!

Claris Ribeiro 13/11/2017

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias é um livro escrito e ilustrado pelo famoso cineasta norte-americano Tim Burton. Conhecido pelo seu apego ao horror e sua habilidade para a comédia, o autor nos apresenta pequenas aberrações em histórias peculiares nos curtos textos sobre suas vidas, às vezes trágica, as vezes não.

Alguns poemas chamam mais atenção que outros, gostei principalmente de Menino Palito e Garota Fósforo, Breno, o Menino Veneno, O Menino Brie, O Menino Múmia, e claro, O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra. Algumas histórias são divertidas, outras trágicas, e algumas são para pensar; o autor trouxe sua essência em cada personagem, em cada poesia, e em cada ilustração.

A diagramação é muito bem trabalhada, a colocação dos textos e das ilustrações, o espaçamento e as entrelinhas, a paginação, são detalhes que enriqueceram o livro.

É curto, é interessante, é divertido, uma leitura rápida para quem gosta de poesias com temas diferentes, de ir além, eu super adorei e indico a todos.

site: http://www.plasticodelic.com/2015/01/resenha-o-triste-fim-do-pequeno-menino.html

Simone.GAndrade 17/02/2017

Infelizes heróis desajustados
O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias....Trás uma pequena coletânea de contos e ilustrações feitos por nada mais, nada menos que o ilustríssimo Tim Burton 💓 💓 Personagens peculiares tentando se encaixar num mundo cruel e nada majestoso, com seus padrões ininteligíveis e artificiais... Poemas que contam verdades tristes e cruéis mas que no fundo trás uma moral. Recomendo!!!

Joanna Kod'S 03/02/2017

Uma Dica: Não Leia para uma Criança
O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra é um livro que reuni diversos contos do diretor Tim Burton, consagrado por filmes tragicômicos com um ar gótico como 'Peixe Grande e Suas Histórias' e 'Edward Mãos de Tesoura' e seus poemas seguem a mesma linha.
Construídos com uma rima simples e belamente ilustrados, cada poema é uma experiencia única, embora possuam a mesma 'moral'.
Os textos são incrivelmente delicados considerando seus personagens excentricamente peculiares e possivelmente assustadoras, e isso é uma questão fundamental uma vez que o livro aborda temas pesados como suicídio, homicídio, sexo e violência.

site: http://econtosepontos.blogspot.com.br/2013/09/resenha-o-triste-fim-do-pequeno-menino.html

Brendiane 19/05/2020

São vários contos bem rapidinhos e bem gostosinhos de ler. Bem no estilo "creepy" do Tim. O único defeito é que ele acaba e a acaba muito rápido.

Gairova 23/06/2013

Livrarias e bibliotecas podem esconder grandes surpresas (e perigosas armadilhas), sobretudo se você se depara com um cândido livro de poesias, dedicado ao público infanto-juvenil e escrito por ninguém menos que...Tim Burton!
Isso mesmo. O célebre cineasta norte-americano (Os fantasmas se divertem, Edward mãos de tesoura, Batman, Ed Wood, A noiva Cadáver, A fantástica fábrica de chocolate, Alice no país das maravilhas...), aficcionado pelo horror, louco pela comédia.
Para quem já se perguntou, ao assistir um de seus filmes, “o que esse cara tem na cabeça?”, O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra & Outras Histórias pode ser o “buraco da fechadura” que permite ver um pouquinho de como se pode ler o mundo.
Nesse livro, escrito e ilustrado (de próprio punho) pelo cineasta, Burton explora os movimentos possíveis entre a palavra e o traço, o esperado e o inusitado, o sutil e o intenso, o cômico e o trágico, elementos que paradoxalmente ali se complementam. Seus personagens, insólitos, quase inimagináveis, trazem consigo uma dramaticidade cinematográfica, seja na morbidez de suas histórias ou na tristeza que permeia suas existências e lutam, bravamente, pela aceitação num mundo do qual destoam abruptamente.
Tim Burton não tem medo de mostrar o feio, o desajustado, o impróprio, o assustador. Ao contrário, expõe em cada poema, uma história, um personagem, uma vida possível revestida de um pouco de fantasia. Basta um olhar mais sensível para ver que Francisco, o pequeno Menino Ostra, a Garota Vodu, Breno, o menino veneno, o temível Menino Múmia e seus companheiros de versos tem algo de real em si.
Eles podem estar por toda parte. Desajeitados, estranhos, grotescos, pequenos monstros que ninguém sabe ao certo como ou por qual razão vieram parar aqui, em nosso “mundinho” de beleza, perfeição e normalidade.
Podem agora mesmo estar aí, bem ao seu lado, morar na sua rua, estudar na sua escola...pode ser que um deles esteja olhando pra você agora. Mas é claro que você não teria medo, não é?
A quem teme o horrendo, não é conveniente olhar-se no espelho (da alma...).
Boa leitura!

Analu Laredo 17/08/2013

Suavidade macabra
O livro de Tim Burton segue a mesma linha de seus filmes, misturando o diferente em contraste do que é considerado "normal" Esse livro, da a leve impressão de ser feito para crianças, mas lembre-se é o senhor Burton que escreveu. O livro conta com desenhos e poemas do autor que de uma certa maneira alivia e lhe deixa mais perto das historias de cada personagem. A historia principal é a do menino ostra por ser a mais longa, afirmo que o livro me surpreendeu me fez entender um pouco o que se passa pela cabeça desse grande diretor. Se você assim como eu é fã dele, esse vai ser o tipo de livro que vai ocupar aquele lugar especial na sua estante e que um dia você (ou não) irá contar as pequenas historias para seus filhos (mas não antes de dormir)

Ana Laura 31/08/2016

"O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias" reúne os melhores poemas desse maravilhoso escritor/diretor, Tim Burton, desde o que dá título a esse livro a até mesmo histórias que desencadearam animações, como "Garoto Mancha" e "A garota de olhos fitos". Com desenhos feitos a próprio punho pelo autor, é possível receber uma dose de toda a estranheza e excentricidade de Burton, com personagens infantis muito peculiares, que nos lembram o lado negro que há em todos nós enquanto buscam aceitação e amor dentro de um mundo cruel.

Citações 09/01/2014

"Mas ela também tem uma sina. Que jamais pode ser quebrada: Se alguém dela se aproxima, seu coração sente as espetadas"

Dose Literária 22/01/2014

Poemas fofos e "macabros" de Tim Burton
Desde que fiquei sabendo desse livro do cineasta Tim Burton, eu quis ler.
Primeiro por ser fã dele desde que me lembre (mesmo que os últimos filmes dele tenham me feito mais raiva que amor), segundo porque sei o caráter mórbido e fantasioso que seus filmes possuem, daí supus que o livro teria muito disso.
Acertei na suposição, mas errei quando achei que se tratava de um romance. O livro O Triste fim do pequeno menino ostra se trata de um livro sobre poemas e essa foi uma grata surpresa para mim.

Li o livro em E-book no pc mesmo (ainda não possuía E-Reader na época) em pouco mais de 15 minutos!
Isso mesmo, li tão rápido que nem acreditei. Porém teve razão de ser. O livro possui apenas 128 páginas, com poemas curtinhos e ilustrações (que suponho, sejam do próprio Burton).
É um volume muito bonito e eu não vejo a hora de ter meu exemplar, entrou pra lista de desejados no ato!

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/01/poemas-fofos-e-macabros-de-tim-burton.html

Lili 21/05/2020

Sempre amei as obras cinematográficas do Tim Burton, esse livro tem um pouco dos filmes. São versos sensíveis tratando sobre ser diferente no mundo.

Pra quem é amante dos filmes, vai curtir muito, a ilustração está fantástica!

Luan.Barbosa 31/08/2020

O que acontece se você juntar a estética surrealista de Tim Burton com uma série poemas "infantis"? O triste fim do menino ostra é uma coletânea de pequenos poemas acompanhada de diversas ilustrações simpáticas feitas pelo nosso mestre, mas não se engane! Apesar da aparência amigável e linguagem amena utilizada, muitas das histórias abordam temas mais "pesados".
Recomendo o livro para quem curte poesias e é fã da arte "Burtoniana" rs

Juan.Messias 21/01/2017

O triste fim do pequeno Menino Ostra e outras histórias.
Livro lindo, ilustrações maravilhosas e bem casadas. São histórias rimadas que em momento algum superestima quem ler. Através desse mixer de fatansia e realidade, ele Tim Burton nos revela o fatídico fim da falta de entendimento das diferentes subjetividades que rodeiam n só o corpo adulto, mas também infantil.

Keth | Parabatai Books 04/06/2018

Bacana... mas não é nada infantil como imaginava.
O triste fim do menino Ostra
O menino Ostra nasceu exatamente como uma Ostra.
Ele ficava sempre sozinho, as crianças não queriam ficar com ele e até seus próprios pais os estranhavam, até ao médico o levaram, mas de nada adiantou.
A cabeça de ostra do menino era inaceitável para os pais e seu fim estava próximo...
Seu pai achou uma solução e colocar o seu filho para dormir não foi uma opção...

O menino Múmia
O menino nasceu estranho, sua mãe o definia como um punhado de gaze.
Seu pediatra dizia que era a Maldição da Múmia e a pobre criança só sofria.
Mas as brincadeiras do múmia faziam as crianças correrem, com uma espada na mão o jovem dizia que tinha que fazer um sacrifício e para isso ele precisava de um pessoa viva.

Ao passear no parque com seu cachorro, o garoto foi confundido em uma festa.. para sua mãe o que estava enrolado nele era gaze, mas para aquelas crianças era papel machê...

"E como era noite de Halloween,
O menino Ostra se fantasiou de ser humano."
- Página: 123

Opinião:
A principal história é a do menino Ostra que é extremamente curta e composta por poemas de Tim Burton.
Essa historinha é bem triste como todas as outras, os personagens recebem um final desastroso em versos perfeitos, o que achei um tanto incrível.
Apesar de se parecer um livro infantil com seus versinhos fáceis contando histórias de crianças estranhas, esse livro não é nadinha infantil.

Um menino que tem prego nos olhos, um garoto que é comido vivo, uma mulher que procura solução no sexo e na magia... é o repertório da obra.

Indico a leitura para pré-adolescentes que até iriam achar engraçado, que foi o que achei.
A leveza da leitura me enganou em cheio conforme fui lendo, encaixando as peças e dando risadas descontraídas fui percebendo que uma parte da obra é pura poesia e a outra é de pura agonia... leiam para tirarem suas próprias conclusões, vale a pena!

Já ia me esquecer de comentar que o livro é cheio de ilustrações...
Fiquei até querendo comprar, esse bonitinho quem me emprestou foi o bibliotecário do meu trabalho.

Ana Lee 28/09/2020

Nem sabia que esse livro existia kkk mas já queria uma coleção inteira nesse estilo