O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias Tim Burton

Resenhas - O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

Nil 26/03/2010

Lirismo puro!
Um livro maravilhoso de Tim Burtom. Histórias emocionantes e envolventes, com o humor negro típico dele. Maravilhoso!

Estela 09/05/2023

Estranho e peculiar, como tudo que o Tim Burton faz ahahaha. É uma leitura de 20 minutinhos e é bizarro, mas bom, bem alá Tim Burton mesmo ?

Bê09 07/11/2012

Acervo.
Uma coletânea de poemas e desenhos do gênio Tim Burton direcionada ao público infantil, quem acompanha seus trabalhos sabe que o imaginário do Tim é algo excepcional, singular, único, encantador, sendo um artista às vezes bem mal compreendido pelo público pela atmosfera melancólica, humor negro que possuí, a maneira de como ele ver o mundo ao redor é fantástico, faz qualquer idade se apaixonar pelo seu universo, um livro de uma simples leitura e extremamente encantador, um livro pra qualquer idade e um presente maravilhoso para quem é fã desse incrível gênio.

Jess 25/05/2010

Recomendo esse livrinho só para quem é fã do Tim. Gostei muito dos desenhos macabros e as historinhas com rimas.

Bruna 25/03/2012

Era exatamente o que eu esperava de um livro escrito por Tim Burton: histórias e personagens bizarros! Assim como em seus filmes! Quem é fã vai gostar!

Alana.Vigolo 02/05/2023

É um livro curto de poemas e desenhos do tim burton
É satisfatório ler e tentar entender qual a mensagem que ele tenta deixar ao leitor

Luciana Fátima 29/01/2009

O maravilhoso mundo de Tim Burton
Apesar de publicado pela Editora Girafinha, não se iludam os leitores... O triste fim do pequeno Menino Ostra não é nada infantil. Ou pode até ser, se considerarmos as outras criações do fantástico Tim Burton para o cinema! Além das ilustrações, o livro apresenta ainda a deliciosa prosa poética do cineasta.

Conhecido pela linguagem visual extremamente gótica e pelo humor negro, Tim Burton – como não poderia deixar de ser – demonstra, no pequeno volume, toda sua genialidade. O inteligente texto é muito bem elaborado e os desenhos bizarros são ótimos.

Na história que dá título ao livro, conhecemos um pouco da família que sonhava com um bebê; até que o pequeno Francisco – que nunca saiu de sua concha – transforma-se no Menino Ostra. O desfecho desta triste narrativa nos remete a algumas cenas do último filme de Burton, Sweeney Todd – O barbeiro demoníaco da Rua Fleet.

Assim como o Menino Ostra, há vários outros meninos: o Menino Robô, o Menino Palito, o Menino Mancha, o Menino Veneno, o Menino Pingüim. Todos com suas tristes histórias, tristes destinos, tristes fins. E algumas passagens são tão absurdamente melancólicas que quase não dá para acreditar!

Quando a alma abandonou seu corpo,
Fizemos todos uma oração em silêncio.
Foi então que lá no alto céu apareceu
Um buraco na camada de ozônio.

A história do Menino Múmia também é bastante singular. Os pais da criatura, quando procuram o médico para saber o motivo de terem um filho tão estranho, recebem uma resposta tipicamente burtoniana:

De noite usaram toda a lógica
Para explicar tal nascimento.
A criança podia ser “excremento
De alguma expedição arqueológica”.

E na mesma narrativa surge um personagem que nos lembra o cãozinho de Victor (personagem animado de A noiva cadáver):

Era um dia muito triste e soturno.
De repente surgiu da neblina
Uma pequena múmia canina,
Farejando à procura de um dono.

É quase impossível parar de ler as historietas darks e divertidas de Tim Burton. Peculiares e desajustados; infelizes e discriminados, os pequenos personagens despertam sentimentos diversos no leitor. E, ao virar a última página, nos perguntamos: “Quem de nós não tem um pouco (ou muito!) de esquisitice lá no fundo?” E imediatamente sentimos vontade de voltar à primeira página e começar a ler tudo de novo!

Mariele 15/07/2021

O livro é bem tim burton. As histórias retratam situações fantásticas inusitadas e muito, muito deprimentes

giogio7 09/04/2024

Tim burton sendo tim burton
?Entrava numas de "a vida é bela", Mas tudo virava chata novela.
Como o mapa astral deles não batia, Ela tentou sexo e necromancia.?

Carla Maria 19/09/2014

"Engraçadinho"
Esse não é um simples livro qualquer de contos, ele traz em suas páginas pequenos textos onde o "terror" encontra-se mascarado. Em todas as histórias, imagens "bonitinhas" destacam-se em meio aos poemas que não terminam com finais felizes... Tim Burton é um conhecido das telonas e com certeza você irá se surpreender com esse livro, que apesar de ser infantil, carrega cenas de traições, violência familiar, sexo e muito mais...

Aemillys 20/06/2022

Gostei
Gostei muito desse livro, fiquei até triste em alguns momentos pelos personagens, que só queriam ser amados, me lembrou um pouco da vida de muitos animais/pessoas que só querem amor mas não encontram isso.

Lou Black 17/06/2022

AMEI
Amo esse estilo do Tim Burton melancólico,é tão bom,teve história que fiquei indignada com o fim,mas foi muito bom,são histórias com personagens complexos e estranhos para os olhos céticos porém eu amei todos

/QMD/ 05/04/2013

André não quer ter um triste fim.
O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias é um livro de poesias que parece ser dedicado a crianças, mas não tem o clima que outros livros infantis tem. Nele, nem sempre há um final feliz, nem sempre o protagonista sobrevive à sua própria história, eles são alvo de preconceito, negação e, na maioria delas, tem habilidades ou uma estética nada convencional ou bonita.

Na história do Menino Palito, que abre o livro, o personagem que dá nome à poesia é incendiado. O Menino Ostra é negado pelos próprios pais por ser diferente. A Menina Trash acaba sendo jogada no lixo sem conseguir receber o amor que desejava. Luciano ganhou o pior presente de Natal do mundo e o Menino Mancha que recebeu o melhor, o estragou em pouquíssimo tempo.

Entre as poesias, que são bem curtinhas e sem um vocabulário elaborado, Tim Burton acrescenta ilustrações com aquelas características clássicas dele, presentes nas suas animações, como o recente Frankenweenie. Apesar disso tudo, o livro traz um conteúdo (não muito explícito) sexual em alguns contos, ok? Melhor para crianças maiorzinhas, adolescentes, jovens, adultos...

Dos personagens, das histórias, das rimas, dos desenhos... Burton nos faz entrar no mundo dele de uma maneira simples, gentil, sublime pra depois acabar com a gente. As poesias começam com uma formosidade imensa, mas o final nos surpreende, nos tira do chão e estapeia nossa cara sobre o que a vida real no traz: nem sempre conseguimos tudo que a gente quer, nem sempre vivemos felizes para sempre...

O livro fala de preconceito e, para usar um termo mais ligado à vida infantil, bullying de uma forma inusitada, sem esconder, sem mostrar que vencer é fácil. Às vezes a gente não consegue de cara, mesmo. Burton conseguiu trazer essa essência com majestosidade.

As ilustrações são outro amor à parte. Impossível não gostar da forma de desenhar de Tim Burton, que usa aqueles lápis de cor que ninguém escolhe na caixa e "escracha" nas características bizarras dos personagens que são desajustados, porém bonitinhos; Infelizes, porém cativantes; Desesperançados, porém doces.

O tamanho do livro... Ele tão é pequeninho! São tão poucas páginas! São 23 contos reunidos em 128 páginas, somente. As ilustrações adoráveis e ocupam, na maioria das poesias, páginas inteiras. Logo, o texto em si é mínimo. Quando o livro chegou, foi lido em menos de meia-hora. É um daqueles livros pra se ler com calma, degustando, apreciando... NADA DE DEVORAR, caso queira se deleitar o maior tempo possível com ele.

Resenha completa: http://www.quermedar.com/2013/04/burton.html

Raísa 28/03/2013

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra
Simplesmente perfeito.

Lucas Geraldo 10/10/2011

Tim Burton
Eu não vo falar muito porque eu sou muito fã do Tim Burton desde meus 12 anos (hoje tenho 18) e sou mega suspeito na hora de criticar algo dele. Só vou dizer que é um livro com poemas muito divertidos e ilustrações muito legais! Enfim, é Tim Burton!