Outra sintonia

Outra sintonia Caren Zucker...

Resenhas - Outra Sintonia

povalanis 14/04/2024

Leitural fluída e leve, fácil e gostoso de ler. Muito esclarecedor e rico de conhecimento sobre a história do autismo. Muito importante para futuros profissionais de todas as áreas. Acredito que todas as pessoas deveriam ler para se desconstruirem de ignorâncias, preconceitos e achismos sobre o TEA! ?

Elizabeth 04/12/2023

Conhecimento
Um livro para ver um pouco do autismo no Estados Unidos, a difícil batalha dos pais é médicos na descoberta e fazer com que os políticos vissem os autistas.

Clara 07/06/2022

O livro que faltava
Tantas histórias que ninguém imagina.. tudo que as pessoas passam para que as coisas mudem... É incrível e pude me aproximar e me conhecer ainda mais depois deste livro!

João 19/06/2021

AUTISMO: UMA HISTÓRIA DE ERROS
Outra Sintonia é um livro de cunho jornalístico que se propõe a recontar a história do Transtorno do Espectro Autista (TEA), escrito por John Donvan e Caren Zucker, que trabalham desde o início do século com comunicação e autismo, tendo produzido reportagens em vários veículos da mídia.

Como toda história precisa de um começo, os autores convencionam ?o primeiro filho do autismo?, isto é, a primeira pessoa diagnosticada, como o começo dessa história, um estadunidense. Os autores não ignoram o fato de que antes do médico Leo Kanner notar esse padrão de comportamento que viria a diagnosticar como autista tenham existido muitas figuras ao redor do globo que se encaixariam no TEA, o que rende um dos capítulos mais interessantes do livro.

Embora a estratégia que os autores escolheram para contar essa história, basicamente centrada nos estudos desenvolvidos nos EUA e na Inglaterra, seja bastante didática e interessante, eu não pude deixar de notar, ou melhor, de me incomodar como a história das pessoas no espectro é uma história de erros cometidos contra elas. Desde antes do diagnostico surgir, quando era normalizado o genocídio às pessoas com transtornos mentais ?graves?, entre eles muitos autistas, e mesmo depois do diagnostico, quando os tratamentos estudados e convencionalizados eram muitas vezes cruéis. O livro explicita muito bem todos os erros, contando a história de muitos desses pacientes e suas famílias.

Um ponto que eu considerei negativo em alguns momentos da leitura é a overdose de exemplos e histórias, eu senti falta de mais informações técnicas e de educação social. Eu entendo que para o jornalista contar essas histórias é muito importante para expor uma causa e diluir as informações, tornando a experiência mais interessante para o leitor, mas para um livro tão longo (mais de 600 páginas) a gente acaba aprendendo muito da história e pouco sobre o transtorno em si. Outro ponto que me incomodou foi a ausência de imagens na edição, como a história é longa, complexa e cheia de figuras, acho que uma galeria de imagens (como é comum vermos em livros-reportagem) seria um bom acréscimo para a experiência do leitor.

Ainda que eu sinta necessidade de explanar esses pontos que me incomodaram, não existiriam parágrafos suficientes para argumentar o quanto vale a pena conhecer essa história, uma história cheia de erros que pode servir como farol para a maneira como enxergaremos o TEA através do tempo. O autismo é um transtorno que mobiliza famílias e sempre foi assim, desde o seu ?primeiro filho?. Como costumam dizer nas associações de pessoas no TEA e familiares ?todo autista é o amor da vida de alguém?, inclusive meu.

Elexandra.Amaral 12/06/2020

A biografia do autismo
Bem escrito, objetivo e detalhado, "Outra sintonia" cumpre o que promete: apresentar a "trajetória" do TEA, do diagnóstico de Kanner em 1943 à atualidade.

akio 06/10/2019

Outra Sintonia
Qual o melhor material para ler sobre autismo? Talvez essa pergunta seja uma das mais perturbadoras para quem quer se iniciar no tema, seja qual for o motivo. Curioso é que, antes, a pergunta mais comum era "o que é autismo?". Felizmente, isso mudou, e a maior parte das pessoas já ouviu falar do transtorno.

Entretanto, nesse mar de informação, fica difícil escolher fontes confiáveis. Blogs, sites e canais no YouTube podem conter orientações confusas, sem muito respaldo científico e até mesmo perigosas. Por outro lado, livros da área de neurologia e psiquiatria podem não ser acessíveis à compreensão de um leigo, dificultando ainda mais a situação.

Esse livro veio para suprir a lacuna: por um lado, traz um apanhado de tudo o que já se sabe sobre o assunto, desde o primeiro caso estudado na década de 30 até os dias atuais; por outro, a linguagem é simples e voltada ao leitor comum. Os capítulos são conduzidos por histórias emocionantes de pessoas desse universo, cuidando de autistas, tentando vagas em escolas, brigando por seus direitos e lutando por inclusão. Um prato cheio para quem quer se informar e ao mesmo tempo curtir uma leitura prazerosa.

Instagram: @akio.com.livros
Tatiana.Tati 23/10/2020minha estante
Anciosa p ler!

Camila 24/09/2019

Apropriado
Levei um ano para concluir essa leitura. Comecei, me empolguei, ficou puxado, larguei. Retomei como uma missão, consegui chegar ao fim.
Isso porque sou mãe de uma criança com autismo. O tema do livro me atinge diretamente ao narrar a luta de tantas famílias que vieram antes de mim.
O texto é bom: claro, explicativo, sem liberdades criativas desnecessárias (exceto aquelas narradas pelos autores no que se refere a família Tripplet). Mas o assunto é tão denso, que ver como ecos de especulações feitas e desmentidas a vinte anos continuam a causar danos hoje.
Vale leitura para o público em geral.
akio 06/10/2019minha estante
Muito legal! Nesse universo especial do TEA, é interessante como cada um (pai, mãe, cuidador, parente) se encontra em uma fase diferente de sua vivência, não da compreensão do que é o espectro, mas de como você está encarando sua vida nesse contexto: choque do diagnóstico, negação, apatia, correria das intervenções, relações familiares, aceitação... E isso influi em nossa experiência ao ler esse livro, pois não é a mesma coisa lê-lo em busca de "dicas práticas", ou por mera curiosidade, ou pra consolidar as pontas soltas dos de tudo o que nos bombardeiam sobre o assunto...

mbarbiero 02/12/2017

Uma obra essencial
Livro muito bom para quem se interessa pelo autismo. Explica a origem e as controvérsias das teorias mais conhecidas.
Perde um pouco do ritmo quando entra na parte das associações de defesa dos autistas, mas essa parte da história é mesmo muito chata.

Lindomario 02/11/2017

O estado da arte do autismo.
O livro conta a história do autismo, passando pelos principais marcos e acontecimentos da metade do século passado até os anos 2010s. A história é contada de um ponto de vista americano, com apenas alguns capítulos remetendo a acontecimentos em outros países.

A "descoberta" do autismo, a relação causal com as vacinas, a teoria da mãe geladeira. Tudo é explicado de forma bem didática, apresentando o contexto social de cada evento, além da bibliografia dos principais atores.

Leitura cansativa, pelo volume de páginas e diversidades de assuntos apresentados, mas obrigatória para todo mundo que tem interesse em adentrar neste universo, tanto profissionais, parentes e pessoas no espectro.