O Mundo Mágico de Harry Potter

O Mundo Mágico de Harry Potter David Colbert

Resenhas - O Mundo Mágico de Harry Potter

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juliana Lopes 12/07/2012

Só não dou 5 estrelas porque o livro foi escrito antes de a saga terminar e por isso muita coisa interessante que poderia ter sido dita passou em branco.

Mas o livro tem uma leitura muito agradável, e mostra curiosidades não só sobre Harry Potter, mas sobre mitologia em geral.Recomendo a todos que gostam de ler sobre o assunto.

Nat 03/06/2012

“Quais animais fantásticos saíram das lendas?”
“Por que Harry e Cedrico parecem cavaleiros da Távola Redonda?”
“Quais foram os primeiros magos ingleses?”
“Qual é o idioma mais importante para os bruxos?”
“Por que os bruxos usam varinhas mágicas?”
Essas e outras perguntas são respondidas por Colbert neste excelente livro sobre Harry Potter. J.K. Rowling utilizou muitas influências na composição de seus personagens, lugares e acontecimentos. O autor mostra as origens das criaturas mágicas que fazem parte do mundo de Harry Potter.

Combinando uma linguagem acessível com um livro ilustrado, Colbert fornece um livro prazeroso que aborda os mitos e o folclore por detrás do mundo de J.K. Rowling, revelando os significados escondidos nas aventuras vividas por Harry e seus amigos. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/06/o-mundo-magico-de-harry-potter-david.html

Mestre 27/12/2011

Um lixo
Só para quem é fanático mesmo.... Apresenta em seu conteúdo algumas curiosidades. O problema é que esse livro foi escrito antes de todas as obras de Rowling serem publicadas. Ou seja: buraco enorme no papel de matador de dúvidas sobre fatos do mundo bruxo!

Bruno Leandro 14/07/2011

Realmente, um mundo mágico
Este livro não foi escrito por JK Rowlling, mas é uma divertida incursão nesse estranho e mágico mundo que ela nos apresentou.
Em “O Mundo Mágico de Harry Potter”, David Colbert desvenda os vários significados e pistas escondidos por Rowling em sua saga que, à época, ainda estava longe de acabar.
Devo dizer que algumas das pistas que o senhor Colbert disse ter desvendado foram, na minha humilde opinião, falhas. Gostei mais de toda a pesquisa história e mitológica feita pelo escritor. Essas, sim, muito interessantes e que me fizeram apreciar a série ainda mais. Colbert fez um trabalho muito bom de pesquisa e, apesar de ser mais um na esteira da fama de Rowling, seu livro vale muito a pena para ser lido. Recomendado a todos os pottermaníacos.

cfsardinha 10/07/2011

Nessse livro o autor explica as mitologias e todas as histórias já citadas no clássico infanto-juvenil.
Ele explica as lendas, dá referências de onde foi extraída certa informação da história original, mostrando que outro autor, filósofo ou civilização já levantou aquela questão. Tudo em tópicos curtos e com ilustrações (um tanto toscas, mas tem..rs). Fala das origens das
criaturas mágicas citadas nos livros e histórias de alquimistas e feiticeiros, reais e imaginárias, através das histórias de escritores conhecidos como Shakespeare, Flaubert, Dickens, Ovídio e Tolkien.

Mah 04/06/2011

Bem, eu não achei este livro grande coisa, não!

Apesar das associações a Harry Potter, o livro fala mais é a respeito dos mitos e lendas europeus. É legalzinho, mas... acho que deixou um pouco a desejar.

Além disso o autor, um tanto presunçoso, dá por certas muitas de suas suposições. É claro que o coitado não sabia nada a respeito dos futuros livros, por isso devemos relevar... Mas em algumas partes ele realmente viaja, como por exemplo neste trechinho aqui, onde ele fala sobre a suposta origem de alguns acrônimos:

"N.I.E.M.: Níveis Incrivelmente Exaustivos em Magia. Em inglês, no original, Nastily Exhausting Wizarding Tests é abreviado como N.E.W.T.s. Newts, em inglês, é um tipo de salamandra. A poção preparada pelas três bruxas, no início do Macbeth, de Shakespeare, leva: "O olho de uma salamandra e um dedo do pé de um sapo..."

Sinceramente... É claro que a J.K. utilizou muito conhecimento literário e mitológico em suas obras, mas por favor... Só porque Shakespeare menciona salamandras, não quer dizer que ela tenha criado este acrônimo por causa dele... ¬¬

Beatriz Gosmin 29/04/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
O livro é nada menos que revelador. A Rowling sempre foi e sempre será uma diva pra mim. Eu sempre a via como uma escritora fabulosa e muito inteligente, mas eu estava errada: ela é uma super escritora e MEGA inteligente.

Este livro coloca os leitores e fãs de HP a par dos segredinhos que a escritora usou para escrever a série, como os animais que são citados no decorrer dos livros. Eles não são inventados por ela, alguns vêm de séculos e séculos atrás, de lendas, superstições, histórias contadas, etc.

O que mais me chocou foi a habilidade de como ela foi introduzindo estes seres, nomes de personalidades que existiram, características de alguém em personagens, e a utilização do Latin. Isso de um modo bem escondidinho que o leitor nem sequer nota.

Vejamos, os feitiços – a maioria – são derivados do Latin! Veja alguns exemplos:

Crucio: em latin quer dizer tortura, suplício.
Impero: em latin significa nova ordem ou comando.
Lumos: luz.
Nox: escuridão.
Accio: chamar, convocar.
Aparecium: vem de appareo, tornar-se visível, aparecer.

Os nomes dos personagens/lugares também são tão bem elaborados que fiquei surpresa em descobrir alguns. Exemplos:

Dursley: Uma cidade próxima à terra natal de Rowling
Snape: é o nome de um vilarejo na Inglaterra.
Beauxbatons: palavra francesa que significa “belas varinhas”
Cedrico Diggory: um dos livros favoritos de Rowling é “As crônicas de Nánia”, onde há um personagem com o nome de Diggory Kirke.
Remo Lupin: Lupus em latin significa “lobo” e os lendários fundadores de Roma que foram amamentados por uma loba, chamavam-se Rômulo e Remo.
* Os Potter ganharam esse nome em homenagem a vizinhos de J. K. Rowling.

E vocês sabem em que ano o Harry nasceu?

No livro diz que alguns fãs dizem que foi em 1980, calculando a partir do 500º aniversário de morte de Nick Sem-Cabeça, em A Pedra Filosofal. Nick morreu em 1492. Dessa forma, A Pedra Filosofal se passaria em 1992 Harry tem 12 anos nessa ocasião. Apesar de alguns pequenos detalhes no livro contradizerem essa conclusão, ainda é um bom palpite.

No livro há diversas coisas super interessantes, que me fizeram venerar a Rowling. A sua inteligência e criatividade são excepcionais! O.O

“Um dos prazeres de ler J. K. Rowling é descobrir as divertidas referencias à história, às lendas e à literatura que ela esconde em seus livros”
O que posso dizer, vale muito a pena ler este livro!
No final dele contem fontes e bibliografias com site e livros bem legais, que podemos usar para aprofundar nossos conhecimentos sobre as diversas criaturas mágicas (entre outros) assim como J. K. fez.
marciad2 27/04/2020minha estante
Não consigo ler nenhum livro aqui só vejo mas ler que é bom nada

Beatriz Gosmin 27/04/2020minha estante
Oi, vc não consegue ler pois nao acessa livro ou por outro motivo

Mimica 13/09/2021minha estante
Eu tenho uns livros que gosto,como esse mas eu acho que para as madrugadas em clara fica melhor ler no cell. Pq se eu ligar a luminária de madrugada minha mãe vai brigar, mas no meu cell não tem problema

Vamlirynna 03/05/2022minha estante
J. K. Rowling só é boa quando não tá escrevendo merda pros outros. ?

Bia Agnelli 20/02/2011

A pessoa que escreveu interpretou Harry Potter, e tirou várias análises e teorias da conspiração do livro. A única coisa interessante é que ele faz a ponte entre as teorias da conspiração que concluiu com mitos, lendas, e algumas histórias já existentes.

Ma 24/11/2010

Esperava mais do livro.

Jonathan R. 09/07/2010

Regular
Não tem nada de interessante, pelo menos pra mim; gosto muito de Harry Potter, mas sinceramente não me animei realmente a ler este livro depois que descobri sobre o que era.

Apesar de tudo, tem umas imagens bem legais, o que me fez dar 2 estrelas.

Ingridy Rayane 15/05/2010

Este é um livro bom e que eu indico para quem quer saber um pouco mais sobre Harry Potter mas com resalvas.
Como este livro foi escrito antes do final da saga ser revelado, o autor faz suposições precipitadas sobre o final da saga e, em partes, não acerta.
Apesar disso, o livro é cheio de curiosidades e só mostra como a autora da série é genial e está acima de qualquer mortal.
Indico!

Nicolas 06/03/2010

Revelador
Esse livro revela muitos segredos, sobre os personagens, e os animais do mundo mágico de Harry Potter, leiam e depois terão muitas informações sobre a saga!

Marcello 25/12/2009

Transtextualidade de Rowling - Cooperação de Rowling com os mitos
David Colbert somente ligou os livros de Rowling lançados na época com as origens das idéias dela.
Mitologias e idéias de narração do livro citando , por exemplo, por que Dumbledore não enfrenta Voldemort, e explicando a limitação dele como uma das lógicas literárias de Rowling.

É interessante para ter uma idéia das bases de Rowling. Somente.

Carolina Sá 30/10/2009

NÂO AUTORIZADO!
Hahahahaha... O fato de ser não autorizado por Rowling instiga nossa curiosidade, mas não há nada demais no livro que não possa ser encontrado facilmente nas bibliotecas e na internet. O livro só explica a base de Rowling para a criação da saga, detalha cada lenda ou mito que Rowling usa na saga de Harry, e explica o que ela mudou, o que ela descreveu fielmente, o que não. É sim um livro interessante, não se pode negar.

Homero 03/09/2009

ótimo!
achei o livro ótimo!
pra quem é fã de HP é uma ótima pedida ^^

1 | 2 | 3 | 4 | 5