O Mundo Mágico de Harry Potter

O Mundo Mágico de Harry Potter David Colbert

Resenhas - O Mundo Mágico de Harry Potter

1 | 2 | 3 | 4 | 5

amanda 03/01/2023

odeio a j.k por ser tão horrivel e escrever tão bem.
eu amo esse livro, só adicionei aqui porque só apareceu livro velho, mas enfim, minha infancia e meu primeiro traço de personalidade
Letícia 03/01/2023minha estante
Sinto o mesmooo

amanda 03/01/2023minha estante
queria nunca amar algo daquela mulher mas hp é inevitavel

Jairo Ferrer 03/01/2023minha estante
A J.K Rowling é uma pessoa maravilhosa.

amanda 03/01/2023minha estante
Jk e pessoa maravilhosa na mesma frase..... mds.....

Beatriz Gosmin 29/04/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
O livro é nada menos que revelador. A Rowling sempre foi e sempre será uma diva pra mim. Eu sempre a via como uma escritora fabulosa e muito inteligente, mas eu estava errada: ela é uma super escritora e MEGA inteligente.

Este livro coloca os leitores e fãs de HP a par dos segredinhos que a escritora usou para escrever a série, como os animais que são citados no decorrer dos livros. Eles não são inventados por ela, alguns vêm de séculos e séculos atrás, de lendas, superstições, histórias contadas, etc.

O que mais me chocou foi a habilidade de como ela foi introduzindo estes seres, nomes de personalidades que existiram, características de alguém em personagens, e a utilização do Latin. Isso de um modo bem escondidinho que o leitor nem sequer nota.

Vejamos, os feitiços – a maioria – são derivados do Latin! Veja alguns exemplos:

Crucio: em latin quer dizer tortura, suplício.
Impero: em latin significa nova ordem ou comando.
Lumos: luz.
Nox: escuridão.
Accio: chamar, convocar.
Aparecium: vem de appareo, tornar-se visível, aparecer.

Os nomes dos personagens/lugares também são tão bem elaborados que fiquei surpresa em descobrir alguns. Exemplos:

Dursley: Uma cidade próxima à terra natal de Rowling
Snape: é o nome de um vilarejo na Inglaterra.
Beauxbatons: palavra francesa que significa “belas varinhas”
Cedrico Diggory: um dos livros favoritos de Rowling é “As crônicas de Nánia”, onde há um personagem com o nome de Diggory Kirke.
Remo Lupin: Lupus em latin significa “lobo” e os lendários fundadores de Roma que foram amamentados por uma loba, chamavam-se Rômulo e Remo.
* Os Potter ganharam esse nome em homenagem a vizinhos de J. K. Rowling.

E vocês sabem em que ano o Harry nasceu?

No livro diz que alguns fãs dizem que foi em 1980, calculando a partir do 500º aniversário de morte de Nick Sem-Cabeça, em A Pedra Filosofal. Nick morreu em 1492. Dessa forma, A Pedra Filosofal se passaria em 1992 Harry tem 12 anos nessa ocasião. Apesar de alguns pequenos detalhes no livro contradizerem essa conclusão, ainda é um bom palpite.

No livro há diversas coisas super interessantes, que me fizeram venerar a Rowling. A sua inteligência e criatividade são excepcionais! O.O

“Um dos prazeres de ler J. K. Rowling é descobrir as divertidas referencias à história, às lendas e à literatura que ela esconde em seus livros”
O que posso dizer, vale muito a pena ler este livro!
No final dele contem fontes e bibliografias com site e livros bem legais, que podemos usar para aprofundar nossos conhecimentos sobre as diversas criaturas mágicas (entre outros) assim como J. K. fez.
marciad2 27/04/2020minha estante
Não consigo ler nenhum livro aqui só vejo mas ler que é bom nada

Beatriz Gosmin 27/04/2020minha estante
Oi, vc não consegue ler pois nao acessa livro ou por outro motivo

Mimica 13/09/2021minha estante
Eu tenho uns livros que gosto,como esse mas eu acho que para as madrugadas em clara fica melhor ler no cell. Pq se eu ligar a luminária de madrugada minha mãe vai brigar, mas no meu cell não tem problema

Vamlirynna 03/05/2022minha estante
J. K. Rowling só é boa quando não tá escrevendo merda pros outros. ?

Mari_Finco_Favero 16/04/2020

Esta que vos escreve nunca negou seu amor pelo universo de Harry Potter, então quando me deparei com o livro 'O mundo mágico de Harry Potter' não resisti e o adquiri.
Este é um livro para os fãs mesmo. Sendo que o autor David Colbert analisa de forma bem particular as singularidades das palavras que J.K. Rowling utiliza na série de livros Harry Potter e tenta desvendá-las mediante pesquisa dos termos.

O livro é bem curto, mas consegue convencer pela curiosidade que vai incitando. É muito bacana perceber por ele que a autora do bruxinho querido se deu ao trabalho de ir longe em suas pesquisas para colocar o nome dos personagens mediante sua personalidade e o significado reais deles.

Para quem é fã ou simplesmente curioso, vale a pena.
marciad2 18/06/2020minha estante
Não consigo ler nenhum livro aqui escolho mas pra ler tá difícil. Você poderia me falar como faço para ler?

Mari_Finco_Favero 18/06/2020minha estante
Márcia, te respondi por mensagem.

Tamires Romano 30/11/2012

Muito bom para ver que JK é mais genial do que imaginávamos...
Quando você lê Harry Potter e começa a perceber a magnitude da JK, pensando que ela inventou um mundo todo novo, com esporte, feitiços e vários nomes que têm TUDO a ver com seus personagens, você pára e percebe que se encontra diante de uma obra maravilhosa.
"O Mundo Mágico de Harry Potter" serve para te mostrar que a JK é muuuito culta e não escreveu HP com displicência, só pra ganhar dinheiro. Parece que ela deve ter se divertido muito escrevendo!
Fala de mitos que a JK não tirou da cabeça dela e sim de histórias antigas da humanidade, de onde vem nomes famosos, porque alguns personagens têm seus nomes, animais fantásticos.
Só não gostei do autor algumas vezes cair no erro comum de quem pesquisa em fontes não tão confiáveis e acaba aceitando alguns preconceitos de historiadores, como por exemplo achar que os alquimistas eram cientistas meio lunáticos porque queriam pegar qualquer material e transformar em ouro.. ou que, no caso de Hércules, Hera o mandara realizar os 12 trabalhas por causa de uma vingança pessoal... mas enfim, todo livro tem seus "poréns"...
Em geral gostei muito de ler e continuaria lendo se o autor fizesse outro, porque esse só comenta a história até o 4º livro, o que é uma pena.

Santos398 12/08/2012

E uma merda, não recomendo esse livro pra ninguém, mesmo amando Harry Potter não me interessei nem um pouco pela leitura. É extremamente chata e intediante e sinceramente só aqueles que não sabem o que é uma boa leitura gostaram deste livro, minha nota deveria ser 0 mais por pena estou dando 1, eu não estou julgando os que amaram este livro, mas minha opinião é que esse livro é realmente deplorável.
sayu 18/06/2021minha estante
Essa é de longe a melhor resenha que eu já li no Skoob.

Emanuele153 10/01/2024

O livro é interessante, uma excelente leitura para fãs do universo mágico de Harry Potter, porém tudo que foi escrito não tem comprovação da autora, então não se sabe se é real ou não. Claro, é muito legal ver lendas e mitos por trás do universo, porém não acho que eu leria novamente

Suelen Rocha 25/01/2009

Nada que qualquer pessoa não descobriria lendo outros livros, ou olhando na internet. A pesquisa é vaga e falha (como se ele tivesse procurado realmente o conteúdo na internet, apenas), só recomendo para quem tem muita curiosidade e preguiça.

Ka Castoldi 19/04/2009

Divertido
É um livro divertido... Gostei de ler, apesar de ter prefrido um outro que li no mesmo estilo. Não é lá "graaandes coisa", como diria minha vó. =D

Lara Moreira 08/02/2009

Um pequeno dicionário que ajuda bastante na compreensão do livro Harry Poter.

nicolasmaia 06/08/2009

Podia ter mais
Achei que o livro poderia ter se aprofundado mais nos assuntos abordados, mas achei bom de qualquer forma.

Homero 03/09/2009

ótimo!
achei o livro ótimo!
pra quem é fã de HP é uma ótima pedida ^^

Marcello 25/12/2009

Transtextualidade de Rowling - Cooperação de Rowling com os mitos
David Colbert somente ligou os livros de Rowling lançados na época com as origens das idéias dela.
Mitologias e idéias de narração do livro citando , por exemplo, por que Dumbledore não enfrenta Voldemort, e explicando a limitação dele como uma das lógicas literárias de Rowling.

É interessante para ter uma idéia das bases de Rowling. Somente.

Nicolas 06/03/2010

Revelador
Esse livro revela muitos segredos, sobre os personagens, e os animais do mundo mágico de Harry Potter, leiam e depois terão muitas informações sobre a saga!

Jonathan R. 09/07/2010

Regular
Não tem nada de interessante, pelo menos pra mim; gosto muito de Harry Potter, mas sinceramente não me animei realmente a ler este livro depois que descobri sobre o que era.

Apesar de tudo, tem umas imagens bem legais, o que me fez dar 2 estrelas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5