Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes! Douglas Adams

Resenhas - Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!

Fabio 03/06/2013

Podia ser melhor.
Depois do banho de água fria do terceiro livro, já comecei este bem menos empolgado. A série parece que toma uma formato de episódios, e neste arrumam um par romântico para o Arthur.(achei péssimo). Outra falha grande é sumir com um dos melhores personagens o Zaphod, e o Marvin aparecer muito pouco.

Deixando diversas questões em aberto e dando soluções enfadonhas para outras, o livro mais parece uma comédia romantica centrado em Arthur. Mesmo tendo mais ritmo do que o terceiro, não deixa de ser chato.

Estou me decepcionando com O Mochileiro das Galáxias.

Flor 20/05/2020

Arthur Dent
No quarto volume é possível conhecer mais sobre esse personagem que me fez ficar apaixonada pela série, porém fiquei triste por um acontecimento no final. Precisarei de uns dias para superar.

Sarah 12/04/2022

Realmente dos 4 livros é o mais fraco
Depois que você lê aquela loucura dos livros 1, 2 e 3. O livro 4 é focado em um retorno ao conforto, por isso é o menos favorito.

astro1 09/04/2022

CADE A EMOÇÃOOOO
ai sinceramente gostei muito não viu. não teve aquelas situações doidas que te instigam a ler o livro pra desvendar do que aquilo realmente se trata, que nem nos volumes anteriores. cadê as presepadas pela galáxia? cadê aquele enrolação mirabolante pra entender o que aconteceu com a terra? fora aquele romance todo que me deixou enjoada. o pior livro da trilogia de cinco até agora.

Laura 24/06/2020

Com toda a certeza não é o meu favorito da série!!!

Acredito que esse livro acabou fugindo bastante do foco da série. E acabei não gostando pela mudança de cenário e também por sentir falta de outros personagens.

Nesse livro temos apenas coisas sem noção acontecendo na Terra, temos um romance que achei bem deslocado e temos poucas citações do próprio Guia do Mochileiro das Galáxias. Senti muita falta da atmosfera louca das viagens dos personagens pelo espaço!!!

Apesar de até ter pulado alguns capítulos desse livro e ter feito leitura dinâmica em alguns momentos, tenho boas expectativas para o último livro da série.

Yasvie 15/06/2020

Se apaixonar é tão legal assim?
Surpreendentemente é interessante ler sobre o Arthur se apaixonando enquanto está preso de volta à terra, só que dessa vez a terra normal, que misteriosamente sobreviveu a demolição.
Em um certo ponto próprio autor incentiva para pularmos tudo e para irmos direto para o último capítulo, mas como, por alguma razão, já estamos presos na história do Arthur e da nova personagem isso se torna impossível.
Porém não foi possível para mim ler sem pensar nos outro personagens, pois eles não aparecem, e quando aparecem são pequenas participações, a história no geral gira em torno do Arthur e da sua nova paixão, e pelo que parece o autor sabe da falta que faz os outros porque cita eles algumas vezes, mas sempre deixando um tom de mistério e indiferença.
Com certeza foi melhor do que o livro anterior da trilogia mesmo que sem muito conteúdo em relação ao espaço e a galáxia, porém diz muito sobre vida, o universo e tudo mais.
P.S.: Amei a última frase do livro e precisava deixar isso registrado.

Naiana 15/05/2020

Dos livros da série esse foi de longe o que a leitura mais fluiu, acredito o facilitou, houveram apenas dois núcleos na trama, diferente dos livros 2 e 3, sendo que estavam intimamente relacionadas e de forma muito mais clara que nas duas obras anteriores.

amgislaine 22/07/2022

Volume 4
Talvez minha nota e opinião tenha sido completamente influenciada pelo fato de que eu não estava com nenhum ânimo pra ler esse livro, na real só queria cumprir tabela de terminar logo a série dos livros. Dos 4 esse é o mais parado e não tem aquelas reviravoltas e nem a participação de personagens tão bons (como o Marvin!!!!). Eu como fã de um romance gostei que tenham colocado um casalzin apesar de achar um desenvolvimento sem sal (até pq não acho que seja a proposta do livro). No geral minha opinião de resume em: preguiça. Também odiei o final e vou acabar dando uma boa enrolada pra terminar o último da série.

Sakura22 16/11/2020

Fantastico!
Simplesmente o meu livro favorito da série! É um livro bem brisado, mas, é ótimo, fiquei entretido do começo ao fim, é introduzido novos personagens adoráveis e com personalidades intrigantes, você consegue sentir uma empatia enorme pelo Arthur, tem diálogos incríveis. Simplesmente amei esse livro, super recomendo!

Carol 22/01/2023

O epílogo é uma cereja de boa bem humorada
Oq ainda me falta falar de Douglas Adams? Ele é um dos meus autores favoritos. Ele escreve como ninguém. É inteligente, sarcástico, ácido, engraçado, divertido, aventuresco... Gente como a gente. Um cara legal q tava bêbado e de mau humor, teve uma ideia pra uma trilogia e escreveu 5 livros e em cada um deles, em cada capítulo, cada parágrafo, cada personagem, ele honra uma boa ideia de um momento bêbado e mau humorado. Esse não é meu livro favorito da série. Mas não posso deixar de amá-lo! O Deus da Chuva. O romance do Arthur, a esperteza dos golfinhos. Toda a esquisitice, loucura, humor e genialidade até nas sutilezas me fizeram passar momento divertidos demais nessa leitura.
Então, se vc quer ler algo pra se distrair, dar boas risadas e quem sabe aprender algumas lições da forma mais irônica possível, leia Douglas Adams, leia Até mais, obrigado pelos peixes.
Ps: Calma, o Marvin vai aparecer nos 45' do segundo tempo. Mas ele vai.
Ps: Eu sei q é morbido. Mas quando forem fazer minha lápide eu quero. Carol filha amada, amiga leal. "Até mais, obrigada pelos peixes." Douglas Adams.

Dudu 01/02/2021

Humm teressante
Um livro do Guia do Mochileiro com foco em um romance é sem sombra de dúvidas algo que não se espera. Devo dizer que eu gostei, mas sou suspeito de falar, porque eu tenho um ponto fraco nesse gênero (é tipo um guilty pleasure).
Definitivamente é melhor que o anterior, que achei muito enrolado e ao mesmo tempo com muita coisa jogada ao mesmo tempo, que tu até se perde.
O maior defeito, porém, é que o livro todo é focado numa coisa só, em pouquíssimos personagens, e você fica se perguntando pra onde foi toda a trama criada lá atrás a respeito do Zaphod, por exemplo. E acredito que os leitores da época não deixaram barato também, já que o autor dá alguns "chega pra lá" em quem tá lendo, o que eu acho muito engraçado.
Enfim, agora é ler o último livro e ver como tudo vai se desenrolar!

Sol 30/12/2020

Releitura
Mesmo sendo a segunda vez a ler, muitas vezes me peguei pensando "como a história chegou até aqui?"
E isso ocorre com todos os livros de O guia do mochileiro das galáxias. O que não é necessariamente ruim.
Um tipo de enredo e humor peculiares, de Douglas Adams.

Soso 25/01/2023

Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!
Não sei o que tá acontecendo com essa série. Tô numa relação de amor e ódio. Tô com um pouco de rancor com o Douglas Adams por ele estar fazendo isso com os personagens. O Zaphod e a Trillian nem aparece no livro (o Ford que faz uma rápida menção ao dois) e o Marvin vem aparecer no último capítulo do livro tão rápido quanto um flash (e eu nem vou comentar sobre pq se não vou chorar horrores). E esqueceram de explicar o que aconteceu com os golfinhos.

Acho que o Adams tava apaixonado nessa época pq ele meteu um romance do nada na história. A linguagem dele mudou muito e o humor ácido quase desapareceu.

No enredo, o romance do Arthur e da Fenchurch faz tanto sentido pra mim quanto 42 =)

Nanda 03/03/2015

O que falar desse livro que eu quase não consegui terminar???
Gente, essa história simplesmente desandou!
Eu só não desisto da série pq são livros bem curtos, e eu me coloco na obrigação de ir até o fim. E tbm pq sou curiosa!
Beleza que ainda contém umas tiradas filosóficas e sociológicas bem espertas... Mas fica uma unica pergunta: "o que aconteceu com a pessoa incrível que escreveu o volume 1?"
Vitor 14/03/2015minha estante
Eu também me pergunto isso. Estou com essa sensação desde o segundo livro.