Herdeiras de Duna Frank Herbert

Resenhas - As Herdeiras de Duna

Gustavo.Cerqueira 24/03/2023

Incomparável
Sinto que não entendo 1/4 de Duna. São muitas mensagens nas entrelinhas, ao mesmo tempo que histórias complexas e com muitos núcleos se desenvolvem.
Herdeiras de Duna finaliza a franquia nas mãos de Frank Herbert com mais um livro fantástico.
Honoráveis Matres e Bene Gesserit se enfrentam numa guerra sangrenta, de objetivos e comportamentos extremamente distintos. Me vi em boa parte do livro "torcendo" pelas velhas conhecidas do antigo Imperium, mas é sempre bom lembrar o quão longe de serem as heroínas elas estão.
Incomparável. Duna simplesmente ocupa ininterruptamente o top 6 do ranking dos livros da minha vida.

Abelhuda 22/05/2022

Herdeiras de Duna
Em Herdeiras somos levados a conhecer mais profundamente as misteriosas Bene Gesserit.
Ainda estou um pouco confusa sobre o "Caminho Dourado" de Leto II, espero que a próxima leitura minhas dúvidas seja sanadas.

Diego.Guzzi 20/03/2010

Consegue superar os hereges de duna, pois a história mostra o conflito entre as Reverendas Madres e as Honradas Madres e os seu desdobramentos. E falam sobre o peso de decidir coisas importantes em tempos de guerra, além do peso sobre as nossas decisões.

Dimas Lins 25/07/2022

Herdeiras de Duna
Finalmente cheguei ao último livro da saga Duna de Frank Herbert. Ainda, é verdade, existem mais dois livros, só que ambos foram escritos por seu filho com auxílio de um escritor americano. Não tiro os méritos, mas preferi ficar por aqui.

O universo de Duna é espetacular, mostrando a imaginação de Herbert e sua capacidade criativa. Herdeiras de Duna é o último livro da segunda trilogia, onde a irmandade Bene Gesserit estão sendo caçadas pelas Honoráveis Matres que, após os eventos da dispersão ocorridos com a morte de Leto II, o Imperador-Deus, passaram a dominar o império. As Honoráveis Matres surgiram da mistura entre Adoradoras-Peixes, guarda pessoal do tirano Leto II e de Bene Gesserit desgarradas pela dispersão.

Sem dúvida, o mais lento livro da Série, mesmo comparado ao Imperador Deus de Duna, 4º livro da saga, que mostra mais a filosofia de Leto II. Contudo, o desfecho é bastante interessante é mesmo, para mim que li todos os outros, de certa forma inesperado.

Duna acabou por me dar gosto em ler ficção-científica e, por causa dele já iniciei Fundação, clássico de Isaac Asimov e A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, de Beck Chambers. Gostei da leitura que misturou, em todos os livros fanatismo religioso, política, poder, negócios e meio-ambiente. Valeu muito. 4.

#livro #literatura #escritora #mulheres #cultura #arte #escrita #resenha #ficcaocientifica

Railson 13/08/2023

Finalizando a história e pensando em continuar pelas letra do filho pois foi um final muito bom mas onde eu quero mais, saber mais e continuar a vida desses personagens que eu acompanhei a tanto tempo, personagens que marcaram com suas decisões.
E isso que posso dizer, fiquei marcado com essa saga.

Dai Solyom 07/07/2022

Encerramento
Finalmente 6/6

Infelizmente não foi o final que eu esperava.

A saga DUNA é dividida em duas trilogias, particularmente a primeira é excelente para mim.

A primeira obra é perfeita, a segunda mantém o nível, e a terceira tem seus defeitos, mas segue a mesma linha.

Entretanto a segunda trilogia foi só água à baixo, e a última obra foi a mais fraca e mal desenvolvida, além de repetitiva.

Adelson 27/04/2023

Difícil, muito difícil.
Mais um livro que não acontece nada, da saga esse é o que realmente só acontece algo relevante nas últimas páginas.
Conforme vai lendo a história não avança, apenas conversas e mais conversas.
Mais clones e pior de tudo. Personagens muito bons tendo mortes sem pé nem cabeça e um final esquisito.
De toda a saga os únicos livros que realmente a história anda são: Duna, Messias de Duna e Imperador Deus Duna
Os outros são histórias perdidas que não levam para lugar nenhum.

luke - among the living. 16/02/2023

Da segunda trilogia, "Herdeiras de Duna" foi o que menos me prendeu, e o que eu mais divaguei durante a leitura.

Talvez tenha faltado alguma coisa para me atrair e fazer com que eu o devorasse como fiz com os cinco livros anteriores, mas ei, acontece.

Cibeli Sebajes 11/02/2023

De Casa Capitular e além
O último livro da saga Duna original escrita por Frank Herbert, é dentre várias coisas um deleite para quem tem interesse em entender melhor o funcionamento da irmandade bene gesserit, aqui, assim como em Hereges de Duna acompanhamos mais personagens da irmandade; contudo está longe de ser apenas um livro focado na luta das bene gesserits pela sobrevivência vs a ameaça das honoráveis matres. Herdeiras de Duna, assim como os livros anteriores é rico na exploração de temas como política, manipulação da massa e o que significa "ser humano". Frank abriu aqui um leque de possibilidades que infelizmente podemos apenas teorizar sobre, já que ele faleceu antes de escrever mais dois livros, os quais seu filho Brian Herbert com supostas notas deixadas por Frank escreveu, e foi um esforço válido feito por Brian, porém comentando como alguém que já os leu, os livros 7 e 8 deixaram a desejar; em Herdeiras vemos Frank preparando a personagem Sheeana para algumas possibilidades que Brian não conseguiu explorar explorar dentre outras coisas. Porém retornando a Herdeiras de Duna um outro comentário que merece menção é a tradução do título feito pela editora Aleph, na versão inglês o livro se chama "Dune: Chapterhouse" o qual gosto, e tem significado, porém a adaptação para "Herdeiras de Duna" é ainda melhor, pois as bene gesserit se tornam de fato as "herdeiras" de Duna. De modo geral as traduções dos 6 livros nessa edição são maravilhosas e com belas artes de capa feitas pelo Marc Simonetti. Termino aqui minha releitura da saga Duna agora em português, mas sem dúvidas irei retornar novamente, já sinto saudades de ler as discussões de Odrade, Bellonda, Tamalane, as tramas de Sheeana e Murbella, Duncan Idaho se tornando menos irritante, o querido Teg, Streggi e tantos outros(as) personagens interessantes.

Aldemir2 08/02/2023

Para você, daqui a 5000 anos
ENFIM cheguei no final da saga de Duna e, mesmo tendo seus altos e baixos em alguns livros, foi uma experiência bem interessante acompanhar os Atreides nesses 5000 anos de brigas e acontecimentos que mais parecem ter saído de uma bad trip.

Hereges e Herdeiras de Duna acontecem 1500 anos após a morte de Leto II, no final do quarto livro, e acompanha um novo núcleo de personagens com o retorno ~~pela milionésima vez~~ de um personagem já conhecido pelos leitores. Focando nas Bene Gesserit, esses dois últimos volumes reapresentam um universo um pouco diferente do mostrado nos livros anteriores, agora com o surgimento de um novo grupo: as Honoráveis Matres, inimigas mortais das Bene Gesserit que usam o que tiver ao seu alcance para conseguir o que desejam.

Foram livros que me agradaram por completo? Nem de longe, na verdade foram os que eu menos gostei da saga inteira, mas por causa da escrita um pouco mais arrastada, principalmente no quinto volume. Parecia que a história demorava para de fato começar, junto com uma longa apresentação de novos personagens, isso tudo contribuiu para ser uma leitura bem mais maçante e cansativa. No entanto, a construção de universo (seja apresentando conceitos que já tinham aparecido nos livros anteriores ou novos) é notavelmente mais bem feito nestes dois últimos volumes, além das discussões políticas que me fizeram ter gosto de marcar cada frase dita durante elas.

Duna é uma não só importante como também necessária para quem gosta de ficção científica, por mais que os livros não sejam completamente perfeitos ou escapem de problemas de narrativa. Ainda assim, é uma recomendação certeira para quem tem tempo e paciência. A resenha completa você pode conferir no blog, link abaixo.

- Hereges de Duna e Herdeiras de Duna (publicados originalmente em 1984 e 1985)
- Frank Herbert
- 568 e 544 páginas
- Editora Aleph
- Tradução de Christiane Almeida e Marcos Fernando de Barros Lima

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/02/hereges-e-herdeiras-de-duna-frank.html

Julio.Cesar 31/12/2022

Um desfecho merecido.
Com uma primeira metade magnífica (a melhor de toda a saga), uma segunda metade não tão boa quando, e um final interessante, o sexto e último livro das Crônicas de Duna foi um desfecho digno para essa hexalogia tão marcante para mim.

Rodrigo 02/09/2023

Leitura obrigatória
Neste sexto volume, milhares de anos se passam desde a morte de Leto II, o imperador Deus. O império se esfacelou e os povos se dispersaram pela galáxia em busca de sobrevivência. As Bene Gesserit ainda sobrevivem e tentam continuar com seus projetos. No entanto, uma grande ameaça surge dos confins da galáxia e varrem os planetas com destruição e morte. As honoráveis madres enfrentam as honoráveis matres. Quem sobreviverá?

Rodrigo 03/04/2022

O final
Último livro da série, com um final que nos deixa com aquela sensação de: bem que poderia continuar.

Neste volume, Frank Herbert, em parceria com sua esposa, deram a importância merecida às mulheres. Duas irmandades rivais com suas protagonistas fortes, obstinadas, decididas e poderosas travam um batalha religiosa, política, comercial e, por fim, sangrenta para decidir quem manterá, ou não, o equilíbrio da humanidade no universo.

Sensacional!

Gian.Calixto 14/09/2023

O Vazio deixado por Duna
Apesar de ter sido meio arrastado, assim como o 5° livro, a experiência foi bem tranquila. Nesse livro a história é bem focada nas Bene Gesserit situadas em Casa Capitular, me dando uma certa agonia, pois parecia q as coisas não andavam direito. Era essa parte, junto do q estava acontecendo na Não-nave e seus tripulantes/prisioneiros. Esses que, ao meu ver, 2 deles foram bem explorados e trabalhados. Só que eu acho q poderia ter absorvido mais, me entregado mais se o material q veio anteriormente tivesse sido compreendido de uma maneira mais "ampla''. Algumas partes me deixaram meio chocado, outras me deixaram eufórico(principalmente o final), porém algumas eu fiquei sem entender muito bem( uma certa escultura, os poderes/rede de um certo personagem, o pq as antagonistas estavam fazendo o q elas estavam fazendo...). Imagino q as respostas estariam na conclusão do q deveria ser o 7° livro que o autor faleceu antes de terminar. Muitas coisas ficaram em aberto como o destino de certos personagens, o q aconteceu na Dispersão pra q alguns personagens fugissem de lá, são alguns exemplos. E mesmo assim, ficou um vazio depois de acabar q eu não esperava q tivesse. Como q uma série de livros de ficção científica q não me dava tantas respostas e as que tinham eram bem enigmáticas, de modo a não "segurar na mão do leitor", com muito foco na política, essa q me deixava muito perdido em boa parte da história, poderia me deixar quase desolado ao acabar as últimas páginas? Ainda mais com aquele final, que expande o rumo q a história tomaria no fim de tudo. Muito bom.

Ps.: Aquele relato do autor no final, escrevendo sobre a esposa pós o falecimento dela é bem tocante e muito bonito. Deu pra ver o quanto ele se importava com ela. E é isso então.

Cássia 01/06/2022

Herdeiras de Duna
O último mas não menos importante! Cheio de diálogos por vezes confuso, mas que muitas vezes te faz voltar ao começo! Fechando essa maravilhosa história com chave de ouro.