Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan

Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan Marco Antonio Coutinho Jorge

Resenhas -

Laura 26/11/2023

A prática analítica
A forma que Coutinho Jorge consegue explicar e fazer correlações entre teoria, prática e arte é incrível. Descomplicando a prática em psicanálise e a compreensão dos inconscientes.

Paulo Silas 20/09/2023

Terceiro volume da obra "Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan" - que originalmente seria o último, mas sentiu o autor a necessidade da publicação de um quarto livro -, tem-se aqui o enfoque naquilo que consta como subtítulo do trabalho: a prática analítica. Conceitos clínicos da psicanálise são abordados, explanados e trabalhados com propriedade ao longo das quase trezentas páginas que compõem o livro, tendo o leitor contato com termos como a transferência, a resistência, a repetição e outros tantos de forma detalhada e bem explicada pelo autor, pelo que se entrega satisfatoriamente aquilo que promete.

Dividida em três partes ("O poder da palavra", "A ética do desejo" e "Reinventar a prática"), a obra inicia com uma abordagem sobre o método psicanalítico, onde o autor apresenta aquilo que designa como sendo o ciclo da técnica, sendo esse "o período da obra de Freud que se especifica pela apresentação ordenada e problematizada dos fundamentos do método analítico". Em seguida, aborda as questões próprias da direção da análise, além de tratar de temas como angústia, desejo, luto e culpa. Na parte final é debatido aquele que seria o lugar do analista, tomando por base o ensino de Lacan sobre a reinvenção da psicanálise que deve pautar cada analista.

Marco Antonio Coutinho Jorge pontua na introdução da obra que "a psicanálise e bem mais ambiciosa do que as psicoterapias que visam curar sintomas", uma vez que pela análise psicanalítica se tem como pretensão a "transformação da posição subjetiva" que acarreta no "tornar o Eu mais maleável às exigências do Isso". Assim, dada a importância e ao que se destina a prática analítica, discorre-se de forma bastante fundamentada e sempre contextualizada sobre o saber psicanalítico nesse terceiro volume sobre os fundamentos da psicanálise, tratando-se de mais uma obra exitosa do autor.

Thays Karolinne 28/06/2022

Ótimo
Livro riquíssimo e cheio de conteúdos, é um livro para ser lido devagar por conta da sua riqueza, a sua linguagem é maravilhosa pois é acessível. Li durante o grupo de estudos do estágio obrigatório, foi muito bom!

Alice 10/04/2022

Uma leitura boa e de fácil entendimento. Me chamou muita atenção o fato do Coutinho Jorge ter trazido o percurso de tradução de alguns termos lacanianos para o português, como o só-depois. A abrangência das temáticas discutidas é muito interessante, e sinto que uma proposição do autor foi dar pistas no que se refere ao processo de autorização daquele que pretende lidar com o inconsciente alheio. Tem umas coisas bem engraçadas também, como a comparação do AMOR & GOZO com a carreira dos beatles & rolling stones (oi?????).
Enfim, não é aquela coisa que você fica se coçando pra ler e dá uma satisfação absurda, mas é sim divertidíssimo, muito rico e comprometido com uma transmissão ética da psicanálise.