Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan

Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan Marco Antonio Coutinho Jorge




PDF -


Este terceiro volume da série Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, em nova edição revista e ampliada, apresenta os mais importantes conceitos clínicos da teoria psicanalítica – como transferência, resistência, repetição e elaboração –, além de introduzir a noção de deliberação na sua relação com o fim da análise.

Freud adiou a escrita de seus célebres artigos sobre técnica por alguns anos, durante os quais a experiência clínica lhe permitiu construir o método psicanalítico e conceber a finalidade da psicanálise. Neste A prática analítica, Marco Antonio Coutinho Jorge enfatiza o "ciclo da técnica" (1912-5), em suas dimensões teóricas e políticas, e situa esse período da obra freudiana na sequência rigorosa dos ciclos do inconsciente (1900-5) e da fantasia (1906-11), abordados nos volumes anteriores desta coleção. O autor expõe os principais conceitos clínicos freudianos em toda a densidade que adquirem com a grande renovação empreendida por Lacan, em sua macroteoria do RSI (real, simbólico, imaginário).
Além de leituras teóricas e exemplos da clínica, Coutinho Jorge recorre à observação de elementos cotidianos tão variados quanto filmes, literatura e música pop, dando vida aos pontos fortes que constituem a especificidade da prática analítica.
Esta edição inclui ainda um novo capítulo que aborda o rigoroso caminho percorrido por Freud na invenção da clínica estrutural.





Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan (2)

ver mais
Bom


Uma leitura boa e de fácil entendimento. Me chamou muita atenção o fato do Coutinho Jorge ter trazido o percurso de tradução de alguns termos lacanianos para o português, como o só-depois. A abrangência das temáticas discutidas é muito interessante, e sinto que uma proposição do autor foi dar pistas no que se refere ao processo de autorização daquele que pretende lidar com o inconsciente alheio. Tem umas coisas bem engraçadas também, como a comparação do AMOR & GOZO com a carreira dos ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR