Um Amor de Quatro Patas

Resenhas -

Lu Candido 04/05/2024

Thalita.Simon 21/06/2022

sério leiam.
Nunca conheci ngm que leu, por isso eu recomendo demais.
A mescla de histórias entre duas famílias de realidades econômicas socialmente diferentes que se ajudam, e um toque (um grande toque, pq se passa em sua maioria) de espiritismo.
Adianto que não colocava fé no início, mas a trama foi tão envolvente que quando vi já tinha lido 8 vezes

Alelorencastro 20/01/2022

A espiritualidade dos anjos de quatro patas
Um livro para aqueles que acreditam na espiritualidade e são apaixonados por cachorros, como eu! Além do romance ser contado de um maneira muito interessante, traz muito esclarecimento sobre a reencarnação dos anjos de quatro patas. Recomendo!

"Sabendo que há tantos lugares onde o vento sopra de dia e de noite, é gratificante saber que sempre haverá alguém para esperar, vidas para voltar, amores para amar e, não importa o tempo que se leve, a imortalidade para sempre será o maior motivo para desejar amar".

Vanessa Vieira 06/08/2018

Um Amor de Quatro Patas - Sérgio Chimatti
O livro Um Amor de Quatro Patas, escrito por Sérgio Chimatti e inspirado pelo espírito Anele, nos traz um romance interessante e bem abrangente sobre a importância e o papel dos animais no mundo espiritual. Confesso que essa vertente me agradou bastante e conseguiu até mesmo me emocionar em muitas partes do livro, entretanto o núcleo humano do enredo deixou muito a desejar e não conseguiu me cativar tanto quanto eu gostaria.

Alicia, o pequeno Denis e Jorge formam uma família muito feliz e unida. Jorge é engenheiro e acaba de receber uma proposta para se mudar para o interior junto com a família, para comandar a construção de uma usina hidrelétrica. Chegando no local, as coisas não são tão fáceis quanto ele imaginava e ele precisa lidar com um grupo de ativistas que lutam ferozmente contra a construção, alegando que a usina irá prejudicar a fauna e a flora da região. Muitos embates acontecem até que ambas as partes entram em acordo, rompendo até mesmo a animosidade existente entre o engenheiro e a líder dos ativistas, Neusinha. Quando tudo parece finalmente estar entrando nos trilhos, uma tragédia acontece, afetando profundamente Jorge e sua família.

É justamente através da dor que Jorge e sua família irão passar pelo processo de evolução, aprendendo que ninguém pode impedir a roda da vida de girar e que tudo que acontece tem a devida importância em nossos destinos. Por meio dos personagens, iremos compreender também a importância e o papel fundamental de todos os seres da criação, especialmente dos "seres de quatro patas", e como o amor e o respeito por eles são extremamente essenciais em nossas vidas.

Um Amor de Quatro Patas trata de um tema que eu aprecio bastante e teve uma abordagem muito carismática e emotiva a respeito dos animais, especialmente sobre os cachorros. Me emocionei bastante com o amor devotado desses anjinhos de quatro patas e por saber da devida importância deles em nosso processo de evolução. Entretanto, os personagens da história deixaram bastante a desejar e, em muitos momentos, me peguei até mesmo indignada com eles e com os papéis que eles se propuseram a prestar dentro do enredo. Narrado em terceira pessoa de forma clara e sucinta, o livro trouxe um tema muito bonito e cativante, entretanto pecou demasiadamente por conta de seu núcleo de protagonistas.

Eu me apaixonei por notar a importância dos cachorros na história e como eles são instrumentos fundamentais no nosso processo de evolução. Tal como eu sempre suspeitei, a existência deles na Terra é muito mais ampla do que o ser humano poderia supor e os seus espíritos tem um grau de evolução elevado, puro e abnegado. Me emocionei em diversas passagens e as lágrimas rolaram livremente e incessantemente, tamanha a minha sensibilidade com muitas das situações que ocorreram no enredo.

Os personagens da trama me desagradaram e muito, em especial o triângulo amoroso formado por Jorge, Alicia e Neusinha. Eu prezo muito monogamia e histórias que tentam romantizar a infidelidade nunca funcionaram comigo, e aqui isso não foi diferente. Primeiramente, após a tragédia que acontece com sua família, Alicia resolve passar uma temporada na casa de seus pais, enquanto Jorge, solitário e ainda tentando digerir tudo o que aconteceu, começa a se aproximar de Neusinha cada vez mais. Quando os dois acabam ficando mais próximos e algo acontece, Alicia retorna completamente alienada religiosamente, tachando de pecado tudo o que povoa e rege a sua vida. Essa foi a primeira parte que eu não gostei da história, pois tentaram colocar a esposa traída como uma mulher desequilibrada, dando a impressão de que a incoerência mental de Alicia foi o que jogou o marido nos braços da amante ao invés de elucidar que ele se apaixonou verdadeiramente e poderia se separar legalmente para vivenciar esse amor. A partir daí, a história começou a desandar totalmente pra mim, principalmente quando Jorge quer o arroz com feijão, mas também não quer largar o macarrão e não se sente nada desconfortável com a situação, pelo contrário, ele compara Alicia e Neusinha a um sorvete napolitano, frisando que ambos os sabores são essenciais para formar a essência do sorvete. Talvez eu não tenha a mente tão aberta para esse tipo de situação ou até mesmo não tenha alcançado um grau de evolução equivalente, mas o fato é que esse ponto da trama não me desceu pela garganta e foi um dos motivos de eu ter me desabonado tanto com o livro.

Em síntese, Um Amor de Quatro Patas tem uma abordagem muito bonita e peculiar sobre a vida animal, falando da sua importância no mundo espiritual e levantando bandeiras cada vez mais atuais, como o não consumo de carne animal, a preservação da vida e da natureza e outros tópicos igualmente interessantes. Entretanto, apesar de ter uma temática que muito me agradou, o livro foi caindo gradativamente em meu conceito por conta do papel que os personagens se prestaram ao longo da trama e que muito me desagradou. A capa do livro é muito singela e bonita, nos trazendo a imagem de um garotinho acompanhado de um lindo cãozinho e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar o livro.

site: http://www.newsnessa.com/2018/08/resenha-um-amor-de-quatro-patas-sergio.html

Mila 01/07/2018

Que livro maravilhoso
Esse livro é maravilhoso e uma mega leitura me emocionei muito com esse livro é aprendi muito também

Diovana 16/06/2017

♥ Meleca!
Finalmente esse livro desencantou! Mais de um mês para conseguir concluir a leitura dele, e olha que ele é bom, então não sei explicar porque demorei tanto para terminar.
Jorge é um engenheiro que precisa se mudar para o interior, para chefiar a construção de uma grande usina hidrelétrica. Alicia é uma esposa dedicada que apoia o marido, e seu filho Denis, um doce de criança. Pouco tempo antes da mudança, os caminhos de Sabrina e Rosemeire cruzam com os de Alicia e Denis, e nasce dali não só uma relação de trabalho mas também de amizade.
Denis sempre quis ter um cãozinho (ou qualquer outro animal de estimação), mas Jorge era contra, até que, após a mudança e uma série de acontecimentos, ele cede ao desejo do filho, mas não sem antes tentar convencê-lo a trocar Meleca, a cadelinha SRD encontrada ao acaso, por um cachorro de raça com pedigree. A partir daí vemos a grande relação de amor e confiança entre Denis e Meleca e o papel fundamental que a cadelinha desempenhará no desenrolar dos fatos.
Um Amor de Quatro Patas é um livro espírita, então, como não poderia deixar de ser, durante toda a história temos a presença dos espíritos protetores de nossos personagens. Também vemos um outro lado do mundo espiritual, que se ocupa dos animais e as relações destes com as pessoas. Quanto a esse quesito, apesar do livro trazer uma série de informações novas não as impõe com grande frequência ou intensidade, então não perdemos o foco da história, de acompanhar a vida e desenvolvimento dos nossos personagens; as informações sobre o mundo espiritual só vem para complementar. Além disso, são levantadas questão muito interessantes, que vão desde a alimentação vegetariana até os falsos pastores, mas não é pregada nenhuma "verdade absoluta", as questões são suscitadas justamente para nos fazer refletir sobre elas.
Uma característica marcante para mim é a linguagem utilizada e a construção das frases nos diálogos. Não sei explicar exatamente o porque, mas as conversas me parecem meio artificiais e não consigo imaginar os personagens utilizando aquelas palavras. Não que isso estrague a história, pois conforme as páginas vão passando nos acostumamos com o estilo de escrita, mas é algo que senti em todos os livros que li da Editora Vida e Consciência até o momento.
Porém, algo que me incomodou um pouco foram as vidas passadas de nossos personagens. Não exatamente as vidas, mas o modo como foram exploradas no decorrer da narrativa, passando a impressão que eram algo "necessário" na narrativa, porém sem as ligações e explicações que fariam com que tudo ficasse interligado. Além de conhecermos mais de uma vida dos principais personagens, esses "flashes do passado" eram muito breves e superficiais, ou seja, cumpriam o objetivo de explicar algum fato do presente mas não despertavam empatia suficiente para querermos saber mais, e em alguns casos causavam até uma pequena confusão.
Completamente o oposto de Denis, que em sua inocência de fazer sempre mais perguntas, deixou a história com uma pegada mais leve apesar da quantia de informações e conhecimentos que transmite. O típico personagem pré adolescente capaz de acabar com sua paciência com uma frase mimada e recuperá-la logo depois demonstrando grande sabedoria, compaixão ou inocência.
Com certeza este é um livro que eu indico, não só por ter cachorros na história ♥ mas também porque passa grandes ensinamentos e responde dúvidas da inocência de uma criança, sem apelar para grandes questões filosóficas. Leiam, tenho certeza de que irão gostar.
Nota: ♥♥♥♥♡

site: http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/2017/06/terminei-de-ler-um-amor-de-quatro-patas.html
A Holdford 26/06/2017minha estante
Achei a capa bem bonita :)

Gláucia 02/04/2017

Finalizei a leitura do livro “Um Amor de Quatro Patas” da dupla Sérgio Chimatti/Anele.
O que dizer?!?!
Uauuu… Uauuu… Uauuu… que livro!!!
Nessa viagem nossas emoções vão a mil, desde as lágrimas até os risos e a certeza de nos tornarmos melhores a cada dia.
Como muitos amigos ainda vão ler e outros já estão lendo, vou contar um pouquinho do que senti, aprendi e de certa forma posso dizer que revivi muitos momentos incríveis ao lado do meu amado Baghera. Fica impossível ler esse livro e não lembrar de nosso amor de quatro patas.
O livro começa com a história de um casal, Jorge e Alícia e seu filho Denis, que viviam na grande metrópole. Jorge é engenheiro e recebe uma proposta para supervisionar a construção de uma usina hidrelétrica, mas para isso terá que se mudar para o interior. Meses antes da mudança, acontece um fato com Alícia e Denis voltando do pediatra que colocará Rosemeire e Sabrina em seus caminhos. Mas que fato será esse? Só lendo para descobrirem, meus amigos. rsrsrs...
Após a mudança de Jorge e outros profissionais da área, muitas coisas novas acontecem. Mas será que todos saberão lidar com os novos acontecimentos sem prejudicar o seu próximo?
Outro desafio que Jorge terá que enfrentar é a fúria de Neusinha, uma ambientalista e veterinária do IBAMA e demais integrantes que lutam por seus ideais. Mas isso não é tudo, pois no meio de tantas brigas eis que surge algo que poderá ou não mudar suas vidas.
Passado umas duas semanas, Denis estava voltando da escola e encontrou uma cachorrinha mexendo no lixo. Ele chegou perto, fez carinho e acabou levando-a para sua casa. O que ele não contava é com a reação de seu pai. Após o conturbado momento que Denis passou para poder ficar com a cachorrinha, que recebeu o nome de Meleca, tudo se transforma e juntos se tornam inseparáveis. Eles vivem um amor sem igual, pois o amor que recebemos de nosso animalzinho é algo inexplicável, é realmente um amor de quatro patas.
 Nessa obra também pude observar e entender mais de perto sobre os Orixás e Exus e confesso que me encantei com eles, principalmente com Jurema das Matas. Aprendemos que os espíritos menos evoluídos, sedentos de vingança, não medem esforços para atingir aqueles que um dia, em outro corpo, em outra vida fizeram-lhe algum mal. Também nos mostra que todos nós temos nosso anjo protetor e que ele não pode intervir em nossas decisões, pois o livre-arbítrio é somente nosso. Por mais duro que seja o momento que esteja passando, jamais desconte nas pessoas a sua raiva e suas frustrações, pois toda maldade que um dia fizermos, voltará para nós mesmos não importando tempo e distância.
.................................................................................................................................................................
O que aprendi?
> Existem muitos dirigentes no universo, mas São Francisco de Assis é o que nós sempre recorremos quando nosso animalzinho está doente;
> É triste, mas ainda em pleno século XXI existem pessoas preconceituosas;
> Os animais possuem seus protetores e esses protetores não cuidam somente de um, e sim de vários outros animais. Após o desencarne eles são levados pelos amigos de luz e alguns deles chegam a reencarnar quase que imediatamente. Isso acontece porque os animais não possuem expiações e evoluem mais no mundo físico do que no espiritual. Já os que necessitam de cuidados especiais demoram um pouco mais para reencarnarem e ficam aos cuidados de espíritos dedicados a cuidarem deles;
> Os animais guardam apenas fatos recentes na memória enquanto que nós, seres humanos, possuímos uma memória contínua;
> Impossível não amar incondicionalmente um amor de quatro patas.
Trechos Destacados:
“Realmente, quando estamos encarnados costumamos dizer que nada acontece por acaso, mas aceitar as ocasiões de perda, na prática, é difícil. Ainda mais sem conhecer o contexto.”

“Em todo lugar, as coisas funcionam da mesma forma: vícios e virtudes são instrumentos que usamos com vários propósitos, moldando o nosso ser, ou na dependência, ou na liberdade.”

“Se a morte é uma coisa inevitável para todos nós, não podemos crer que Deus queira nos ver sofrer, mas sim compreender que em tudo há um propósito, nos restando confiar, crer, ter fé, caso contrário, o que será de nossas vidas?”

“Não temos condições de avaliar a dor dos outros quando não é com a gente. Podemos ser solidários, mas nos colocarmos no lugar da pessoa acho que não dá, porque um tipo de dor como está, só a pessoa é quem sabe.”

“Você não imagina o que as vibrações dos latidos de um cão podem fazer para defender seus donos daqui do nosso plano. Por meio do som emitido com sentimento de amor, o simples rosnado de um cão irradia energias que se transformam em choques doloridos nos opositores.”

“Sabendo que há tantos lugares onde o vento sopra de dia e de noite, é gratificante saber que sempre haverá alguém para esperar, vidas para voltar, amores para amar e, não importa o tempo que se leve, a imortalidade para sempre será o maior motivo para desejar amar.”
Indicação:
SUPER INDICO!