O que é fascismo?

O que é fascismo? George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

Gabriel 19/04/2022

Orwell perfeitamente incisivo em suas observações
- Após ler as duas obras "obrigatórias" de Orwell (1984 e Revolução dos Bichos) decidi explorar melhor seus trabalhos, e para iniciar escolhi essa curta - mas no geral excelente - coletânea de colunas, críticas e afins dos anos 30 e 40, com o tema central que as une sendo (quase sempre) o Fascismo.

- Quem já leu os dois clássicos citados acima vai encontrar uma coerência perfeita entre as temáticas que ele aborda neles com os textos apresentados nessa compilação, nada para Orwell é preto no branco, ou seja, nada é esquerda ou direita, mocinhos e vilões, e assim por diante. Embora o autor seja notadamente apoiador de uma ideologia socialista ele por diversas vezes critica "falsos apoiadores", aqueles que apoiam esse ou aquele regime por mera conveniência por exemplo, ou ainda, repudia aqueles que denigrem a imagem de um certo escritor pelo simples fato dele ser de um regime político oposto, dentre diversas outras conclusões que me deixaram pensando "Isso faz sentido".

- Isso é uma das coisas que mais gosto em Orwell, a possibilidade de que um livro dele possa ser ao mesmo tempo uma crítica ferrenha aos horrores do Fascismo, mas também do Comunismo, essa dualidade de opressão em regimes que cometeram diversas atrocidades, a pauta principal dessa obra em questão pode até ter a ver com os horrores que os regimes de Hitler e Mussolini causavam na época, mas Orwell não deixa de falar de Stalin e da própria sociedade britânica da época (o trecho em que ele cita diversas personalidades influentes, incluindo o próprio Churchill elogiando Mussolini antes de estourar a 2ª Guerra é ótimo para refletirmos exatamente o tipo de mentalidade que boa parte dos políticos possuem) por exemplo.

- Salvo alguns poucos textos que possuem uma circunstância mais específica sobre determinado autor ou assunto, que não são tão relevantes atualmente, a maioria dos trechos ainda pode nos dizer muito, não só sobre a situação política e social vivida na época mas também aplicam-se com toda certeza em nossa atualidade.

4.0/5
Pedro 19/04/2022minha estante
Excelente resenha, Gabriel. As obras de Orwell são geniais, de fato.
Sobre o fascismo e o comunismo, eles são irmãos briguentos. Ambos são regimes socialistas com algumas pequenas diferenças. Eu compreendi isso melhor lendo livros de economia e ciência política.
A diferença básica entre o fascismo e o comunismo é que no fascismo, o Estado controla a população através de leis altamente restritivas e opressoras, enquanto que no comunismo o domínio é total. O fascismo é um comunismo envergonhado, enquanto que o comunismo é o fascismo em seu Estado de plenitude. São duas desgraças para a humanidade. Comunismo, fascismo e nazismo são apenas vertentes socialistas, onde cada um tem suas peculiaridades. Mas são todos regimes que escravizam as pessoas.

Gabriel 20/04/2022minha estante
Muito obrigado pelo comentário e elogio Pedro! Muito interessante mesmo essa visão de que fascismo e comunismo tem muito mais em comum do que as pessoas acham, ainda não tenho essa bagagem toda em relação aos detalhes de cada uma, mas sem dúvidas os exemplos que a história nos deu é de que esses regimes podem ser terrivelmente cruéis! Já estou ansioso para ler mais um livro do Orwell ?

Pedro 20/04/2022minha estante
De nada, amigo:)
Ler Orwell nunca é demais. O cara era um visionário.

V_______ 13/04/2021

Pra conhecer melhor Orwell
O livro é um compilado de ensaios, matérias jornalísticas, critica literária entre outros, sempre defendendo sua visão política, criticando a repressão a liberdade de expressão, as diversas formas de totalitarismo, seja o fascismo/nazismo, comunismo e até mesmo critica ao império britânico, sem poupar críticas inclusive ao socialismo, ideário do autor.
O livro é ótimo, tanto para refletir sobre os temas apresentados quanto para conhecer melhor o autor.
Mhery 14/04/2021minha estante
uma boa nota para esse livro! vc já leu os outros dele? tenho a sensação de que esse livro tem uma pegada bem diferente... pensei em comprá-lo na última bienal mas desisti por conta disso.

V_______ 15/04/2021minha estante
Com excessão desse, só li os clássicos A Revolução dos Bichos e 1984, que são excelentes. Esse aqui é uma reunião de matérias publicadas por Orwell, mas o tema central permanece o mesmo, a crítica ao totalitarismo e análise política.

Mhery 15/04/2021minha estante
entendi! obrigada por explicar, V :)

eilozi 15/04/2020

O livro é muito bom, mas infelizmente ainda não tenho tanta bagagem cultural e política para compreendê-lo 100%. Ele deve merecer 5 estrelas mas dei 3 por não ter entendido muita coisa KKKKKKK.
Mas salvei um quote bastante interessante "Livros de história tem sido reescritos em termos muito mais nacionalistas do que antes, de modo que as crianças possam crescer com a visão mais falsa possível do mundo lá fora."
Felipe González 26/04/2020minha estante
Sua honestidade intelectual é admirável, meu jovem. Parabéns e persista na busca pelo conhecimento. Parabéns!!!!!

eilozi 27/04/2020minha estante
Obrigada! :D

Henrique0 02/09/2021minha estante
Parabéns

Flavy 03/04/2024

George Orwell ensaios
Ruim e bom, simplesmente isso?
Não entendi uma parte e o que entendi achei ruim!
Mas é um bom livro (faz sentido? Não)
Eulália Vitória 03/04/2024minha estante
Achei conceito sua resenha amg

Nany 73 03/04/2024minha estante
Não faz o menor sentido, mas eu gostei da tua resenha amiga, achei conceito.

Gabriel 16/02/2022

Esperava outra coisa
Criei expectativas erradas nesse livro. Esperava uma coletânea de várias observações perspicazes sobre a realidade que o Orwell teve, mas no fim é uma junção de vários comentários que ele fez a determinados assuntos datados (como comentar um livro que ele leu em 1930, o trabalho em uma livraria e etc). Esperava algo mais impactante, mas não é ruim.
Bruna.Portoghese 16/02/2022minha estante
Tmb tive a mesma impressão

Geraldo Marçal 18/02/2022minha estante
Quando li "Um pouco de ar por favor" e "Na pior em Londres e Paris" do mesmo autor, foi exatamente essa a minha sensação.

Rafael 27/08/2020

Brilhante! Leia! Leia! Leia!
A genialidade está em não dobrar suas ideias de acordo com a moralidade ou sua própria vontade. Amado e odiado, George Orwell conseguiu em muitos poucos anos de vida adquirir uma bagagem histórica, literária e política invejável.
Neste pequeno livro de ensaios, trechos de textos do autor trazem luz e reflexão sobre o assunto fascismo, propaganda e totalitarismo. Orwell aponta para todas as feridas, independente de quem seja responsável por elas. E é nesse hora que você percebe onde está a genialidade.
Em alguns textos Orwell comenta outros livros. Fala do que ele acha incrível em cada um, do que não gosta. Daquilo que não concorda. E nós faz ver coisas que antes não prestávamos atenção.
Outro ponto muito marcante é a sinceridade e a falta de pudor em falar de tudo, até mesmo de experiências próprias. Orwell crítica todos. É uma metralhadora pronta para atirar.
Eu destaco que ele cita dezenas de livros que não existem na língua portuguesa ainda. Ele prevê jogadas políticas que acontecem hoje. Num trecho ele destaca que um livro conseguiu prever que golpes de estados seriam muito mais sofisticados no futuro (ele praticamente traduz o que aconteceu no Brasil nos anos 2015/2016).
Orwell também comenta sobre Admirável Mundo Novo e Nós, ambas distopias famosas quase tanto quanto 1984.
Eu achei fantástico ele explicando como o mercado editorial funciona. Como funciona a estrutura da propaganda do próprio livro.
O livro não é sobre diretamente fascismo. "O que é fascismo?" É apenas um dos textos. Mas quem for ler pode ter certeza de que isto está muito longe de ser um ponto fraco.
Orwell aponta para os fascistas. Reflete como o fascismo cresceu com a globalização. Mas também critica os antifascistas. Por que dizem ser antifascistas mas exploram países do terceiro mundo e não tem nem vergonha de promover a desgraça alheia. Orwell alerta para o perigo do totalitarismo. Há muitas nações por aí em que o passado é mudado conforme quem o escreve. (Há muita gente dizendo que Hitler era comunista). Orwell aponta para o que ele acredita ser os erros da União soviética, mesmo sendo socialista. Critíca os colegas escritores que abrem mão de produzir obras sensacionais para fazerem campanhas políticas através de seus livros. Como ele diz: o problema que os escritores de esquerda tentavam tanto defender seu partido que acabam defendendo o totalitarismo.
E no final Orweel tenta decifrar porquê o comunismo deu errado.
Acho que não preciso dizer mais nada. É um livro brilhante de um autor brilhante. De certa forma ao lê-lo percebo agora que o fascismo nunca saiu fora de moda. Orwell era visionário. Um homem muito além até mesmo do nosso tempo. LEIAM!
Anderson 27/08/2020minha estante
Já estava com esse livro na minha meta de leitura, após ler essa resenha, estou mais ansioso que nunca para lê-lo.

meriam lazaro 27/08/2020minha estante
Nossa!! Instigante a tua resenha.

Nath 10/06/2020

Busquei a leitura pra entender um pouco mais sobre fascismo. Consegui, mas por vezes pensei: pq to lendo esse livro mesmo? Haha
O livro contém várias resenhas de outras obras no qual ele relaciona com temas políticos. Conforme o andamento da leitura, fui me interessando cada vez mais. Fiquei até afim de ler algumas obras citadas. O mais interessante é ver contrastes de 1930 com a realidade de agora e também observar como certas coisas não mudam.
Helen 10/06/2020minha estante
Gostei da sua resenha...parabéns!!

Nath 10/06/2020minha estante
Obrigada :) foi sincera!

Luiz 07/08/2017

Poderia ser melhor
Acho que os trechos de resenhas escolhidos não foram tão bons. A leitura segue incessante pelo capítulo "o que é fascismo?", e quando ele chega é mesmo muito gostoso de ler, mas é um longo caminho até chegar lá. E depois disso o livro só volta a ficar interessante em seus dois últimos capítulos.
Eu adoro George Orwell, mas acho que é melhor ficar nos romances dele.
Alan 18/08/2017minha estante
Interessante sua opinião, porém discordo quanto ao final. Faz um tempo, li "Como morrem os pobres...", outro livro de ensaios dele, acho que foi o segundo publicado e fiquei fascinado pelo conteúdo do Orwell além dos romances. Os textos dele são interessantes, também, pois mostram seu pensamento políticos, suas críticas e forma de pensar que posteriormente seriam acrescentadas na Revolução dos Bichos ou 1984. Dá pra perceber algumas ideias e referências bem diretas em alguns textos; e o mais fascinante é a contraposição incessante que ele faz ao totalitarismo e a defesa da liberdade artística, jornalística, enfim, de expressão.
Este livro também não 100% é de inéditos. Aquele texto curtinho sobre Ezra Pound já tinha sido publicado em "Como morrem os pobres".
É bom começar pelos romances, mas para quem se interessar, é ótimo ir além deles.
Abraço.

RALPH 20/01/2021

Um critico voraz
Orwell traz em o que é fascismo sua criticas mais enfática aos escritores ingleses e "europeus". Em uma escrita fácil e fluida discorre sobre os temas sociais que assolavam a humanidade no período entre guerras, sua visão contra o autoritarismo de direita e esquerda é traço marcante em suas resenhas nos jornais e revista da época. Não poupa julgamento aos escritores nem aos críticos literários sempre se posicionando fortemente sobre a escrita com tom social. É um bom livro, delicioso de ler.
Hades 22/07/2021minha estante
Orwell sabia q o totalitarismo sempre nasce de partidos Socialistas, vide seus livros como 1984 e Revolução dos Bichos, onde ambos sao uma Critica direta ao Regime Socialista e Comunista.

Aline Stechitti 28/10/2018

Você não precisa saber o que é fascismo
George Orwell - 2017 / 160 páginas - Companhia das Letras

Uma das decisões que tomei antes das eleições de 2018 foi entrar em contato outra vez com a história e compreender como se forma cenários críticos como o que estamos vivendo. Para tanto, ler George Orwell foi meu desejo mais imediato.
O meu primeiro contato com ele foi em 2011 com os livros "A revolução dos bichos" e "1984". Desde então sinto uma imensa proximidade com a forma de escrita do autor. Seu pessimismo gritante demonstrou desde o início para mim, como é fácil manipular a mente de um povo e como é impossível viver em paz sem aderir ao sistema.
Nesse livro, em especial, me senti sentada em uma cadeira ouvindo causos de um homem tremendamente crítico e imparcial diante dos cenários políticos. Seus comentários sobre literatura, sobre cinema e vieses políticos se entrelaçam em uma tremenda pergunta: "O que esperamos da nossa sociedade no futuro?"
Orwell traça críticas sobre todos os posicionamentos políticos em meio à Segunda Guerra Mundial e nos faz ter mais perguntas do que respostas. Ele traz resenhas de livros como "Nós", "Admirável mundo novo" e "Minha luta" (livro de Adolf Hitler). E também opiniões sobre filmes como "O grande ditador" e posicionamentos sobre poetas, escritores e líderes como Mussolini, Stálin e Hitler.
Orwell conversa deliciosamente com o leitor. Sentimos sua paciência dolorosa a nos explicar todos os detalhes de cenas daquela época. Quem leu seus livros mais famosos, em especial "1984", vai notar como ele estava construindo seus livros na mente baseado em tudo que via acontecendo na Índia, Inglaterra, Itália, Japão e Rússia.
Quando fala sobre fascismo, nos aponta o perigo de usar a palavra para qualquer coisa que nos desagrade, como se fosse um "palavrão". Ela foi usada desde seu surgimento, para se referir a tudo que se assemelhe a cruel, a truculento e repugnante. Socialistas, católicos, homossexuais, nacionalistas, conservadores, os que apoiam e os não apoiam a guerra, todos levaram esse nome em algum momento da história, como um filho que ninguém quer assumir. Mas o que seria de fato o fascismo?
Penso que o mais importante, no entanto, não está na definição da palavra fascismo, mas na análise da guerra e da violência como um desejo humano. O nome que dão a qualquer movimento violento é irrelevante pois, no final das contas, todos acabam em tortura, morte e desgraça para o mundo. Não importa qual seja o sistema de governo ou que nome ele queira se batizar, todos podem ser fascistas se quiserem.
Em um dos capítulos, Orwell diz que um homem simples, que pode não saber de fascismo ou sequer que está acontecendo uma guerra, sendo uma boa pessoa, dirá que é errado quebrar os estabelecimentos dos judeus. Ele apenas precisa ter discernimento para não escolher aquele lado, ele não precisa se intitular de esquerda, de direita, comunista, nacionalista ou o que quer que seja. Ele apenas SABE que está errado. Isso é o importante.

Na resenha de "Minha luta" Orwell escreve algo que descreve o brasileiro muito bem em 2018:

"Enquanto o socialismo e mesmo o capitalismo dizia as pessoas "Eu lhe ofereço uma vida boa", Hitler lhes dizia "Eu lhes ofereço luta, perigo e morte", e como resultado uma nação inteira se atira aos seus pés."

Boa sorte a todos nós...

site: http://alinestechitti.blogspot.com/
Hades 22/07/2021minha estante
mas Hitler e Mussolini eram totalmente Socialistas.

matlima 13/09/2020

Reunião de escritos atemporais
Interessante reunião de artigos e resenhas sobre temas variados, mas com um mesmo pano de fundo: a visão democrática e liberal desse autor nascido na Índia Britânica.
É impressionante a inteligência e a capacidade do Orwell em transmitir ideias complexas em palavras simples. Alguns pontos que me chamaram a atenção foram:
1. Ao se resenhar Mein Kampf, de Adolf Hitler, disse que "Ele foi financiado pela indústria, que viu nele o homem que esmagaria o socialismo e o comunismo. A situação do país, com seus milhões de desempregados, era obviamente favorável aos demagogos. Mas Hitler não teria tido sucesso contra seus muitos rivais não fosse a atração de sua própria personalidade. Ele se coloca como o mártir, a vítima, o Prometeu acorrentado na rocha, o herói que se autossacrifica para lutar sozinho contra todas as impossibilidades. Se estivesse matando um camundongo ele saberia fazer com que parecesse estar matando um dragão. Ele sabe que seres humanos não querem apenas conforto, segurança, poucas horas de trabalho, higiene, controle de natalidade e, no geral, bom senso; eles também, ao menos intermitentemente, querem luta e autossacrifício, e isso sem falar em tambores, bandeiras e desfiles demonstrativos de lealdade". Incrível como essa frase se encaixa no momento atual. Como dizia Cazuza, em 1988, ano da promulgação da nossa Constituição Federal: "eu vejo o futuro repetir o passado"
2. Necessidade de retirar o valor moral do valor literário para não deixar que a visão política prejudique a compreensão artística. Ao falar sobre a literatura e a esquerda, ele assim escreveu: "Não gostar da posição política de um escritor é uma coisa. Não gostar dele
porque ele obriga você a pensar é outra, não necessariamente incompatível com
a primeira. Mas, assim que se começa a falar sobre escritores “bons” e “maus”,
de forma tácita se faz referência à tradição literária, com isso trazendo à baila
uma coleção de valores em tudo diferentes. Pois o que é um “bom” escritor?"
3. No artigo "Socialistas podem ser felizes?" anota que "o verdadeiro objetivo do socialismo não é a felicidade. A felicidade tem sido até agora um produto, e até onde sabemos assim pode continuar para sempre. O verdadeiro objetivo do socialismo é a fraternidade humana"
4. No artigo "História e mentiras", trata do perigo em se confiar na história escrita pelos vencedores, principalmente quando estes não defendem valores democráticos. "O que é realmente assustador quanto ao totalitarismo não é que cometa “atrocidades”, mas que agrida o conceito da verdade objetiva: ele proclama que controla o passado tão bem quanto o futuro." (...) "a verdade é algo exterior a você, algo a ser descoberto e não algo que você pode inventar ao longo do caminho"
5. Ao tratar do escritor e ativista político Arthur Koestler, faz uma curiosa observação: "É claro que é verdade em muitos casos, e pode ser verdade em todos os casos, que a atividade revolucionária resulte de um desajuste pessoal. Os que lutam contra a sociedade são, no todo, os que têm motivos para não gostar dela, e pessoas normais e saudáveis não são atraídas por violência e ilegalidade mais do que o são pela guerra. O jovem nazista em Cruzada sem cruz faz a penetrante observação de que se pode ver o que há de errado no movimento esquerdista pela feiura de suas mulheres. Mas, afinal de contas, isso não invalida a causa socialista."
6. Ao resenhar o livro Nós, de E. I. Zamyatin, diz que a civilização por ele descrita traz "uma percepção intuitiva do lado irracional do totalitarismo — sacrifício humano, crueldade como um fim em si mesmo, culto a um líder ao qual se creditam atributos divinos". De fato, esses traços se percebem em todos os governos totalitaristas anteriores e posteriores ao escrito.
7. Na resenha de "A alma do homem sob o socialismo, de Oscar Wilde", vaticina que "Na verdade, o problema do mundo como um todo não é como distribuir a riqueza que existe, mas como aumentar a produção, sem o que a igualdade econômica significará apenas uma pobreza comum."
Enfim, é um livro relativamente curto com boa escrita e ótimo conteúdo que reúne textos variados sobre temas do passado que continuam atuais.

site: https://twitter.com/matlima
Hades 22/07/2021minha estante
mas do que isso, os Livros do Orwell mostra como partidos Socialistas possuem como Projeto de Governo Totalitarismo.
vide os casos de Governos atuais como China, Venezuela, Cuba e Argentina.
o Brasil tem o Pt com seus projetos de longo prazo para instalar um Regime totalitário ao estilo dos Fascista e do Partido Nacional Socialista de Hitler.

anaog 01/03/2021

Muitos conceitos
A leitura foi difícil. Vc começa querendo respostas e acaba com mais perguntas.
Silvio 14/04/2021minha estante
Verdade! Também estou sentindo isso.

ca ;) 01/08/2022

?Revoluções sempre dão errado?
Achava que o livro seria uma explicação bem complexa do fascismo, mas no fim eram apenas trechos de críticas/resenhas/pensamentos de Orwell que possuem alguma relação direta ou indireta com o fascismo. Achei o livro bem sem graça, mas é perceptível que Orwell já pensava sobre como escreveria 1984 enquanto falava sobre o fascismo.
Jalex 30/10/2022minha estante
Também achei bem fraco.

A melhor explicação sobre o fascismo que já vi é um apanhado de vários textos. Na minha cabeça tem uma divisão entre ?Partido Fascista?, ?Movimento Fascista? e ?Regime Fascista?.

Acho que o que a galera sempre tem dúvida é sobre movimento fascista, que eu digo que é:

Um movimento de massas de extrema-direta, terrorista(considerando que eles cooptam pelo pânico) e é mantido por um patriotismo alucinatório(chauvinismo).

Lara 09/04/2020

Político
O que é fascismo? Como governos totalitários se comportam? Como a literatura se comporta diante do totalitarismo?

Nessa coletânea de artigos e resenhas postuladas por George Orwell, temos um contato direto com os seus apontamentos no que se refere à política (sobretudo), à economia, ao social e, por que não, à literatura? O leitor é levado a questionamentos desde o que é fascismo até como a esquerda se organiza politicamente e como atinge (ou deveria atingir as massas).

Inicialmente, somos apresentados ao perfil político do autor: social - democrata e, no decorrer da leitura de seus textos, entramos em contato com críticas fortes ao totalitarismo, sendo ele tendo como sua origem Hitler, Mussolini ou Stálin.

Assim, é uma leitura importante no período em que estamos vivendo, principalmente com o governo atual e no impacto macroscópica e microscópico que políticas com características notadamente fascistas instauram no país. Pra quem busca compreender e começar a se aprofundar em estudos políticos, é uma boa obra de introdução.
Hades 22/07/2021minha estante
mas do que isso, os Livros do Orwell mostra com partidos Socialistas possuem como Projeto de Governo o Totalitarismo.
vide os casos de Governos atuais como China, Venezuela, Cuba e Argentina.

Cris Viamonte 07/06/2020

George sendo Orwell
Eu adoro Orwell.

"1984" e "Revolução dos Bichos" são dois dos meus livros favoritos da vida. E após a leitura desse, sigo achando que eu adoraria trocar uma ideia com esse... "?" No que acreditava George Orwell? Será que dá pra colocar política em definições tão restritivas? Afinal, pra quê por tudo em caixas, não é mesmo?

Para quem não sabe, o Eric Arthur Blair também foi um jornalista. Esse livro é um compilado de algumas das suas resenhas e artigos (é, tem resenha de livros, filmes, críticas políticas dos demais fins...), e o retrato de momentos difícies - e tem algum que não seja? - feito por um homem com uma mente afiada e que não alivia pra absolutamente ninguém! E olha, ainda há espaço para o bom-humor! Alguns trechos são absolutamente hilários.

E apesar de ser um recorte de uma época, preocupantemente consegue ainda ser atual como nunca! Recomendo a leitura!
Mateus 11/06/2020minha estante
recomendo o documentário de sua história gravado pela BBC.
link com legenda: https://www.youtube.com/watch?v=s6txpumkY5I