A Cidade Sinistra dos Corvos

A Cidade Sinistra dos Corvos Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Cidade Sinistra dos Corvos

mýla 19/08/2013

''Nessa nova desventura eles são inscritos num programa de adoção de menores, em que toda uma cidade se responsabiliza por crianças que tenham perdido os pais. O programa tem um slogan amedrontador: "É preciso uma cidade para educar uma criança". Violet, Klaus e Sunny são mandados para a apavorante cidade de C.S.C. e assim tem início mais um lamentável episódio da tenebrosa existência dos Baudelaire''.

Os três irmãos vão morar na cidade dos Cultores Solidários dos Corvídeos vêem-se fazendo as tarefas domésticas de uma comunidade inteira.Na parte da manhã, limpam a cidade alta, na parte da tarde, a cidade baixa.No meio de todos os corvos, mulheres idosas e ocupações diárias, as crianças Baudelaire imaginam que ao menos uma vez na vida tenham encontrado o lar perfeito.Elas moram com uma homem gentil, alimentam-se bem e o Conde Olaf está longe.

Entretanto, eles começam a receber diariamente alguns poemas rimados de dois versos(mais conhecidos como dísticos)com a letra de Isadora e começam a pensar que a sorte virará e que talvez encontrem os dois trigêmeos Quagmire. Contudo, um homem inocente morre assassinado, as crianças são acusadas do crime e Olaf aparece mais uma vez disfarçado. Tudo anda de mal a pior, mas a situação foge do controle quando o rosto dos Baudelaire é estampado nos jornais e são procurados pela polícia.

Este livro é muito bom.Os mistérios COMEÇAM (só começam,não se empolguem,hein?) e desvendar-se.O grande e dificultoso nó que Lemony colocou na série aos poucos vai desatando-se e a atenção do leitor exige esforço redobrado.Deste livro em diante, as dicas são mais frequentes e a forma da leitura vai aprimorando-se mais e mais.Quem chegou neste livro, não consegue parar,pois a partir daqui a estrutura narrativa fica mais empolgante e mais natural.

Klaus e Violet nos livros seguintes se apaixonam, Sunny cresce e neste mesmo volume, dá seus primeiro passos e anda.A maturidade da série começa a aparecer.O que mais me encantou neste livro é a inteligência e a perspicácia que os irmãos têm para desvendar mistérios e sair de situações limites.Neste volume eles são presos, fogem da cadeia e se escondem de uma multidão enfurecida com tochas para queimá-los na fogueira.E agora, mais do que nunca, encontram-se mais sozinhos que antes.

''Mas as crianças, naturalmente, iriam cuidar umas das outras, como já vinham fazendo desde aquele terrível dia na praia.Violet Klaus e Sunny se entreolharam e respiraram fundo, reunindo toda a sua coragem para enfrentar os raios em dia de sol claro que segundo eles, os aguardavam no futuro, e então os autossustentáveis órfãos Baudelaire deram os primeiros passos na direção das últimas luzes remanescentes do sol poente.''(Capítulo 13 página 227)

Maitê 28/08/2014

Finalmente um livro que não seguiu a mesma formula de sempre, chega um momento que a repetição cansa. Espero que os proximos continuem a mudar.

@lidcomisso 29/12/2016

Impressões
O sétimo livro da série é, de longe, o meu favorito até agora. Olaf está mais cruel e o texto está mais maduro e interessante. Os Baudelaire estão crescendo e aqui é só amor por essa história! "[...] o que você não lê é muitas vezes tão importante quanto o que você realmente lê."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Aline 24/02/2017

Tudo na mesma
E continuamos sem saber o que é C.S.C...

Lu Oliveira 10/08/2018

Livro sétimo
Não consigo deixar de pensar em como teria sido se eu tivesse topado com o Lemony Snicket com 10, 12 anos de idade. Não que a leitura não possa ser apreciada pelo público adulto, mas imagino o meu fascínio  se tivesse lido com tal idade!
A forma como o autor insere novos conceitos e vocabulários torna a escrita muito atraente, aquela coisa de aprender sem sentir que nem sempre acontece na escola.
As crianças Baudelaire estão crescendo e seus problemas não ficam atrás.
Por mais que a trama por vezes seja repetitiva, minha curiosidade com os próximos volumes continua devidamente aguçada.

Carla1487 09/06/2024

Quando eu comecei esse livro, eu acreditei que não fosse me apegar tanto a ele e, de repente, me vi devorando mais que a metade dele em uma madrugada.

Eu amei o desenrolar dos acontecimentos do livro. Gostei demais de que os irmãos tiveram sua primeira discussão, o que faz o que a história fique mais realista e quase chorei de emoção quando vi aqueles primeiros passinhos dados.

Eu posso respirar aliviada pela primeira vez depois do quinto livro por conta dos irmãos Quagmire. E ver o autor se infiltrando cada vez mais a história me deixa ainda mais intrigada pro próximo.

Claro, é um livro previsível, é uma série de muitos livros e que sempre vão ser tristes, essa é sua premissa, mas ainda não tira o encanto de ser um livro terrivelmente fantástico.

PS: Não tem como não se apaixonar por mais uma referência ao Edgar Allan Poe.

breno 14/10/2018

Autossustentáveis
Com certeza você abriu essa resenha por engano, por favor vá ver a resenha de um livro melhor. Posso indicar-lhe O MENORZINHO DOS ELFOS, um livro bem melhor. Ninguém em juízo perfeito leria essa avaliação sobre a história de Violet Klaus e Sunny Baudelaire. Nessa resenha vou avaliar coisas extremamente desagradáveis como prisões de pessoas inocentes, uma cidade cheia de regras, uma sigla misteriosa, uma casa voadora autossustentável e um detetive e sua assistente, a chefe de policia Luciana.
Se você ainda não desistiu dessa resenha - não entendo o motivo da persistência - continue lendo.

O livro começa, é claro, com uma das maravilhosas dedicatórias para Beatrice:

Para Beatrice -
Quando estávamos juntos, eu ficava sem fôlego.
Agora, você quem ficou.

Logo no início somos apresentados ao aforismo: "É preciso uma cidade para educar uma criança".
Depois de verem as cidades para onde eles poderiam ir, os Baudelaire escolhem C.S.S, pois eles concluem precipitadamente que essa cidade vai solucionar o mistério que os envolvem e envolve o Conde Olaf. Mas pouco depois eles se desiludem - uma palavra que aqui significa 'descobrem que a cidade se chama, na verdade, Cultores Solidários de Corvídeos.
Somos apresentados ao conselho dos anciãos, um grupo de pessoas idosas que administram as cidade e que colocam em prática as quase vinte mil regras da cidade.
Os órfãos ficam na guarda de Hector, o factótum da cidade. Na minha opinião, esse tutor foi o melhor que eles tiveram, embora a cidade e suas regras fossem horríveis.
Não demoramos para conhecer a biblioteca e a casa Autossustentável de Hector. Com a biblioteca, ele desrespeitava uma regra de C.S.C: não se pode ter livros onde as ações neles citadas desrespeitem alguma regra. E a casa móvel desrespeitava a regra de que nenhum objeto mecânico poderia existir na cidade.

Se você seguiu até aqui sem ler os livros, lamento informar, mas você não pode continuar. - Se você quer continuar, entre no táxi mais próximo, em horário comercial, e peça para ele te levar até uma livraria. Lá dentro fale com algum funcionário, devidamente identificado com um crachá, perguntando: "Quero o sétimo livro da coleção mais triste do planeta, onde três órfãos...". Ele vai te entregar um pacote, lá dentro estará um pequeno livro com 232 páginas intitulado: A cidade Sinistra dos Corvos. Quando acabar de ler aquilo, com certeza estará arrasado, mas, se aguentar, continue lendo esta resenha. Respeitosamente: Nick N. Leycket. --- Um texto que aqui significa, a seguir contém spoilers.

Após outros infortúnios, como a morte de Jacques Snicket e a chegada do Det. Dupin e todos os incidentes lamentáveis que os órfãos presenciaram - você que leu o livro deve saber - eles são presos e condenados a fogueira.
Com um DEUS EX MACHINA - uma expressão que significa: um banco, um pão e um pouco de água -, os órfãos escapam da prisão, acham os Quagmires e tentam fugir da turba irada. Com todo o desfecho que se sucede, pelo qual fiquei chocado e com noites sem dormir, tenho 7 comentários:

1. Até agora, meu livro favorito da série;
2. Achei legal o destaque que os Quagmires tiveram com os dísticos e as novas informações de C.S.C;
3. Fiquei com pena do Hector por não ter coragem de falar com o conselho dos anciãos, também um pouco de raiva por ele não ter conseguido defender os órfãos. Mas meu principal sentimento sobre ele foi de felicidade. Ele compreendia os órfãos e tentou ajuda-los até o final.
4. Estou sem comentários sobre a Esmé Squalor. Mesmo ela sendo vilã, adorei ela nesse livro.
5. Desde o livro cinco percebemos o quanto os capangas do conde Olaf tem tido um destaque maior. Também percebemos que os eles tem conseguido enganar melhor os órfãos do que o próprio Olaf.
6. O final para mim foi o melhor. Lemony Snicket conseguiu fazer um final equilibrado feliz/triste. O que acho um grande diferencial. O autor constrói o texto de uma maneira única, fazendo-nos cativar pelos mais simples dos personagens.
7. Minha cena favorita do livro foi quando a Sunny se levanta e sai andando. Ali estava o legado desse livro para o resto da série: Os Baudelaire estavam sozinhos agora - Eram autossustentáveis.

Marci 18/10/2018

O sétimo livro da série "Desventuras em série".

Esse foi um dos meus preferidos da série.

Depois que o Conde Olaf e Esmé junto com a trupi fugiram levando os trigêmeos em um dos objetos do leilão, os órfãos Baudelaires são passados para a responsabilidade de uma pequena cidade de criá-los. Achando que estão na pista certa, eles pedem ao Sr. Poe que escolha a cidade de C.S.C., pois acreditam que lá, encontrarão a resposta para todas as suas dúvidas.

Como a capa mesmo já diz, C.S.C. significa "Cidade Sinistra dos Corvos" e sob a tutela de um dos moradores, os órfão são obrigados a limpar a cidade e aos poucos vão descobrindo o esconderijo dos trigêmeos, que podem também estar na cidade.

Fiquei mais curiosa ainda pelo próximo. :)
@adriana_ lerlivros 01/02/2020minha estante
Abandonei a leitura no sexto livro.
Mas como as resenhas do sétimo são otimistas vou retomar. Quero ler todos

@solitude_e_books 31/01/2019

Nunca Spoilers
Costumo dizer que quanto menos o conde Olaf aparecer melhor fica o livro, digo isso pois os outros personagens, ficam meio as cegas perante ao o que diz os órfãos Baudelaire, quando falam que aquele é o conde e isso é um saco, mesmo sabendo de tudo que as crianças vem passando que é muitas desventuras os adultos ficam meio abestalhados, acho que o autor Limony Snickt força muito a barra nisso.

Sem sombra de dúvidas posso dizer que esse sétimo livro... A cidade sinistra dos corvos da série "Desventuras em série" foi o melhor livro dos sete que li até agora.
Cíih 10/03/2019minha estante
Compartilho da exata opinião. Sem, sequer, mudar uma vírgula.

@solitude_e_books 10/03/2019minha estante
")

Laura 15/12/2019

Por que todos os adultos são idiotas?

Manu 07/01/2020

Adultos idiotas.
Uma das minhas preocupações ao entrar na história era que de repente ficasse cansativamente repetitiva demais. Veja, se você chegou até este volume, deve ter percebido que existe sim um formato em todos os livros (principalmente tratando-se do plot e desfecho [e é claro os adultos idiotas]). Mas esse livro em especial existem algumas mudanças que julgo positivas. E essa "mudança de jogo" veio em boa hora, na verdade!
É um livro (saga) instigante e super vale a pena ler, independente da idade.

Audra 06/02/2021

A série se torna cada vez mais intrigante a cada livro, é difícil não se prender à leitura ?