O Mundo Invisível Entre Nós

O Mundo Invisível Entre Nós Caitlín R. Kiernan

Resenhas - O Mundo Invisível Entre Nós

Laura Brand 22/03/2020

Nostalgia Cinza
Estou caminhando por um corredor, como em um daqueles episódios recorrentes em séries de fantasia. É um corredor extenso, escuro, sombrio, com dezenas de portas vermelhas, com cor de sangue, todas fechadas. Posso ouvir os mais diversos sons, abafados, escapando pelas frestas de cada uma dessas portas. Alguns são vozes, outros gritos, múrmuros, risadas, outros são indecifráveis. Algumas portas guardam até mesmo o silêncio. E não sei qual delas me intriga mais. Me atrevo a abrir uma, consigo ter um vislumbre do mundo que ela esconde, daquilo que ela guarda. Mas só posso ficar por alguns momentos antes de ser empurrada para fora e obrigada a seguir em frente. Então abro outra porta. E mais uma. E mais outra. E outra. E cada uma delas me apresenta um arrepio diferente.
Essa é a melhor descrição que posso fazer da experiência de ler O Mundo Invisível Entre Nós. Com contos de cerca de 20 páginas, essa coletânea é um achado para fãs do sobrenatural e da literatura dark. Enquanto Criaturas Estranhas é um belo retrato de como as histórias de seres supernaturais permeiam a própria história da humanidade, O Mundo Invisível Entre Nós é um exemplo de como todos esses seres fantásticos se encaixam na ficção.
A todo momento eu esperava um ponto em que todas as histórias de conectassem, mas isso nunca aconteceu de forma explícita. Entretanto, a cada conto, era como se eu tivesse a certeza de que estava tendo acesso a portas para varias realidades, todas parte de um mesmo mundo. Não só pela escrita bem característica de Caitlin, mas por toda a atmosfera criada a cada conto, a autora nos transporta para perto de fragmentos de histórias diferentes, todas parte de um mundo não mais tão invisível.
Os contos tratam de assuntos bem variados e, por mais que a atmosfera possa parecer semelhante, cada um carrega uma narrativa com características ímpares. É um livro com uma riqueza de elementos sobrenaturais, sendo possível perceber alguns padrões nas criaturas e mitos escolhidos, como os ghouls, por exemplo. Essas criaturas mórbidas estão presentes em grande parte dos contos da autora e é interessante notar, em uma coletânea assim, alguns gostos e preferências de Caitlin R. Kiernan na hora de escolher seus personagens, enredos e histórias.

CONFIRA O RESTANTE DA RESENHA EM:

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2020/03/resenha-o-mundo-invisivel-entre-nos.html
Bah 16/08/2021minha estante
É EXATAMENTE ISSO QUE EU SINTO COM ESSES CONTOS.
É como se você estivesse olhando momentos no universo da Kiernan em uma televisão, vc não tem o controle e a TV muda de canal quando bem entende.

Debora.Felix 19/09/2022minha estante
É muito isso... no começo vc não entende muito, aí quando começa a fazer sentido acabou o conto. É uma TV desgovernada, alternando entre os canais...

Laura Helena 02/10/2021

?O Mundo Invisível Entre Nós? é um compilado de contos clássicos da aclamada Caitlín R. Kiernan. Paleontóloga e autora de obras de ficção científica e fantasia sombria, ela é amada ou odiada por sua escrita, não tem meio termo.

Particularmente, tive um pouco de dificuldade para engrenar na leitura, acho que principalmente pelos livros que estava lendo na época. Comecei em julho de 2020, abandonei, em dezembro recomecei a leitura e ele se tornou um dos meus favoritos.

Entender o universo da Caitlín é um exercício de confiança: simplesmente abrir mão do controle e da vontade de entender tudo, e se deixar levar pela narrativa cheia de metáforas e alegorias que têm a maior imersão que já vi na minha vida.

Os contos curtos do livro são como fragmentos de uma história maior e complexa que a autora não faz questão de explicar. É como se ela esperasse que você saiba do que se trata. Zombies, vampiros, feéricos e mundos paralelos. Tudo com um toque de horror e paranóia. Sangue e destruição. Mas, ao mesmo tempo, vida e esperança. Resistência.

Esse livro realmente é um dos meus favoritos da vida, minha novela de ficção científica preferida está nele, e dos 25 contos presentes nessa edição, os meus queridinhos são:

?Lágrimas Sete Vezes Sal
?Café da Manhã na Casa do Sol Nascente
?Salmagundi
?Spindleshanks
?Les Fleurs Empoisonnées
?The Dry Salvages

?Um longo trem sustentado por página em página.
Um reinado difícil sustentado por ira.
Antes uma ferrovia,
Agora acabou??

Coruja 05/03/2020

Sabe quando você se apaixona por uma capa sem nem olhar a sinopse? Ou quando um título fica ecoando na sua cabeça e você fica imaginando a história por trás dele? Ou quando um autor te conquista de tal forma que o nome dele faz o dedo coçar antes mesmo do bendito entrar em pré-venda? Tudo isso me aconteceu quando dei de cara com O Mundo Invisível entre Nós, da Caitlín Kiernan e não hesitei em colocá-lo na lista de desejos.

A Menina Submersa foi um romance que me surpreendeu muito e, embora eu não seja uma grande fã de fluxo de consciência como ferramenta narrativa, o estilo, a voz da Kiernan me impactaram profundamente. O Mundo Invisível entre Nós, que reúne contos publicados entre 1993 e 2004, permite observar a evolução desse estilo, como Kiernan foi consolidando sua maneira de escrever e ver o mundo, além de estudar os temas que aparecem de forma constante em seu trabalho. De um ponto de vista crítico, uma antologia como essa é puro ouro, porque você tem a chance de enxergar esse desenvolvimento de uma forma linear e tudo num lugar só.

E o progresso é claro. Os contos da primeira parte (93 a 99) são interessantes, mas muitas vezes terminam de forma abrupta e te deixam atarantado. Alguns parecem ter sido escritos mais pelo desejo de chocar que para contar uma história, sendo claramente experimentais. Os da segunda (2000 a 2004), por outro lado, são excelentes - mais longos, melhor finalizados, com enredos definidos.

Se tivesse de escolher uma única palavra para definir essa coletânea, eu diria… perturbadora. Kiernan traz à tona o pior da humanidade em muitas dessas histórias: mesquinhez, falta de empatia, abuso, vingança, abandono, preconceito. Seus protagonistas muitas vezes vivem às margens da sociedade: imigrantes, viciados, prostitutas, artistas, visionários e loucos de toda espécie. Ao mesmo tempo, ela tem uma incrível capacidade de tornar a decadência com que pinta muitos de seus cenários em algo delirantemente belo.

Kiernan bebe de muitas fontes e é interessante que cada história é acompanhada de um frontispício com uma curta nota sua explicando algo da inspiração por trás do enredo. Folclore eslavo, personagens de clássicos, uma inteira série de contos com clara referência lovecraftiana, anjos, rusalkas, zumbis, bruxas canibais, sereias, casas assombradas… ela consegue se apropriar muito bem de suas referências e dar sua forma a elas. O fantástico e o não tão fantástico convivem juntos de forma tão prosaica que ela consegue torcer as coisas no final para que se tornem estranhas. E o estranho, o surreal, têm lugar de destaque em seus mundos.

Mais que isso, ler seus contos tem algo de sinestésico. Ela te faz sentir os cheiros, sabores, cores, o pulso de seus personagens. Tira seu fôlego, deixa suas pernas bambas, estômago embrulhado. Você se sente tragado pelas águas da enchente, pelas noites de tempestade, pelo vento parado e sol escaldante. Esse é o tipo de livro ao qual é difícil ficar indiferente: repulsa ou sedução, mas não passividade.

Por fim, gostaria de dizer que, mais uma vez, a Darkside me fez ficar de queixo caído com a beleza de suas edições. Da capa - que captura muito bem a beleza sinistra dos contos - à guarda, aos frontispícios com desenhos anatômicos de insetos que parecem imagens de pesadelo, às ilustrações que aparecem no começo e fim do livro, e o corte dourado das páginas, tudo faz de O Mundo Invisível entre Nós uma caixa de jóias. Toda vez me impressiono com o projeto gráfico da editora, mas acho que eles se superaram aqui.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/03/o-mundo-invisivel-entre-nos-poesia.html

c a r o l 08/12/2022

"Os demônios interiores são piores do que os exteriores."
Definitivamente esse livro não é para todo mundo. Se você tem familiaridade com a escrita da Caitlín, ou não a conhece, mas já está acostumado a ler contos e quer se aventurar numa experiência única, esse livro é pra você.

Esse livro é dividido em duas partes: Mundo l e Mundo ll. As introduções que a Caitlín faz antes de cada conto revelam muita coisa legal sobre a autora e a obra que vem a seguir. E há ligações entre os contos, algumas bem evidentes outras nem tanto.

A maioria dos contos do "Mundo l" parecem um quebra-cabeça. O que me deixou confusa no início, porém maravilhada quando tudo se encaixou. Tem que prestar bastante atenção nos detalhes para não deixar as coisas escaparem (mesmo assim tenho certeza que deixei algo passar kk). A escrita da Caitlín é muito poética, o que deixa a leitura um pouco lenta. Ela usa e abusava do horror onírico, de metáforas e simbologias. A forma implícita que a autora descreve algumas situações as tornam reais demais, visuais demais, o que deixou minhas emoções bem afloradas.

Algumas histórias me deixaram mal porque elas não acabavam nada bem. Há muitos personagens ferrados aqui, vivendo nesse antro de degradação, imundice, desolação, crueldade, obsessões, egoísmo, medo, solidão e loucura. Mas é nesse caos de emoções que a autora me fez refletir sobre muitas das coisas que estavam nas entrelinhas. Ela me fez sentir raiva, impotência, tristeza (só coisas boas kk). E eu amei essa experiência. O "Mundo l" foi a parte que mais gostei porquê exigiu muito de mim, pois não eram os típicos contos que estava acostumada a ler. Foi algo completamente singular.

"O mar tem muitas vozes. Muitos deuses e muitas vozes."

Na parte do "Mundo ll" os contos são mais pé no chão. Quando li o primeiro deles achei que não tivesse sido escrito pela Caitlín. Era muito simples e comum. Fiquei um pouco decepcionada, mas houve outros contos que tinham a essência da autora lá da primeira parte, mas sem a escrita floreada e não linear. Senti que a Caitlín apagou um pouco da sua personalidade em alguns textos, em outros ela brilhou demais. Creio que a segunda parte vai agradar a maioria por ser bem dinâmica, de fácil entendimento, mas sem deixar de ter a marca registrada do horror e do fantástico da autora.
viitt.__ 08/12/2022minha estante
a capa desse livro é simplesmente perfeita, morro de vontade de ler. Definitivamente a Darkside não erra

c a r o l 08/12/2022minha estante
SIMMM. Queria tanto um poster dessa capa ?

micaela 21/06/2020

Eu não nasci pra livros de contos
Na coletânea dos clássicos contos da Caitlín Kiernan, somos apresentados a vampiros, zumbis, medos e delírios do nosso subconsciente.

Com sua tão amada e igualmente odiada escrita, cheia de metáforas e alegorias mas que carrega uma capacidade de imersão extremamente eficaz, a autora nos presenteia com 25 contos cheios de nuances de loucura tão característico do seu modo de escrita.

💬 Esse foi meu primeiro contato com a Kiernan e até agora não sei explicar se foi bom ou não. Alguns contos eu me vi completamente submergida em suas palavras que contam histórias de mundos fascinantes e criativos, cheios de uma áurea enigmática e exótica. Porém, em outros eu só os lia com o objetivo de pegar no sono.

💬 Outra coisa que não contribuiu muito para a minha experiência de leitura é justamente o fato do livro ser de contos. Eu simplesmente não me adéquo bem a histórias que não possuem um enredo e personagens "fixos". Por fim, o livro tem sim seus contos fascinantes que valem a pena serem lidos, porém pra mim a maior parte da leitura foi extremamente cansativa.

site: https://www.instagram.com/p/B_AUme6lc9S/

Bah 02/09/2021

Saboreie com Moderação.
Eu terminei O Mundo Invisível entre nós.
Li lentamente para apreciar melhor a obra e eu amei. Muitos contos não tem um final e alguns deles são contos com personagens que já tem outras histórias e outras livros, por exemplo Dancy Flammarion que tem uma série em HQ. Ou Starling Jane que tem livro próprio.

Certamente eu quero conhecer ainda mais as obras dessa autora e conhecer mais esses personagens.

O livro tem uma narrativa própria da autora que muita gente julgaria como chata ou frustrante e não tem nada de errado em pensar assim. Mas eu vejo esses contos como um universo próprio da Caitlin, em que você é permitido assistir um pouco do que está acontecendo com aquele personagem, nada mais, nada menos, só um pouco, dando aquela impressão única de que os personagens tem vida própria e existem fora das páginas que os limitam.

Quem quiser se aventurar nesse livro só procuro recomendar em ler ele de forma irregular, não se obrigue a ler tudo de uma vez, leia um conto, pare, leia outro, pare, cada conto precisa ser apreciado, ou não, só que faz sim a escrita ser cansativa se você tentar ler um conto atrás do outro.

Nem todos os contos eu achei bom, mas isso é o normal em qualquer livro de contos, o que eu achei de forma geral é que o saldo, para mim, foi bem mais positivo do que negativo e me fez apreciar ainda mais uma autora q eu já gostava desde A Menina Submersa.

Tomlucitor23 26/01/2021

Quem vê capa não vê conteúdo
Faz tempo que eu leio um livro tão chato e ainda vou até o final, queria saber se ia ficar bom em algum momento, e foi até uma leitura bem confortável no sentido de que só foi ficando cada vez mais chato. A escrita é muito lúdica e cheia de divagações, alto proposital para tornar os contos reflexivos, mas fica a sensação de algo inacabado e mal escrito, com um potencial nunca alcançado. No primeiro livro da autora, "menina submersa", faz sentido toda a confusão de pensamentos da protagonista, pois nem ela sabe o que é real ou não por conta de sua condição mental, já nesses contos, praticamente todos tem a mesma linha, a autora se perde em todas as narrativas com divagações sem sentido para lhe fazer refletir, mas na verdade são apenas labirintos de pensamentos que não levam a lugar nenhum, é algo proposital, mas nem por isso é algo bem feito ou bom de se ler.
Lari 04/03/2021minha estante
To tentando ler na força do ódio. A cada 10 linhas 8 é ela falando do ambiente. Nd faz sentido

Tomlucitor23 04/03/2021minha estante
Menina eu terminei ele na força do ódio, mas pqp, como foi difícil, vou ter que levar esse livro pra minha terapeuta de tão difícil que foi ler isso

Lari 04/03/2021minha estante
Nossa sim KKKKKKKK o trauma

Feeh 01/07/2020

Péssimo
Talvez seja porque eu não goste de contos ou algo assim, mas definitivamente não gostei.

Toda vez que eu começava a ler um novo conto me empolgava com a história e vários questionamentos vinham na minha cabeça ? o que é ótimo, pois não conseguia parar de ler ?, mas então o conto terminava, minhas dúvidas permaneceram e eu fiquei irritada. Isso aconteceu com a grandíssima maioria dos contos.

Foi decepcionante.

clayci 07/05/2020

Amo essa autora
Um dos meus contos favoritos foi "Lágrimas sete vezes sal"; uma releitura perturbadora de "A pequena Sereia". Eu já falei sobre "A pequena sereia e reino das ilusões" (que também foi publicado pela Darkside Books) aqui no blog. Na releitura de Louise O’Neill, temos um ponto de vista feminino e autêntico. Mas ainda temos à sensibilidade do conto de fadas, mesmo com a autora adicionando questões sobre amadurecimento e empoderamento. Já no conto da Kiernan temos uma representação incômoda de como é estar convencido de que você não pertence ao seu próprio corpo. Todos os personagens desta autora possuem características que vão além da impressão imediata. Eles são feitos de camadas e entregam os seus medos, tristezas, traumas e sonhos. Então explorá-los exige uma concentração em suas ações e diálogos.

Livrendo 26/07/2023

Super vale a pena
Acho um livro de contos uma pedida bem legal para o atual momento em que estamos vivendo (se você vem do futuro, que bom pra você… nesse momento estamos atravessando a quarentena e nem todo mundo anda com cabeça para enfrentar histórias mais longas ou pesadas).
Eu li esse livro ao longo de vários meses, algumas histórias já se perderam no limbo da minha memória, mas como em toda antologia que se preze, sempre encontramos histórias marcantes.
A Autora: Caitlín R. Kiernan
Caitlín R. Kiernan (1964) é autora de livros de ficção científica e fantasia dark, e paleontóloga. Escreveu dez romances, dezenas de histórias em quadrinhos e mais de 200 contos e novelas.
Resenha de livro O Mundo Invisível entre Nós
Esse é o meu primeiro contato com a escrita da autora, e sem dúvida, Kiernan dá um tom poético as suas palavras, de um modo bastante bonito (e confuso?) Bem… tive certa dificuldade em entrar na narrativa e fluir com algumas histórias, já em outras, queria mergulhar mais fundo na trama e na vida de seus personagens.

Em o Mundo Invisível entre nós, nos deparamos com histórias dos mais variados temas divididas em dois tomos: Mundo I (com obras de 1993 – 1999) e Mundo II (com obras de 2000 – 2004). É legal perceber a mudança no estilo de escrita da autora. Há, inclusive, notas da própria Caitlín na capa de cada conto, para nos situar no contexto da narrativa ou nos fornecer alguma curiosidade sobre a escrita e composição do conto.

Resenha de livro O Mundo Invisível entre Nós
Toda a minha experiência de leitura foi permeada pela estranheza e surrealidade. São mais de 20 contos que gera um resultado final bastante peculiar.

Particularmente, me identifiquei mais com os contos do Mundo II. Acho que há uma perceptível mudança no tom das narrativas, fato que contribuiu para uma imersão mais profunda.

Resenha de livro O Mundo Invisível entre Nós
Eu fiquei bastante surpresa em encontrar temas clássicos do terror como Vampiros ou Zumbis, além de ficção científica (para ser sincera eu não sabia ao certo o que esperar desse livro).

Vale ressaltar que, no geral, muitas história possuem um quê de inacabadas e isso é confirmado pela própria autora em uma de suas observações, quando nos revela que há sempre a possibilidade de revisitar as suas próprias histórias, sendo o seu final apenas temporário.

A edição da Darkside Books realmente impressiona ! O corte das páginas é feito em dourado e por todo o livro encontramos ilustrações temáticas de insetos e outros seres estranhos e bizarros

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

O Mundo Invisível Entre Nós é uma compilação dos mais fantásticos e premiados contos de Kiernan, que transitam em diferentes gêneros!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788594540287

Is 28/03/2021

Histórias interessantes onde você quer ler até o final para saber como termina... Primeira vez que leio um livro com vários contos e gostei. Foi a minha distração de final de semana

Gabriel.Gaspar 13/03/2022

Depois de 35 dias, finalmente consegui terminar esse livro. E o que tenho a dizer? Bom, vou dar um de Paola Carosella:

"Confuso, confuso, confuso, confuso, confuso, um espanto, me faz mal!!"

Nunca li um livro tão confuso na minha vida!! Me sinto como se tivesse terminado uma maratona gigantesca. Se esse livro tivesse mais páginas do que tem, certamente eu teria abandonado. Dizem que na segunda parte, os contos ficam mais "pé no chão". De fato, eles ficam mais de boa, comparado com a primeira parte. Mas ainda assim, continua confuso. Você, meu amigo, que tem receio de ler contos e quer começar a ler, fique bem longe desse livro!